Media - O crescente isolamento do FC Porto

admin

Tribuna Presidencial
14 Julho 2006
38,239
5
Cascais, 1966
- No pré, durante e pós eleições, o Presidente disse que iam fazer o possível para serem o menos possível falados na comunicação social.

- Outra coisa que foi dita é que haveria mais gente, nomeadamente das modalidades, a falar.

Qual é o ponto de situação no dia de hoje?
- O FC Porto está completamente isolado na comunicação social. Não sabemos se é porque de facto o clube faz para isso acontecer, ou ...o mais provável ...é porque os media estão é definitivamente APOSTADOS em nos relegar para "terceiros" também nesta área.

- Tentem lembrar-se da última vez que PdC falou para outro canal que não o Porto Canal, em horário nobre...NÃO ME LEMBRO.

- PdC diz que é porque não são solicitados: EU ACREDITO PIAMENTE NISTO. Não é mesmo para ser solicitado, porque não há páginas ou tempo de antena suficientes para falar nas vitórias dos clubes de Lisboa, e ainda ter de falar nas peixeiradas à moda de Lisboa. Quanto mais para falar no "terceiro".

- NINGUÉM quer convidar PdC (ou outra qq pessoa ligada ao FCP) para falar em horário nobre, para sacar nem que seja SHARE. Essa "ERA" terminou.

- Neste momento, e ainda esta manhã folheei o "Pravda"...o "standard" é mais ou menos assim...Benfica: 8 páginas, Sporting 8 páginas, FC Porto 2 ou 3 páginas, hoje calhou 1 ao Braga. ISTO é o que se está a passar - a todos os níveis.

- Há mais gente do FCP a falar? Com imensa pena minha, temos visto alguns momentos com o Dr Fernando Gomes. Como eu adoraria que ele se calasse. As modalidades? sabem de alguma coisa? eu não.

Vamos agora para as redes sociais....

A nível de notícias desportivas. ....podemos falar em OJOGO, Pravda,Reco, maisfutebol, cmtv, zerozero, + e mais alguns tradicionais como sapo, dn, jn, e publico.

O que é discutido são essencialmente temas ligados a Lisboa. As discussões criadas são autenticas batalhas campais entre adeptos do SCP e SLB. Os portistas...são poucos os que aparecem, e muitos que aparecem muitas vezes é para criticar as atitudes ...de outros portistas. Estamos completamente PERDIDINHOS.

O facebook do Portal dos Dragões tem sido utilizado para denunciar colinhos, situações menos claras, e até simples denuncias de diferenças de tratamento perante situações semelhantes envolvendo Lisboa, de um lado, ou o FCP do outro. - - - não se pode abusar, porque depois aparecem "puristas" a dizer que deveriamos era discutir o FCP (loooool - isso tento eu fazer há anos) e deixar-nos de falar nos "outros". Aqui, também, provado o que já conclui relativamente aos portistas  - gostam mais de se criticar do que se meter com os outros.

TEMPOS NEGROS, MUITO NEGROS, SÃO ESTES QUE VIVEMOS.

BlueHell

Tribuna
29 Abril 2012
2,531
0
Eu acho que nós é que queremos low profile.
Desde o apito dourado que a comunicação do Clube se centralizou no treinador...

Para mim, a newsletter Dragões Diário é só para dar a ideia de que há comunicação com os adeptos (e não adeptos)...
Não interessa ser, interessa parecer...

Isso de não ser solicitado é grande tanga...
É olhar o Bruno de Carvalho e verificar que ele não precisa de ser solicitado, ele solicita-se... até ser solicitado!!!

Uma das falhas muito graves do FCporto, e que me deixa de pé atrás quanto as verdadeiras intenções de quem nos dirige, é que apesar de haver dinheiro para dar tanto tacho para tanta gente, não há dinheiro para contratar uma equipa de comunicação...
O presidente está velho, e mesmo por isso alguém devia de tomar a responsabilidade de comunicação para o exterior...

Na prática e nos últimos anos a escassa comunicação surge quando há muita pressão dos adeptos... ou as cada vez mais normais fugas de informação para o exterior, ou através de leaks de documentos, passando pela constituição de equipas, ...

deco macau

Tribuna
29 Outubro 2014
3,036
618
Conquistas
1
  • Campeão Nacional 19/20
O manto protector dos clubes da capital nunca foi tao grande como hoje. Quando ate o jn ja se vendeu ao regime, o futuro preve-se negro

Sent from my iPhone using Tapatalk

Zeus

Tribuna Presidencial
1 Agosto 2015
8,142
952
Olimpo
Os media estão como sempre quiseram estar! Quando o Porto ganhava eles mesmo que não quisessem tinham de falar, agora quem está na crista da onda são os marroquinos da segunda circular e os media aproveitam isso para render o seu peixe. A falta de isenção por parte da CS já eu estou habituado e posso bem com isso, o que me deixa inquieto é o silêncio da nossa direcção ás várias vergonhas que temos assistido! Mas agora tb não vale a pena fazer barulho, a época acabou! Quando deviam fazer barulho ficaram calados, agora quero um defeso silencioso da nossa parte, sem euforias, com humildade coisa que não tivemos nos últimos anos.

Barrigana

Tribuna Presidencial
3 Novembro 2014
14,963
655
Conquistas
3
  • Setembro/17
  • Dezembro/17
  • Fevereiro/18
admin disse:
Certo...data da última entrevista dada por PdC a um canal que não o Porto Canal, em horário nobre?... :)
Se não dá, é pq não quer. A pessoas na posição de PdC não se convida espontaneamente para entrevistas.

Eles é que se convidam e normalmente fazem-no quando lhes dá jeito.

Trabalho de RP: dá-se um sinal a um meio da CS que ele está disponível e o convite, por "milagre", aparece.

PortoMDL

Tribuna Presidencial
31 Outubro 2014
27,467
280
Conquistas
1
  • Campeão Nacional 19/20
O Pinto da Costa em grandes entrevistas nos canais generalistas causa quase sempre polémica e é um garante de boas audiências. Não acredito mesmo nada que não seja convidado... Para mim é claro que ele só quer a "bolha" do Porto Canal onde praticamente não tem contraditório às suas declações e onde é tudo controlado ou combinado... Com a história das comissões, do seu filho, das desastrosas épocas desportivas nos últimos anos não acredito que ele se sujeite a uma entrevista que não no Canal do clube. Esse Pinto da Costa corajoso e com a sua ironia fina já quase não se vê.
Acreditar que ninguém o convida é ser muito anjinho. ;)

Philipp

Tribuna Presidencial
25 Janeiro 2015
26,483
795
É o combate eterno. Enquanto não conseguirmos derrotar a imprensa de Lisboa vamos andar sempre nisto. Mais do que uma guerra FC Porto VS Benfica esta é sobretudo uma guerra Porto VS Lisboa.

A imprensa aproveita este momento para falar o menos possível do FC Porto. Por um lado para nos tentar derrotar definitivamente (sempre foi o sonho deles) e por outro também não querem vozes contestarias ao actual momento do futebol português.

admin

Tribuna Presidencial
14 Julho 2006
38,239
5
Cascais, 1966
Isso era dantes. audiências maiores dos que os "90%" Sporting/benfica?!
estão a perceber onde eu quero chegar?

não sei se quer, se quer. ... a nossa situação/o nosso resultado é este: WE ARE OUT!

admin

Tribuna Presidencial
14 Julho 2006
38,239
5
Cascais, 1966
não queria trazer aqui tb o caso do rapazola das trancinhas da musgueira...ha bocado estava no ginásio de frente para uma tv....10min de trancinhas, de sósias, do bairro da musgueira...1 min de peseiro, 2 min de casillas a falar de peseiro, com fundo para a sua nova marca de roupa.

por falar nesses 10 min...comunicação a SÉRIO. saloia, mas a sério. os amigos, o professor, imagens do bairro, o menino pobre que chega ao estrelato...dias e dias desta trampa...e só para preparar que o nomezito dele esteja na folhita do seleccionador. ISTO É QUE É COMUNICAR. tudo aquilo está ENCOMENDADO. É pensado, é orquestrado. Estamos ultrapassados, estamos na idade da pedra.
Não fazemos sequer ideia de como fazer aquilo.
ZERO.

Philipp

Tribuna Presidencial
25 Janeiro 2015
26,483
795
admin disse:
por falar nesses 10 min...comunicação a SÉRIO. saloia, mas a sério. os amigos, o professor, imagens do bairro, o menino pobre que chega ao estrelato...dias e dias desta trampa...e só para preparar que o nomezito dele esteja na folhita do seleccionador. ISTO É QUE É COMUNICAR. tudo aquilo está ENCOMENDADO. É pensado, é orquestrado. Estamos ultrapassados, estamos na idade da pedra.
Não fazemos sequer ideia de como fazer aquilo.
ZERO.
Eu falei sobre isto noutro tópico. Aquilo que acontece não é só por causa das audiências. Existe uma estratégia previamente planeada para que a comunicação saia como eles querem. E isto é transversal aos 3 principais canais portugueses.

Não é por acaso que um Carlos Daniel tem a importância que tem. Já ninguém se lembra como o Gobern entrou no Trio de Ataque? Depois de ter sido despedido com aquele festejo do Benfica e pior do que isso, depois do Júlio Machado Vaz ter sido afastado do programa por não estar em linha com a direcção de LFV.

Não é por acaso que o Paulo Garcia é o moderador do Dia Seguinte. Não é por acaso que meteram lá o RGS, na altura dirigente do Benfica. E a sua entrada precipitou a saída do Dias Ferreira, que podia ser uma voz incomoda.

Na TVI não é por acaso que entrou o Pedro Guerra que sempre foi uma personagem ridícula. E o que aconteceu com a sua entrada? Pois, o também sportinguista Eduardo Barroso.

As sucessivas entrevistas na TVI ao Pedro Guerra visam a glorificação do querido líder e hoje foi mais uma na TVI com ele a dizer as barbaridades de sempre.

15 Março 2012
2,713
220
admin disse:
Certo...data da última entrevista dada por PdC a um canal que não o Porto Canal, em horário nobre?... :)
A última entrevista foi na RTP pela Fátima Campos Ferreira após as vitórias da Liga Europa e da Taça de Portugal. Essa entrevista foi logo a seguir ao telejornal em direto no Estádio do Dragão.

Foi nesse verão que o clube apropriou-se do Porto Canal e a partir de então, que me lembre, o presidente nunca mais efectuou alguma entrevista num canal de televisão.
Quando o Futebol Clube do Porto entrou na direcção do Porto Canal ele deu uma entrevista logo no 1º dia. Foi nessa entrevista que ele falou na "ambição, competência, rigor e paixão" como a chave do sucesso.
Depois todas as entrevistas em televisão foram sempre no Porto Canal e nos jornais foram no oJogo e no JN.

Se amanhã o presidente quisesse ter uma entrevista de fundo em algum canal de televisão ele teria sem qualquer problema.
Ele não foi excluído pelos media como parece fazer crer. Simplesmente deu preferência em exclusivo ao canal do clube.

mmmkk

Tribuna Presidencial
23 Fevereiro 2007
10,226
21
Porto
A perda de força da própria cidade do Porto, mais a queda do nível de vida da sociedade portuense, afectou 2 baluartes da imprensa escrita que cá tínhamos, e hoje em dia, JN e OJogo, quem vos viu e quem vos vê. Não temos um jornal que nos defenda.
E isto sem contar com outros Jornais da cidade, que foram engolidos, como O Primeiro de Janeiro, O Comércio do Porto, O Norte Desportivo...

Será que tinha que ser o FC Porto a ter que dar a mão a esta gente toda? Todos eles sucumbiram derivado ao que todos já bem sabemos, o centralismo abjecto que existe neste país. O Futebol Clube do Porto bem que lhes tem feito frente nestes últimos 40 anos, bem que tem sido uma grande pedra no sapato destes centralistas, mas Pinto da Costa não é eterno nem poderia durar para sempre. Mas as décadas onde esteve no seu prime, fodeu-os de cima a baixo e por isso estar-lhe-ei eternamente grato. Antes todas as instituições desta cidade tivessem a mesma fibra do nosso Presidente, e que lutassem como ele lutou, não estaríamos onde estamos.

Philipp

Tribuna Presidencial
25 Janeiro 2015
26,483
795
mmmkk disse:
A perda de força da própria cidade do Porto, mais a queda do nível de vida da sociedade portuense, afectou 2 baluartes da imprensa escrita que cá tínhamos, e hoje em dia, JN e OJogo, quem vos viu e quem vos vê. Não temos um jornal que nos defenda.
E isto sem contar com outros Jornais da cidade, que foram engolidos, como O Primeiro de Janeiro, O Comércio do Porto, O Norte Desportivo...

Será que tinha que ser o FC Porto a ter que dar a mão a esta gente toda? Todos eles sucumbiram derivado ao que todos já bem sabemos, o centralismo abjecto que existe neste país. O Futebol Clube do Porto bem que lhes tem feito frente nestes últimos 40 anos, bem que tem sido uma grande pedra no sapato destes centralistas, mas Pinto da Costa não é eterno nem poderia durar para sempre. Mas as décadas onde esteve no seu prime, fodeu-os de cima a baixo e por isso estar-lhe-ei eternamente grato. Antes todas as instituições desta cidade tivessem a mesma fibra do nosso Presidente, e que lutassem como ele lutou, não estaríamos onde estamos.
Por isso o problema é politico. E por isso é Lisboa quem temos de combater.

Bitaites

Tribuna Presidencial
18 Julho 2006
5,712
562
Italia
Portugal é um pais atrasado, com nivel medio intelectual baixo para os padroes europeus e a qualidade da "informaçao" reflecte isso mesmo.
Num pais desenvolvido, 1/3 dos telejornais nos canais generalistas nao fala de 3 clubes de futebol...isto é ridiculo.

O FC Porto nao tem ninguem apoiado e instrumentalizado naqueles abjetos programas de discussao de bola, feita por medicos, engenheiros, humoristas, empresarios etc... e ainda bem.

Os media tradicionais como os conhecemos estao a perder o poder rapidamente...a mensagem, a imagem e a comunicaçao real estao ca fora, na mao dos utilizadores...

O FC Porto que volte a vencer, que trate bem os seus associados, que tenha uma verdadeira politica B2C, que seja moderno nas redes sociais, que nos de conteudos multimedia diarios e constantemente atualizados etc etc...
A tv, os jornais etc contam pouco...

O Trump é um exemplo de que as tv's perderam influencia. Quando as tv's deram por ele ja ele tinha ganho estados e o comboio ha muito tinha partido...

ixnay

Tribuna
22 Julho 2006
3,815
211
Bitaites disse:
Portugal é um pais atrasado, com nivel medio intelectual baixo para os padroes europeus e a qualidade da "informaçao" reflecte isso mesmo.
Num pais desenvolvido, 1/3 dos telejornais nos canais generalistas nao fala de 3 clubes de futebol...isto é ridiculo.

O FC Porto nao tem ninguem apoiado e instrumentalizado naqueles abjetos programas de discussao de bola, feita por medicos, engenheiros, humoristas, empresarios etc... e ainda bem.

Os media tradicionais como os conhecemos estao a perder o poder rapidamente...a mensagem, a imagem e a comunicaçao real estao ca fora, na mao dos utilizadores...

O FC Porto que volte a vencer, que trate bem os seus associados, que tenha uma verdadeira politica B2C, que seja moderno nas redes sociais, que nos de conteudos multimedia diarios e constantemente atualizados etc etc...
A tv, os jornais etc contam pouco...

O Trump é um exemplo de que as tv's perderam influencia. Quando as tv's deram por ele ja ele tinha ganho estados e o comboio ha muito tinha partido...
Excelent comentário.

Apesar de tudo sempre haverá mercado para isto. Principalmente na imprensa online. Infelizmente receio que a luta contra a comunicação social é uma luta perdida. Nunca a vamos ganhar. Enquanto o mercado assim o ditar, teremos a CS sempre favorável às massas. Somos um país demasiado pequeno, com pouco mercado, baixo nível cultural e onde a CS não pode prosperar em pequenos nichos (vejam os jornais da Catalunha como exemplo clássico).

Temos de lutar com outras armas. Volto a citar-te:
Exactamente, o FC Porto que volte a vencer. Que se organize estruturalmente para vencer visto que os tempos são outros. O que funcionou no passado já não funciona hoje em dia. É preciso uma reinvenção. E que, por Deus, não disparemos tiros nos próprios pés... só isso é meio caminho andado para nos unirmos atrás da nossa marca e da nossa história.

Quanto ás questões da arbitragem, apostem forte na validação das novas tecnologias. Irá complicar muito mais o trabalho dos paixões e dos capelas. Vai ser uma luta complicada, mas e não tivermos que gastar mais energias nesta área futuramente, podemo-nos focar no que é mais importante.

Filipe01

Tribuna Presidencial
26 Março 2012
11,070
1,220
Quando o clube/SAD demitiu-se praticamente das suas obrigações em termos de comunicação e sabendo à muitos e muitos anos o país em que vivemos, o isolamento é inevitável.

Antes de protestar contra o mundo, o FCP tem que fazer o seu trabalho.

Num orçamento de tantos milhões, facilmente se arranjam uns milhares para implementar uma estratégia de comunicação que tenha impacte em Portugal.