Memórias e momentos marcantes de títulos nacionais

fire

Tribuna
14 Maio 2007
4,338
74
48
Espinho,1975
> Mogrovejo Comentou:

No segundo (ano do Quinito, empatamos 0-0, por acaso depois de um péssimo jogo - N\'Kongolo a chutar para a bancada foi o nosso lance mais executado) então, pareciam estar para aí um terço de portistas. Nunca mais vi nada de parecido (e, com os novos estádios, nunca mais se verá).
------------------------
Não fui ver esse jogo, mas lembro-me bem dessa época o Quinito levou o kongolo e o Pingo do Espinho para o Porto e realmente foi 1 jogo muito fraco_O Kongolo era muito bom jogador infelizmente faleceu ainda jovem.
 
X

xFiz_a_tropa_com_o_Baía

Guest
> zefil Comentou:

> Já vi que o jogo dos 3-2 na Luz é muito apetecido e por isso pergunto quem poderá arranjar a minha cassete VHS e passar as imagens para DVD.
Realmente foi um golo fabuloso de fora da área e daí arrancamos para a conquista do título.

----------------

Arrancamos? Acho que já estavamos bem embalados. Foi o último jogo da primeira volta (terminamos o campeonato ao espetar 3 secos aos passarinhos nas Antas), ainda estavamos invictos, só perdemos um jogo: 2-1 em Alvalade, e o Benfica de Skovdahl já tinha perdido em casa com o Setubal e com o Marítimo, com o Dinamarquês a ser chicoteado com o 2-2 em casa com o Farense. Depois o José Augusto tomou conta do clube interinamente até o Toni do garrafão assumir as rédeas do clube.

Acho que já tinhamos uns bons 7 ou 8 de avanço ao Benfica.
 

Kelvin87

Tribuna Presidencial
7 Maio 2007
22,353
870
Kongolo? Do Pingo lembro-me do Kongolo não, alguém me pode explicar com mais pormenor sobre este jogador?
FORÇA GRANDE PORTO.
 
A

Azul 77

Guest
Eu adorava ver esse jogo, vou estar atento á programaçao da RTP memória.
 

fire

Tribuna
14 Maio 2007
4,338
74
48
Espinho,1975
> Bruno 99 Comentou:

> Kongolo? Do Pingo lembro-me do Kongolo não, alguém me pode explicar com mais pormenor sobre este jogador?
FORÇA GRANDE PORTO.
---------------------
O kongolo era 1 central africano(não me recordo o país), jogou bastantes anos no Espinho e depois o Quinito levou-o para o Porto quando foi para lá.No Espinho cheguei a vê-lo jogar várias vezes, no Porto já não teve tantas oportunidades pois o plantel era muito mais competitivo, posso te dizer que tinha 1 pontapé tipo Celso,Branco,Geraldão.
 
C

Costinha

Guest
> triporto Comentou:

> ...E aí começou a aventura mais caricata que já me sucedeu...Do bairro saiem dezenas de jagunços com pedras e garrafas de cerveja que logo imediatamente começam a atirar em direcção aos autocarros...dezenas deles...naquela altura tivemos que decidir num instante o que haviamos de fazer, e aí penso que a minha experiência contou para alguma coisa...virei-me para os meus amigos e disse: \"insultem os gajos do Porto !!!\"...e assim foi...insultamos do pior que havia os portistas dos autocarros e começamos a correr ao mesmo tempo até passar pelo bairro e chegar junto ao carro sempre em passo de corrida!...Quando passamos a portagem parecia que tinhamos entrado no paraíso e foram 300 km ate ao Porto sempre a rir sobre a autentica aventura que tinhamos passado...

______________________________________________


Posso dizer que num dos benfas - PORTO que fui ver e que fui com o Colectivo, passou-se o mesmo. Nesses bairros da 2a circular saem uma série de gandins a bombardear as camionetas do Colectivo com pedras e garrafas. Ora, naquela altura o que sucede é que pára uma camioneta, duas, três, quatro... as portas abrem e a malta do Colectivo sai porta fora, entra pelo bairro dentro, os gandins fogem a sete pés e o bairro ficou de pernas para o ar. A malta voltou a passo para a camioneta e seguiu-se viagem. Simple as that...
 
A

Azul 77

Guest
> Costinha Comentou:

> > triporto Comentou:

> ...E aí começou a aventura mais caricata que já me sucedeu...Do bairro saiem dezenas de jagunços com pedras e garrafas de cerveja que logo imediatamente começam a atirar em direcção aos autocarros...dezenas deles...naquela altura tivemos que decidir num instante o que haviamos de fazer, e aí penso que a minha experiência contou para alguma coisa...virei-me para os meus amigos e disse: \"insultem os gajos do Porto !!!\"...e assim foi...insultamos do pior que havia os portistas dos autocarros e começamos a correr ao mesmo tempo até passar pelo bairro e chegar junto ao carro sempre em passo de corrida!...Quando passamos a portagem parecia que tinhamos entrado no paraíso e foram 300 km ate ao Porto sempre a rir sobre a autentica aventura que tinhamos passado...

______________________________________________


Posso dizer que num dos benfas - PORTO que fui ver e que fui com o Colectivo, passou-se o mesmo. Nesses bairros da 2a circular saem uma série de gandins a bombardear as camionetas do Colectivo com pedras e garrafas. Ora, naquela altura o que sucede é que pára uma camioneta, duas, três, quatro... as portas abrem e a malta do Colectivo sai porta fora, entra pelo bairro dentro, os gandins fogem a sete pés e o bairro ficou de pernas para o ar. A malta voltou a passo para a camioneta e seguiu-se viagem. Simple as that...

--------------------------------------------------

Isso acontece muitas vezes, até na segunda circular, caiem pedras de todos os lados.
 

fire

Tribuna
14 Maio 2007
4,338
74
48
Espinho,1975
> Mogrovejo Comentou:

> O N\'Kongolo (Kalombo N\'Kongolo) era um central, congolês, internacional pelo Zaire, que o Quinito trouxe do Sp. Espinho para o Porto. Só esteve no Porto durante essa época e depois só jogou na II divisão. Era incrivelmente tosco e muito duro, um daqueles centrais do tempo em que o futebol ainda era de homens e as caneleiras ainda não eram de titânio. Esteve naquela noite tempestuosa de Eindhoven, mas já seria pouco utilizado pelo Artur Jorge na segunda parte da época. Veio a morrer poucos anos depois de ter passado pelo Porto, vítima, salvo erro, de uma embolia cerebral.
----------------------
Estás a exagerar um bocado, o que lhe faltava em técnica compensava noutros aspectos, não era 1 jogador fantástico mas não era propriamente 1 tosco, usava os recursos que tinha, era fortissimo a nível fisico e quando passava a bola em zonas importantes do campo nunca passava o jogador, além de que o vi marcar golos incríveis com o seu pontapé bombástico e com o seu forte jogo aéreo, no Porto simplesmente nunca conseguiu mostrar os atributos que lhe eram reconhecidos pelo próprio Quinito.
 

fcporto56

Tribuna Presidencial
26 Julho 2006
7,173
0
Sacramento
> Mogrovejo Comentou:

> Fui ver esse jogo dos 3-2 à Luz e estavam, de facto, muitos portistas. No entanto, e tendo eu falhado não mais de dois ou três dos clássicos disputados na Luz nos últimos 20 anos, aqueles em que me pareceram estarem mais portistas (tendo em conta indicadores tão refinados e infalíveis como o que me \"pareceu\" ser o volume de palmas/assobios, bandeiras, etc.), foram os de 87/88 e 88/89. No segundo (ano do Quinito, empatamos 0-0, por acaso depois de um péssimo jogo - N\'Kongolo a chutar para a bancada foi o nosso lance mais executado) então, pareciam estar para aí um terço de portistas. Nunca mais vi nada de parecido (e, com os novos estádios, nunca mais se verá).


....................................
Nunca mais se vera, porque?
 
C

Costinha

Guest
Não será pela capacidade de mobilização dos portistas... mas sim pela questão dos bilhetes e dos sectores visitantes dos novos estádios.
 
X

xFiz_a_tropa_com_o_Baía

Guest
> Mogrovejo Comentou:

Sim, é verdade que era muito pujante fisicamente. Golos, nunca lhe vi marcar, embora tenha ideia de que marcasse realmente uns livres. Mas no Porto nunca marcou nenhum e mesmo no Espinho só marcou dois. Enfim, tinha excelentes condições físicas, mas era um tipo de central algo anacrónico, até para aqueles tempos. Curiosamente, passado um ano chegou outro francófono para central que era praticamente uma antítese do N\'Kongolo a nível de estilo, o Demol. (com a vantagem de globalmente ser muítissimo melhor.)

-----------------

O belga Demol, jogou só uma época no Porto, mas ainda me lembro MUITO bem dele. Muita classe e o nosso marcador de penalties de serviço. Marcou o penalty da vitória na primeira volta da época 89/90, num dia chuvoso. Salvo erro o Rui Águas teve que ser substituído nesse jogo ainda antes da meia hora.
 

Bitaites

Tribuna Presidencial
18 Julho 2006
11,792
8,267
Italia
A minha memória é mais recente. Vitória por 1-0, ainda no antigo Alvalade com golo do Costinha à meia volta.
O jogo não teve história, mas o frio que estava em Lisboa foi mitico... eu lembro-me que nem consegui tirar as mãos do casaco para acender um cigarro ou para festejar o golo!

Outro clássico: o da nossa última vitória na luz, com golo do Macca a 40 metros.... que foi também o jogo do lance da defesa do Baía... na bancada onde eu estava ( cheia de lampiões ) ninguém disse nada... só quando uns bazaroucos ouviram na rádio dizer que a bola tinha entrado é que começaram a fazer barulho e a refilar...
A carolina tava no meio dos SD ao lado do tipo que cuspiu no Mourinho... o nosso Presidente, que na altura andava descarrilado, tava no banco e foi dizer adeus à sua amada!!!
Os SD eram uns 5 mil, numa zona onde cabiam 2 mil...

Já agora, também vi em Alvalade um zbording-Moreirense em que o Ronaldo marcou dois golos... já na altura se sabia que o que estava ali era ouro... no primeiro golo fintou 4 ou 5 jogadores de m. de cónegos...o2º foi de cabeça
 
X

xFiz_a_tropa_com_o_Baía

Guest
> Bitaites Comentou:


Outro clássico: o da nossa última vitória na luz, com golo do Macca a 40 metros....

-----------

Clássico porquê? Perdemos o campeonato. É como os benfiquistas dizerem que o 2-0 nas Antas na época de 2005/06 com golos de Nuno Gomes foi um clássico. Quem se ri somos nós.
 
A

Azul 77

Guest
O Pior jogo da minha vida, foi o Porto-Benfica da era Co, em que a meia hora do fim já estava-mos a perder por dois. Foi uma noite negra, pela primeira vez em toda a minha vida, abandonei o estádio 30 min em antes de acabar o jogo.
 
X

xFiz_a_tropa_com_o_Baía

Guest
Devias de ter visto as caras dos adeptos que sairam das antas na final da taça de portugal contra o benfica em 1983.

Ou o 2-0 do César Brito em 1991.
 
A

Azul 77

Guest
Fogo, lembraste-me de mais um, podias estar calado:) Nesse jogo, fquei com a cabeça, tipo melão.
 

Kelvin87

Tribuna Presidencial
7 Maio 2007
22,353
870
Um dos piores momento foi aquela derrota com o gil vicente, o bitri à vista, tudo graças ao engenheiro e ao Hilário; a derrota dos golos do césar brito e est última também, o empate com o moreirense em moreira de cónegos em 2004/2005, com essa vitória éramos campeões, tenho a certeza, já tinham descido de divisão, olha foi aquele que gosto, o Jesus; aquele penalti do Latapy também gostou, estávamos em grande forma, podíamos ganhar a taça das taças desse ano, ganhou o saragoça com um golaço do Esnaider, GRAÇAS A DEUS houve poucos maus momentos, eliminações da taça com o tirsense, atlético, torreense, Fátima, mas acima de tudo MUITAS GLÓRIAS, ALEGRIAS e vou ser sincero, como eu sofri o ano passado em paços de ferreira, como eu sofri,a ver o tempo passar, estivemos a 13,5 minutos de perdermos o campeonato, meu Deus, só a gritar o golo do Adriano fiquei roco, até agora a escrever me estão a dar arrepios, por este golo irei-lhe estar grato para sempre, porque gánhamos um campeonato CONTRA TUDO E TRA TODOS, sem dúvida o mais díficil da era Pinto da Costa.
OHOHOHOHOHO ADRIANO OOHOHOHHOHOHO
FORÇA GRANDE PORTO.
 

Kelvin87

Tribuna Presidencial
7 Maio 2007
22,353
870
Na era do bitri eu queria dizer era aquela empate em faro, ah Hilário, 2 frangos monumentais, meu Deus, nem me quero lembrar, este Hilário, mais um daqueles homens que nasceram com o cú virado para a lua.
FORÇA GRANDE PORTO.