MEO retira Porto Canal da NOS

Estado
Não está aberto para novas respostas.

admin

Tribuna Presidencial
14 Julho 2006
38,239
5
Cascais, 1966
http://www.jornaldenegocios.pt/empresas/detalhe/meo_suspende_porto_canal_na_plataforma_nos_por_falta_de_acordo.html

A PT Portugal decidiu suspender a distribuição do Porto Canal na plataforma da Nos. Em causa está a falta de contrapropostas relativas à distribuição dos canais BTV e Sporting TV, bem com dos jogos do Benfica.

A dona da Meo anunciou que vai suspender a emissão do Porto Canal na plataforma da concorrente Nos a partir de amanhã, dia 11 de Fevereiro.

Em comunicado, a PT Portugal adianta que informou as autoridades competentes desta decisão, que foi tomada porque a Nos não apresentou uma "contraproposta concreta" relativa à distribuição da BTV e do Sporting TV.

A Meo passou a ter o direito de comercialização de distribuição do Porto Canal desde 1 de Janeiro deste ano, no seguimento do acordo estabelecido entre a Altice e o FC Porto, que controla a maioria do capital da estação televisiva.

A empresa refere que, desde que passou a ter os direitos do Porto Canal que está a tentar negociar com a Nos.

"A primeira das prioridades da Meo é assegurar que, neste caso como em todos os outros em que a distribuição de conteúdos esteja em causa, os direitos de todos os consumidores estão assegurados em condições de igualdade, não importando o operador que os distribua", explica a operadora no mesmo documento.

Nesse seguimento, "sendo consequente e suportando os respectivos encargos, a Meo permitiu que a Nos distribuísse o Porto Canal aos seus clientes", acrecenta.

Além disso, sublinha que "assumiu uma postura séria e transparente nesta negociação e apresentou condições concretas para viabilizar a distribuição do Porto Canal pela Nos, assegurando a mesma por um valor moderado que, a partir de Julho de 2016, deveria ocorrer em condições paritárias face aos direitos nessa altura a serem disponibilizados pela Nos".

A operadora que passou para as mãos da Altice no ano passado, refere ainda que transmitiu à Nos as suas preocupações para "não se perpetuar qualquer imprevisibilidade, junto dos clientes e do mercado, sobre o formato em que os consumidores vão ter acesso a quaisquer conteúdos". Garantia que, para a empresa, é particularmente "importante neste momento, tendo presente que já a partir de Julho de 2016 a comercialização dos direitos de transmissão do Canal Benfica TV e a exploração dos jogos do Benfica cabe à Nos", relembra.

No entanto, segundo a operadora liderada por Paulo Neves, a Nos "insiste em não apresentar contrapropostas concretas, mantendo o mercado e os clientes sem qualquer informação, designadamente sobre os termos de comercialização dos canais Benfica TV e do Sporting TV, assim como sobre os direitos de transmissão dos jogos do Benfica.

Apesar de não ter chegado a acordo com a operadora que resultou da fusão entre a Optimus e a Zon, a Meo optou por permitir a continuação da distribuição do sinal do Porto Canal por aquele operador, "tendo em conta os superiores interesses dos consumidores".

"No entanto, e não existindo evolução na posição assumida desde início pela Nos, não resta a este operador outra solução que não seja a de informar os consumidores e as autoridades competentes [Anacom, ERC e Autoridade da Concorrência] de que se vê forçado a tomar a decisão de suspender o acesso da Nos ao sinal do Porto Canal, a partir das 00:00 do dia 11 de Fevereiro de 2016", acrescenta ainda o comunicado.

Com a Vodafone as negociações ainda não arrancaram porque o contrato com esta plataforma ainda está em curso.

"A Meo mantém-se, todavia, em total respeito pelos consumidores e defendendo intransigentemente aqueles que lhe dão o privilégio de ser seus clientes, empenhada em encontrar uma solução para esta situação, servindo numa base de reciprocidade os interesses de ambos os operadores, no respeito estrito pelas mais elementares regras de mercado", conclui a operadora.

admin

Tribuna Presidencial
14 Julho 2006
38,239
5
Cascais, 1966
A resposta da NOS a esta questão:

https://www.dinheirovivo.pt/empresas/porto-canal-nos-respondeu-a-meo/

NOS responde à Meo. É “irrazoável”
A NOS já reagiu ao anúncio da suspensão da emissão do Porto Canal pelo Meo que classificou de “irrazoável e inflexível”. “Apesar de todos os esforços negociais desenvolvidos pela NOS ao longo das últimas semanas para impedir a suspensão e garantir que os seus clientes continuavam a aceder ao Porto Canal, a Meo revelou-se irrazoável e inflexível, não tendo nunca apresentado qualquer proposta especifica para a distribuição deste canal”, diz a operadora liderada por Miguel Almeida em comunicado.

“A postura negocial da Meo confirmou os piores receios da NOS e comprovou inequivocamente que a estratégia da NOS no mercado dos direitos e conteúdos desportivos foi indispensável e acertada para acautelar os interesses dos seus clientes”, reforça. “A NOS lamenta esta decisão, da qual discorda em absoluto, e como operador líder do mercado da televisão paga em Portugal vai continuar a lutar para defender os interesses dos seus clientes e assegurar que estes têm a oferta mais competitiva e os melhores serviços e conteúdos”, frisa. Guerra de conteúdos põe NOS e Meo em conflito A guerra dos conteúdos de futebol tem agora um novo braço de ferro entre os operadores. O tema causou tensão no último congresso da APDC, em novembro, com Miguel Almeida a reagir à afirmação de Paulo Neves, CEO da PT, de que a operadora da Altice queria ter todos os conteúdos. “Agiremos em conformidade quando temos um concorrente que está a quebrar nas palavras e ações o equilíbrio existente”, respondeu Miguel Almeida. A reação da NOS à Meo veio em dezembro, altura em que a empresa, que detém 50% da Sport TV, anunciou um acordo com o Benfica, ficando por 400 milhões com os direitos do Benfica TV, bem como da transmissão dos direitos dos jogos do clube da Luz. Uma forma de assegurar os direitos televisivos dos jogos face à incursão da Meo que estava também a negociar esses direitos com os clubes, tentando garantir estes conteúdos. No rescaldo da guerra dos conteúdos, as linhas dividiram-se com o Futebol Clube do Porto a fechar com o Meo, e o Benfica e o Sporting a assinarem com a NOS. A NOS ainda não esclareceu, no entanto, em que canais os jogos dos clubes serão transmitidos, se nos canais dos clubes ou se na Sport TV, canal em que detém 50%, sendo os restantes do empresário Joaquim Oliveira. Os jogos do Benfica é já a partir de julho, já os do Sporting é só a partir de julho de 2018, altura em que termina acordo com a PPTV de Joaquim Oliveira.

andremaisfcp

Tribuna Presidencial
25 Maio 2014
5,529
402
Conquistas
2
26
  • Taça de Portugal 19/20
  • Campeão Nacional 19/20
Ou seja, desde dia 1 de Janeiro que a NOS transmite o Porto Canal sem qualquer custo. Não me parece de todo que a MEO tenha tido má fé nesta questão.

Mas, isto é um gajo de fora e sem qualquer conhecimento de causa. O que eu sei é que sou assinante NOS e já me lixaram o dia.

admin

Tribuna Presidencial
14 Julho 2006
38,239
5
Cascais, 1966
http://www.fcporto.pt/pt/noticias/Pages/comunicado-10-02-16.aspx
O PORTO CANAL celebrou com a NOS um contrato de distribuição do canal, o qual caducou no dia 31 de Dezembro de 2014. Apesar de contratualmente prevista, a renovação automática não se verificou por oposição expressa da NOS (por comunicação dirigida ao PORTO CANAL, no dia 26 de Setembro de 2014).

Após o termo da vigência do referido contrato de distribuição, o PORTO CANAL e a NOS iniciaram negociações tendo em vista alcançar um acordo que permitisse celebrar um novo contrato de distribuição do canal, não tendo sido atingido tal desiderato.

No dia 26 de Dezembro de 2015, o PORTO CANAL celebrou com a PT PORTUGAL SGPS SA um contrato de distribuição do canal, com efeitos a partir do dia 1 de Janeiro de 2016.

Com a titularidade da comercialização advinda do contrato celebrado com o PORTO CANAL, a PT iniciou negociações com a NOS, que, segundo nos foi comunicado, se revelaram infrutíferas até à presente data.

Nesse sentido, ao PORTO CANAL, após a comunicação da PT, não resta alternativa que não seja a de suspender a disponibilização do sinal à NOS sem prejuízo de, entre ambas as partes, vir a ser alcançado um entendimento.

admin

Tribuna Presidencial
14 Julho 2006
38,239
5
Cascais, 1966
andremaisfcp disse:
Ou seja, desde dia 1 de Janeiro que a NOS transmite o Porto Canal sem qualquer custo. Não me parece de todo que a MEO tenha tido má fé nesta questão.

Mas, isto é um gajo de fora e sem qualquer conhecimento de causa. O que eu sei é que sou assinante NOS e já me lixaram o dia.
és apenas um Cliente. Neste país a fingir és a BASE DA PIRÂMIDE. E não o topo, como em que nação desenvolvida.

Mas já que é assim, então aos adeptos compete discutir as opções, e decidirem em conformidade.
Eu sou tvcabo, netcabo, estou com eles desde os primórdios. Sim, agora chama-se NOS.
Gostava de ter o Porto Canal, mas esta história é para ser muito bem explicada, porque senão...FICO ONDE ESTOU.

Não sou , nem nunca pertenci a MANADAS. senão tinha sido adepto do carnide e outras coisas más ou piores.
Quero isto muito bem explicado.

Ressalvo aqui uma questão...isto ainda pode voltar atrás...

andremaisfcp

Tribuna Presidencial
25 Maio 2014
5,529
402
Conquistas
2
26
  • Taça de Portugal 19/20
  • Campeão Nacional 19/20
admin disse:
és apenas um Cliente. Neste país a fingir és a BASE DA PIRÂMIDE. E não o topo, como em que nação desenvolvida.

Mas já que é assim, então aos adeptos compete discutir as opções, e decidirem em conformidade.
Eu sou tvcabo, netcabo, estou com eles desde os primórdios. Sim, agora chama-se NOS.
Gostava de ter o Porto Canal, mas esta história é para ser muito bem explicada, porque senão...FICO ONDE ESTOU.

Não sou , nem nunca pertenci a MANADAS. senão tinha sido adepto do carnide e outras coisas más ou piores.
Quero isto muito bem explicado.

Ressalvo aqui uma questão...isto ainda pode voltar atrás...
Eu também sou cliente desde a altura da TVCabo. Não irei mudar só por causa desta questão, fico triste por deixar de ver o Porto Canal na TV, mas nunca tive razões de queixa do meu serviço, como tal não vejo motivo para o suspender/alterar, quando tiver interesse procuro na internet uma alternativa ou então tento arranjar outras alternativas como acompanhar aqui pelo portal, etc.

admin

Tribuna Presidencial
14 Julho 2006
38,239
5
Cascais, 1966
Certo. queria chamar a atenção para uma coisa: existe um tópico específico para discutirmos as nossas experiências MEO, Vodafone, nos, etc.

Vamos discutir ESTE tema em concreto, e a ação de cada uam das partes envolventes...não esquecendo uma delas ...o nosso clube.

PortoMDL

Tribuna Presidencial
31 Outubro 2014
27,489
356
Conquistas
1
  • Campeão Nacional 19/20
Quem perde é o Porto e Porto Canal... Parece-me claro que o canal do Porto vai ficar em exclusivo na MEO e os do Benfica e Sporting na NOS.
Quem perde também é a MEO, quer queiramos quer não os adeptos do Sporting e Benfica representam uns 70% da população... Vai haver muita mais gente a trocar da MEO para a NOS do que ao contrário.

Philipp

Tribuna Presidencial
25 Janeiro 2015
26,740
1,054
PortoMDL disse:
Quem perde é o Porto e Porto Canal... Parece-me claro que o canal do Porto vai ficar em exclusivo na MEO e os do Benfica e Sporting na NOS.
Quem perde também é a MEO, quer queiramos quer não os adeptos do Sporting e Benfica representam uns 70% da população... Vai haver muita mais gente a trocar da MEO para a NOS do que ao contrário.
Acho que isso não é permitido pela lei da concorrência.

kruG

Tribuna
24 Maio 2007
2,625
1
Lisboa
Para a NOS tanto lhes faz se têm o Porto Canal ou não, não é por deixarem de ter um canal com menos de 0,5% de share que vão perder clientes. O problema só existe daqui a 2 anos se for o Porto Canal a emitir os jogos do FCP, até lá passam bem sem ele. É o resultado da direcção do Magalhães, ao querer fazer do Porto Canal uma RTP 2 versão norte está a torná-lo irrelevante.

Dragon Force

Tribuna
9 Março 2012
4,582
165
Isto do Porto Canal acredito que se resolva porque senão no futuro que se vai lixar é quem ficar na Meo. No que a acompanhantes de futebol diz respeito claro.

O comunicado da NOS diz, e bem, que isto revela a estratégia da Altice que seria a de ganhar quota por exclusividade de conteúdos (canais). Daí a NOS ter avançado para negociações relâmpago com os clubes porque senão era certo e sabido que nunca mais passavam os 3 grandes na NOS. Esta é abordagem da Altice nos mercados onde está e distinta dos outros operadores em Portugal.

No futebol, se isto da guerra por exclusividade vai para diante a Meo está na mó de baixo porque de interesse só nos tem a nós. A NOS, com a SPTV, fica com todos os campeonatos que interessam mais o slb e scp.

Como eu acho que nunca vão abrir esta frente será uma questão de tempo até o Porto Canal voltar a estar em todos os operadores.

Wetl

Tribuna Presidencial
31 Agosto 2012
8,623
1,050
Perde o Porto Canal porque vai passar a ser menos apetecível em termos de publicidade.

Philipp

Tribuna Presidencial
25 Janeiro 2015
26,740
1,054
Eu nisto não sei que culpa tem o clube. Assinou o contrato com a Altice. Depois tem tudo a ver com questões de concorrência entre operadoras. Aliás, acho que isto não vai ficar por aqui e vai para os tribunais porque existem leis da concorrência que têm de ser respeitadas.

Estado
Não está aberto para novas respostas.