Ciclismo - Mercado de Transferências (rumores e contratações)

K92

Tribuna Presidencial
4 Junho 2014
5,429
3,912
O que é q que vocês acham da entrada do Jorge Mendes no ciclismo?

Sou provavelmente a pessoa que menos sabe de ciclismo no fórum por isso gostava de saber a vossa opinião em relação a este assunto.

Só a minha opinião (e até pode estar errada) mas é a minha e por acaso o Madiot que é um dos directores desportivos mais espalha brasas mas também frontal e apaixonado pelo ciclismo veio logo a terreiro...

Aliás, eu já há umas semanas atrás quando o João Correia (agente do Almeida, Guerreiro, Pedersen e Tao, entre outros) veio botar faladura sobre o interesse da UAE (equipa dos Emirados onde estão Rui Costa e gémeos Oliveira) no João Almeida não gostei nada...

O que estava longe de imaginar é que ele teria esta parceria com o Mendilhões e agora tudo faz sentido...

Reafirmo o que disse há algumas semanas ainda LONGE de imaginar esta pessoa a entrar no ciclismo:

FUTEBOLIZAÇÃO DO CICLISMO, NÃO!!!
 

Pedrix77

Tribuna Presidencial
6 Outubro 2016
10,875
8,492
Porto
O que é q que vocês acham da entrada do Jorge Mendes no ciclismo?

Sou provavelmente a pessoa que menos sabe de ciclismo no fórum por isso gostava de saber a vossa opinião em relação a este assunto.
Até ver, esta entrada do Jorge Mendes é sobretudo na área da gestão dos direitos de imagem dos ciclistas, não como agente que intermedeia transferências.

Estas declarações do Madiot, Diretor geral da FDJ, a meu ver são completamente descabidas. O ciclismo já mudou muito em relação a contratos e não foi por causa do JM que isto se verificou.

Nunca o vi com declarações deste tipo sobre outros agentes, que tem incendiado o ciclismo a torto e a direito, e a criar mau ambiente em todo o lado.

O JM com esta parceria pretende alargar os contactos da Polaris a outros desportos. Tem acordo com o Girão no HP, com a Patrícia Mamona no Atletismo, com o João Sousa no Ténis, entre outros. E nesses desportos não vi nenhuma diferença na negociação de contratos desportivos. A diferença deve estar apenas na negociação dos contratos de imagem, publicidade, etc.

Para já, não vejo mal nenhum com a entrada dele no ciclismo. Se for para negociar contratos de imagem, tudo bem.

Se for para negociar, no futuro, contratos de trabalho, intermediações, etc, aí pode mudar o rumo das coisas e a maneira como o ciclismo funciona. Se tal acontecer, logo se vê, se muda para melhor ou pior.
 
  • Like
Reações: Paolitik

K92

Tribuna Presidencial
4 Junho 2014
5,429
3,912
Até ver, esta entrada do Jorge Mendes é sobretudo na área da gestão dos direitos de imagem dos ciclistas, não como agente que intermedeia transferências.

Estas declarações do Madiot, Diretor geral da FDJ, a meu ver são completamente descabidas. O ciclismo já mudou muito em relação a contratos e não foi por causa do JM que isto se verificou.

Nunca o vi com declarações deste tipo sobre outros agentes, que tem incendiado o ciclismo a torto e a direito, e a criar mau ambiente em todo o lado.

O JM com esta parceria pretende alargar os contactos da Polaris a outros desportos. Tem acordo com o Girão no HP, com a Patrícia Mamona no Atletismo, com o João Sousa no Ténis, entre outros. E nesses desportos não vi nenhuma diferença na negociação de contratos desportivos. A diferença deve estar apenas na negociação dos contratos de imagem, publicidade, etc.

Para já, não vejo mal nenhum com a entrada dele no ciclismo. Se for para negociar contratos de imagem, tudo bem.

Se for para negociar, no futuro, contratos de trabalho, intermediações, etc, aí pode mudar o rumo das coisas e a maneira como o ciclismo funciona. Se tal acontecer, logo se vê, se muda para melhor ou pior.

"Alargar" os contactos da Polaris a outros desportos será legítimo, creio.
As referências a Mamona, Sousa e mesmo ao Girão para comparar com o Almeida ou Guerreiro não colhem! Não têm um sentido coletivo como o ciclismo!

Vivem muito dos resultados individuais que atinjam nas provas (atletismo e ténis) e de contratos publicitários.
No ciclismo tens um vinculo desportivo a uma equipa que te paga o salário.

Concordaste comigo há umas semanas quando saiu a boca do Correia sobre o interesse da UAE no João.
Agora vemos que este se associou ao Mendes e tudo parece fazer sentido mas tu achas normal e nada nocivo para o ciclismo?

Os contactos entre DS e corredores sempre existiram e são legítimos. Existe, como sabes, a regra sagrada de nada se anunciar antes do Verão por muito compromisso que se assuma antes ou simples contacto!

Esta notícia da parceria poucos dias depois da outra sobre a entrada da UAE em cena são tudo o que o ciclismo não precisa!
É a tal futebolização que falei! Esta estratégia de chico espertice de lançar as coisas cá para fora para pressionar e até condicionar atletas e equipas...

Nem vale a pena chamares o Acquadro à liça...

Quanto ao Madiot, é alguém que chefia uma equipa WT há que tempos, é Presidente da Liga Nacional Francesa de Ciclismo e que enquanto ciclista foi duplo vencedor do Paris-Roubaix, venceu etapas no Giro e no Tour, fez pódio na Lombardia e no Paris-Nice e participou nos Olímpicos, entre outros...
Alguma saberá de ciclismo, alguma saberá do papel que estes agentes poderão ter no ciclismo...
 
  • Like
Reações: Paolitik

Pedrix77

Tribuna Presidencial
6 Outubro 2016
10,875
8,492
Porto
"Alargar" os contactos da Polaris a outros desportos será legítimo, creio.
As referências a Mamona, Sousa e mesmo ao Girão para comparar com o Almeida ou Guerreiro não colhem! Não têm um sentido coletivo como o ciclismo!

Vivem muito dos resultados individuais que atinjam nas provas (atletismo e ténis) e de contratos publicitários.
No ciclismo tens um vinculo desportivo a uma equipa que te paga o salário.

Concordaste comigo há umas semanas quando saiu a boca do Correia sobre o interesse da UAE no João.
Agora vemos que este se associou ao Mendes e tudo parece fazer sentido mas tu achas normal e nada nocivo para o ciclismo?

Os contactos entre DS e corredores sempre existiram e são legítimos. Existe, como sabes, a regra sagrada de nada se anunciar antes do Verão por muito compromisso que se assuma antes ou simples contacto!

Esta notícia da parceria poucos dias depois da outra sobre a entrada da UAE em cena são tudo o que o ciclismo não precisa!
É a tal futebolização que falei! Esta estratégia de chico espertice de lançar as coisas cá para fora para pressionar e até condicionar atletas e equipas...

Nem vale a pena chamares o Acquadro à liça...

Quanto ao Madiot, é alguém que chefia uma equipa WT há que tempos, é Presidente da Liga Nacional Francesa de Ciclismo e que enquanto ciclista foi duplo vencedor do Paris-Roubaix, venceu etapas no Giro e no Tour, fez pódio na Lombardia e no Paris-Nice e participou nos Olímpicos, entre outros...
Alguma saberá de ciclismo, alguma saberá do papel que estes agentes poderão ter no ciclismo...
O ciclismo já mudou muito e não é de agora.

Há uns anos não se podia mudar de equipa a meio da temporada, e agora já se pode.

Agora, como quem diz, pelo menos desde 2014, altura em que o Dennis mudou da Garmim para a BMC em Agosto. Não me lembro de nenhum corredor, antes dele, mudar a meio da temporada.

Estes contactos entre ciclistas - agentes e DD de outras equipas, sempre existiram. No entanto antigamente era tudo muito mais "encapotado". Agora nem tanto.

Agora um DD não tem "receio" nenhum de dizer que está interessado e que vai contratar um ciclista da equipa rival.

Isto já se foi mudando ao longo dos anos.

Estas declarações do Madiot a meu ver não tiveram nexo nenhum. O JM não é nenhum santo, mas temos no ciclismo outros artistas e nunca o vi com declarações deste género, em relação a essas pessoas.

Não sou contra os agentes, desde que façam o seu trabalho de forma transparente e sem artimanhas.

Basta ver que sem o João Correia, PT tinha no WT o Rui Costa e o Nélson. O resto não estava lá, podes ter a certeza.
 
  • Like
Reações: Paolitik

K92

Tribuna Presidencial
4 Junho 2014
5,429
3,912
O ciclismo já mudou muito e não é de agora.

Há uns anos não se podia mudar de equipa a meio da temporada, e agora já se pode.

Agora, como quem diz, pelo menos desde 2014, altura em que o Dennis mudou da Garmim para a BMC em Agosto. Não me lembro de nenhum corredor, antes dele, mudar a meio da temporada.

Estes contactos entre ciclistas - agentes e DD de outras equipas, sempre existiram. No entanto antigamente era tudo muito mais "encapotado". Agora nem tanto.

Agora um DD não tem "receio" nenhum de dizer que está interessado e que vai contratar um ciclista da equipa rival.

Isto já se foi mudando ao longo dos anos.

Estas declarações do Madiot a meu ver não tiveram nexo nenhum. O JM não é nenhum santo, mas temos no ciclismo outros artistas e nunca o vi com declarações deste género, em relação a essas pessoas.

Não sou contra os agentes, desde que façam o seu trabalho de forma transparente e sem artimanhas.

Basta ver que sem o João Correia, PT tinha no WT o Rui Costa e o Nélson. O resto não estava lá, podes ter a certeza.

Eu não sou contra agentes também. Em última análise são quem protege, aconselha e promove o ciclista, só isso bastaria...
Continuo a afirmar que não me agrada esta aproximação. oxalá esteja enganado.
O João Correia muito faz pelo nosso ciclismo e merece muito reconhecimento e apreço.
Agora não sou obrigado a gostar que se usem estratégias como a de anunciar publicamente o interesse de uma equipa num seu ciclista quando o mesmo ainda tem um ano de contrato por cumprir com outra.

As rodas de uma bicicleta andam às voltas mas o ciclismo não é em carrocel... ;)
 
  • Like
Reações: Paolitik e Pedrix77

Pedrix77

Tribuna Presidencial
6 Outubro 2016
10,875
8,492
Porto
Eu não sou contra agentes também. Em última análise são quem protege, aconselha e promove o ciclista, só isso bastaria...
Continuo a afirmar que não me agrada esta aproximação. oxalá esteja enganado.
O João Correia muito faz pelo nosso ciclismo e merece muito reconhecimento e apreço.
Agora não sou obrigado a gostar que se usem estratégias como a de anunciar publicamente o interesse de uma equipa num seu ciclista quando o mesmo ainda tem um ano de contrato por cumprir com outra.

As rodas de uma bicicleta andam às voltas mas o ciclismo não é em carrocel... ;)
Essa estratégia de promoção, também não foi do meu agrado, até porque o João não é nenhum desconhecido. Não precisa desse tipo de promoção.

Até porque se há alguém que o conhece bem é o Matxin, DD da Emirates, que foi scout da DQST durante uns anos, e tinha o João bem referenciado, estava ele ainda em PT.
 
  • Like
Reações: K92 e Paolitik

Pedrix77

Tribuna Presidencial
6 Outubro 2016
10,875
8,492
Porto
Por falar em João, vai apontar à Vuelta para 2021.

A participação no Giro não está descartada ainda. Pode fazer as duas, mas na Vuelta com mais responsabilidades.

Remco vai ao Giro, apesar de ainda estar em recuperação. Ala vai focar-se no Tour e nos JO
 
  • Like
Reações: K92 e Paolitik

K92

Tribuna Presidencial
4 Junho 2014
5,429
3,912
Por falar em João, vai apontar à Vuelta para 2021.

A participação no Giro não está descartada ainda. Pode fazer as duas, mas na Vuelta com mais responsabilidades.

Remco vai ao Giro, apesar de ainda estar em recuperação. Ala vai focar-se no Tour e nos JO
Tudo bem para mim, desde que seja chefe de fila num dos GT.
Espanha com menos picos altos pode ser vantagem e é preciso que tenha uns bons kms de crono incluídos.. :)

Ele quer voltar ao Giro pela Rosa mas se não for este ano não faltará oportunidades!
O Remco que é a brutidade que sabemos também terá um grande desafio pela frente no Giro. Primeira 3 semanas e logo em Itália com os arranha-ceús... ;)
 
  • Like
Reações: Paolitik e Pedrix77

Pedrix77

Tribuna Presidencial
6 Outubro 2016
10,875
8,492
Porto
Tudo bem para mim, desde que seja chefe de fila num dos GT.
Espanha com menos picos altos pode ser vantagem e é preciso que tenha uns bons kms de crono incluídos.. :)

Ele quer voltar ao Giro pela Rosa mas se não for este ano não faltará oportunidades!
O Remco que é a brutidade que sabemos também terá um grande desafio pela frente no Giro. Primeira 3 semanas e logo em Itália com os arranha-ceús... ;)
Se for ao Giro não é como líder, pode ser como ciclista de apoio ao Remco.

Na Vuelta seria o líder da equipa. Parece-me o GT ideal para ele. Menos acumulado nas etapas de montanha, montanhas com menos Km, são mais curtas em Espanha e isso favorece o João a meu ver. E depois pode ir ganhando alguns segundos naquelas subidas mais duras e curtas, os típicos muritos...

Por falar em Giro, parece que a Arkea está disponível para pagar à RCS um valor com 7 dígitos, de modo a conseguir um Wild Card para o Giro. Nairo parece que não quer ir ao Tour e se conseguirem o convite, aposta no Giro.

Mais uma palhaçada isto de pagar para ter convites. A organização pagar para ter determinados ciclistas em prova também é uma palhaçada.
 
  • Like
Reações: Paolitik

K92

Tribuna Presidencial
4 Junho 2014
5,429
3,912
Se for ao Giro não é como líder, pode ser como ciclista de apoio ao Remco.

Na Vuelta seria o líder da equipa. Parece-me o GT ideal para ele. Menos acumulado nas etapas de montanha, montanhas com menos Km, são mais curtas em Espanha e isso favorece o João a meu ver. E depois pode ir ganhando alguns segundos naquelas subidas mais duras e curtas, os típicos muritos...

Por falar em Giro, parece que a Arkea está disponível para pagar à RCS um valor com 7 dígitos, de modo a conseguir um Wild Card para o Giro. Nairo parece que não quer ir ao Tour e se conseguirem o convite, aposta no Giro.

Mais uma palhaçada isto de pagar para ter convites. A organização pagar para ter determinados ciclistas em prova também é uma palhaçada.
Concordo! Com tudo isso...
 
  • Like
Reações: Pedrix77

Pombal

Tribuna Presidencial
3 Abril 2010
22,380
14,236
Conquistas
3
  • Setembro/16
  • Alfredo Quintana
  • Outubro/21
O Jorge Mendes também é agente do Girão do Hoquei, e isso na realidade traduz-se.. em nada.

Pelo menos, até ao momento.
 
  • Like
Reações: Pedrix77

Pedrix77

Tribuna Presidencial
6 Outubro 2016
10,875
8,492
Porto
O Louletano contratou mais 1 ciclista.

Chama-se Roniel Campos, trepador venezuelano de 27 anos, vencedor por duas vezes da geral da Vuelta al Tachira.
 

K92

Tribuna Presidencial
4 Junho 2014
5,429
3,912
Pode ser uma boa surpresa. Acabou de vencer a venezuelana este fim de semana deixando o Sevilha a 2 min e tal...
Numa troca directa com o De Mateos perderá nas chegadas rápidas e no crono mas será mais consistente a subir.
Sim senhor!
 
  • Like
Reações: Pedrix77

Pedrix77

Tribuna Presidencial
6 Outubro 2016
10,875
8,492
Porto
Pode ser uma boa surpresa. Acabou de vencer a venezuelana este fim de semana deixando o Sevilha a 2 min e tal...
Numa troca directa com o De Mateos perderá nas chegadas rápidas e no crono mas será mais consistente a subir.
Sim senhor!
Estou admirado com o Louletano. Muito admirado.

Perderam o patrocinador, e são a equipa tuga com mais ciclistas sob contrato...

Não dá para entender. Ou se calhar até dá
 
  • Like
Reações: Cyclisme81 e K92

Pedrix77

Tribuna Presidencial
6 Outubro 2016
10,875
8,492
Porto
Abola hoje refere que o João Almeida tem pelo menos 8 equipas muito interessadas na sua contratação.

São elas: AG2R-Citroen, Team BikeExchange, Bora-Hansgrohe, Deceuninck-Quick Step, Ineos-Grenadiers, Movistar, Team DSM e UAE-Team Emirates.

Segundo a notícia, já tem propostas concretas da Bora-Hansgrohe, Deceuninck-Quick Step e UAE-Team Emirates, sendo que a Bora está na dianteira.

O João tem aqui vários interessados, onde a meu ver, assentava que nem uma luva.
 
  • Like
Reações: K92

K92

Tribuna Presidencial
4 Junho 2014
5,429
3,912
Abola hoje refere que o João Almeida tem pelo menos 8 equipas muito interessadas na sua contratação.

São elas: AG2R-Citroen, Team BikeExchange, Bora-Hansgrohe, Deceuninck-Quick Step, Ineos-Grenadiers, Movistar, Team DSM e UAE-Team Emirates.

Segundo a notícia, já tem propostas concretas da Bora-Hansgrohe, Deceuninck-Quick Step e UAE-Team Emirates, sendo que a Bora está na dianteira.

O João tem aqui vários interessados, onde a meu ver, assentava que nem uma luva.
Terá que pensar muito bem, muito bem mesmo!

Se for monetariamente, não será difícil. É pegar na que for melhor e mais estável...

Desportivamente, pia MUITO mais fino!!!
Tem que analisar muito bem o ADN da futura equipa, os ciclistas que a compõem e que idade e potencial terão, o companheirismo, lealdade e acolhimento que poderá ter, etc, etc...

Essas equipas são todas top.
Querendo ele apostar forte nos GT existem umas mais talhadas que outras para tal e dentro dessas umas com líderes óbvios e incontestados!
Tem que ver bem!
 

Mr.Ribeiro 46

Tribuna Presidencial
26 Julho 2016
6,903
4,162
Das 3 concretas, a pior escolha parece ser a que está na dianteira mesmo.
Equipa alemã que já tem um alemão para clássicas e provas de uma semana (Schachmann) e um alemão voltista (Buchmann). Isto fora o Sagan e o Ackermann que são mais 2 galos no poleiro, ainda que de outras provas.
Depois tem a Deceuninck que tem a incógnita Remco e a certeza Alaphilippe, mas que lhe tem dado bastante votos de confiança e a Emirates que, apesar de ter o Capo Máximo Pogaçar, não tem assim tantos líderes como isso e até tem uma boa estrutura lá montada para o apoiar numa grande volta.
As outras são todas pouco interessantes: AG2R está virada para clássicas, Bike-Exchange é o Simon Yates CC, Ineos tem demasiado talento e seria só mais 1 lá, Movistar é um completo desastre tático e ainda iria para o Tour formar um quadrante tático com Lopez, Mas e Soler (isto se Valverde se reformar senão é quinteto) e a DSM é muito focada no talento jovem mas não gosta muito de montar equipas para um gajo, prefere dar destaque a vários de uma vez.

Tudo isto é partindo do pressuposto que o João quer ter margem para ser líder.
 

Pedrix77

Tribuna Presidencial
6 Outubro 2016
10,875
8,492
Porto
Esta semana foi a Gazzetta a referir que a Bora está na dianteira na corrida pela contratação do João.

Sinceramente, não sei até que ponto não seria um destino interessante.

A ver como correm as negociações, mas acho que o passo mais desastrado possível seria ir para a Ineos ou para os franceses da Ag2R