Estádio do Dragão

PortoMDL

Tribuna Presidencial
31 Outubro 2014
27,635
759
Conquistas
1
  • Campeão Nacional 19/20
Em termos de acústica foi um erro muito grande... Claques grandes basta começarem a cantar que quase já não se houve o resto do estádio. Fica a parecer que só a claque visitante está a cantar já que o som vindo de cima abafa quase tudo.
 

joaoalvercafcp

Tribuna Presidencial
13 Março 2012
21,521
4
O FC PORTO -BENFICA JOGADO EM 360º

Clássico foi o encontro de estreia mundial da tecnologia de realidade virtual Gear VR

O encontro entre FC Porto e Benfica de 20 de Setembro, disputado no Estádio do Dragão e que terminou com a vitória dos Dragões, por 1-0, foi o primeiro jogo de futebol no mundo a ser transmitido ao vivo com multicâmaras, através da tecnologia imersiva dos óculos de realidade virtual Gear VR, e o resultado pode ser visto agora no vídeo colocado online pela Samsung Portugal e que reproduzimos acima.

O Estádio do Dragão voltou a fazer história, servindo de palco para uma nova forma de assistir a uma partida de futebol em directo. Para o efeito, foram colocadas cinco câmaras no estádio que deram ao utilizador a possibilidade de escolher diversos ângulos de transmissão do jogo, usufruindo de uma experiência imersiva a 360 graus.

https://www.youtube.com/watch?v=k1hs0dDfLgk
 

admin

Tribuna Presidencial
14 Julho 2006
38,239
13
Cascais, 1966
Queria colocar-vos um pequeno desafio. Partilharem aqui um momento que para vocês foi especial...a primeira vez que lá foram, algum detalhe do estádio que vos impressionou, uma experiência de utilização, algum jogo que recordem com mais saudade, o vosso TESTEMUNHO no dia em que o nosso querido Dragão festeja 12 anos.

Gostaria tb de pedir a vossa autorização para depois escolher alguns para fazermos um texto a partilhar nas redes sociais.
 

admin

Tribuna Presidencial
14 Julho 2006
38,239
13
Cascais, 1966
Tenho muita sorte. Lembro-me do último jogo de um campeonato já ganho. Só faltava saber se McCarthy seria ou não o melhor marcador. Claro está, corria sempre tudo bem. O McCarthy até marcou um de "chilena". Nesse jogo vencemos o Paços de Ferreira por 3-0. Nem tudo correu bem, e o futebol não era sempre o mesmo durante os 90 minutos...mas até nisso tenho sorte. Quando é assim, "defendo-me", às tantas...desvio o olhar do relvado, mais para cima, e lá está (mais) um aspeto admirável. A cobertura do estádio. Que beleza, que arquitectura.
Ir ao Dragão para mim tornou-se um evento mais raro, mas de cada vez que vou...é uma espécie de "namoro".
José
 

PortoMDL

Tribuna Presidencial
31 Outubro 2014
27,635
759
Conquistas
1
  • Campeão Nacional 19/20
Sendo de relativamente longe vou só alguns jogos e agora a morar no estrangeiro vou a menos. Houve um ano, que com o bilhete de época fui a praticamente todos os jogos. Gastei dinheiro com viagens mas valeu a pena. Dos primeiros jogos que me lembro de ir lá foi o Porto - Manchester em que vencemos por 2-1 (e lá empatámos com o célebre golo do Costinha). Fui com os meus irmãos e o meu pai. :)

Agora, o jogo em que tive mais emoções e que nunca mais esquecerei foi o Porto - Benfica com o golo do Kelvin. Acho que nunca saltei tanto na vida. Lembro-me de me abraçar a várias pessoas que não conhecia, estava tudo eufórico.

Houve momentos menos bons lá mas recordo essencialmente as grandes vitórias e que não foram poucas. Não há nada como ir ao nosso Dragão.  :)
 

WarriorFCP

Tribuna Presidencial
9 Dezembro 2013
17,356
3
32
Porto
Estive presente na inauguração do Estádio do Dragão, e é um momento que ficará para sempre gravado na minha memória. Nunca mais irei esquecer aquela primeira sensação que tive ao ver pela primeira vez o Estádio, depois de alguns anos a ver futebol no velhinho Estádio das Antas, ver aquele Estádio novinho em folha, a nossa nova casa, foi uma sensação estranha, um misto de felicidade e nostalgia, muitos sentimentos a percorrerem-me a mente mas sempre com a convicção de que era ali que viveríamos novas alegrias, e assim foi. Estar presente naquela noite tornou-se ainda mais especial, porque, apesar de inconscientemente, presenciei o início de um dos capítulos mais brilhantes da história do futebol mundial, senão o mais brilhante, o início da lenda de Lionel Messi. Quem no seu perfeito juízo adivinharia que aquele miúdo baixinho e franzino que entrava em jogo se tornaria num dos melhores jogadores de futebol de todo o sempre? É algo que ficará para sempre ligado a este magnífico Estádio e para sempre gravado na minha memória.

Agora falando sobre o jogo que mais me marcou, foram vários, mas vou-me focar especialmente em 3. Não estive presente no jogo do golo do Kelvin infelizmente, mas para mim, o jogo contra o United na 1ª mão dos oitavos da Champions e os 5-0 ao Benfica foram momentos inesquecíveis. No 1º, pela exibição da equipa, foi uma demonstração de querer e ambição, entramos a perder muito cedo, mas a reacção da equipa ao golo foi tremenda, uma exibição de altíssima qualidade, com o Benny McCarthy endiabrado e a marcar um dos melhores golos de cabeça que vi na vida, marcamos 2 poderíamos ter marcado 4 ou 5 e ter resolvido a eliminatória naquele dia. O 2º jogo, foi uma demonstração de poderio sobre o maior rival, 5-0, delírio total, orcs completamente de rastos. O 3º jogo, os 3-1 ao Bayern, um jogo que fez parte de uma eliminatória que acaba por ser de má memória, mas que me deixou a sonhar novamente. Acho que tudo ficou resolvido naquele jogo, o resultado foi fantástico, fiquei a sonhar com a presença nas meias-finais, mas os amarelos a Alex Sandro e Danilo que os tiravam do 2º jogo, deixaram-me a pensar que ao estarmos obrigados a adaptar jogadores às duas laterais, o Bayern poderia tornar-nos o jogo num autêntico pesadelo e assim foi. Acredito que se Danilo e Alex Sandro estivessem em Munique, poderiamos ter passado a eliminatória.
 

Ramalho

Tribuna Presidencial
24 Junho 2007
9,491
1,216
42
Faro
As minhas experiências no Dragão são muito menos do que aquelas que gostaria, no entanto, a minha relação com o Estádio não começou nada bem e ainda tem uma zona de conflito. Passo a explicar:

1ª vez no Dragão foi na época do Fernandez, o Porto jogava com o Beira-Mar e eu podia finalmente ir ver um jogo ao estádio. Fui sozinho, comprei o bilhete para a bancada superior norte(a bancada com quem ainda tenho um conflito).....todo contente lá fui eu. Perdemos 1-0, golo do Beto de livre directo. Que frustração, tanta alegria de estar ali e acabar daquela maneira.

2ª Vez que lá pude ir foi para ver um jogo de Champions, desta vez com um amigo, compramos bilhete novamente para a bancada superior norte. O adversário era um tal de Artmedia.....parecia que podia viver uma alegria no Dragão para compensar a 1ª experiência. Ok, neste jogo pude festejar 2 golos e ao intervalo tudo parecia encaminhar-se para um desfecho feliz........acabamos por perder 3-2.

Algo estava mal, não podia acreditar que tinha estado lá em dois jogos teoricamente fáceis e tinha visto o Porto perder em ambos.

Nessa mesma época, um amigo oferece-me o lugar dele no estádio para ir assistir ao Porto-Inter......bancada superior junto à imprensa. A fé era pouca, se perdemos com o Artmedia, com os italianos tudo se perfila para ver mais uma derrota. Ganhamos 2-0......aleluia, pude assistir a uma vitória no Dragão.

Foi aqui que comecei a desconfiar da bancada superior norte.......

Vi outros jogos sempre na arquibancada ou até mesmo na central........sempre vitórias nossas.

Passado algum tempo recebi um convite de uma amigo para ir ver um Porto-Braga ao Dragão.......disse-lhe que tudo bem mas que não queria ficar na superior norte porque dava azar. Ele decidiu comprar exactamente para essa bancada para me mostrar que não havia problemas nenhuns com isso e que tinha de deixar essa paranóia de lado......Empatamos 1-1. Naquela bancada continuava a não ver o Porto ganhar.

Outros jogos passaram, sempre na central ou arquibancada e sempre vitórias. Nem um empate para amostra......tudo perfeito.

Eis então que na época passada surgem os packs família no Dragão. Estava eu em Setembro pelo Porto e tenho família a propor irmos todos ver um jogo. O principal problema: os bilhetes eram só para a bancada superior norte. Tive muitas reservas em aceitar, diziam que eu era maluquinho com a conversa do azar e tal........lá me convenceram e eu senti que o jogo era o ideal para acabar com esse azar quando vou para aquela bancada.

O adversário era o Boavista acabadinho de voltar dos "distritais".......e no final desse jogo (onde apanhei a maior molha da minha vida) decidi que NUNCA MAIS voltaria a estar naquela bancada a ver o Porto jogar.

Até hoje não vi mais nenhum empate ou derrota do nosso clube naquele estádio........
 

MustangFCP

Bancada central
17 Abril 2015
1,770
0
Porto
A primeira vez que fui ao estádio foi no jogo da Taça, FC Porto - Atlético em 2005 ou 2006, que o FC Porto acabou por perder com o Quaresma a falhar um penalti nos últimos minutos.
 

Pixel

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
8,410
5,550
Como nao podia deixar de ser, a minha primeira vez no Dragão foi na inauguração, por várias razões e mais algumas.. porque para mim é um orgulho ter feito parte daqueles 50.000, ter o meu nome no estádio, fiquei imortal naquela fria noite de 16 de novembro de 2003.

E tinha que ir por mais uma razão, visto o meu aniversário ser um dia antes, ou seja dia 15, foi uma excelente prenda de anos que tive e claramente não poderia faltar! E estava com uma gripe quase de caixao à cova ahaha.. mas tinha que ir! e fui.. e foi lindo.. foi uma experiencia inesquecivel..

E como todos sabem, felizmente tivemos mais (muitas mais) alegrias naquele estádio do que tristezas... e assim de cabeça tenho dois momentos absolutamente incriveis, (infelizmente nao tive oportunidade de estar no golo do kelvin) o golo do Benny ao Manchester United e o golo também da autoria do Benny ao Chelsea em 2005 nos ultimos minutos.. talvez opte este ultimo como o meu momento favorito.. fiquei tao louco que perdi a chave do carro nos festejos, quando voltei para tras felizmente estava um stewart no meu lugar com a chave à espera que o dono viesse dar por falta dela :)

É um lugar mágico que espero que festeje muitos e muitos mais aniversários e que nos continue a dar muitas alegrias. Parabéns Dragão.
 

ruifcpsempre

Tribuna Presidencial
25 Março 2012
17,493
8,496
30
Porto
O meu primeiro jogo no Estádio do Dragão, foi um singelo jogo de Pré-época:
FC Porto - Espanyol de 2005/2006

Eu estava ansioso para ir visitar o nosso Santuário do Futebol, depois dos nossos 2 anos magnifícos 2002-2004 e de uma época desastrosa, a esperança em voltar ao topo do futebol português eram enormes!
Haviam chegado Lisandro Lopez, Lucho González, Jorginho e outras contratações que agora já não me lembro.
Co Adriaanse era novo no clube e tudo estava reunido para um começo de época escaldante (o Benfica tinha contratado Koeman e era o campeão em título, o Sporting arriscara em Paulo Bento) pelo facto de termos ido buscar um treinador que desconhecia o futebol português.

E então, este jogo serviu para apresentar algumas caras novas e para começar a criar rotinas de jogo.
Tinha eu 9 anos, o meu primo levou-me então ao Dragão  tudo era fantástico: A arquitectura, o ambiente, o meu estado emocional, enfim, tudo estava perfeito.

O jogo teve 3 golos, todos nossos, algo que tornou o ambiente ainda mais efusivo.
Melhor estreia no Dragão eu não poderia ter :)

Desculpem o longo texto, mas tive um dia difícil e isto é uma espécie de catarse.
 

arkeru

Bancada central
13 Dezembro 2013
1,582
862
A primeira vez que fui ao Dragão, foi no primeiro jogo oficial contra a U.Leiria. Que misto de sensações ao entrar pela primeira vez naquele estádio!

Mas as melhores memórias que tenho do Dragão são as grande vitórias europeias (vs Man Utd em 03/04, vs Chelsea em 04/05, vs Villareal em 10/11 e vs Bayern em 14/15). Foram jogos espetaculares, sendo que o do Man Utd, do Villareal e do Bayern vou para sempre recordar.

Para o campeonato, lembro-me de um Porto vs Aves em que o Porto jogava para ser campeão, na última jornada. As coisas até estavam complicadas no início, mas lá conseguimos uma grande vitória por 4-1, se não estou em erro... e fomos campeões, depois daquele campeonato do Estoril Gate.
Infelizmente não estive presente nos 5-0 ao regime nem no jogo dos 92, e arrependo-me e de que maneira! :(

Espero que venham muitos mais anos de vitórias e glória, de grandes jogos, de grandes conquistas! Fizemos deste estádio um dos mais temíveis da Europa, uma fortaleza. Apesar de ultimamente ser um Dragão um pouco apático, cabe a nós, adeptos deste grande clube, acordar este Estádio e voltar a fazer dele um inferno.

Parabéns Dragão :)
 

Filipe01

Tribuna Presidencial
26 Março 2012
15,816
9,148
Para sempre me irei recordar daquela impressionante inauguração.

Seja pela ansiedade de conhecer aquele local por dentro, seja pelo jogo, seja pela "magia" que começou a ser realizada antes do jogo, aquele foi um momento á muito ansiado e e que valeu bem  aquela espera.

Da inauguração recordo-me da visão emocionante do helicóptero dentro do estádio naquele dia bem ventoso.

Do jogo, recordo-me do som, da emoção que ia naquele estádio e da equipa do Barça, de Messi, que jogador deu aquele fingelas.

É um momento que guardo preciosamente na minha memória.


De resto, o Dragão é um local de alegrias em que as mais significativas foi sem dúvida, o golo do Kelvin e os 5-0 aos mouros- impossível esquecer.

Outros momentos, recordo-me do 1º golo do Hulk com a nossa camisola em jogos oficiais - que tiro - numa tarde de agosto contra o belenenses, do puto do golo que o ronaldo nos marcou na LC, da grande tempestade contra o Boavista e muitos outros podiam ser recordados.

É um local de muitas, muitas alegrias que faz parte da minha vida.
 

Dragon G

Tribuna Presidencial
28 Abril 2012
5,451
3,472
Tantas alegrias eu ja vivi felizmente no nosso Dragão.
FcPorto 3 benfica 1 em 2009 ouxa lá tivéssemos sempre essa raça de com menos um vencer o jogo, logo quando eles tanto queriam pelo menos empatar para ali festejar o título.

Os 5-0 de 2011, naquela tarde/noite de Novembro dava para sentir algo no ar que nos dava a certeza de que algo de muito bom estava para acontecer, e que inesquecível que foi.

A noite do Kelvin onde entrei numa dimensão superior onde só o nosso clube me consegue levar.

E por ultimo os 3-1 ao Bayern na época passada, com um ambiente no Dragão absolutamente incrível do início ao fim.

Espero por muitas mais alegrias e momentos únicos no nosso Dragão, sinto que em breve eles vão chegar.
 

nike

Tribuna Presidencial
22 Janeiro 2008
8,474
4,040
Texas, 1983
futebol-cerebral.blogspot.com
O momento dos momentos mesmo foi o do Kelvin92.

Aquele momento onde me senti mesmo muito triste e onde a eliminação custou mesmo muito foi o FC PORTO 1 vs 0 Schalke, onde o Neuer fez das melhores exibições que já vi um Guarda-Redes a fazer. E isso acabou por nos custar a eliminação da Champions.
 

Dragon Force

Tribuna
9 Março 2012
4,842
509
PortoMDL disse:
Em termos de acústica foi um erro muito grande... Claques grandes basta começarem a cantar que quase já não se houve o resto do estádio. Fica a parecer que só a claque visitante está a cantar já que o som vindo de cima abafa quase tudo.
Verdade.

Desde que mudaram para cima que parece que abafam o resto do estádio.

PS: Parece-me é que este local não é o mais indicado para a discussão desta temática.