O melhor basquetebolista de sempre em Portugal

JORGE ARAUJO

Tribuna Presidencial
6 Setembro 2006
8,732
3,278
Conquistas
6
Braga/Viana do Castelo,1976
  • Domingos
  • Vítor Baia
  • Jorge Costa
  • Fernando "Bibota" Gomes
> Marmita Comentou:

> > JORGE ARAUJO Comentou:

Desculpa a analogia,mas então nunca gostaste do Maradona nem lhe reconheces mérito?

Reconheço qualidades fantásticas como jogador, como homem é um zero !!! e nunca foi dos meus jogadores preferidos...o meu jogador preferido é o Van Basten !!

Aliás os meus idolos são o Van Basten, Charles Barkley, Nelson Piquet e Carlos Sainz.

____________________________________________________________

Não estou nada contra isso,não acho é possas desvalorizar as qualidades neste caso do Carlos Lisboa por não gostares da personalidade em si.
Neste caso estamos a analisar o talento para a modalidade e não a sua personalidade.
 

madjer87

Tribuna Presidencial
18 Julho 2006
11,817
4
54
Porto
Portugues: Paulo Pinto e Nuno Marçal

Estrangeiro: Jared Miller e Reggie Geary(os que vi) e Dale Dover.

O Dale Dover ,nunca o vi jogar, mas o meu Pai que não gosta de basquetebol ia ver o Porto só por causa do Dale Dover.O Dale Dover enchia os Pavilhões pelo que todos dizem.O melhor dos melhores.Um verdadeiro Galático!
 

otilious

Tribuna Presidencial
Staff
21 Março 2007
113,110
49,646
Conquistas
7
Horta
  • Alfredo Quintana
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
  • Supertaça 19/20
O Reggie Geary foi um talento que passou pelo FC Porto, um jogador que já jogou na NBA e pena foi o pouco tempo que esteve no clube e portanto a minha escolha foi para o Miller, apesar do Mario Ellie também ser um candidato e que maneira.

O Ellie foi o único jogador até ao momento a sair da Liga Portuguesa para a NBA, o contrário é que já aconteceu por diversas vezes, ou seja, jogadores que já jogaram na NBA e depois passado uns anos em Portugal, casos do Nate Johnston, Alan Ogg, Corey Benjamin, Jason Sasser, Wayne Englestad entre outros...
 

otilious

Tribuna Presidencial
Staff
21 Março 2007
113,110
49,646
Conquistas
7
Horta
  • Alfredo Quintana
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
  • Supertaça 19/20
Aquela maneira de lançar do Wayne Englestad a duas mãos era qualquer coisa fenomenal, ainda por cima com a grande eficácia dos seus lançamentos.
Foi um jogador que esteve por duas ocasiões no FC Porto, mas o seu grande feito em Portugal, foi quando tornou-se campeão nos Estrelas Avenida, numa equipa liderada pelo Mário Palma, tendo jogadores como o Joaquim Arcega, Juan Barros, Flávio Nascimento ou Doug Muse.
 
F

fcpunderground16

Guest
Melhor português - Carlos Lisboa

Melhor estrangeiro - Jared Miller, mas apreciava muito o Jean Jacques.
 

Mustaine

Tribuna Presidencial
18 Junho 2007
12,544
1,105
Porto
O Reggie era fantástico.
Infelizmente nesse ano não fomos campeões. Perdemos com a PT nos play off, mas lembro de no último segundo do jogo que ditou a nossa eliminação, o Santi Toledo ter sofrido falta num lançamento de 3 pontos que nos poderia ter dado o empate. Mas deixa grandes recordações ele.
 

Mustaine

Tribuna Presidencial
18 Junho 2007
12,544
1,105
Porto
O Benjamim, ex benfas, chegou a ter médias de quase 8 pontos numa época dos Bulls e foi escolhido na 1ª ronda do draft. Seja como for o grande americano deles nos últimos anos, pra mim, foi o Ricardo Powell. Que jogador!

Também reza a lenda (se não estou em erro ou a confundir) que o Stephen Jackson, actual Golden State, foi recusado na Ovarense.
 
T

Timofte 2-3

Guest
Dos que vi, Jared Miller e um rapaz que jogava na posicao base na PT, e que agora nao me recorda o nome, acho que era Rasheed qualquer coisa...tambem dizem que Dale Dover era qualquer coisa...tenho de referir aqui o Jean Jacques que como poste, dominava a zona debaixo do cesto e era explosivo a atacar.

Dos portugueses, afectivamente direi To Ferreira, que eu admirava muitissimo, objectivamente, c.lisboa, o melhor portugues de todos os tempos, e a grande distancia...sozinho equilibrava com os seus triplos aqueles jogos europeus do slfdp na euroliga
 

otilious

Tribuna Presidencial
Staff
21 Março 2007
113,110
49,646
Conquistas
7
Horta
  • Alfredo Quintana
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
  • Supertaça 19/20
> Timofte 2-3 Comentou:

> Dos que vi, Jared Miller e um rapaz que jogava na posicao base na PT, e que agora nao me recorda o nome, acho que era Rasheed qualquer coisa...tambem dizem que Dale Dover era qualquer coisa...tenho de referir aqui o Jean Jacques que como poste, dominava a zona debaixo do cesto e era explosivo a atacar.

-----------------------------------------------------------

O base da PT, estás a falar do Marcus Norris?
 
T

Timofte 2-3

Guest
Nao, julgo que o seu nome era Rasheed Salaoudine, e no 1o ano em que ca esteve apreciei imenso o seu jogo...homem espectaculo...depois creio que foi tentar a sorte na nba, mas nao teve grande sucesso
 

P. Lima

Bancada central
18 Julho 2006
1,182
116
Alfragide
> Timofte 2-3 Comentou:

> Nao, julgo que o seu nome era Rasheed Salaoudine, e no 1o ano em que ca esteve apreciei imenso o seu jogo...homem espectaculo...depois creio que foi tentar a sorte na nba, mas nao teve grande sucesso
___________________________________________________________________________________________________

O seu nome era Rasul Salahuddin e esteve, mais tarde, com um pé no F. C. Porto. Só não veio porque contraiu uma lesão grave. O Marcus Norris também era um base muito bom.
 

otilious

Tribuna Presidencial
Staff
21 Março 2007
113,110
49,646
Conquistas
7
Horta
  • Alfredo Quintana
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
  • Supertaça 19/20
Sem dúvida o Rasul foi um dos grandes bases que passou por aqui, estando duas vezes na PT, mas com uma época de intervalo, mas era claramente uma das mais valias da equipa.
 

otilious

Tribuna Presidencial
Staff
21 Março 2007
113,110
49,646
Conquistas
7
Horta
  • Alfredo Quintana
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
  • Supertaça 19/20
O Marcus Norris também esteve muito próximo do FC Porto, tendo inclusivé assinado pelo clube, mas ao mesmo tempo tinha assinado pelo Hasharon de Israel, optando pelo clube israelita.

Actualmente aos 34 anos está a jogar em Espanha no Canaria, sendo por norma o base titular, somando número bastante interessante, correspondentes à sua qualidade.
 

P. Lima

Bancada central
18 Julho 2006
1,182
116
Alfragide
> enidcoleslaw Comentou:

> > zefil Comentou:

> Em que anos é que jogou o Dale Dover?..

------------

Dale Dover chegou ao FC Porto no início da época 71/72, em que acumulou as funções de jogador e treinador e ajudou a conquistar o título nacional que nos fugia desde 52/53. As fontes que encontrei não são muito claras em relação ao que se seguiu, mas segundo o \"FC Porto - Figuras & Factos\" de Tamignini Barbosa e Manuel Dias, foi apenas treinador (e já não jogador) nas duas épocas seguintes, saindo em 1974.

Nesse mesmo livro encontrei uma foto de Dover com um grupo de crianças, em que ele segura uma bola de basket e tem vestida uma camisola do FCP da Kappa, o que significa que esteve por cá em finais dos anos 90 - deve ter sido homenageado ou assim. Engraçado, não me lembro disso ter acontecido.
------------

É verdade que ele foi homenageado no Pavilhão Américo de Sá. Eu lembro-me porque estive lá. Até tenho um autógrafo dele que lhe pedi nesse dia. Foi, salvo erro, durante o intervalo da apresentação da equipa de Basquetebol aos sócios para aquela época. Ele chegou depois a fazer um jogo particular pela equipa da Sanjoanense. Foi uma situação interessante porque, algum tempo antes, tinha corrido o rumor que ele teria falecido.
 
D

DRAGÃO ATÉ MORRER

Guest
Para mim

português : Carlos Lisboa

estrangeiro: Doover e Jared Miller