José Maria Pedroto (1928 - 1985)

Fil

Tribuna Presidencial
30 Maio 2016
7,150
4,159
Conquistas
14
  • José Maria Pedroto
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • André Villas-Boas
  • Madjer
Um FC do Porto visto por ...
Há muitos, muitos anos e fruto de razões que agora não interessam para esta conversa, os jogadores do FC Porto tinham algum receio de ir jogar ao estádio da Luz. Numa semana em que o Porto tinha de vir jogar contra o Benfica, o maior treinador português de todos os tempos, José Maria Pedroto, resumiu a situação que, na sua opinião, levava a que o Benfica fosse muitas vezes campeão: no estádio desse clube lisboeta havia sempre erros de arbitragem e eram tão flagrantes que o Zé do Boné lhes chamou roubos de catedral.
Estava montado o banzé. O jornal A Bola, fez daquele desabafos escândalo nacional colocando-as na primeira página. Apelos foram feitos para que o povo benfiquista exibe-se o seu descontentamento e revolta perante tão escandalosas afirmações. Reza a lenda que o Presidente do FC Porto, Américo de Sá, preocupado com a mais que provável má recepção aos jogadores e sabendo da tremideira que dava a alguns, chamou o chefe de departamento de futebol, Pinto da Costa, e o Pedroto para ver como é que se havia de lidar com a situação. Aí mesmo o treinador disse-lhe para não se preocupar que quando a equipa saísse para o jogo só se iriam ouvir meia dúzia de assobios.Chegou o dia do jogo.
A Luz rebentava pelas costuras: cento e vinte mil lampiões em fúria esperavam o aquecimento dos azuis e brancos. Deu-se a táctica mais cedo que o habitual e quando os jogadores, meio assustados com aquele clima, se preparavam para subir ao relvado o Pedroto chama o Freitas e diz-lhe: ó Rapaz, vais sozinho aquecer. Pões-te de frente para o Terceiro Anel e passas o tempo a mostrar-lhes os dedos do meio e bem apontados para os gajos. Ouvis-te?O Freitas, negro de Angola, ficou branco como a cal. É que apesar de ser um daqueles centrais que vêm o espaço entre os pés e o pescoço uma canela só, era um rapaz tímido e meio medroso. Mas o respeitinho é muito bonito e o grande José Maria não era, propriamente, um treinador dialogante. Benzeu-se, despediu-se dos colegas e lá foi o bom do Freitas.
A Luz esteve para desabar. De cada vez que o jogador do Porto levantava o braço havia síncopes entre os adeptos do Benfica. Os assobios eram tantos que os otorrinos alfacinhas não tiveram mãos a medir durante um mês. A pobre da mãe do Freitas, em Cabinda, foi tão insultada que teria que durar 4000 anos para ter feito um milésimo das coisas de que a lampionagem a acusava. Passados vinte minutos entrou o resto da equipa. Nessa altura já a turba estava tão cansada que já não houve grandes reacções: Meia dúzia de assobios afónicos e uns insultos sussurrados.O Freitas ficou praticamente surdo mas a equipa portou-se bem.
... Pedro Marques Lopes para o Futebolartte

----------

não é nada de especial mas gostei muito de ler esta história.
o mourinho fez uma coisa do género na luz também, mas foi ele a sair 1º ao relvado.
História deliciosa.

Até nisto se vê que o Pedroto estava décadas à frente...
 
Fil

Fil

Tribuna Presidencial
30 Maio 2016
7,150
4,159
Conquistas
14
  • José Maria Pedroto
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • André Villas-Boas
  • Madjer
Carta aberta ao Senhor Pedroto.

Olá Mestre! Espero que se encontre bem, onde quer que esteja.

É com orgulho e emoção que lhe escrevo estas palavrinhas e se o faço, é porque o considero muito especial.

O Senhor não me conhece, nem eu tive o privilégio de o conhecer com vida. Sou muito novo para isso, andava eu a dar os primeiros passos e você já combatia o centralismo vincado, as injustiças tiranas e os roubos de catedral - frase que tornou célebre -, praticados por este país fora contra o nosso Clube. Mas o destino fez questão de cruzá-lo no meu caminho através de notícias, relatos verídicos e muitas vezes emocionados de todo o seu percurso brilhante, o que me fez tornar um seu fã incondicional desde então. Sei as batalhas que travou, as lutas às quais não virou a cara e o espírito guerreiro que fez de si o HOMEM com H que sempre demonstrou ser, cujos princípios de ética, rectidão, humanismo, amizade, profissionalismo e competência foram sempre imagem de marca numa pessoa para a qual a palavra valia tanto como um papel assinado. São princípios nos quais me revejo, e por isso me identifico tanto consigo e não apenas por ser um vulto da nossa História.

Mas se os inimigos que você conhecia nunca o derrubaram, um outro bem mais silencioso, perigoso e mortal não o deixou prolongar a sua vida por muitos mais anos para testemunhar todo o nosso sucesso que se avizinhava e como tanto merecia. O maldito cancro que corrói e deixa uma pessoa irreconhecível. Eu sei Mestre, como ele avança impiedosamente e deixa-nos cá em baixo a sofrer a perda dos que amamos.

Sabe, há pessoas que deviam ser eternas.

A doença levou-o mas na nossa memória e na do Futebol Clube do Porto estará SEMPRE VIVO! SEMPRE! E isso é uma certeza. Podem passar mil anos..

Foi apenas uma singela homenagem que fiz todo o gosto em prestar-lhe num dia de má memória que não deveria ter existido.

Espero que tenha gostado de ler.

Aceite um grande abraço, como de um neto para um avô.
 
Última edição:

Portista 88

Bancada lateral
9 Junho 2019
656
995
A nova ponte sobre o Douro deveria chamar-se José Maria Pedroto. Pena que a comissão do JN não tenha posto esse nome a votação.
 
  • Like
Reações: apocalypto

JORGE ARAUJO

Tribuna Presidencial
6 Setembro 2006
8,732
3,278
Conquistas
6
Braga/Viana do Castelo,1976
  • Domingos
  • Vítor Baia
  • Jorge Costa
  • Fernando "Bibota" Gomes
Quem puder e quem quiser perceber o trajeto de Pedroto e o começo do grande Futebol Clube do Porto passou no passado sábado na RTP memória às 21h um bom documento de 1 hora. Não mostra nada novo do que a maioria de nós conhece,mas é bom que os mais jovens conheçam a história desta figura maior do nosso clube.
Se alguém conseguir que adicione o vídeo aqui.