Poder-se-á falar numa nova geração de treinadores formados no FCPorto?

• Iniciador de Tópicos Timofte 2-3
  • Data de início
T

Timofte 2-3

Guest
Concordo com o texto que a seguir vou colocar e com isso abro a discussão em torno deste tema. Creio que já há mesmo razões para defender uma nova geração de treinadores, não \"specials\", mas antigos jogadores formados no FCP, campeões no campo, aprendizes de uma nova mentalidade e maneira de estar no futebol português, que está a passar para os \"bancos\". A mudança do nosso futebol (futebol indígena como dizia rui santos) faz-se por aqui e não por outras vias...

\"Selo de qualidade azul e branco\"

O sucesso de Jorge Costa, à frente do comando técnico do Olhanense, e de Domingos, na Académica, devia ser um motivo de orgulho para todos os portistas, já que é, na minha opinião, indissociável da sua condição de ex-jogadores do FC Porto.Sem querer menosprezar ou minorar as aptidões que indiscutivelmente possuem para o desempenho da profissão de treinador, ambos apresentam uma, chamemos-lhe assim, vantagem competitiva face à (muita) concorrência: o seu glorioso passado de Dragão ao peito.Essa vantagem resulta da \"manipulação genética\" a que são sujeitos os jogadores que sentem verdadeiramente a camisola azul e branca, e que lhes imprime no ADN as características do que se convencionou chamar \"jogador à Porto\", como a garra, o espírito de equipa ou a vontade indómita de vencer.O que estes dois casos de êxito vêm demonstrar é que essas qualidades persistem para além da carreira de atleta, podendo ser transpostas para outras áreas desportivas, como a do treino.
E é por por isso que digo que os portistas têm razões para estar orgulhosos, uma vez que o FC Porto pode juntar outro título ao de melhor clube português a potenciar jogadores (comprovado pelos 250 milhões de euros realizados em transferências desde 2004): o de campeão da formação de futuros treinadores.

Texto de Tiago Devezas para o \"Futebolartte\"

T

Timofte 2-3

Guest
Não sei se este é o lugar certo para o tópico, se não for digam-me. Obrigado.

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
46,943
6,541
Conquistas
1
  • Abril/19
No outro dia estava a pensar nisso, e concordo, outro que não me admirada que apareça como treinador é o Pedro Emanuel.

Drakonyaz

Tribuna
18 Julho 2006
2,557
1
Câmara de Lobos, 1975
Penso que não estamos perante nenhuma situação nova, ao longo dos tempos sempre houve treinadores ex-jogadores do FC PORTO que transportaram com eles muitos ideais patenteados pelo nosso clube.

ultimate_dr4gon

Tribuna Presidencial
27 Julho 2006
5,030
377
Não estou a ver nenhum desses a aceitar uma proposta dos vermelhos ou dos verdes o coração por vezes fala mais alto do que o dinheiro espero que seja o caso se isto vier a acontecer

T

Timofte 2-3

Guest
> Drakonyaz Comentou:

> Penso que não estamos perante nenhuma situação nova, ao longo dos tempos sempre houve treinadores ex-jogadores do FC PORTO que transportaram com eles muitos ideais patenteados pelo nosso clube.

Parece-me que, de facto, ha algo novo nesta geracao...uma mentalidade mais ganhadora, uma outra cultura muito mais profissional. Estou a falar igualmente de Aloisio, Barros, o proprio J. Pinto, muito diferentes de Rodolfo ou A. Oliveira, ja para nao falar de O. machado