Portistas pelo mundo

supra04

Bancada central
15 Fevereiro 2008
1,337
114
35
Vila Nova Famalicão
jcld1990 disse:
Tópico interessante!

Bem tenho 24 anos e sou de Vila Nova de Famalicão. Cresci com um pai Benfiquista mas dos bons =) Não é de picar nem de festejar os golos portanto tudo tranquilo.
Costumo parar num café onde 95% da malta é portista apesar de Famalicão até ter uma das Casas dos Orcs mais concorrida do mundo.
Existe mais malta aqui de VNF ?
Eu também sou de Vila Nova de Famalicão...
Cresci numa casa de portistas, apesar de na minha familia estar mais ou menos 50/50 entre portistas e benfiquistas... No entanto penso que a nivel de pessoal mais jovem (eu tenho 25 anos) a tendencia é para os portista ultrapassarem os benfiquistas...
Vivo à 2 anos e meio em Leiria / Marinha Grande (na próxima semana vou mudar novamente para o norte) e aqui sim é só largatada e lampiões....
 

K92

Tribuna Presidencial
4 Junho 2014
5,396
3,980
tripeiro_de_gema disse:
Eu sou natural do Porto, mas neste momento vivo em Aveiro, porque a minha namorada é de Oliveira do Bairro(que por acaso não é muito longe de Águeda), o único defeito dela é ser simpatizante dos chorões, por influência da família, mas acredito que um dia vou convencer-lhe a gostar do NGC, para já ela não liga muito à bola, mas vai passar porque já comecei a levá-la comigo a assistir aos jogos no Dragão, e depois tem noção da aberração de presidente que os lagartos suportam.
Mas tens sorte seres de Águeda, tem um grande número de portistas, não posso garantir números, mas tenho uma ideia que o Porto por lá parece ser a maioria, passo sempre por lá para me reunir com muitos portistas, só o número de portistas que por lá me encontro dava para fazer uma grande comissão. Tem por lá também uma casa do Benfica, mas todas as semanas colocamos um cachecol do Porto por lá.
Caro tripeiro_de_gema, belas palavras as tuas mas acho que é entusiasmo a mais... ;)
Já saí de Águeda há 24 anos mas continuo a lá ir 1/2 dúzia de vezes ao ano. Acho que (ainda) não somos a maioria, nem estaremos perto disso...
No entanto, acredito que entre a população mais jovem os números já sejam bastante diferentes e que até estejamos em maioria. Essa é uma grande notícia que me dás :)))
P.S.1 A minha mulher também é calimera mas, tal como a tua, não liga nenhuma. Se ligasse a coisa ficava feia lá por casa...
P.S.2 Quanto à tua ser de Oliv. do Bairro, deixa-me que te diga que é de uma das terras rivais de Águeda. Acompanho, desde sempre, o Recreio de Águeda e posso dizer que o Oliveira do Bairro e o Anadia são os nossos rivais de estimação! Pelo menos, era assim até há uns anos atrás!
Grande Abraço, caro Portista!
 

nando

Arquibancada
19 Julho 2006
397
29
Barcelos
Nascido, criado e a viver em Barcelos, família desde mulher, filhos, pais portistas. A minha maior influencia foi o meu falecido avô esse sim nascido no Porto.
Tinha 10 anos quando vi o Porto ser campeão pela 1ª vez, nessa altura havia muito poucos portistas, hoje em dia é um orgulho levar os filhos á escola e ver inúmeros miúdos com cachecóis do Porto, quando somos campeões ou ganhamos algo importante lá fora.
Barcelos ainda é uma zona de muitos adeptos do regime mas principalmente nas faixas etárias mais elevadas, os adolescentes estão a mudar esse paradigma.
Abraço.
 

lpmacedo

Tribuna Presidencial
15 Julho 2013
10,204
7,345
Nascido e criado na Maia perto do Aeroporto de Pedras Rubras, que muitas vezes já recebeu os nossos herois em euforia.

Familia totalmente portista, e por sinal bem grande. Ainda me Lembro do primeiro jogo que fui ver do Porto. FC Porto - Aberdeen da época 83-84. A sensação de entrar no estádio, de como tudo parecia enorme a um miudo de 6 anos.

Em relação a familia, tenho episódios interessantes. consegui recrutar, com ajuda da minha irmã, dois primos, que em miudos por influência de tios e primos (do lado da familia da mãe, o Pai é que era da minha familia) eram sportinguistas, hoje são Portistas doentes.

O meu Avo que era benfiquista (conta-me a minha avó que ele a nós nunca nos disse) por ver os netos sofrer pelo Porto acabou por se tornar Portista :D A minha avó com 85 anos não perde um relato na rádio 5.

A minha filha ainda é suficiente nova para saber que é Portista e Sócia :D
 

tripeiro_de_gema

Pinto da Costa vai-te embora
26 Maio 2014
12,958
7,025
Conquistas
5
  • Taça de Portugal 19/20
  • Deco
  • Lucho González
  • Campeão Nacional 19/20
K92 disse:
Caro tripeiro_de_gema, belas palavras as tuas mas acho que é entusiasmo a mais... ;)
Já saí de Águeda há 24 anos mas continuo a lá ir 1/2 dúzia de vezes ao ano. Acho que (ainda) não somos a maioria, nem estaremos perto disso...
No entanto, acredito que entre a população mais jovem os números já sejam bastante diferentes e que até estejamos em maioria. Essa é uma grande notícia que me dás :)))
P.S.1 A minha mulher também é calimera mas, tal como a tua, não liga nenhuma. Se ligasse a coisa ficava feia lá por casa...
P.S.2 Quanto à tua ser de Oliv. do Bairro, deixa-me que te diga que é de uma das terras rivais de Águeda. Acompanho, desde sempre, o Recreio de Águeda e posso dizer que o Oliveira do Bairro e o Anadia são os nossos rivais de estimação! Pelo menos, era assim até há uns anos atrás!
Grande Abraço, caro Portista!
Em Águeda, tens muitos portistas reunidos pelo menos, mas aquilo que disse vale o que vale, sim há muitos portistas jovens, mas também tens muitos portistas na idade dos 30 e 40 anos. Se não somos a maioria, pelo menos somos dos mais representados, tem alguns chorões, mas naquela zona os chorões cada vez mais estão em extinção.
Ainda não é minha mulher, mas sim ela é lagarta, ela não liga muito, mas não se importa de assistir a jogos de futebol, e claro se ela ligasse tanto as coisas ficavam mais feias, mas ainda bem que não liga, porque é de maneira que ela possa mudar para o NGC.
Das rivalidades entre Recreio de Águeda e Oliveira do Bairro e o Anadia, aí já não estou tão dentro do assunto.
 

m3a4424

Tribuna Presidencial
6 Maio 2007
19,031
430
Já existiu um tópico semelhante mas penso que se perdeu com o passar dos anos.

Muito boa ideia a (re)abertura de um novo.

Já agora, era interessante também saber em termos percentuais qual a quantidade de Portistas que existem na zona/localidade em que residem.
 

juveporto

Bancada lateral
8 Junho 2013
656
9
Não moro em Cabo Verde mas tenho familiares que moram (benfiquistas) e dizem-me que já existem muitos portistas por lá... Já eu como moro em Gaia, como é óbvio quase só conheço portistas...
 

Blue_Velvet

Bancada central
22 Agosto 2013
1,108
1,096
Eu moro em Berlim, onde a percentagem de portistas é muito pequena ;) Felizmente o clube da casa é azul e branco, também, sempre me faz menos impressão.

A ver vamos se posso ver a nossa equipa aqui no Estádio Olímpico, na final da Champions deste ano.
 

NunoVN

Bancada lateral
8 Março 2012
907
4
33
Porto
Vou estudar em Madrid e gostaria de saber se alguém por aqui sabe os melhores sítios para se verem os jogos. Existe algum café/bar onde vários portistas se reúnem?
 

NunoVN

Bancada lateral
8 Março 2012
907
4
33
Porto
Obrigado. Vou estar por cá e claro, tenho de arranjar um sítio para ver os jogos todos do nosso Porto =). Quando souberes informa-me por favor. Obrigado e um abraço
 

Komodo

Tribuna Presidencial
12 Dezembro 2012
8,181
1,861
Conquistas
2
36
Vila do Conde
  • Alfredo Quintana
  • Fernando "Bibota" Gomes
Acho que podíamos mudar o nome deste tópico e fazer dele um lugar onde nos pudéssemos ajudar uns aos outros sempre que fossemos para fora, seja para emigrar, seja estudar ou de férias...

Uma maneira de tornarmos o longe, mais perto um pouquinho.
 

nuno queiros

Tribuna Presidencial
25 Abril 2007
5,586
789
46
Porto
Só consegui falar com um desses 2 amigos que moram em Madrid, e falei logo com o mais nervoso :)

Ele disse que para não se enervar com os lampiões fica sempre em casa a ver na net :)

Contudo ele disse que podes procurar por restaurantes tugas em Madrid que quase todos têm sporttv, ele às vezes vai a um de nome Frangus...

Nos jogos grandes da nossa liga e da champions podes sempre ir ao Marca Café pois esses jogos tambem passam lá.

P.s- espero ter ajudado, foi uma conversa curta por whatsapp, se souber mais pormenores escrevo aqui...
 

NunoVN

Bancada lateral
8 Março 2012
907
4
33
Porto
Komodo, sim é uma boa ideia, pode se mudar o nome do tópico e ajudar todos ;).
Muito obrigado Nuno Queirós, vou procurar esses locais por aqui. Para o próximo fim de semana já tenho de estar preparado para ver o jogo equipado a rigor =). Moro com dois espanhóis que conhecem muito bem a nossa equipa principalmente devido aos espanhóis e a Lopetegui. Ficam admirados por não nos darem valor em Portugal, dizem que aqui só se fala do Porto =)
 

Number8

Tribuna
6 Setembro 2006
2,932
3
O colega Nuno Queirós adiantou-se, ia sugerir o Frangus também.

Existe uma delegação do nosso clube em Madrid mas no entanto creio que não tem casa, pelo menos era assim. De qualquer forma manda um mail para a delegação (fcpmadrid@gmail.com) e poderão informar-te com mais exactidão.

Quanto a sítios para ver os jogos não te faltam... Existem muitos bares e restaurantes portugueses em Madrid e quase todos transmitem os jogos mas provavelmente o Frangus (perto da Puerta de Toledo) e talvez o Fado (relativamente perto do Santiago Bernabéu) serão os mais conhecidos. Agora claro que estes sítios não são exclusivamente para portistas por isso especialmente em clássicos apanhas de tudo.

Não sei em que zona de Madrid estás a morar mas é uma questão de veres o que te fica mais perto... Se tiveres facebook aconselho-te a inscreveres-te no grupo "Portugueses que viven en Madrid" que é bastante útil e tem uma lista de todos os restaurantes e cafés tugas de Madrid.

Ainda assim, se não quiseres sair de casa podes subscrever a Gol que transmite um jogo da nossa liga por semana e com o contingente de espanhóis no nosso clube não tenho dúvidas que a maioria das transmissões serão dos nossos jogos. Além disso seguramente pelo menos um dos jogos contra o Athletic dará em canal aberto (foi assim o ano passado com Atlético e Sevilla) e inclusivé um dos nossos jogos com o Lille foi transmitido em canal aberto no primeiro canal.

Boa sorte por terras madrilenas e qualquer coisa que possa ajudar por aí dispõe :)
 

mega_dragon

Tribuna Presidencial
24 Junho 2012
10,320
13,741
https://www.facebook.com/FCPorto?fref=ts

Atingimos os 2.3M de fãs na nossa página oficial no facebook. Mais 750mil que calimeros e estamos em aproximação aos lampiões (a 270mil)...esta é a ferramenta ideal que possa espelhar o fenómeno de grande crescimento do nosso número de adeptos. A história dos 6M nunca passou de um mito. E o nosso potencial de crescimento é imenso !
 

m3a4424

Tribuna Presidencial
6 Maio 2007
19,031
430
mega_dragon disse:
A história dos 6M nunca passou de um mito.
Tal como seria de esperar de uma sondagem encomendada e paga por...  benfiquistas.

Se são eles que pagam, saiem os resulyados que eles quiserem.
É assim que costuma funcionar.
 

mega_dragon

Tribuna Presidencial
24 Junho 2012
10,320
13,741
m3a4424 disse:
Tal como seria de esperar de uma sondagem encomendada e paga por...  benfiquistas.

Se são eles que pagam, saiem os resulyados que eles quiserem.
É assim que costuma funcionar.
Na 2a circular adoram criar mitos para aquela gente acreditar. Os lampiões com os 6M e os lagartos com os 3M. A realidade é que no facebook, uma amostra de grande relevo, temos uma larga vantagem sobre os lagartos e estamos próximos dos lampiões.

E ontem até estive com 2 Açoreanos da Ilha de São Miguel no Dragão, e em conversa perguntei-lhes como tem evoluído lá o portismo e responderam-me que larga maioria dos miudos entre os 5 a 15 anos são Dragões ! E que na faixa dos 15 aos 30 a nossa falange é muito numerosa. Lá está, isto dentro de alguns anos vai-se fazer notar...
 

Jpfreitas91

Tribuna
9 Abril 2012
4,651
1,026
Acho que essa proximidade do número de adeptos entre nós e os lamps se deve à maior percentagem de adeptos jovens. Até podem ter mais adeptos com alguma distância (li um estudo há uns tempos que dava 4.1M de lamps e 2.9 de Portistas, salvo erro), mas no universo de adeptos com facebook (faixa etária teoricamente mais jovem) essa diferença não se traduz. Daqui a 20 ou 30 anos, acredito que os números estarão mais equilibrados, sendo para isso fulcral que continuemos a ganhar cá dentro e a fazer boas campanhas lá fora.