Portistas pelo mundo

Draconem

Tribuna Presidencial
16 Junho 2013
10,364
38,795
Conquistas
4
  • Janeiro/17
  • Junho/21
Marocas disse:
Pelo o que tenho percebido, acho que onde temos menos adeptos é no Algarve.
Na semana passada cruzei-me em Aljezur com dois jovens que traziam camisolas do FC Porto. Disse-lhes "belo traje, dragões".

Resposta de um: "Pardon, je ne suis pas portugais."

Olho por trás e eram argelinos com camisolas do Brahimi.
 

mega_dragon

Tribuna Presidencial
24 Junho 2012
10,328
13,786
Marocas disse:
Pelo o que tenho percebido, acho que onde temos menos adeptos é no Algarve.
No Algarve tenho ideia de termos uma percentagem idêntica à Área Metropolitana de Lisboa (perto de 10%).

Este ano no período de férias que passei no Algarve (Vilamoura), fui uma noite jantar à Quarteira a um Restaurante de Sushi e o Chefe era Ucraniano e Grande Dragão....diz que ganhou simpatia pelo nosso clube quando veio para Portugal em 2003 e tínhamos uma grande equipa. E que facilmente percebeu que o benfica era a equipa do regime como é o Dínamo de kiev na Ucrância. Na Ucrânia é do Shakhtar. Quando descobriu que na minha mesa éramos do Porto e Dragões, nunca mais parou de prestar especial atenção à nossa mesa e no fim ainda ofereceu mais peças e shots :)  E com orgulho contou que foi com dois amigos ucranianos ver o benfica x Shakhtar há poucos anos atrás ao galinheiro e limpou meia dúzia de lampiões na bancada central (realmente o gajo tinha cabedal e era meio maluco..)... Fica este relato deste jantar interessante :) E diz que o sonho dele é vir morar para o Porto, abrir cá restaurante, para poder ir ao Dragão com regularidade. Fiquei impressionado com a fibra dele enquanto Dragão. Parecia qualquer um de nós que sente o clube desde criança. Quando voltar ao Algarve, o Homem merece uma visita.

Onde acho que temos a percentagem mais residual é no Alentejo (uns 5%). Tem uma população muito envelhecida. E é muito despovoado. Por isso, mesmo que até tivéssemos uma percentagem bem mais interessante não teria grande relevância.
 
  • Like
Reações: FCP1000

Y_Chippo

Tribuna Presidencial
1 Setembro 2012
5,981
7,585
Conquistas
6
  • Lucho González
  • Bobby Robson
  • Paulinho Santos
  • Jardel
mega_dragon disse:
Não conheço a realidade do interior do Distrito do Porto mas através de relatos de colegas, devemos ter uns 60% contra 30% de lampiões e 10% de lagartos.

No Grande Porto (Porto / Gaia / Matosinhos / Maia / Gondomar / Valongo) já conheço bem a realidade e a média é esmagadora e deve andar nos 75% de Dragões, 15% lampiões, 5% lagartos, 5% outros (Boavista ou Leixões a 100%). Parte dos que se assumem lampiões ou lagartos têm o Boavista como segundo clube.

Num raio de 50km à volta do Dragão, devemos ter 1.5M de adeptos (a nossa principal força), mais 500 mil noutras zonas do Norte e mais 1M no resto do país (Centro, Sul e Ilhas).  É a minha estimativa.
Sou do Porto, nado e criado, e sempre conheci bastante mais remendados que lagartos. Isto dentro da minha faixa etaria (35 anos).
Ainda dentro desta faixa etaria, diria que 7 em cada 10 gajos que conheco sao do FCP.
Esta percentagem tera naturalmente tendencia para aumentar nos mais jovens e diminuir nos mais velhos.
 

Marocas

Bancada central
1 Março 2018
2,116
2,169
mega_dragon disse:
No Algarve tenho ideia de termos uma percentagem idêntica à Área Metropolitana de Lisboa (perto de 10%).

Este ano no período de férias que passei no Algarve (Vilamoura), fui uma noite jantar à Quarteira a um Restaurante de Sushi e o Chefe era Ucraniano e Grande Dragão....diz que ganhou simpatia pelo nosso clube quando veio para Portugal em 2003 e tínhamos uma grande equipa. E que facilmente percebeu que o benfica era a equipa do regime como é o Dínamo de kiev na Ucrância. Na Ucrânia é do Shakhtar. Quando descobriu que na minha mesa éramos do Porto e Dragões, nunca mais parou de prestar especial atenção à nossa mesa e no fim ainda ofereceu mais peças e shots :)  E com orgulho contou que foi com dois amigos ucranianos ver o benfica x Shakhtar há poucos anos atrás ao galinheiro e limpou meia dúzia de lampiões na bancada central (realmente o gajo tinha cabedal e era meio maluco..)... Fica este relato deste jantar interessante :) E diz que o sonho dele é vir morar para o Porto, abrir cá restaurante, para poder ir ao Dragão com regularidade. Fiquei impressionado com a fibra dele enquanto Dragão. Parecia qualquer um de nós que sente o clube desde criança. Quando voltar ao Algarve, o Homem merece uma visita.

Onde acho que temos a percentagem mais residual é no Alentejo (uns 5%). Tem uma população muito envelhecida. E é muito despovoado. Por isso, mesmo que até tivéssemos uma percentagem bem mais interessante não teria grande relevância.
Pois é, já nem me lembrava do Alentejo e concordo, a população é mais idosa e ainda por cima fica muito longe do Norte.
 

Marocas

Bancada central
1 Março 2018
2,116
2,169
Y_Chippo disse:
Sou do Porto, nado e criado, e sempre conheci bastante mais remendados que lagartos. Isto dentro da minha faixa etaria (35 anos).
Ainda dentro desta faixa etaria, diria que 7 em cada 10 gajos que conheco sao do FCP.
Esta percentagem tera naturalmente tendencia para aumentar nos mais jovens e diminuir nos mais velhos.
Na minha faixa etária do que conheço, em cada 10 gajos,  8/9 são do FCP, do SCP é mesmo muito raro ver, o Benfica é um bocado mais comum mas também nada demais.
 

Morais

Tribuna Presidencial
4 Maio 2017
16,997
2,960
Conquistas
2
57
Porto
  • Artur Jorge
  • Cubillas
Marocas disse:
Já tinha visto, mas creio que nesse ano tínhamos muito menos gostos.
http://foradejogo08.blogspot.com/2015/03/fc-porto-ultrapassa-benfica-no-facebook.html
Sim.De qualquer forma esse artigo baseado no facebook revela o que se sabia que internamente o Benfica tem mais seguidores mas quando saímos de Portugal o Porto é claramente esmagador.
Isso pode não demonstrar e representar em termos de adeptos mas sim de seguidores e pelo mneos podemos afirmar que nosso clube internacionalmente desperta mais interesse,por certo nosso clube deve levar isso para a mesa quando vai assinar os valores dos contratos televisivos e patrocinadores em geral.
 

Vieira_Amares

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
21,582
64,321
Conquistas
8
  • Dezembro/20
mega_dragon disse:
No Algarve tenho ideia de termos uma percentagem idêntica à Área Metropolitana de Lisboa (perto de 10%).

Este ano no período de férias que passei no Algarve (Vilamoura), fui uma noite jantar à Quarteira a um Restaurante de Sushi e o Chefe era Ucraniano e Grande Dragão....diz que ganhou simpatia pelo nosso clube quando veio para Portugal em 2003 e tínhamos uma grande equipa. E que facilmente percebeu que o benfica era a equipa do regime como é o Dínamo de kiev na Ucrância. Na Ucrânia é do Shakhtar. Quando descobriu que na minha mesa éramos do Porto e Dragões, nunca mais parou de prestar especial atenção à nossa mesa e no fim ainda ofereceu mais peças e shots :)  E com orgulho contou que foi com dois amigos ucranianos ver o benfica x Shakhtar há poucos anos atrás ao galinheiro e limpou meia dúzia de lampiões na bancada central (realmente o gajo tinha cabedal e era meio maluco..)... Fica este relato deste jantar interessante :) E diz que o sonho dele é vir morar para o Porto, abrir cá restaurante, para poder ir ao Dragão com regularidade. Fiquei impressionado com a fibra dele enquanto Dragão. Parecia qualquer um de nós que sente o clube desde criança. Quando voltar ao Algarve, o Homem merece uma visita.

Onde acho que temos a percentagem mais residual é no Alentejo (uns 5%). Tem uma população muito envelhecida. E é muito despovoado. Por isso, mesmo que até tivéssemos uma percentagem bem mais interessante não teria grande relevância.
Sushi colega?

Que mariquice 😂😂😂

Ainda por cima na Quarteira, tem lá um excelente restaurante com rodízio à descrição e são super acessíveis.
 

Vieira_Amares

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
21,582
64,321
Conquistas
8
  • Dezembro/20
Não me parece que esses dados das redes sociais signifiquem alguma coisa de mudança. Os lamps continuam a ser o clube com mais adeptos em todos os países, fruto dos Tugas lá existentes.

Significa sim, que existe um interesse maior no nosso clube, do que nos outros dois, talvez devido às conquistas européias, ao rótulo de comprar barato e vender caro ( o sonho molhado da malta do FM ) e as contratações na América Latina e claro, da contratação do Iker.

Eu dou o meu exemplo:

No face sigo o Man Utd, o Watford, o Tottenham, o Everton e o Liverpool e no entanto não sou adepto de nenhum deles... Para além de seguir também o Real, Dortmund e etc
 

Morais

Tribuna Presidencial
4 Maio 2017
16,997
2,960
Conquistas
2
57
Porto
  • Artur Jorge
  • Cubillas
Vieira_Amares disse:
Não me parece que esses dados das redes sociais signifiquem alguma coisa de mudança. Os lamps continuam a ser o clube com mais adeptos em todos os países, fruto dos Tugas lá existentes.

Significa sim, que existe um interesse maior no nosso clube, do que nos outros dois, talvez devido às conquistas européias, ao rótulo de comprar barato e vender caro ( o sonho molhado da malta do FM ) e as contratações na América Latina e claro, da contratação do Iker.

Eu dou o meu exemplo:

No face sigo o Man Utd, o Watford, o Tottenham, o Everton e o Liverpool e no entanto não sou adepto de nenhum deles... Para além de seguir também o Real, Dortmund e etc
Concordo foi o que eu disse.Eu vejo aqui pelo Brasil claro que muitos são meus amigos e já sabem que sou portista e me perguntam pelo Porto mas quem não sabe também pergunta mais ou quer saber mais do que qualquer outro clube tuga.
Eu acho que a ver com nosso presença constante na champions e com nossas conquistas internacionais,aliás tenho quase a certeza.
 
R

rubickus

Guest
Sou portista de pequeno, nasci na Povoa de Varzim. Tenho orgulho das gentes da minha terra, muitas delas portistas.
Actualmente estou em Londres, a curta distancia do estadio de Loftus Road (casa do QPR).

Posso dizer que já vi camisolas do regime e dos calimeros nesta zona, mas faco questao que a nossa seja representada - ha alguns pubs onde so entram adeptos do QPR e já tive o prazer de entrar em alguns usando o nosso tambem bonito azul e branco.
 

Marocas

Bancada central
1 Março 2018
2,116
2,169
Vieira_Amares disse:
Não me parece que esses dados das redes sociais signifiquem alguma coisa de mudança. Os lamps continuam a ser o clube com mais adeptos em todos os países, fruto dos Tugas lá existentes.

Significa sim, que existe um interesse maior no nosso clube, do que nos outros dois, talvez devido às conquistas européias, ao rótulo de comprar barato e vender caro ( o sonho molhado da malta do FM ) e as contratações na América Latina e claro, da contratação do Iker.

Eu dou o meu exemplo:

No face sigo o Man Utd, o Watford, o Tottenham, o Everton e o Liverpool e no entanto não sou adepto de nenhum deles... Para além de seguir também o Real, Dortmund e etc
Não, porque os lamps dominam na população mais velha, o que pode significar é que temos um domínio nos mais novos.
 

emilkosta

Arquibancada
23 Maio 2013
174
23
Nasci no Porto, cidade que amo e que tive de deixar vai quase para trinta anos, agora que os quarenta me aguardam .

Na minha adolescência- épocas de penta e afins ; " a escola era minha" . Era eu , e mais quas nenhum ( assumido pelo menos como eu)

Hoje o meu filho, na turma dele- q so sao 20-  sao ele e mais 4 campeões nacionais

 

Marocas

Bancada central
1 Março 2018
2,116
2,169
emilkosta disse:
Nasci no Porto, cidade que amo e que tive de deixar vai quase para trinta anos, agora que os quarenta me aguardam .

Na minha adolescência- épocas de penta e afins ; " a escola era minha" . Era eu , e mais quas nenhum ( assumido pelo menos como eu)

Hoje o meu filho, na turma dele- q so sao 20-  sao ele e mais 4 campeões nacionais
Mas ainda moras no Norte?
 

VisceraEater

Bancada central
28 Maio 2016
1,659
769
36
Nasci em Labruge, Vila do Conde. Fiz o secundário em Vila do Conde e estudei na FEUP, no Porto.
Agora vivo na Alemanha, em Darmstadt, perto de Frankfurt.

Como os tugas aqui da zona são todos benfiqueiros, tenho de vir ao fórum para ter algum equilibrio na vida. E vale bem apena.
 

Marocas

Bancada central
1 Março 2018
2,116
2,169
VisceraEater disse:
Nasci em Labruge, Vila do Conde. Fiz o secundário em Vila do Conde e estudei na FEUP, no Porto.
Agora vivo na Alemanha, em Darmstadt, perto de Frankfurt.

Como os tugas aqui da zona são todos benfiqueiros, tenho de vir ao fórum para ter algum equilibrio na vida. E vale bem apena.
Saches ou Régio?