Porto - boa zona para viver?

Sjunde Inseglet

Arquibancada
26 Maio 2014
352
0
32
Aveiro
Estava noutro fórum online, onde um francês que vem viver para o Porto perguntou informações sobre uma zona específica do Porto para onde ele tenciona vir morar. E eu pensei que nada melhor para saber informações sobre o Porto do que no Portal dos Dragões! Vejam lá se me conseguem ajudar:

A zona em questão é a rua André de Resende, creio que na freguesia da Foz do Douro (ou aquilo ainda é Lordelo?) Bem deixo o link mais em baixo.

As dúvidas dele prendiam-se essencialmente com a criminalidade e segurança da zona.
Eu vivi no Porto até há bem pouco tempo na zona do Campo Alegre, que é até bem perto da zona em questão. Em termos de criminalidade nunca tive grandes problemas, embora de vez em quando apanhasse uns drogaditos que vinham da zona do aleixo etc.
Naquela zona em concreto da rua André de Resende, nunca fui para lá a pé, visto que é uma zona residencial e sem grande interesse. É bem perto da Pasteleira, que creio ser um bairro social (estou correcto) mas também é perto de Serralves e de zonas com bastante riqueza. Que opinião é que me podem dar sobre esta rua em particular para eu transmitir ao Francês? Dei numa de bom Samaritano porque na verdade sempre tive alguma curiosidade em relação àquela zona.


antes de mais obrigado a todos e fica aqui o link
https://www.google.fr/maps/place/R.+Andr%C3%A9+de+Resende,+Porto,+Portugal/@41.1525081,-8.6659436,17z/data=!3m1!4b1!4m13!1m7!3m6!1s0xd246f81104dedfb:0x912a92d7f900fa9f!2sR.+Andr%C3%A9+de+Resende,+Porto,+Portugal!3b1!8m2!3d41.1525041!4d-8.6637549!3m4!1s0xd246f81104dedfb:0x912a92d7f900fa9f!8m2!3d41.1525041!4d-8.6637549
 

jqmmes

Tribuna Presidencial
13 Julho 2012
8,750
233
A rua (bairro) em questão não conheço a nível de viver... Não fica na pasteleira, o que é bom, mas fica mesmo ao lado... Mas também fica ao lado dos pinhais da Foz, que é uma das "melhores zonas" (rua João de Barros e arredores) para morar. Se evitar meter-se pela pasteleira a dentro, em princípio deve ser tranquilo, mas é capaz de haver colegas que te possam dar melhores informações, porque eu sei que os pinhais são tranquilos, e conheço algumas pessoas que moram lá, mas nessa zona em concreto não.
 

Sjunde Inseglet

Arquibancada
26 Maio 2014
352
0
32
Aveiro
pois foi a sensação com que fiquei. é uma zona de transição entre uma zona problemática e uma zona tranquila. A freguesia em questão é possivelmente das mais ricas do Porto. Tem serralves ali ao lado e os casarões em volta da marechal gomes da costa e arredores. Aquela rua em particular, fiquei na dúvida. Eventualmente por os prédios tb já serem um bocado velhos  e por isso é que decidi vir aqui perguntar para ver se alguem eslcarecia.

Eu no Campo Alegre também estava numa zona tranquila em termos do pessoal que mora ali. Mas como era uma zona de passagem, era imensas vezes abordado por sem abrigos ou pessoal mais agressivo que vinha/ia para o aleixo.
 

jqmmes

Tribuna Presidencial
13 Julho 2012
8,750
233
Sjunde Inseglet disse:
pois foi a sensação com que fiquei. é uma zona de transição entre uma zona problemática e uma zona tranquila. A freguesia em questão é possivelmente das mais ricas do Porto. Tem serralves ali ao lado e os casarões em volta da marechal gomes da costa e arredores. Aquela rua em particular, fiquei na dúvida. Eventualmente por os prédios tb já serem um bocado velhos  e por isso é que decidi vir aqui perguntar para ver se alguem eslcarecia.

Eu no Campo Alegre também estava numa zona tranquila em termos do pessoal que mora ali. Mas como era uma zona de passagem, era imensas vezes abordado por sem abrigos ou pessoal mais agressivo que vinha/ia para o aleixo.
O Aleixo já não é nada do que era felizmente... Só não sei se migraram para os lados da Pasteleira, mas tenho ideia que não.
 

Sjunde Inseglet

Arquibancada
26 Maio 2014
352
0
32
Aveiro
jqmmes disse:
O Aleixo já não é nada do que era felizmente... Só não sei se migraram para os lados da Pasteleira, mas tenho ideia que não.
em fui viver para o porto em 2009, ainda estavam todas as torres de pé, antes disso não me pronuncio. Se a zona ficou melhor? talvez, o tráfico de droga é capaz de ter abrandado um bocado, mas continuei sempre a ver por aquelas bandas pessoal meio duvidoso e dependentes da droga. Entretanto tb cresci e aprendi a lidar mais facilmente com as abordagens desse pessoal.
Nunca tive problemas de maior, apesar de até ter chegado a ir a tribunal por causa de 10€, que na verdade foi o máximo que me levaram e foi porque eu pensei que tinha a carteira vazia. De resto era aquela moeda que de vez em quando me sentia impelido a dar tal era a insistência dos gandins. O episódio do tribunal, foi porque os sujeitos em questão resolveram assaltar tanta malta das faculdades ali à volta que acabamos todos por fazer queixa. De resto uma vez até subi a pé da marginal para lordelo pelo meio das torres do aleixo e não tive qualquer problema.