Propostas para aumentar Competitividade/Qualidade Liga Portuguesa

Paredes5

Tribuna Presidencial
16 Janeiro 2013
10,774
12,489
Conquistas
9
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Deco
  • Lucho González
  • Alfredo Quintana
Decidi abrir este tópico depois de ler a proposta dos melhores clubes holandeses para a Eredivisei.

"Ajax, Feyenoord e PSV , três dos principais emblemas do futebol holandês, fizeram uma proposta original ao organismo que rege a competição: dar 10 por cento da verba angariada na Liga dos Campeões aos outros emblemas da principal liga holandesa.

A ideia passa por dar aos outros clubes capacidade financeira mínima, de forma a tornar a Eredivisie uma prova mais competitiva, elevando assim o nível do futebol holandês. Esta proposta será agora discutida em Assembleia-geral da Federação de forma a ser a aprovada. Se passar, deverá entrar em vigor na próxima época.

O jornal holandês 'ADSportwereld' fez os cálculos baseados naquilo que seria uma boa campanha das equipas holandesas na Champions (dois clubes na fase de grupos da Champions com pelo menos dois triunfos e um empate) e estimou que, ao todo, haveria 10 milhões de euros de receita adicional para as outras equipas.

Em contrapartida, Ajax, Feyenoord e PSV pedem que sejam abolidos os relvados sintéticos na Eredivise."


Acham que seria uma boa medida a aplicar em Portugal?


 

Tiagotg999

Tribuna Presidencial
19 Maio 2016
11,453
16,798
33
Vila Das Aves
Paredes5 disse:
Decidi abrir este tópico depois de ler a proposta dos melhores clubes holandeses para a Eredivisei.

"Ajax, Feyenoord e PSV , três dos principais emblemas do futebol holandês, fizeram uma proposta original ao organismo que rege a competição: dar 10 por cento da verba angariada na Liga dos Campeões aos outros emblemas da principal liga holandesa.

A ideia passa por dar aos outros clubes capacidade financeira mínima, de forma a tornar a Eredivisie uma prova mais competitiva, elevando assim o nível do futebol holandês. Esta proposta será agora discutida em Assembleia-geral da Federação de forma a ser a aprovada. Se passar, deverá entrar em vigor na próxima época.

O jornal holandês 'ADSportwereld' fez os cálculos baseados naquilo que seria uma boa campanha das equipas holandesas na Champions (dois clubes na fase de grupos da Champions com pelo menos dois triunfos e um empate) e estimou que, ao todo, haveria 10 milhões de euros de receita adicional para as outras equipas.

Em contrapartida, Ajax, Feyenoord e PSV pedem que sejam abolidos os relvados sintéticos na Eredivise."


Acham que seria uma boa medida a aplicar em Portugal?
Essa medida já é cá feita há pelo menos 4 anos...duma maneira...encapotada.

Quantos clubes já se financiaram à custa dum certo clube?

-Rio Ave (slb/mendes)
-Vitória Guimarães (slb)
-Maritimo (slb)
-Setubal (slb)
-Boavista (slb)
-Belenenses (slb)
-Moreirense (slb)
-Tondela (slb)
-Aves (slb)

É fácil de reparar na competitividade que estas equipas tem a jogar entre elas e contra sporting e contra nós, mas contra o slb? Só uma ou outra escapam.

Aí é que tem de ser feita a mudança, mudar presidentes, mentalidades.
 

WaywardPines

Tribuna Presidencial
11 Julho 2016
7,047
5,543
Conquistas
1
  • Reinaldo Teles
Primeiro é preciso limpar a corrupção que esta sediada na porta 18

Depois discute -se essa e outras propostas
 
  • Like
Reações: apostador87

killermartins

Tribuna Presidencial
23 Abril 2012
13,505
7,334
Um ideia que tive foi sobre uma competição da UEFA que poderia ajudar nisso, aumentando competitividade..

Uma competição com 2 equipas que não se tivessem classificado para a Europa, nas ligas abaixo do top 5, porque um West Ham tem orçamento maior do que o nosso, competir com um Chaves seria completamente injusto..

Prémios monetários significativos, ou seja, como nas outras, dinheiro por vitória, empate e passar eliminatórias, dinheiro para esse clube e um alinhamento de prémios para os países melhor classificados, ou seja, se Portugal metesse 1 na final e outro na meias, ficava, por exemplo em 2º lugar que daria um prémio a distribuir de 7M..

Competição a ser jogada durante 1 mês, num país europeu, tipo competição de selecções, nos meses de Junho/Julho.. Começando numa fase de grupos que garantia 3 jogos para cada equipa..

Digo isto porque noto que as equipas abaixo dos grandes, vão à Europa sem preparação, isto seria uma pré-época de luxo..

Vejo isto como mais interessante porque é uma forma de preparar 2 equipas por país para começarem a época com mais gás, tem atractivo financeiro e ganham todos os clubes, logo criaria mais "companheirismo" entre as equipas..

No caso referido, seriam as equipas "grandes" a trabalhar pelas pequenas, no nosso país, cada tostão conta, ninguém iria aceitar e as equipas pequenas continuariam a lutar pela manutenção.. Quanto ao pagar a competição, a UEFA ganharia dinheiro para pagar isso tudo em pouco tempo, não há competições nessa altura, se cada país pagasse por direitos televisivos 2M, a coisa ficava quase paga, o resto em patrocínios..
 

killermartins

Tribuna Presidencial
23 Abril 2012
13,505
7,334
Pode parecer uma taça intertoto, mas não, essa era meio caminho para a Taça Uefa, com vários vencedores, prémios monetários baixos e quem se classificava era a equipa com melhor disciplina..

Esqueci-me de referir, na minha competição imaginária, os finalistas teriam direito ao playoff da Liga Europa..
 

Dragao_man

Tribuna Presidencial
1 Março 2007
9,803
5,097
Conquistas
24
32
Maia
  • Madjer
  • Jardel
  • Deco
  • Hulk
Para se aumentar competitividade/qualidade na nossa Liga basta acabar com o polvinho ao carnide que o campeonato fica logo mais competitivo e justo!
 
  • Like
Reações: apostador87

Octavio Marques

Arquibancada
14 Junho 2017
330
1
1º Acabar com o polvo
2º Reduzir o número de equipas para 12
3º Acabar com o polvo
4º Penalizar o anti-jogo
5º Acabar com o polvo
6º Garantir o interesse das emissões para o mercado internacional (isto cruza-se de muitas maneiras com os #1, #3, #5 e passa ainda por outros critérios mais técnicos relativamente à qualidade da realização televisiva, iluminação, etc. etc. etc.)
7º Ao acabar com o polvo, penalizar adequada e exemplarmente quem o montou e aproveitou
8º Assegurar um sistema transparente de escolha de árbitros (eu sei, confunde-se com #1, #3, #5, #6, #7) e utilizar os meios já existentes para remover desonestos, incompetentes ou visualmente menos capacitados.
9º Acabar com o polvo.
10º Deixar o slm ir jogar para Espanha, se o deixassem, ou como não deixariam nunca en la vida, deixá-los ir jogar para a Crimeia, que me parece destino mais apropriado. Bilhetes só de ida, para que não se reinstalasse o Polvo II.

Realisticamente, concentrava-me agora em esperar que os tribunais assegurem que a justiça seja feita e rezar para que milagrosamente a imprensa portuguesa se veja livre dos controleiros do slm. E já não era mau.
 
  • Like
Reações: apostador87

Dragao_man

Tribuna Presidencial
1 Março 2007
9,803
5,097
Conquistas
24
32
Maia
  • Madjer
  • Jardel
  • Deco
  • Hulk
Octavio Marques disse:
1º Acabar com o polvo
2º Reduzir o número de equipas para 12
3º Acabar com o polvo
4º Penalizar o anti-jogo
5º Acabar com o polvo
6º Garantir o interesse das emissões para o mercado internacional (isto cruza-se de muitas maneiras com os #1, #3, #5 e passa ainda por outros critérios mais técnicos relativamente à qualidade da realização televisiva, iluminação, etc. etc. etc.)
7º Ao acabar com o polvo, penalizar adequada e exemplarmente quem o montou e aproveitou
8º Assegurar um sistema transparente de escolha de árbitros (eu sei, confunde-se com #1, #3, #5, #6, #7) e utilizar os meios já existentes para remover desonestos, incompetentes ou visualmente menos capacitados.
9º Acabar com o polvo.
10º Deixar o slm ir jogar para Espanha, se o deixassem, ou como não deixariam nunca en la vida, deixá-los ir jogar para a Crimeia, que me parece destino mais apropriado. Bilhetes só de ida, para que não se reinstalasse o Polvo II.

Realisticamente, concentrava-me agora em esperar que os tribunais assegurem que a justiça seja feita e rezar para que milagrosamente a imprensa portuguesa se veja livre dos controleiros do slm. E já não era mau.
Esqueceste-te da conclusão: acabar com o polvo! ;D
 

pcarvalho

Bancada lateral
9 Novembro 2012
724
189
hoje li um artigo interessante sobre a liga japonesa que falava na existência de um comité que apenas concedia licenças para a primeira liga casos os clubes cumprissem uma série de requisitos financeiros e de infraestruturas.
não me parece mal.
para além disso, redução do número de equipas para 14, descentralização dos direitos televisivos e...jogarem à bola.
 

Flanders

Tribuna
11 Maio 2017
2,711
0
1) exigir um certo nível nas infraestruturas e na qualidade do relvado. Quem não conseguir atingir esse nível, não é considerado apto para competir na primeira liga.

2) reduzir de 18 para 15 o número de equipas.

2) acabar com os empréstimos.

3) limite de transferências por janela. Não sei quanto mas diria o n° de saídas de entre os 18 mais utilizados na época anterior + 2/3. Ou seja, no nosso caso faria com que, como perdemos Ricardo e Marcano, só pudéssemos ir buscar no máximo 4/5 jogadores novos. O objetivo seria melhorar o rigor de cada clube no mercado.

5) acabar com o anti jogo. Uma ideia de uma medida: sempre que um jogador caísse e com isso o jogo fosse parado, teria de sair. O tempo seria contado desde que o jogo parou até que recomeçou e o jogador ficava fora esse tempo. O mesmo para os jogadores assistidos. Acabaria por penalizar quem se magoa de verdade mas há que prejudicar umas coisas para conseguir outras.

6) distribuição dos direitos televisivos.

7) essa ideia que aí está. Parece-me interessante.
 

Mary Antas

Tribuna
20 Abril 2018
2,783
4,230
Estripar o polvo.

Depois vê-se.

Eu gostava de um modelo que dividisse o campeonato a meio a meio (passe a redundância) da época.
A metade de cima luta pelo título e Europa.
A metade de baixo luta pela sobrevivência.
Com menos do que 18 equipas obviamente.

Atualmente chega-se a fevereiro e já algumas equipas têm o campeonato praticamente feito. E há outras que não estão a fazer nada na I Liga.
 
  • Like
Reações: apostador87

Y_Chippo

Tribuna Presidencial
1 Setembro 2012
5,938
7,435
Conquistas
6
  • Lucho González
  • Bobby Robson
  • Paulinho Santos
  • Jardel
Acabar com a corrupcao tem que ser o ponto de partida para tudo.

E com isto nao falo apenas do polvo, falo tambem de todos os dirigentes que se aproveitam dos clubes para encher o bolso (a maneira do tipico "empreendedor" portugues).

- Primeiro passo : eliminar por completo a rede mafiosa que beneficia o slm, expulsar os arbitros/observadores que participam na mesma, e sujeitar os clubes-satelite como Aves, Tondela e Farense a punicoes exemplares.

- foco GLOBAL na transparencia - falo de aquisicoes/vendas de passes, comissoes. Tudo no site da Liga, discriminado. Purgar o futebol portugues de agentes e empresarios metidos em negocios ilicitos - livrar o futebol desta gentalha.

- limite de inscricao de jogadores estrangeiros (chega de ver planteis com um par de jogadores portugueses) e apoio monetario da FPF (dinheiro nao lhes falta) dedicado a formacao dos clubes da 1a e 2a liga.

- iniciativas para que os Portugueses apoiem os clubes da sua terra. O benfica entao e um verdadeiro cancro do futebol portugues neste prisma tambem. Sao em larga medida os adeptos que fazem os clubes. Este ponto e muito importante, mas tambem o mais improvavel de fazer vingar.
 
  • Like
Reações: apostador87

gnh

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2016
7,407
1,106
Conquistas
5
  • Deco
  • Hulk
  • José Maria Pedroto
  • Alfredo Quintana
Não sei já cá meteram isto, em relação à qualidade (ou falta dela).

 

Y_Chippo

Tribuna Presidencial
1 Setembro 2012
5,938
7,435
Conquistas
6
  • Lucho González
  • Bobby Robson
  • Paulinho Santos
  • Jardel
gnh disse:
Não sei já cá meteram isto, em relação à qualidade (ou falta dela).

Acho que estamos mesmo num momento critico do nosso futebol. Ou poem travao a isto AGORA ou vamos ser a liga Belga muito mais rapidamente do que as pessoas pensam.

Ainda ha 10 anos atras eramos claramente a 5a liga mais forte do panorama Europeu, entretanto fomos irremediavelmente ultrapassados pela Russia e pela Franca, mas quem ve Ajax, PSV, Fenerbahce, Gala, etc...sabe que em breve serao estes a passar-nos para tras.

Claro que temos a paixao e a qualidade necessarias para dar a volta a isto, mas como a classe dirigente nacional e tao - mas tao - fraca...tenho a certeza que nao iremos dar. A PFP e a Liga sao a imagem viva daquele meme do caozinho sentado numa sala a arder.


 

RicardoChinelo

Bancada lateral
10 Abril 2016
771
755
-Limite mínimo de 2 jogadores formados em Portugal no 11 inicial em cada jogo
- Receitas televisivas no mesmo modelo de Inglaterra (se bem que não geramos nem 1/10 do dinheiro)
- Reduzir o campeonato para 16 equipas, se necessário para 10 e faz se 4 voltas ou para 12 e joga se uma fase final com as primeiras 6 a disputar o título com os pontos que tinham, as últimas 6 de igual forma
-Investigação a TODOS os clubes da liga, finanças, negócios obscuros entre clubes, relacionamentos promíscuos, etc.
-Funcionamento do VAR, uma mistura do modelo inglês, com a informação no ecrã, feito em 20 segundos como eles fazem e com a comunicação audível para todo o estádio, se necessário com explicação por parte do árbitro como na NFL
-Preços dos bilhetes máximos de 20 euros em qualquer jogo, em qualquer lugar
-Horários dos jogos a horas decentes, no máximo com início até às 20h da noite e só ao fim de semana, de preferência ao Domingo às 15h da tarde quando possível, se formos um campeonato apetecível de transmitir com estádios cheios e bom futebol as estações que se desdobrem em SportTV 20 se quiserem
-Condições de segurança e policiamento asseguradas em todos os jogos, todos os estádios com vídeo vigilância, quem não deve não teme
-Condições mínimas dos estádios, para adeptos, espaço, entrada, segurança, para profissionais, relvados com condições mínimas estabelecidas, não vejo em mais nenhum campeonato do mesmo nível que o nosso (holandês) as marosca à la português como no jogo do Sta Clara- Boavista salvo erro