Qual a vitória no Campeonato que mais prazer vos deu?

  • Iniciador de Tópicos xFiz_a_tropa_com_o_Baía
  • Data de início
X

xFiz_a_tropa_com_o_Baía

Guest
No verão de 1989 (pré-época 89/90) o Artur Jorge voltou a treinar o Porto e conseguiu a proeza de perder ou 8 ou 9 jogos consecutivos.

O Artur Jorge viu-se livre de muitos históricos do Porto: Gomes, Inácio, Quim, Frasco, Jaime Pacheco, Lima Pereira, Eduardo Luís, Eurico (deste não tenho a certeza), trazendo sangue novo para o Porto: Jorge Couto, Fernando Couto, Semedo, Bandeirinha, Stephan Demol, Stephan Paille (não sei bem porquê...)

O Porto foi crucificado pela imprensa e ninguém ousaria atribuir ao Porto o favoritismo para o Campeonato (incluindo muitos portistas).

Mas mesmo assim o Porto foi campeão contra tudo e contra todos, principalmente contra um Benfica que teve (assim como continua a ter) o apoio da imprensa lisboeta. Um benfica que nesse ano chegou à final da Taça dos Campeões graças a uma mão de Vata.

Por tudo isso foi o título que mais me prazer deu em conquistar.
 

admin

Tribuna Presidencial
14 Julho 2006
38,239
13
Cascais, 1966
O «Tri»...porque nunca o tínhamos obtido antes. Foi o ano dos escândalos, da Paula, etc. etc. etc. valeu tudo para destabilizar o FCP, mas contra tudo e contra todos, o FC Porto venceu. Uma vitória clássica do nosso clube.
 
G

Glazz

Guest
Para mim foi sem duvida o Tri. Pela sua simbologia histórica e por ter assistido á conquista no velhinho estádio das Antas num ambiente fantástico.
 

fcporto56

Tribuna Presidencial
26 Julho 2006
7,173
0
Sacramento
A vitoria que mais emocao me trouxe foi o da conquista do titulo em 1959.A minha juventude na altura tera tido muito a ver,mas foi uma vitoria muito mas mesmo muito emocionante.O FCPorto tinha sido campeao em 1956 apos 16 anos de jejum,ficou em segundo a um ponto do Benfica em 1957,perdeu de facto esse titulo na penultima jornada quando empatou em casa com o Atletico, e no ano seguinte 1958 voltou a ficar em segundo empatado em pontos com o Sporting,que tinha vantagem no confronto directo entre os dois.Na epoca seguinte o FCPorto comecou mal chegando a estar a cinco pontos do Benfica e ainda ter que ir jogar no Estadio da Luz na segunda volta.Foi entao nessa altura que contratou o Bela Guttman,foram recuperando,empataram na Luz 1-1 depois de estarem a vencer por 1-0 e jogando com 10 jogadores ja que o Osvaldo Silva se lesionou quase no principio do jogo e nessa altura nao havia substituicoes.Enfim nessa epoca tinha havido um Belenenses-Benfica que tinha ficado 0-0 mas que o Belenenses protestou,devido a um golo que lhe tinha sido invalidado.A uma jornada do fim com o FCPorto e Benfica empatado em pontos repetiu-se esse jogo que acabou por ficar empado a um golo.Chegamos a ultima jornada com o FCPorto e Benfica empatados em pontos mas com o FCPorto em vantagem no \"goal average\" de quatro golos.O FCPorto ia a Torres Vedras e o Benfica recebia a Cuf.Na Luz o Benfica comecou cedo a marcar golos,com a ajuda de dois penalties inexistentes e o guardaredes (Antonio Gama) da Cuf a meter agua chegando ate ao ponto do treinador o substituir.Ate que enfim estavamos a menos de 5 minutos do fim e o FCPorto vencia por 1-0 enquanto o Benfica vencia por 6-1,portanto empatados em tudo.De repente o FCPorto faz o 2-0, o Benfica no minuto seguinte faz o 7-1, para logo de seguida o FCPorto fazer o 3-0.Pouco tempo depois termina o jogo do FCPorto, mas o do Benfica com o tal Calabote a arbitrar, acabou 10 minutos mais tarde.Foi de longe o campeonato ganho pelo FCPorto que ate este dia me
trouxe mais emocao.
 
G

Glazz

Guest
> fcporto56 Comentou:

> A vitoria que mais emocao me trouxe foi o da conquista do titulo em 1959.A minha juventude na altura tera tido muito a ver,mas foi uma vitoria muito mas mesmo muito emocionante.O FCPorto tinha sido campeao em 1956 apos 16 anos de jejum,ficou em segundo a um ponto do Benfica em 1957,perdeu de facto esse titulo na penultima jornada quando empatou em casa com o Atletico, e no ano seguinte 1958 voltou a ficar em segundo empatado em pontos com o Sporting,que tinha vantagem no confronto directo entre os dois.Na epoca seguinte o FCPorto comecou mal chegando a estar a cinco pontos do Benfica e ainda ter que ir jogar no Estadio da Luz na segunda volta.Foi entao nessa altura que contratou o Bela Guttman,foram recuperando,empataram na Luz 1-1 depois de estarem a vencer por 1-0 e jogando com 10 jogadores ja que o Osvaldo Silva se lesionou quase no principio do jogo e nessa altura nao havia substituicoes.Enfim nessa epoca tinha havido um Belenenses-Benfica que tinha ficado 0-0 mas que o Belenenses protestou,devido a um golo que lhe tinha sido invalidado.A uma jornada do fim com o FCPorto e Benfica empatado em pontos repetiu-se esse jogo que acabou por ficar empado a um golo.Chegamos a ultima jornada com o FCPorto e Benfica empatados em pontos mas com o FCPorto em vantagem no \"goal average\" de quatro golos.O FCPorto ia a Torres Vedras e o Benfica recebia a Cuf.Na Luz o Benfica comecou cedo a marcar golos,com a ajuda de dois penalties inexistentes e o guardaredes (Antonio Gama) da Cuf a meter agua chegando ate ao ponto do treinador o substituir.Ate que enfim estavamos a menos de 5 minutos do fim e o FCPorto vencia por 1-0 enquanto o Benfica vencia por 6-1,portanto empatados em tudo.De repente o FCPorto faz o 2-0, o Benfica no minuto seguinte faz o 7-1, para logo de seguida o FCPorto fazer o 3-0.Pouco tempo depois termina o jogo do FCPorto, mas o do Benfica com o tal Calabote a arbitrar, acabou 10 minutos mais tarde.Foi de longe o campeonato ganho pelo FCPorto que ate este dia me
trouxe mais emocao.

-----------------------------------------

Boa descrição dos campeonatos de outros tempos. Sendo eu muito mais novo que esses anos (ainda nem o meu pai tinha nascido :p) é com prazer que leio o relato dos campeonatos de outros tempos.
B
 
X

xFiz_a_tropa_com_o_Baía

Guest
> fcporto56 Comentou:

\"(...) jogando com 10 jogadores ja que o Osvaldo Silva se lesionou quase no principio do jogo e nessa altura nao havia substituicoes.\"

\"(...) e o guardaredes (Antonio Gama) da Cuf a meter agua chegando ate ao ponto do treinador o substituir.\"

Como é que é? Afinal havia substituições naquela altura ou não havia?
 

fcporto56

Tribuna Presidencial
26 Julho 2006
7,173
0
Sacramento
> Fiz_a_tropa_com_o_Baía Comentou:

> > fcporto56 Comentou:

\"(...) jogando com 10 jogadores ja que o Osvaldo Silva se lesionou quase no principio do jogo e nessa altura nao havia substituicoes.\"

\"(...) e o guardaredes (Antonio Gama) da Cuf a meter agua chegando ate ao ponto do treinador o substituir.\"

Como é que é? Afinal havia substituições naquela altura ou não havia?


Era permitido substituir os guardaredes,unica excepcao.
 

killuminati_

Tribuna Presidencial
18 Julho 2006
8,706
43
A mim a vitória que me deu mais prazer foi o 2-1 ao penafiel quando a 10min do fim o isentíssimo comentador da TVI já cruxificava a equipa e garantia a nossa derrota... O jogo foi fraco, sem muita emoção, mas o facto de termos calado aquela cambada de lampiões pos-me bem disposto. E depois aquela reação do PC excelente, sendo criticado por tudo e todos no dia seguinte... lol Isto numa altura em que no Benfica o senhor Alvaro magalhães passava os jogos completamente histérico... LOL A vitória deu-me realmente muito prazer. :D
 

Jim

Bancada lateral
24 Julho 2006
679
86
> Carlos Costa Comentou:

> Para mim, e porque estava lá, foi um jogo que não decidindo o título, praticamente o deu ao FCPorto.
Foi na Luz. Ganhámos por 1-0. Golo de Gomes aos 27 minutos da 2ª parte, após cruzamento de Magalhães.

Estavamos em 1984. 30 000 portistas, estiveram na Luz nesse dia.

Depois, e porque foram os primeiros títulos que vi o Porto ganhar, os dois com Pedroto após 19 anos de jejum.


____________________________________________

É verdade 30 mil portistas na luz!!! Também estava lá, era a 3ª jornada da 2ª volta, dia 27 de Janeiro de 1985!!!

Esse e o da época seguinte, decidido nas duas últimas jornadas (Bonfim e Antas)!!! dramático!!

Nota: os campeonatos ganhos com o Pedroto, que quebraram o jejum, foram em 77/78 e 78/79, nestes, em 84/85 e 85/86 a equipa era treinada pelo Artur Jorge.
 

Jim

Bancada lateral
24 Julho 2006
679
86
> fcporto56 Comentou:

> A vitoria que mais emocao me trouxe foi o da conquista do titulo em 1959.A minha juventude na altura tera tido muito a ver,mas foi uma vitoria muito mas mesmo muito emocionante.O FCPorto tinha sido campeao em 1956 apos 16 anos de jejum,ficou em segundo a um ponto do Benfica em 1957,perdeu de facto esse titulo na penultima jornada quando empatou em casa com o Atletico, e no ano seguinte 1958 voltou a ficar em segundo empatado em pontos com o Sporting,que tinha vantagem no confronto directo entre os dois.Na epoca seguinte o FCPorto comecou mal chegando a estar a cinco pontos do Benfica e ainda ter que ir jogar no Estadio da Luz na segunda volta.Foi entao nessa altura que contratou o Bela Guttman,foram recuperando,empataram na Luz 1-1 depois de estarem a vencer por 1-0 e jogando com 10 jogadores ja que o Osvaldo Silva se lesionou quase no principio do jogo e nessa altura nao havia substituicoes.Enfim nessa epoca tinha havido um Belenenses-Benfica que tinha ficado 0-0 mas que o Belenenses protestou,devido a um golo que lhe tinha sido invalidado.A uma jornada do fim com o FCPorto e Benfica empatado em pontos repetiu-se esse jogo que acabou por ficar empado a um golo.Chegamos a ultima jornada com o FCPorto e Benfica empatados em pontos mas com o FCPorto em vantagem no \"goal average\" de quatro golos.O FCPorto ia a Torres Vedras e o Benfica recebia a Cuf.Na Luz o Benfica comecou cedo a marcar golos,com a ajuda de dois penalties inexistentes e o guardaredes (Antonio Gama) da Cuf a meter agua chegando ate ao ponto do treinador o substituir.Ate que enfim estavamos a menos de 5 minutos do fim e o FCPorto vencia por 1-0 enquanto o Benfica vencia por 6-1,portanto empatados em tudo.De repente o FCPorto faz o 2-0, o Benfica no minuto seguinte faz o 7-1, para logo de seguida o FCPorto fazer o 3-0.Pouco tempo depois termina o jogo do FCPorto, mas o do Benfica com o tal Calabote a arbitrar, acabou 10 minutos mais tarde.Foi de longe o campeonato ganho pelo FCPorto que ate este dia me
trouxe mais emocao.

______________________________________________________________________


Fico sempre deliciado com a história desse campeonato! Apesar de apenas ter nascido em 1970, tenho o previlégio de conhecer grandes portistas que assistiram ao jogo em Torres Vedras. Casos da Srª. Dª Mira, o senhor Lima e do, infelizmente desaparecido, senhor Domingos Guimarães, sócio novecentos e tal do FCPorto, compadre do Hêrnani e grande amigo do Prsidente, que por várias vezes que me contou o que se passou em Torres. O que se passou na Luz ele só soube muito depois, uma vez que foi preso por ter entrado dentro de campo para festejar o 3º golo do Porto- paz a sua alma!!!
 
X

xFiz_a_tropa_com_o_Baía

Guest
Não percebo essa. Uma vitória contra um adversário menor num campeonato que foi só dos piores de sempre na história recente do Porto. Eu quero é esquecer essa época. (fora a supertaça e intercontinental)
 
O

olduser-14

Guest
Deu-me imenso prazer assistir a um jogo em Campo Maior em que ganhámos por 5-0. Não foi um jogo por aí além, mas com bilhetes à borla e depois daquilo que la se tinha passado no ano anterior com o Baía, foi um pitéu.

Outro jogo que me lembro foi um Porto-Benfica nas Antas numa noite de muito nevoeiro por aquelas bandas. Assisti ao jogo pela TV na casa de amigos benfiquistas (eles eram 12) e o jogo acabou com a vitória do Porto (não me lembro o resultado). Estavam todos com umas trombas... e eu com aquele sorriso do tamanho do mundo.

Por fim, um Benfica-Porto em casa doutro benfiquista ferrenho: 3 lampiões e eu. Nesse dia tinha levado o meu cachecol da psicologia invertida - que é um cachecol do FêCêPê antiguinho que eu tenho que funciona como um talismã ao contrario, isto é, se o esconder na mochila, o Porto ganha; se o tirar cá para fora e puser à vista o Porto perde. Escusado será dizer que o cachecol não saíu da mochila até eu contar aos meus amigos lampiões como funcionava, quando já o Porto ganhava 1-0. Obrigaram-me a tirar o cachecol da mochila até o Benfica empatar. Voltei a guardá-lo e o Porto marcou de novo e eles foram buscar o dito cachecol para o pendurarem na televisão, mas tinha sido tarde demais. O resultado não mais se alterou e eles nunca mais me convidaram para ir lá a casa assistir a clássicos, presumo eu com medo do cachecol...
 

fcporto56

Tribuna Presidencial
26 Julho 2006
7,173
0
Sacramento
> hmocc Comentou:

>

Outro jogo que me lembro foi um Porto-Benfica nas Antas numa noite de muito nevoeiro por aquelas bandas. Assisti ao jogo pela TV na casa de amigos benfiquistas (eles eram 12) e o jogo acabou com a vitória do Porto (não me lembro o resultado). Estavam todos com umas trombas... e eu com aquele sorriso do tamanho do mundo.

........................................................

Se e o jogo que me estou a lembrar,fez nevoeiro o jogo todo,so mesmo nos ultimos 5 minutos e que levantou e por coincidencia o FCPorto marcou nessa altura o unico golo da partida de grande penalidade por intermedio do Demol.
 

Jim

Bancada lateral
24 Julho 2006
679
86
> fcporto56 Comentou:

> > hmocc Comentou:

>

Outro jogo que me lembro foi um Porto-Benfica nas Antas numa noite de muito nevoeiro por aquelas bandas. Assisti ao jogo pela TV na casa de amigos benfiquistas (eles eram 12) e o jogo acabou com a vitória do Porto (não me lembro o resultado). Estavam todos com umas trombas... e eu com aquele sorriso do tamanho do mundo.

........................................................

Se e o jogo que me estou a lembrar,fez nevoeiro o jogo todo,so mesmo nos ultimos 5 minutos e que levantou e por coincidencia o FCPorto marcou nessa altura o unico golo da partida de grande penalidade por intermedio do Demol.

-------------------------------------

O referido jogo, à noite e com muito nevoeiro, foi na segunda época do CAS, ganhámos 1-0 com um golo de grande penalidade convertida pelo Timofte, já no fim do jogo. Na primeira parte o capitão João Pinto tinha desperdiçado um castigo máximo.

O jogo com o golo do Demol foi à tarde, época 1989/1990, conquistámos o título sob a batuta de Artur Jorge.
 
O

olduser-1

Guest
A vitória no campeonato que mais gozo me deu.

Último jogo da época 1985/86. Salvo erro o FC Porto estava com um ponto a mais do que o SLB. Nessa altura a vitória dava apenas 2 pontos e o empate 1 ponto. O FC Porto recebia em casa o Sporting da Covilhã e o SLB jogava no Bessa. A situação era mais uma vez incómoda para o país uma vez que o já na altura inimigo público nr. 1 FC Porto estava prestes a sagrar-se Campeão Nacional.

Gaspar Ramos, esse verme inqualificável, dirigente para o futebol do SLB assumiu publicamente que tinha oferecido 100 contos a cada jogador do Covilhã se vencessem o jogo contra o Porto. Mais um prémio a quem marcasse um golo.

Lembro-me de algum nervosismo cá fora, antes do jogo, em que se comentava a possibilidade de o Boavista fazer o jeito ao SLB. Tínhamos mesmo que ganhar o jogo!

Começa o jogo, já não me lembro bem da primeira parte mas acho que marcamos primeiro. Porém, ao intervalo o Covilhã vencia por 2-1 com dois golos que resultaram de desatenções da nossa defesa. Acho que marcaram em contra-ataques.

O intervalo foi penoso, eu era miúdo e pensei que já não fossemos capazes de dar a volta ao resultado. Mas o Boavista estava a dar uma ajuda: ou ganhava ou estava empatado, também já não me lembro.

Começa a segunda parte, e aí sim, tenho esses momentos bem presentes na memória: o FC Porto ataca, joga para ganhar e numa sobra dentro da área o Gomes faz um pontapé de bicicleta e marca um golaço. Explosão incrível no Estádio. O Gomes festeja o golo de forma espectacular, salta os painéis publicitários e faz toda a curva Sul em direcção aos cativos chegando quase à Superior Norte. 2-2, o Porto empatava o jogo e estava perto do título. Passados uns minutos Gomes faz o 3-2 numa cabeçada oportuna na pequena área. Delírio nas bancadas. O FC Porto passava novamente para a frente do marcador e dependia só de si mesmo para ser Campeão. Antes do fim do jogo ainda marcamos o 4-2 por Eloi, que se lesiona nesse lance e fica vários minutos a ser assistido. Estava quase a terminar o jogo, os adeptos saltam das bancadas e ficam à espera do apito final circundando o campo a toda a volta. Ainda faltavam uns minutos mas Frasco, perto da baliza Sul (onde se situava a entrada dos balneários antes do rebaixamento), agarra a bola e pontapeia-a para a Superior Sul. É a invasão total do relvado, jogadores e árbitros correm para o túnel enquanto a multidão os engole de uma só vez. O FC Porto era Campeão Nacional. Eu estava feliz, tinha assistido ao jogo do título, um jogo muito emotivo e com dois golos de Fernando Gomes o meu ídolo de infância, um deles de bicicleta. A mítica bicicleta. Lembro-me de ver as imagens no telejornal à noite, o Gomes a sair para os balneários só de cuecas e ligaduras nos pés aos ombros da multidão.

Acho que as Antas eram ainda mais temíveis para os adversários antes do rebaixamento, em que havia o Peão, uma pequena porção de bancada antes da pista de atletismo. Vivia-se um ambiente mais de Coliseu romano e, quando o Estádio enchia, ficava mesmo à pinha, não cabia nem mais uma pessoa.
 

fcporto56

Tribuna Presidencial
26 Julho 2006
7,173
0
Sacramento
> Andrade Comentou:

> Umas \"afinaçõezinhas\", caro N. Nunes.

Antes da ultima jornada estavamos empatados com o Benfica em pontos mas tinhamos vantagem nos jogos entre ambos. O grande drama ocorrera uma semana antes: estavamos dois pontos atrás deles, íamos a Setúbal e eles recebiam o Sporting, que desde 1965/66 (!) não ganhava na Luz (o célebre jogo dos 4 golos do Lourenço, para quem fôr desse tempo). Pois bem: os lagartos ganharam 2-1 na Luz e nós ganhámos 1-0 em Setúbal com um golo do Futre mesmo à beira do intervalo. Foi um delírio! A data? 13 de Abril de 1986. A meu lado (estive nesse jogo de Setúbal) um portista emocionado exclamava: \"13 de ABRIL! Nª Srª de Fátima antecipou-se um mês!\":)


................................................

Se me lembro bem antes desse Benfica-Sporting eles tinham-se encontrado num jogo da Taca de Portugal que terminou com a vitoria dos vermelhos por 5-0.Mais tarde o Sporting prometeu que aquela vitoria dos encarnados lhes iria sair caro.Dito e feito, foram a Luz ganhar.Anos mais tarde o Sporting voltou na penultima jornada ir ganhar ao Benfica na Luz,resultando numa outra conquista do titulo para nos.
 
X

xFiz_a_tropa_com_o_Baía

Guest
> Andrade Comentou:

> PS: O Boavista acabou por ganhar 1-0, com um golo do Phil Walker, ou seja, em duas jornadas ganhámos 4 pontos (equivalente a 6 agora) ao Benfica e terminámos 2 pontos à frente quando a 2 jornadas do fim estavamos 2 pontos atrás!

-----------------------

Quem foi o incompetente do treinador do Benfica? Que saiba não foi o John Mortimore, esse foi campeão em 1987. Aliás, o falecido João Santos (presidente do Benfica que por sinal esteve no meu juramento do bandeira) mandou-o embora após a época de 86/97 onde o narigudo tinha ganho campeonato e taça. Foi buscar um incompetente de um dinamarquês de nome Ebbe Skovdahl. Típica boa gestão à Benfica.
 
X

xFiz_a_tropa_com_o_Baía

Guest
> Velasquez Comentou:

(...) gente a saltar de um lado para o outro, velhos abraçados aos berros, pais agarrados aos filhos, gente a tomar o pulso, homens a chorar. A raiva de ganhar um campeonato, o querer, a vontade colectiva, a fé até ao fim (...)

------------------------------

Encapsulaste na perfeição o orgulho que sinto em ser portista. Muitas vezes é difícil ser portista, mas sabe tão bem :)
 
X

xFiz_a_tropa_com_o_Baía

Guest
> Andrade Comentou:

O Morais penso que ainda estava vivo (creio que terá morrido por 1989, 1990 - em trágicas circunstâncias, como sabemos).

------------------------------

O Porto perdeu o Zé Beto, o Morais e o Teles Roxo numa questão de meses acho eu. Isto para não falar do Rui Filipe, uns anos depois.