Qual o golo/momento do nosso grande clube que mais vos fez vibrar?

JohnnyP

Bancada central
29 Agosto 2012
1,990
26
1º: Costinha: Fechei os olhos, liguei o rádio (que tinha ligeiro avanço, senão ouvia o jogo todo lá, na Renascença), enfim. Quando abri os olhos aos gritos ainda vi o golo em directo na TV.


2º: Kelvin: Fiquei algo atónito, estava num café, dando o título como perdido por não causarmos qualquer perigo há 20 minutos. Alguém festejou o golo na rádio, e comecei a festejar imediatamente, enquanto o resto do café hesitava para ver a bola entrar na TV.

3º: Derlei: Era um sonho, um título Europeu, qualquer coisa que achava impossível de vir a testemunhar (cá saberíamos o qu ia acontecer no ano seguinte), e depois de um jogo difícil, duas vantagens perdidas, aquele deu a sensação de ser o último do jogo.

Menção honrosa para o golo de Domingos em Alvalade em 1994 que já outro user mencionou. Foi talvez a primeira época que acompanhei do princípio ao fim (tornei-me fã de futebol apenas com 12-13 anos, visto ninguém ver futebol na minha casa e não ter tido influência nenhuma nesse sentido). Só não está mais acima por a minha memória estar ofuscada pelos quase 20 anos, e por ter sido de penalty. Mas deu-nos um título até aí disputado a ferros (o primeiro do penta), e foi depois de um golo escandalosamente anulado ao mesmo Domingos por suposta carga sobre Costinha.
 

Blue_Velvet

Bancada central
22 Agosto 2013
1,110
1,112
Costinha contra o ManUtd! Ainda me lembro de estar em casa a ver o jogo (tinha um exame uns dias depois) e simplesmente não me conter quando vi a bola a entrar. Tremia por todo o lado porque sabia que a partir dali a Champions era uma realidade (ainda hoje fico com pele de galinha quando penso nesse golo). Vivia em Lisboa na altura, abri a janela e pus-me aos gritos para chatear os lampiões da minha rua enquanto via a celebração incontida nos nossos jogadores.

Mais recentemente o inevitável minuto 92. O fim estava muito perto e de repente aquele miúdo faz um golpe de magia, mete a bola no único centímetro em que ela podia entrar e não é que ela entra? Nessa altura já cá vivia na Alemanha e aposto que os meus vizinhos se assustaram. Saltei do sofá, ajoelhei-me de alegria (ao contrário do Jesus) e assim que o apito final soou tive de ir para a rua andar um bocado para ver se me acalmava, o que só consegui umas 4 ou 5 horas depois.

(Um outro com que vibrei imenso foi o do Carlos Alberto na final da Champions. Não que fosse num momento de muita tensão, mas estava no estádio e ao ver aquele golo soube que iamos todos voltar a Portugal com um sorriso nos lábios. A Taça era nossa, nada nos ia tirá-la mesmo que ainda faltassem 60 minutos para jogar)
 
C

ChaChaCha

Guest
Do que eu vi destaco:

1º Kelvin aos 92 Min. Porto-Benfica 2013

2º Costinha. Manchester-Porto 2004

3º Derlei. 3-2 Porto Celtic 2003 e Corunha 0-1 Porto 2004
 

Pinetree

Tribuna Presidencial
27 Maio 2012
13,814
4,951
Vou citar alguns, mas sem os enumerar pois considero que todos foram muito importantes. :)

- João Moutinho: no estádio do apagão, reviravolta na Taça de Portugal;
- Costinha: Em Old Traford (contra MU) , Liga dos Campeões;
- Derlei: Final da Taça Uefa;
- Alenitchev: Final da Champions;
- Kelvin: Aquele minuto 92 foi Mágico... :)!
- Falcao: Final da Liga Europa;
- Madjer: O calcanhar mágico, na final da Champions;
- Pedro Emanuel: O penalti com olhar mortífero na Taça Intercontinental;
- Jardel: Golo no estádio do apagão. Domina a bola de peito, a bola eleva-se, Jardel olha para Preudhome e de primeira faz um golaço.

 

paulo21

Tribuna Presidencial
31 Agosto 2012
6,363
546
Felizmente.. tantos.
Do que pude vivenciar:
-Vitória na UEFA contra o Celtic
-Costinha em Old Trafford
-Penalty de Pedro Emanuel no Japão
-Reviravolta épica na Luz, na Taça
-Kelvin no ultimo minuto
Estes são aqueles que mais me ficam.
 
T

Topo Norte

Guest
So vou destacar o golo do Kelvin aos 92 Min. Porto-Benfica 2013.

Nao so pelo significado do golo, pelo seu timming, mas também pelas circunstancias (tardias) que eu o festejei.

Resumindo: deixei de fumar no inicio do ano. Estou a ouvir o relato dentro de casa. Jogo a acabar e, desesperado, vou ao carro procurar um cigarro "perdido". No trajecto ate ao carro, no tlm, faço refresh ao facebook e reparo num comentário de um amigo portista a dar os parabéns aos mouros. Chego ao carro, procuro tabaco e ao mesmo tempo ligo o radio. As primeiras palavras do relatador que ouço são coisas do genero, "adeptos invadem o terreno de jogo e alguns jogadores do benfica ajoelhados". O meu pensamento: FDP a festejar... Uns segundos depois acordo do pesadelo.

O que se passa a seguir, nao consigo e nem sequer me atrevo a tentar descrever...    Pela cara do meu vizinho, não devia ter sido "bonito" de se ver.  :)
 

paulo21

Tribuna Presidencial
31 Agosto 2012
6,363
546
Topo Norte disse:
So vou destacar o golo do Kelvin aos 92 Min. Porto-Benfica 2013.

Nao so pelo significado do golo, pelo seu timming, mas também pelas circunstancias (tardias) que eu o festejei.

Resumindo: deixei de fumar no inicio do ano. Estou a ouvir o relato dentro de casa. Jogo a acabar e, desesperado, vou ao carro procurar um cigarro "perdido". No trajecto ate ao carro, no tlm, faço refresh ao facebook e reparo num comentário de um amigo portista a dar os parabéns aos mouros. Chego ao carro, procuro tabaco e ao mesmo tempo ligo o radio. As primeiras palavras do relatador que ouço são coisas do genero, "adeptos invadem o terreno de jogo e alguns jogadores do benfica ajoelhados". O meu pensamento: FDP a festejar... Uns segundos depois acordo do pesadelo.

O que se passa a seguir, nao consigo e nem sequer me atrevo a tentar descrever...    Pela cara do meu vizinho, não devia ter sido "bonito" de se ver.  :)
Fantástico. Serei o único que quase semanalmente tenho que rever um relato e o golo desse momento épico que fica na história.
 

meldin

Arquibancada
21 Agosto 2013
274
0
35
Porto
paulo21 disse:
Fantástico. Serei o único que quase semanalmente tenho que rever um relato e o golo desse momento épico que fica na história.
Eu acho que passei uns 15 dias a ver o vídeo no YouTube.. Todos os dias..
 

DT199

Tribuna
2 Julho 2013
3,042
735
Os meu Top 3 não difere muito do que vai sendo dito, o que difere é a ordem de selecção:

1-O golo do Costinha frente ao Man Utd tinha eu 15 anos. Andei a leite com mel durante 3 dias por causa, da rouquidão lol

2-O golo do Kelvin no Dragão frente ao 5LM. A minha, namorada estava sentada à minha frente e até caiu do banco ao chão (ela é benfiquista, mas não foi propositado eheh). Chorei com o golo, e sempre que revejo o momento, arrepio-me todo.

3-Todos os 5 golos da meia final em casa contra o Villareal. O dono do café esgotou a cerveja nesse dia eheh

 

Di Charis

Tribuna Presidencial
23 Abril 2012
7,821
5,022
O golo do Madjer na intercontinental, a porra da bola nunca mais entrava.

Um golo que me marcou foi o terceiro dos 3-2 em são siro.
O milan era o papão na altura.
 

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
37,748
25,610
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
O 3º golo de milão fez-me levar uma das maiores coças da minha vida, e ao mesmo tempo encantar-me pelo melhor ponta de lança que vi jogar e que tive o prazer de conhecer pessoalmente (diria que cada golo do jardel um poema:) Não parava de gritar e a minha mãe só me batia (estranho, mas ela também é portista mas temeu pelo meu coração).

O golo do kelvin do ano passado, estando já eu em casa da minha avó, a ouvir na antena 1, completamente de rastos, sem esperança, e ouvir aquele homem a gritar golo... Posso dizer que chorei meia hora (encostado a um canto da casa) e ainda hoje não sei bem porquê, mas chorava copiosamente que até a minha namorada pensava que tinha morrido algum jogador:) E Sim, todos os dias vou ao youtube ver esse golo, e respetivos relatos:)

Mas queria destacar os 5 golos que marcamos na luz, em que até o wetl se lembrou que era jogador, lembrar-me do relato desse jogo e do quase suicídio dos relatadores em direto a cada golo que acontecia é demais. De referir, que na madrugada a seguir, lá estava eu na paragem do autocarro ás 6 da manhã À espera de cada lampião, e se hoje falamos em melões, os daquelas altura é que eram bons:)

Mais um golo que irei sempre lembrar, é o penalti marcado por um Sr. de seu nome Anton Janssen, mas será melhor contar a história toda. Estavamos em 88, Jogava o Psv benfica para a final liga dos campeões, um ano após a nossa glória (foda-se como isso ia custar de engolir), o meu avô paterno tinha toda a nata partidária reunida em casa para ver o jogo, naquela hipocrisia de político onde queria que o vencedor fosse portugal, pois bem, eu como meio anarquista queria que o benfica perdesse. Então, e no fim da sala vi o Sr. Anton Janssen marcar o penalti, como eu rejubilei por dentro, mas não podia festejar. É então que me vem a memória o golo não marcado que eu mais festejei, sendo que o penalti a seguir foi do veloso, e quando ele falha eu levanto-me e gritei YESSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS e comecei a correr à volta da casa aos gritos. Ainda hoje me lembro da cara do meu avô, e dos respetivos convidados tendo um deles dito que deveria ser a desgraça da casa:)
 
J

João Tomé

Guest
O terceiro golo no final da taça Uefa contra o Celtic, marcado pelo Derlei.
Golo do Kelvin aos 92 mins
 

Paredes5

Tribuna Presidencial
16 Janeiro 2013
10,856
12,750
Conquistas
9
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Deco
  • Lucho González
  • Alfredo Quintana
1º - Derlei (prolongamento) - Sevilha 2003
2º - Costinha - Manchester 2004
3º - Jardel - San Siro 1996
4º - Deco - Gelsenkirchen 2004
5º - Kelvin - Porto 2013
6º - Lisando Lopez (empate na eliminatória contra o schalke 04) - Porto 2008
7º - Benny McCarthy - Porto 2004...


Podia estar aqui a noite toda :)
 

Jester

Tribuna Presidencial
25 Outubro 2010
16,795
11,061
Conquistas
3
39
Porto
  • Alfredo Quintana
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Domingos
Pronto, já rebentaram com a janela... cuidado com isso gente.

Em relação ao tópico, o golo que mais mexeu comigo foi mesmo o do Derlei na final de Sevilha, seguido de muito perto pelo golo do Kelvin nos 92'.
O do Costinha contra o MU está em 3º, em ex aequo com o fantástico calcanhar do Falcao contra os mouros no 5-0.
 

Draco

Arquibancada
22 Março 2012
234
4
Excelente tópico a recordar tantos bons momentos

Mas sem dúvida o golo de Rabah Madjer em 87 no Prater de Viena

Quer pelo golo de calcanhar em si, quer pela carga emocional.

O Bayern a ganhar 1-0, o Porto a carregar para cima deles, e porra que a bola nunca mais entrava. O comentador a dizer "agua tanto bate até que fura" "o Porto não desarma" "juary - madjer e o GOLO"

Madjer: final of champion's league 1987, what dares he do !!

 

Devenish

Tribuna Presidencial
11 Outubro 2006
23,257
13,236
Conquistas
2
Porto
  • Reinaldo Teles
  • Março/19
Deixa pensar...talvez um por década.

70 - Golo de Ademir contra o Benfica nas Antas que fez acabar o jejum de 19 anos.
80 - Golos de Madjer e Juary em Viena + o de Madjer no Japão meses mais tarde.
90 - aquela goleada na luz por 5-0.
00 - Derlei em Sevilha.
10 - Kelvin este ano.
 
T

tripeiro_fcp

Guest
Destacadamente, isoladamente, sem qualquer duvida, o momento do NGC (e se calhar da própria vida) que mais me fez vibrar foi o golo do Kelvin aos 92.
Infelizmente, é difícil para mim descrever aqueles minutos seguintes ao golo, atrás da baliza de Artur, em pleno estádio do Dragão, pois foi dos poucos momentos na minha vida em que me encontrei muito para lá da racionalidade, e senti um misto de emoções fortíssimas (orgulho, revolta, felicidade, adrenalina), que nunca na vida pensei que o futebol me pudesse proporcionar. Sei que subi e desci as escadas várias vezes, chorei, cantei, e gritei "Isto é o Porto car****" várias vezes aos ouvidos de ilustres desconhecidos, enquanto os abraçava ehehehe
A parte negativa, foi ter ficado 3 dias rouco, e com fortes dores de garganta...mas foi épico : )
 

Filipe Sá

Tribuna
11 Julho 2012
4,963
3,321
Tenho que dizer que o golo que talvez mais me tenha marcado foi mesmo o do Derlei em Sevilha. A partir desse momento, comecei a lutar contra as lágrimas. A luta durou até ver a repetição com o Mourinho a chorar no chão. Daí foi tipo maria amélia até acabar a transmissão de toda a festa às tantas da madrugada, na RTPi. Que grande memória e vivencia.
 

VarioR

Tribuna
30 Julho 2013
3,997
152
42
Cascais
É dificil para um clube como o nosso defenir um só momento/golo.

De qualquer forma lembro-me a quando do golo de Costinha em Manchester de me ter ajoelhado e aí ter ficado em lágrimas até ao apito final.

Arrepiante e inesquecível.