Relações

lpmacedo

Tribuna Presidencial
15 Julho 2013
10,388
7,862
quintero disse:
na rua punhamos 4 paralelos a fazer de balizas e jogavamos a bola ate as 23 h da noite...
Na minha adolescência também era assim, eventualmente quando um carro passava paravamos de jogar. Ainda me lembro de um condutor a por as mãos ao vidro quando uma bola ia direta ao mesmo. E os pais não se preocupavam com raptos, atropelamentos, se nos aleijassemos problema nosso que tínhamos que levar com o mercúrio.
Agora passo nessa mesma rua e já ninguém joga futebol, nem podiam porque estão carros estacionados dos dois lados. Vivo num prédio, e apesar de existir em crianças, quando vou com a minha filha para o pátio é a única a lá estar.
 

EmilioSantero

Bancada lateral
22 Março 2019
703
496
dragao da ervilha disse:
bom, so vi este tópico agora, e penso que ha muita coisa a dizer sobre o mesmo, mas o que mais me intriga, é isto:

@The_Boss já conseguiste brincar aos barcos a motor?
Isso é a primeira coisa a saber!

Também tenho curiosidade em saber como lidaste com a ansiedade e como correu/decorre o processo hoje em dia. É que tenho 2 pessoas próximas com o mesmo tipo de sintomas.
 

RXavier10

Tribuna Presidencial
25 Maio 2013
13,126
4,996
lpmacedo disse:
Na minha adolescência também era assim, eventualmente quando um carro passava paravamos de jogar. Ainda me lembro de um condutor a por as mãos ao vidro quando uma bola ia direta ao mesmo. E os pais não se preocupavam com raptos, atropelamentos, se nos aleijassemos problema nosso que tínhamos que levar com o mercúrio.
Agora passo nessa mesma rua e já ninguém joga futebol, nem podiam porque estão carros estacionados dos dois lados. Vivo num prédio, e apesar de existir em crianças, quando vou com a minha filha para o pátio é a única a lá estar.
O mais provável é não ser da tua geração, mas na minha adolescência ainda era assim. Lembro-me de ser miúdo e todos os sábados existiam altas futeboladas no 'ringue' da aldeia. Provavelmente, a grande diferença é que não era preciso jogar na estrada. Era a tarde inteira a jogar, até não haver luz. Malta de todas as idades...

Lembro-me bem de quando a minha mãe me começou a deixar ir jogar, um gajo só queria era que a catequese acabasse para ir jogar à bola. Normalmente era ao bota-fora, lembro-me de chegar a haver 4 e 5 equipas a jogar. E quando aparecia muita malta do lugar ao lado (pertencem os dois à mesma freguesia e por isso há sempre aquela rivalidade), era logo alto derby entre os dois lugares, rasgadinho claro!

No Verão, fizesse mais ou menos calor, íamos todos os dias para o campo. Quando estávamos mais cansados e estava mais calor, lá fazíamos uma pausa. E se não houvesse malta suficiente para jogar, íamos dar uma volta de bicicleta pelo meio dos pinhais ou inventava-se outra coisa para fazer, nem que se jogasse às directas, ao artilheiro ou ao brasileiro.

Eram outros tempos, bons tempos! Quando deixámos de poder ir nunca mais vi lá tanta gente a jogar como antigamente. Normalmente não está ninguém, por vezes andam lá meia dúzia de miúdos a dar uns toques na bola.
 
  • Like
Reações: MiguelDeco

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
37,713
25,541
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
RXavier10 disse:
O mais provável é não ser da tua geração, mas na minha adolescência ainda era assim. Lembro-me de ser miúdo e todos os sábados existiam altas futeboladas no 'ringue' da aldeia. Provavelmente, a grande diferença é que não era preciso jogar na estrada. Era a tarde inteira a jogar, até não haver luz. Malta de todas as idades...

Lembro-me bem de quando a minha mãe me começou a deixar ir jogar, um gajo só queria era que a catequese acabasse para ir jogar à bola. Normalmente era ao bota-fora, lembro-me de chegar a haver 4 e 5 equipas a jogar. E quando aparecia muita malta do lugar ao lado (pertencem os dois à mesma freguesia e por isso há sempre aquela rivalidade), era logo alto derby entre os dois lugares, rasgadinho claro!

No Verão, fizesse mais ou menos calor, íamos todos os dias para o campo. Quando estávamos mais cansados e estava mais calor, lá fazíamos uma pausa. E se não houvesse malta suficiente para jogar, íamos dar uma volta de bicicleta pelo meio dos pinhais ou inventava-se outra coisa para fazer, nem que se jogasse às directas, ao artilheiro ou ao brasileiro.

Eram outros tempos, bons tempos! Quando deixámos de poder ir nunca mais vi lá tanta gente a jogar como antigamente. Normalmente não está ninguém, por vezes andam lá meia dúzia de miúdos a dar uns toques na bola.
Talvez eu seja da mesma geração que tu pois as minhas recordações são exatamente iguais ás tuas.. Aliás, eu não cheguei a fazer o crisma (5 presenças em 50 e tal possíveis) porque o mesmo era dado ao lado do tal ringue.. Num cimento manhoso, com umas barras de ferro a fazer de balizas. Lugares rivais da mesma freguesia, freguesias contra freguesias, primos contra primos, irmãos contra irmãos.. Jogos míticos, acertos de contas de outro rosário efetuadas logo ali, porrada sem tlms a filmar para a posteridade. Única pausa para ver o tsubasa ou, mais tarde, o dragon ball..

Hoje em dia, e isto não discurso à velho do restelo, o ringue está sempre vazio e a malta mais jovem anda sempre com o pescoço virado para o chão enquanto mexe num telemóvel.. Também tenho imensas saudades desses tempos.
 

The_Boss

Bancada central
11 Junho 2017
1,388
107
Isso é a primeira coisa a saber!

Também tenho curiosidade em saber como lidaste com a ansiedade e como correu/decorre o processo hoje em dia. É que tenho 2 pessoas próximas com o mesmo tipo de sintomas.
Agora que tenho estado em casa durante muito tempo seguido, tenho recuperado algumas memorias perdidas. Afinal ja tive 2 namoradas ao mesmo tempo no verao do 6 ano numa colonia de ferias. Era um tipo com grande potencial, ate que veio a minha queda no 7 ano, em que os meus pais me meteram numa escola horrivel e o meu pai comecou a bater me :/ Foi dai que ganhei fobia social. Ao menos sei que a culpa não é minha
 
  • Like
Reações: daniel Alexandre

Blashyrkh

Tribuna Presidencial
11 Julho 2016
8,124
1,899
Conquistas
1
  • Novembro/17
este tópico é muito bom. um dia destes tenho que passar por aqui.

mas não para dar conselhos a ninguém, que isso é coisa de gajas.

venho contar umas histórias e, talvez, lançar discussão e dar ideias à malta.
 

Sakamoto

Tribuna Presidencial
25 Maio 2017
18,500
18,046
Conquistas
5
  • Bobby Robson
  • Março/20
  • José Mourinho
  • Jardel
este tópico é muito bom. um dia destes tenho que passar por aqui.

mas não para dar conselhos a ninguém, que isso é coisa de gajas.

venho contar umas histórias e, talvez, lançar discussão e dar ideias à malta.
E atão, é hoje?!