Ricardo Costa - Ex Treinador

lucho

Tribuna Presidencial
11 Abril 2008
13,585
3,326
Vila do Conde, 1974
O passear tem a ver com a forma como se encarou o jogo. Era vital termos ganho lá. Não gostei nada da forma passiva como encaramos todo o jogo. Por exemplo na luz não aponto nada à equipa. Sofri muito com eles até ao último segundo e fomos claramente gamados pois o campeonato acabava no golo de alexis...
Quanto ao treinador aguardemos. Não posso dizer mais nada.
 

MartinsPortista

Tribuna
26 Maio 2014
3,273
468
lucho disse:
O passear tem a ver com a forma como se encarou o jogo. Era vital termos ganho lá. Não gostei nada da forma passiva como encaramos todo o jogo. Por exemplo na luz não aponto nada à equipa. Sofri muito com eles até ao último segundo e fomos claramente gamados pois o campeonato acabava no golo de alexis...
Quanto ao treinador aguardemos. Não posso dizer mais nada.
@lucho na tua opinião achas que o RC depois destas duas epocas tem condições para continuar ??

Obrigado
 

otilious

Tribuna Presidencial
Staff
21 Março 2007
114,412
50,208
Conquistas
7
Horta
  • Alfredo Quintana
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
  • Supertaça 19/20
Também acho que vai sair.

Seja no andebol ou em qualquer modalidade, faz-me confusão a forma célere como os treinadores são catalogados, seja pelo positivo ou negativo e por vezes um resultado faz toda a diferença para ganharem determinados rótulos e obviamente não classifico a qualidade de um treinador por isso.
Um bom treinador é aquele que apresenta uma boa metodologia de treino e um bom modelo de jogo - conseguindo naturalmente depois colocar em prática - e depois é claro que tem de dominar outras vertentes, como gerir bem o grupo, ter uma excelente capacidade de liderança e tudo mais...
Claro, que os resultados reflectem muita coisa, mas nem sempre correspondem à qualidade ou não de um técnico. Exemplo: alguém daqui acha que o Hugo Canela é melhor treinador do que o Ricardo Costa?

O Ricardo Costa pegou numa herança pesadíssima e independentemente de quem viesse, não seria fácil substituir o Obradovic, que levava seis anos de FC Porto e um trabalho perfeitamente consolidado.
A verdade, que é tivemos um upgrade em termos ofensivos, com a equipa a deixar de estar tão dependente das acções individuais do Gilberto e víamos uma dinâmica atacante muito forte, com circulação rápida de bola, sobretudo com muita variação e comparativamente ao Obradovic, o Ricardo Costa explorava bem mais os pontas.
Defensivamente, aí, na sua globalidade não se viu o tal crescimento, apesar de termos registado excelentes momentos, com várias alterações de sistema, consoante as necessidades do jogo.

Dois anos depois, é pena não o nosso treinador não ter alcançado qualquer título e em termos de campeonato propriamente dito, a verdade é que a nossa equipa esteve nos primeiros seis meses performances acima da média e depois na segunda metade da temporada, assistiu-se a uma quebra quer colectiva, quer individual, fazendo com que nas duas vezes o FC Porto não conseguisse o título de campeão nacional.
O que aconteceu na meia-final diante do ABC, é o reflexo do actual estado da equipa e não fiquei minimamente surpreendido pela derrota.

Não acredito que ele vai ficar, mas não deixo de considerar o Ricardo Costa um bom treinador, agora, não é menos verdade, que também falhou em algumas componentes do jogo propriamente dito, que também contribuíram para mais um ano a seco.
 
A

Apollo

Guest
lucho disse:
__

os sinais que tenho visto (durante os jogos) levam-me a pensar que vai sair...
Que desgosto seria.

Espero que nesta descisão, a estrutura acredite que à terceira é de vez.

 

otilious

Tribuna Presidencial
Staff
21 Março 2007
114,412
50,208
Conquistas
7
Horta
  • Alfredo Quintana
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
  • Supertaça 19/20
E outra coisa...

Apesar do Sporting ter o maior orçamento da modalidade, não significa que somos uns coitadinhos. Muito pelo contrário e até parece que não temos um excelente plantel, com soluções para todos os gostos em todas as posições...

Este campeonato podíamos e devíamos ter ganho e há que assumir as coisas como elas são. Agora, não significa que o Ricardo Costa é mau...
 

otilious

Tribuna Presidencial
Staff
21 Março 2007
114,412
50,208
Conquistas
7
Horta
  • Alfredo Quintana
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
  • Supertaça 19/20
Pombal disse:
Sabes que a carreira do Resende como treinador não começou no ano passado.

Era tão bom treinador, que saiu do Porto como campeão e ninguém lhe pegou. Andava tudo a dormir! lol
O Carlos Resende é igualmente um dos bons treinadores que estão em Portugal e apesar de alguma situação infeliz que teve quando defrontou o nosso clube, jamais colocarei em causa o seu valor e é preciso também não ter memória curta e muito ele fez pelo FC Porto, seja como jogador, bem como treinador.

No auge da sua carreira como jogador, brilhava ao mais alto nível no ABC e selecção, tinha bastantes propostas - vários clubes alemães, espanhóis e os melhores clubes portugueses queriam ele - e resolveu regressar ao FC Porto, estando seis épocas com um rendimento elevadíssimo, terminando a sua carreira para iniciar uma como treinador e precisamente no nosso clube.

Como treinador foi mais uma vez um profissional exemplar e mesmo no seu primeiro ano como técnico, chegados à altura dos PO frente ao ABC a equipa atravessava alguns problemas de ordem física e o Resende foi dar uma ajuda dentro do campo e até no primeiro jogo que fez esteve em plano de evidência.
Foram três temporadas, onde ganhou sempre uma competição em cada ano, terminando o seu ciclo com a conquista do campeonato, depois de levar a melhor sobre o Benfica. É preciso não esquecer a realidade da altura e muitas das bases do sucesso, foram iniciadas precisamente pelo Carlos Resende.
 

Pombal

Tribuna Presidencial
3 Abril 2010
22,469
14,318
Conquistas
3
  • Setembro/16
  • Alfredo Quintana
  • Outubro/21
otilious disse:
O Carlos Resende é igualmente um dos bons treinadores que estão em Portugal e apesar de alguma situação infeliz que teve quando defrontou o nosso clube, jamais colocarei em causa o seu valor e é preciso também não ter memória curta e muito ele fez pelo FC Porto, seja como jogador, bem como treinador.

No auge da sua carreira como jogador, brilhava ao mais alto nível no ABC e selecção, tinha bastantes propostas - vários clubes alemães, espanhóis e os melhores clubes portugueses queriam ele - e resolveu regressar ao FC Porto, estando seis épocas com um rendimento elevadíssimo, terminando a sua carreira para iniciar uma como treinador e precisamente no nosso clube.

Como treinador foi mais uma vez um profissional exemplar e mesmo no seu primeiro ano como técnico, chegados à altura dos PO frente ao ABC a equipa atravessava alguns problemas de ordem física e o Resende foi dar uma ajuda dentro do campo e até no primeiro jogo que fez esteve em plano de evidência.
Foram três temporadas, onde ganhou sempre uma competição em cada ano, terminando o seu ciclo com a conquista do campeonato, depois de levar a melhor sobre o Benfica. É preciso não esquecer a realidade da altura e muitas das bases do sucesso, foram iniciadas precisamente pelo Carlos Resende.
Nada disso coloquei em discussão.

O valor dele como jogador ou até mesmo como treinador.

O que referi é que não tem postura nem condições para representar o FCPorto. O mesmo serve para o Fernando Sá.

Se formos pelos anos de clube e títulos conquistados, temos de fazer uma vénia a um jogador que jogou na nossa equipa de Hoquei durante 15 anos, ganhou um monte de titulos, foi inclusivé Dragão de Ouro, e veio a nossa casa fazer manguitos para os adeptos. Se calhar também temos de esquecer isso, e recebê-lo com uma ovação cada vez que cá vem jogar.
 

Philipp

Tribuna Presidencial
25 Janeiro 2015
29,250
3,122
Conquistas
1
  • José Mourinho
Estamos como eles querem. Dias e semanas depois de nos roubarem escandalosamente o titulo o que mais se fala é do treinador.

Hoje é o Ricardo Costa e provavelmente daqui a duas semanas será o Cabestany. Descubram as diferenças.
 

Pietrus

Bancada central
9 Março 2012
1,820
61
Pombal disse:
Nada disso coloquei em discussão.

O valor dele como jogador ou até mesmo como treinador.

O que referi é que não tem postura nem condições para representar o FCPorto. O mesmo serve para o Fernando Sá.

Se formos pelos anos de clube e títulos conquistados, temos de fazer uma vénia a um jogador que jogou na nossa equipa de Hoquei durante 15 anos, ganhou um monte de titulos, foi inclusivé Dragão de Ouro, e veio a nossa casa fazer manguitos para os adeptos. Se calhar também temos de esquecer isso, e recebê-lo com uma ovação cada vez que cá vem jogar.
Infelizmente o nosso clube não trata muito bem alguns atletas e treinadores (tanto no futebol como nas modalidades) na hora da saída. É normal alguns deles sentirem alguma revolta, e em momentos mais quentes essa revolta vem ao de cima.

É triste mas é o que temos.

Quanto ao Ricardo Costa para mim é para sair. Foram dois falhanços inqualificáveis na fase decisiva destas duas épocas.
É verdade que fomos roubados em alguns jogos, mas noutros tivemos exibições completamente deprimentes principalmente em jogos fora.

Lembro-me do jogo na Madeira, em Fafe ainda na fase regular, e em Granollers para a EHF.

Se na próxima época não acertarmos no treinador, e em alguns jogadores, vamos perder outra vez. O Sporting vai à Champions e com certeza que se vai reforçar, e os vermelhos provavelmente vão investir mais.
 

jetlag

Arquibancada
30 Julho 2015
415
0
Pietrus disse:
Infelizmente o nosso clube não trata muito bem alguns atletas e treinadores (tanto no futebol como nas modalidades) na hora da saída. É normal alguns deles sentirem alguma revolta, e em momentos mais quentes essa revolta vem ao de cima.

É triste mas é o que temos.

Quanto ao Ricardo Costa para mim é para sair. Foram dois falhanços inqualificáveis na fase decisiva destas duas épocas.
É verdade que fomos roubados em alguns jogos, mas noutros tivemos exibições completamente deprimentes principalmente em jogos fora.

Lembro-me do jogo na Madeira, em Fafe ainda na fase regular, e em Granollers para a EHF.

Se na próxima época não acertarmos no treinador, e em alguns jogadores, vamos perder outra vez. O Sporting vai à Champions e com certeza que se vai reforçar, e os vermelhos provavelmente vão investir mais.
Uma derrota na Madeira, ok! Gamado no abc e Benfica e chamamos a isto inqualificável?!!
Perdeu fora com o Granollers é uma vergonha????
É caso para dizer....Foda-se!!
Isto já mete nojo!
Para alguns trocar de treinador é como quem troca de amante! Pensa-se com tudo menos com a cabeça, se é que se pensa!

Senão tivéssemos sido prejudicados no abc e Benfica tínhamos ganho campeonato teoricamente com 4 pontos de avanço e se a isso fossem somados os 3 pontos retirados da primeira para a segunda fase seriam 7 pontos!!!!

Inqualificável é o que dizem do RC e possivelmente vão dizer do  cabestani!!!!!





Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 

lmcs19

Bancada lateral
9 Abril 2016
584
422
Volto a dizer que acho que vai ser o Martingo...acho que o Rui Silva ainda não tem as capacidades necessárias para pegar no Fcp
 

Pietrus

Bancada central
9 Março 2012
1,820
61
jetlag disse:
Uma derrota na Madeira, ok! Gamado no abc e Benfica e chamamos a isto inqualificável?!!
Perdeu fora com o Granollers é uma vergonha????
É caso para dizer....Foda-se!!
Isto já mete nojo!
Para alguns trocar de treinador é como quem troca de amante! Pensa-se com tudo menos com a cabeça, se é que se pensa!

Senão tivéssemos sido prejudicados no abc e Benfica tínhamos ganho campeonato teoricamente com 4 pontos de avanço e se a isso fossem somados os 3 pontos retirados da primeira para a segunda fase seriam 7 pontos!!!!

Inqualificável é o que dizem do RC e possivelmente vão dizer do  cabestani!!!!!





Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Sim, é inqualificável perder os dois últimos campeonatos da maneira que perdeu.

Eu não tenho memória curta. As roubalheiras deste final de época ainda estão frescas, mas e na época passada? A meia final com os vermelhos foi uma vergonha. Muitos pensavam que se tratava de desgaste da equipa por causa da Champions, mas esta época sem Champions foi mais do mesmo. O Ricardo Costa não teve pedalada a verdade é essa.

Sobre o Granollers, é uma vergonha perder por 10 ou 11 golos contra uma equipa inferior. Foi uma exibição medíocre. E nem vou falar da derrota na Dinamarca.

Alguma coisa tem de mudar, não podemos ficar 3 anos a seco no Andebol.
 

Celta7

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
5,696
1,057
Pietrus disse:
Infelizmente o nosso clube não trata muito bem alguns atletas e treinadores (tanto no futebol como nas modalidades) na hora da saída. É normal alguns deles sentirem alguma revolta, e em momentos mais quentes essa revolta vem ao de cima.
É normal que alguns não concordem com a saída, não é normal fazer piços para os adeptos que sempre o apoiaram com se tivessem sido eles que decidiram a dispensa desses jogadores. Nada a ver com revolta, é mesmo uma questão de carácter (ou falta dele).

No caso especifico do Pedro Moreira (porque acho que é dele que o Pombal está a falar), saiu da forma mais natural possível. Tal como o Barreiros, como o Caio ou como o Vítor Hugo actualmente. Têm contratos de 1 ano a terminar, o clube acha que o rendimento não é suficiente e não renovam. Comunicaram-lhes essa intenção com toda a antecedência do mundo aos jogadores e poucos dias depois da época terminar eles já tinham o futuro resolvido com a Oliveirense. Tal como o VH já tem o futuro resolvido com o Sporting. Nada a apontar ao clube nem ao jogador. Aliás o único erro no meio disto tudo foi terem renovado com eles no ano anterior quando já se via que o rendimento deles era pouco mais do que medíocre.

Quem tem razões de queixa da forma como o clube actuou são os jogadores de basket que ficaram sem clube a meio do Verão sem aviso prévio quando o Porto resolveu descer de divisão, mas mesmo esses nunca tiveram uma má palavra para com o clube, muito menos vieram ao dragão provocar adeptos. Bem pelo contrário, alguns que até foram parar ao Benfica portaram-se de forma impecável quando vieram ao Dragão.

Nada justifica o que o Moreira fez.
 

jetlag

Arquibancada
30 Julho 2015
415
0
Pietrus disse:
Sim, é inqualificável perder os dois últimos campeonatos da maneira que perdeu.

Eu não tenho memória curta. As roubalheiras deste final de época ainda estão frescas, mas e na época passada? A meia final com os vermelhos foi uma vergonha. Muitos pensavam que se tratava de desgaste da equipa por causa da Champions, mas esta época sem Champions foi mais do mesmo. O Ricardo Costa não teve pedalada a verdade é essa.

Sobre o Granollers, é uma vergonha perder por 10 ou 11 golos contra uma equipa inferior. Foi uma exibição medíocre. E nem vou falar da derrota na Dinamarca.

Alguma coisa tem de mudar, não podemos ficar 3 anos a seco no Andebol.
O que é que falhou em concreto?


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 

jetlag

Arquibancada
30 Julho 2015
415
0
Bem sei que ser um excelente jogador não significa ser grande treinador, mas em jeito de despedida, pois imagino que seja o mais certo, pelo grande andebol que vi praticado nestes últimos dois anos, partilho um video de alguns dos melhores momentos do Ricardo Costa. Alguns que o criticam aqui devem ser bastante jovens e não se devem recordar do grande jogador que foi. Um dos melhores marcadores da Asobal no seu primeiro ano em Espanha, um dos melhores marcadores do europeu da croácia em que obtivemos a melhor classificação de sempre. E que com 17 anos chegou a ser titular no mundial do japão com o Donner a seleccionador nacional. Campeão pelo FC Porto após os 31 anos de jejum etc etc.
Obrigado RC até à próxima.

https://youtu.be/Uwz6GF2xN-U
 

André Dias

Tribuna
22 Novembro 2012
2,859
4
Eu acho que, face ao investimento dos adversários, devemos apostar no trabalho e na continuidade. No conhecimento que já há do processo, dos jogadores do clube, de tudo. Apostar no reforço da equipa até onde nos for possível, sem entrar no mínimo de loucuras. Ser cirúrgico e minucioso ao máximo nas escolhas. Acho que os temos de combater por aqui. Mas já agora convinha a direção encarreirar as verbas devidas, que tanta falta fazem e que para Benfica e Sporting já não é assunto.

Acredito que o Ricardo Costa saiba que tem aspetos a melhorar. A equipa este ano, apesar da primeira fase imaculada, pareceu-me irregular e nesta fase final cansada, sem ideias. Gosto do Ricardo, do princípio de todos terem as suas oportunidades, do jogo coletivo, dinâmico e versátil. Não vejo melhor disponível em Portugal.
 

jetlag

Arquibancada
30 Julho 2015
415
0


Teoria da compensação!!!
Eu queria era o campeonato!!!


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 

Emanuel85

Tribuna Presidencial
16 Junho 2015
9,870
4,469
jetlag disse:


Teoria da compensação!!!
Eu queria era o campeonato!!!


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Isso é que era! Espero que se confirme, estar na Champions é sempre positivo!