Rui Filipe

A

azulebranco80

Guest
Também eu...foi o pior domingo de praia da minha vida e já tive uns quantos maus...

Admirava muito o Rui Filipe, muito mesmo...foi uma perda enorme!
 

R0NIK

Tribuna
19 Dezembro 2012
2,664
1,627
Conquistas
10
Norte
  • Domingos
  • Rui Filipe
  • Lucho González
  • Deco
28 de Agosto de 1994, tinha eu 9 anos de idade.

Nesse domingo, acordei cedo, pela manhã. Estava ansioso, pois, afinal de contas, poucas horas depois deslocar-me-ia a Aveiro, para assistir ao Beira-Mar x FC Porto. Mal imaginava eu qual a primeira notícia que receberia nesse dia.
Levantei-me, saí do quarto e deparei-me com os meus familiares "colados" à TV. Encontrei um ambiente pesado, silencioso. Foi então que alguém me contou aquilo que se passara durante a noite anterior. Disseram-me que o Rui Faleceu. E logo o Rui! Valecambrense de gema, tal como eu e toda a minha família. Um conhecido nosso, que um ano antes, me oferecera uma camisola do NGC com o seu mítico número 6! Jogou, aliás, na A.D. Valecambrense, clube que também o meu pai representou (embora em alturas diferentes) durante várias épocas...

E, se o ambiente em casa não era o melhor, perto do "velhinho" Mário Duarte, piorou. Nunca vi/senti tal coisa num jogo de futebol, uma carga dramática enorme que nunca esquecerei.

O FC Porto, do saudoso Bobby Robson, acabou por vencer a partida, por 2 a 0, embora, no fundo, isso não interessasse para nada, naquele dia.

Em Vale de Cambra, ainda hoje se fala no pentacampeão Rui Filipe, não foi nem será esquecido!
 

Vitor40

Bancada central
30 Março 2012
1,478
1,919
Faz hoje 20 anos (como o tempo voa) que morreu o Rui Filipe. Dia 6 de Setembro será realizado um jogo em sua homenagem entre o FC Porto B e Valecambrense no Estádio Municipal das Dairas, em Vale de Cambra.

Que descanse em paz
 
G

GTM

Guest
Lembro-me perfeitamente deste dia como se fosse ontem. Tinha 15 anos, estava de férias na aldeia do meu pai, num tempo em que ainda não havia internet, tv cabo e os telemóveis ainda eram muito poucos. Acabei por saber da noticia, apenas quando liguei o rádio 5 ou 10 minutos antes de se iniciar o Beira-Mar-Porto.

Recordo-me perfeitamente, que a primeira coisa que ouvi do comentador, foi algo do género " como é que a equipa do Porto vai reagir depois de um momento tão dramático". E lá continuava ele a falar do drama e da tragédia, mas sem mencionar a que se devia essa tragédia, o que me levou a ficar angustiado e a interrogar-me com o " afinal o que é que se passou ?". Até que lá acabou por dizer que o Rui Filipe tinha morrido num acidente de viação. É óbvio foi uma grande tristeza.

Rui Filipe que tinha sido a grande promessa da época 91/92 e onde fez uma grande época,para depois cair num certo declínio nas épocas seguintes. No entanto, iniciou a época 94/95 em grande. Marcou o 1º golo do campeonato contra o Braga e depois marcou aquele golão contra o Benfica na Luz, em jogo para a Supertaça. Falava-se na altura, do renascimento dele para os grandes momentos.
 

JohnnyP

Bancada central
29 Agosto 2012
1,990
26
GTM disse:
Lembro-me perfeitamente deste dia como se fosse ontem. Tinha 15 anos, estava de férias na aldeia do meu pai, num tempo em que ainda não havia internet, tv cabo e os telemóveis ainda eram muito poucos. Acabei por saber da noticia, apenas quando liguei o rádio 5 ou 10 minutos antes de se iniciar o Beira-Mar-Porto.

Recordo-me perfeitamente, que a primeira coisa que ouvi do comentador, foi algo do género " como é que a equipa do Porto vai reagir depois de um momento tão dramático". E lá continuava ele a falar do drama e da tragédia, mas sem mencionar a que se devia essa tragédia, o que me levou a ficar angustiado e a interrogar-me com o " afinal o que é que se passou ?". Até que lá acabou por dizer que o Rui Filipe tinha morrido num acidente de viação. É óbvio foi uma grande tristeza.

Rui Filipe que tinha sido a grande promessa da época 91/92 e onde fez uma grande época,para depois cair num certo declínio nas épocas seguintes. No entanto, iniciou a época 94/95 em grande. Marcou o 1º golo do campeonato contra o Braga e depois marcou aquele golão contra o Benfica na Luz, em jogo para a Supertaça. Falava-se na altura, do renascimento dele para os grandes momentos.
Também me lembro, teria uns menos 2 anos que tu. Tinha a ideia que ele tinha marcado 3 golos nos últimos 3 jogos da carreira, mas talvez sejam só esses dois.

Lembro-me de alguém abrir o Jornal da Tarde com as palavras "Rui Filipe..." e antes de terminar a frase já eu sabia o que tinha acontecido, pois não havia outra razão para abrir um noticiário com o nome dele, numa altura em que ainda davam as notícias organizadas por blocos: Nacional, Intrnacional, Desporto...

Se bem me recordo, o jogo de seguida em que ganhamos 2-0 ao Beira-Mar, foi o último jogo de Kostadinov pelo nosso clube. Mas 20 anos, já nem certeza tenho das minhas memórias.
 

Juary

Tribuna Presidencial
24 Maio 2013
8,966
2,127
Como o tempo passa tão rápido!!...
Lembro desse dia infeliz.  Grande jogador que era o Rui Filipe.
 
M

Mike_Walsh

Guest
Lembro-me bem desse dia. Estava de férias na Póvoa e ouvi a notícia na rádio.
Também me lembro dos dias seguintes. O velório - lembro-me da foto em que Pinto da Costa lhe dá um beijo na testa - e o funeral.
E a forma como tempos depois o Presidente falou do assunto. De como teria de dar a volta àquele drama de forma a que a equipa não fosse afectada. Segundo explicou nessa altura, enquadraram-se nessa estratégia as contratações, pouco tempos depois, do Yuran e do Kulkov, que fomos buscar ao Benfica.
 

zzz999

Bancada central
22 Junho 2011
1,159
104
Ouvi a notícia nesse dia  a ir para a catequese e confirmei achegar a casa.... que tristeza.
 
M

Mike_Walsh

Guest
Neste aniversário dos 20 anos da sua morte, não me admirava que o Pinto da Costa hoje lhe dedicasse a vitória no jogo com o Moreirense.
 

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
37,591
25,426
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
o princípio do meu Ateu-agnósticismo começou muito por aqui.. eu era um miúdo e lembro-me de pensar.. foda-se, que raios de deus existe que faça uma merda destas.. Continuarás a ser o nosso Rui Filipe Sempre.. Até um dia Campeão..
 

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
37,591
25,426
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
Faz hoje 22 anos que faleceu este enorme jogador e Dragão.. Paz à sua alma.. lembro-me como se fosse ouvir a notícia da sua morte na rádio..
 

Mihaly Siska

Tribuna
3 Junho 2014
2,688
2,237
Era muito pequeno à altura, mas lembro-me porque foi relativamente perto de minha casa. Salvo erro, foi na Nacional 223, junto ao sítio onde o Feirense hoje em dia tem os seus campos de treino. Do que mais me recordo da sua passagem pelo Porto foi de ter sido um dos autores dos golos do 0-5 ao Werder Bremen. Que hoje esteja connosco e nos ajude a vencer!
 

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
37,591
25,426
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
É ter tido jogadores desta garra e amor ao clube que ainda me faz doer mais a realidade actual.. que tristeza..