Rumor sobre possível Liga Ibérica

WarriorFCP

Tribuna Presidencial
9 Dezembro 2013
17,356
0
29
Porto
Eu acho que é uma ideia interessante, mas teria que ser algo extremamente bem pensado. Uma Liga Ibérica seria uma liga que em termos de mercado estaria ao nível da Premier League, muito atractiva para o mercado internacional o que em termos financeiros beneficiaria todos os clubes que nela participassem, 1ª e 2ª divisão. Mas lá está, é como disse, teria que ser algo extremamente bem pensado e que beneficiasse todos. As equipas portuguesas mais pequenas não poderiam ser prejudicadas. Imaginando por exemplo, uma primeira Liga com 8 equipas portuguesas e 12 espanholas e uma 2ª Liga que teria que ter um formato diferente, pois teria como participantes muito mais que as habituais 24 equipas da Liga Adelante, por exemplo, um formato em que dividissem as equipas em várias sérias, considerando a proximidade geográfica, etc, ou então, uma 2ª Liga dividida por duas séries, uma portuguesa, outra espanhola, e no final, fazia-se um play-off entre as equipas portuguesas e as equipas espanholas para discutir quem seriam as equipas promovidas. Outro problema seria as equipas apuradas para as competições europeias, teria que ser algo discutido com a UEFA, pois esta Liga Ibérica teria que ter mais equipas apuradas para as competições europeias que o normal. Em vez de 4 equipas na Liga dos Campeões, por exemplo, 6 ou 7, bem como também mais 2 ou 3 lugares na Liga Europa, ou por exemplo ter garantidamente 1 ou 2 lugares na Liga Europa para as equipas portuguesas. Na teoria, se fosse um projecto em que todos os clubes dos dois países fossem beneficiados, seria óptimo, com os direitos televisivos ao estilo da Premier, os clubes portugueses grandes e pequenos receberiam sempre grandes quantias e acho que contribuiria para o crescimento de muitos clubes em Portugal.

É algo ainda muito prematuro e que necessitaria de muitos anos a maturar para se tornar realidade de forma muito sólida.

Di Charis

Tribuna Presidencial
23 Abril 2012
5,806
450
Eu por acaso pensei numa liga ibérica mas aquando das noticias que o Barça poderia vir a jogar no campeonato francês.

Eu reformulava o campeonato português, absorvendo o Barcelona e o Espanhol, passando a chamar-se liga Ibérica.

Provavelmente nos primeiros anos, o Barcelona limpava a competição, mas com o aumento de receitas e projecção mediática, quatro jogos por campeonato mais competitivos, teríamos maior capacidade para segurar jogadores.

Também seria hilariante ver o Tondela a recusar-se a jogar em aveiro com o Barcelona...

Quanto a esta liga Ibérica- não fui eu que a congeminei, e como tal (coff, coff) obviamente está cheia de problemas-, faz-me lembrar a Royal League da Escandinávia que não teve muito sucesso - três edições.

https://en.wikipedia.org/wiki/Royal_League

WarriorFCP

Tribuna Presidencial
9 Dezembro 2013
17,356
0
29
Porto
sinal disse:
LOL

Não vai acontecer, nem vale a pena imaginar tal cenário.
Sinceramente, acham que não? Tendo em conta a forma como o futebol está a evoluir em Portugal, das duas uma, ou daqui a uns anos a Primeira Liga vai ter umas 8/10 equipas, ou então, a solução será mesmo uma Liga Ibérica, porque uma coisa é certa, os clubes mais pequenos caminham a passos largos para a falência.

S

sinal

Guest
WarriorFCP disse:
Sinceramente, acham que não? Tendo em conta a forma como o futebol está a evoluir em Portugal, das duas uma, ou daqui a uns anos a Primeira Liga vai ter umas 8/10 equipas, ou então, a solução será mesmo uma Liga Ibérica, porque uma coisa é certa, os clubes mais pequenos caminham a passos largos para a falência.
Quantas Ligas Europeias estão melhor do que a Portuguesa?
Tirando Inglaterra, Espanha, Itália, França e Alemanha.

O resto não é melhor. Por essa lógica, 30 a 40 Ligas na Europa terão de se andar a unir para constituírem campeonatos melhores.

Além disso, a UEFA de certeza que colocará problemas na criação de uma Liga Ibérica.

m3a4424

Tribuna Presidencial
6 Maio 2007
18,858
88
Pessoalmente acho que se a Cataluña se independentiza, é a única solução para o Barcelona poder continuar a jogar numa liga competitiva/espanhola, visto que nem a França nem a Espanha vêm com muitos bons olhos a integração desse Clube nos seus Campeonatos.

Aqui pelo Distrito de Portalegre, que creio que é o futebolisticamente mais pobre do país, seria ouro sobre azul juntar as duas ligas, visto que estando perto da fronteira, poderia ter um aumento de dinheiro vindo do lado espanhol, sendo que até poderiam aparecer fusões entre Clubes Portugueses e Espanhóis.

Quanto a isso acontecer, apesar de adorar, infelizmente, não me parece que isso alguma vez possa acontecer.

Mas como sonhar, ainda não é proíbido, por favor, deixem-me continuar...

S

sinal

Guest
m3a4424 disse:
Aqui pelo Distrito de Portalegre, que creio que é o futebolisticamente mais pobre do país
Pergunta sem ironias.
É pior do que Beja, Évora ou Castelo Branco?

Soares

Tribuna
5 Janeiro 2015
2,816
96
Acho que a ideia não é acabar com os campeonatos dos respetivos países, provavelmente será para substituir a taça da liga, por uma taça ibérica. Se os clubes derem valor à competição e os jogos não servirem apenas para rodar jogadores, acho que tinha todo o potencial para ser vista e "vendida" no estrangeiro e assim render dinheiro aos clubes.
Outra questão, é se a competição seria considerada oficial ou não pela uefa.

WarriorFCP

Tribuna Presidencial
9 Dezembro 2013
17,356
0
29
Porto
sinal disse:

O resto não é melhor. Por essa lógica, 30 a 40 Ligas na Europa terão de se andar a unir para constituírem campeonatos melhores.

Além disso, a UEFA de certeza que colocará problemas na criação de uma Liga Ibérica.
Se deixarmos de lado os resultados do FC Porto que muito contribuiu para o ranking da UEFA de Portugal, e também os resultados dos orcs na Liga Europa, o que seria do futebol português? Em termos de saúde dos clubes e da Liga, são várias as ligas em melhor estado que a Portuguesa. Quantos clubes devedores tens em Portugal? Tens imensos clubes na primeira e segunda liga ligados à máquina, já nem é corda ao pescoço, já ultrapassou isso, os clubes devem cada vez mais dinheiro e estão a enterrar-se cada vez mais e estamos a caminhar para que no futuro, a Liga Portuguesa tenha cada vez menos equipas, aliás, neste momento, ter 18 equipas é surreal, tendo em conta que vários clubes devem dinheiro ao fisco e têm salários em atraso.

S

sinal

Guest
WarriorFCP disse:
Se deixarmos de lado os resultados do FC Porto que muito contribuiu para o ranking da UEFA de Portugal, e também os resultados dos orcs na Liga Europa, o que seria do futebol português? Em termos de saúde dos clubes e da Liga, são várias as ligas em melhor estado que a Portuguesa. Quantos clubes devedores tens em Portugal? Tens imensos clubes na primeira e segunda liga ligados à máquina, já nem é corda ao pescoço, já ultrapassou isso, os clubes devem cada vez mais dinheiro e estão a enterrar-se cada vez mais e estamos a caminhar para que no futuro, a Liga Portuguesa tenha cada vez menos equipas, aliás, neste momento, ter 18 equipas é surreal, tendo em conta que vários clubes devem dinheiro ao fisco e têm salários em atraso.
Pelo menos Portugal tem duas equipas que dão muitos pontos. O resto dos campeonatos tirando aqueles 5, não têm nenhuma, rien, niente.

80% dos campeonatos europeus são mais fracos que o nosso, isso é um facto. Agora o fosso que existe entre o Tugão e o topo, é enorme, mas pior estão o resto, que ainda conseguem ser piores.
A verdade é essa, outra verdade é que uma Liga Ibérica é irrealista, falaram aí de uma Taça Ibérica, iss sim, é mais realista.

WarriorFCP

Tribuna Presidencial
9 Dezembro 2013
17,356
0
29
Porto
sinal disse:
Pelo menos Portugal tem duas equipas que dão muitos pontos. O resto dos campeonatos tirando aqueles 5, não têm nenhuma, rien, niente.

80% dos campeonatos europeus são mais fracos que o nosso, isso é um facto. Agora o fosso que existe entre o Tugão e o topo, é enorme, mas pior estão o resto, que ainda conseguem ser piores.
A verdade é essa, outra verdade é que uma Liga Ibérica é irrealista, falaram aí de uma Taça Ibérica, iss sim, é mais realista.
Eu em parte concordo contigo, o problema é que 2 ou 3 equipas não chegam para fazer um campeonato, e se tirares FC Porto, Benfica e Sporting ao campeonato português, tens um campeonato muito fraquinho e com clubes a caminho da ruína. A verdade é que, se tirares Porto, Benfica e Sporting, tens um campeonato do nível, ou até mais fraquinho que a Liga Adelante.

Obviamente que para haver uma Liga Ibérica, teriam que haver muitos anos de estudo, de trabalho, para se poder criar um projecto sólido. Poderá ser uma realidade, não tenho a menor dúvida, mas não poderá ser concretizada a curto prazo.

Fernando Resende

Tribuna Presidencial
11 Abril 2012
12,209
1,793
sinal disse:

Percebo o que dizes e nem acho viavel esta liga, ainda assim a questão não está apenas na qualidade da liga mas em tudo o resto. A verdade é que em Portugal temos estádios às moscas e a maioria dos clubes não tem adeptos quase nenhuns. Tirando Porto, Benfica e Sporting que têm bastantes adeptos, apenas o Guimarães e o Braga apresentam uma massa adepta minimamente aceitável (e mesmo assim mais de metade são adeptos de um dos grandes também, principalmente no caso do Braga). Existem muitos factores que contribuem para isto mas a verdade é que há ligas por esse mundo fora onde, mesmo não se jogando melhor do que cá (nem existindo qualidade de jogadores como cá), os estádios estão cheios (ou bem compostos) e as equipas têm adeptos e apoio. Aqui um Tondela vs Paços de Ferreira (ou qualquer outro jogo que não envolva os grandes ou braga e Guimarães) tem o estádio quase às moscas.

S

sinal

Guest
Fernando Resende disse:
Percebo o que dizes e nem acho viavel esta liga, ainda assim a questão não está apenas na qualidade da liga mas em tudo o resto. A verdade é que em Portugal temos estádios às moscas e a maioria dos clubes não tem adeptos quase nenhuns. Tirando Porto, Benfica e Sporting que têm bastantes adeptos, apenas o Guimarães e o Braga apresentam uma massa adepta minimamente aceitável (e mesmo assim mais de metade são adeptos de um dos grandes também, principalmente no caso do Braga). Existem muitos factores que contribuem para isto mas a verdade é que há ligas por esse mundo fora onde, mesmo não se jogando melhor do que cá (nem existindo qualidade de jogadores como cá), os estádios estão cheios (ou bem compostos) e as equipas têm adeptos e apoio. Aqui um Tondela vs Paços de Ferreira (ou qualquer outro jogo que não envolva os grandes ou braga e Guimarães) tem o estádio quase às moscas.
Será que por exemplo um jogo entre os Tondelas e os Paços de Ferreiras da Bélgica, também tem muita gente a assistir? E da Polónia? E Rep. Checa? Por aí fora.

O único caso fora das grandes Ligas, que tem consistentemente os estádios cheios é a Liga Holandesa.

Soares

Tribuna
5 Janeiro 2015
2,816
96
Eu gostando ou não da ideia, acho que é uma questão de tempo até sermos "absorvidos" pela la liga, principalmente se for criada uma taça e ela tiver sucesso. Aliás, acho que é uma questão de tempo até se substituir as ligas secundárias europeias, por ligas que abranjam regiões da europa.

elnino_diogo

Tribuna Presidencial
19 Junho 2012
6,886
0
Iria ser uma espécie de desporto americano, tipo NBA e NHL, onde as equipas canadianas são "absorvidas" e participam nas ligas norte americanas...

Não me importava, os clubes portugueses cresciam.

Tinha é de ser com uma base sustentada e impedindo que esta "Liga Ibérica" levasse os clubes pequenos à falência.

S

sinal

Guest
As ligas Americanas são fechadas e o sistema é completamente diferente.

Sendo uma Liga fechada, os Tondelas e Aroucas desta vida, nunca teriam hipóteses de entrar nela. A UEFA nunca irá por esse caminho, vai contra tudo o que defendem.

Se uma Superliga Europeia foi completamente rejeitada, acham mesmo que uma Liga Ibérica tipo Ligas Profissionais americanas seria viabilizada? lool