Sérgio Conceição - Ex Treinador

Sérgio Conceição

Sérgio Conceição

5.10

Estatísticas da Época - 2023/24


Dados completos de 2023/24

5.10 Performance da Época

Mágico Deco

Bancada lateral
31 Agosto 2012
921
671
Queres mesmo comparar o que dá ao processo ofensivo o Firmino com o Marega ou o Soares??

Como é que pode haver semelhanças no modelo de jogo com jogadores de características tão distintas? O Marega pede jogo na profundidade, o Soares gosta dos duelos físicos e é eximio no jogo aéreo... Nenhum deles baixa para jogar e criar

Com o Aboubakar, sim podia haver semelhanças neste aspeto.... Como podia haver semelhanças se o Gonçalo tivesse sido aposta

Já na altura tinha referido, o Gonçalo era o jogador ideal para fazer aquele papel do Aboubakar
Calma amigo!

Eu perguntei quais eram as diferenças do nosso modelo de jogo em 17/18 em comparação com o atual...
 

Mágico Deco

Bancada lateral
31 Agosto 2012
921
671
A avaliação de um jogador não pode ser estática.

Tem que se avaliar a conjuntura, tendência para lesões, irregularidade exibicional, carácter, etc.

Pode ser o melhor tecnicamente mas há um conjunto de atributos de outro ambito que não o técnica que fazem com que seja mais um problema do que uma solução.
Concordo! Por isso disse que não devia sequer ser considerada a sua contratação...
 
  • Like
Reações: b10nic

Mágico Deco

Bancada lateral
31 Agosto 2012
921
671
E neste momento o modelo de jogo é igual ao do primeiro ano??

Considero-o muito diferente

É que concordo contigo, no primeiro ano a equipa jogava bom futebol...
Vou repetir... É diferente em quê?

(Em relação à comparação com o modelo do Klopp, já identifiquei as semelhanças e diferenças que vejo no modelo do Porto)
 

Mágico Deco

Bancada lateral
31 Agosto 2012
921
671
Entrei aqui e tive de olhar duas vezes, comparações entre o nosso sitema tático e o do Liverpool. Sim senhor
«Eu acho que o Liverpool vai muito ao encontro do que eu penso que é o futebol. Gosto da dinâmica do Liverpool, gosto do modelo de jogo, gosto da forma como jogam e como estão com bola e sem bola. Vai muito ao encontro do que vejo e como vejo o futebol. Na minha opinião, em muitos desses momentos, é talvez a melhor equipa do mundo», referiu Conceição, em conferência de imprensa, esta terça-feira.
 

Roberto_FCP

Tribuna Presidencial
Staff
9 Março 2012
15,434
32,091
Hoje em dia o 6º momento do jogo, como disse o Sérgio, define muito mais jogos do que muitos sistemas tácticos ou modelos de jogo. Não tenho dúvidas que ter os melhores jogadores, ou jogadores melhores em comparação com os adversários, faz as suas equipas ganhar, ou estar mais perto de, muito mais vezes.

Alguém dúvida que o Sérgio com outro tipo de jogadores, e dou o exemplo concreto de ter avançados diferentes do que aqueles que temos, que proporcionava outro jogo? Mas era o Sérgio que proporcionava ou os avançados que pela sua maior qualidade faziam o "modelo" do Sérgio ser diferente?

Já agora, para mim como treinador que sou, os sistemas tácticos só existem nos matraquilhos. Aí é que os jogadores estão sempre na mesma linha e falar no "2x5x3" faz todo o sentido. Mais importante que isso são os processos e as dinâmicas colectivos e individuais. Se dentro de uma dinâmica colectiva houver uma dinâmica individual de um determinado jogador que possa fazer a diferença, volto a dizer, do outro lado pode estar um "modelo" ou sistema táctico muito forte que mesmo assim pode ser quebrado devido a essa qualidade.
 

Drago93

Tribuna Presidencial
19 Março 2012
8,753
3,078
Conquistas
2
  • André Villas-Boas
  • Lucho González
Quando tens o Ricardo em vez do Manafá, o Brahimi em vez do Diaz e o Abou em vez do Soares, podes ter em mente o mesmo modelo mas coisas vão ser sempre muito diferentes. E na questão do Aboubkar perdemos duplamente porque ele era essencial na maneira como ligava o jogo e com o instinto que tinha para finalizar, e o Abou nem sequer é um Jackson.

O FCP falhou falhou nas contratações, quer no timing, quer na identificação de prioridades, quer no acerto de alguns jogadores, e isso acontece porque o FCP não é organizado a esse nivel como devia ser, e enquanto não tiver um departamento cm elevado grau de independência do treinador e da direcção para o fazer não sobe o rendimento a esse nivel. Mas isso é outra conversa.
Não achas que o Gonçalo era o AV ideal para fazer o papel de Aboubakar e foi desaproveitado pelo treinador?

É que o ano passado ainda tínhamos o Brahimi e o processo ofensivo começou a ser bastante rudimentar...

Este ano, a minha opinião é que temos um plantel com algumas lacunas ( principalmente nos Avs, faltando também um médio de categoria) mas com alguma qualidade...

Até acabaste por citar um dos melhores reforços dos últimos anos ( Luís Diaz)
 

Mágico Deco

Bancada lateral
31 Agosto 2012
921
671
Ris-te Mágico Deco??

Duplo pivot + 2 alas + 2 avançados.

Diz-me lá como jogamos então?
Acho engraçado que quando mais nada serve, se fale em 4-3-3 ou 4-4-2.

Como se a disposição dos jogadores em campo fosse estática.

Disseste que o Klopp escolheria 5 jogadores, eu mostro-te um jogo em que o Sérgio escolheu esses 5 jogadores e vens falar-me em 4-2-2-2. Como é que não me vou rir?
 

Drago93

Tribuna Presidencial
19 Março 2012
8,753
3,078
Conquistas
2
  • André Villas-Boas
  • Lucho González
Vou repetir... É diferente em quê?

(Em relação à comparação com o modelo do Klopp, já identifiquei as semelhanças e diferenças que vejo no modelo do Porto)
Muito menos fluidez na posse, sendo neste momento uma equipa que apressa os momentos de jogo, muito menos procura pelo jogo interior num futebol apoiado ( tendo sido muito mais priveligiado a bola longa no Soares por exemplo)

Laterais muito mais unidimensionais no seu jogo ( especialmente do lado direito)

Menos procura pelos médios no processo de criação e menos presença dos mesmos em zonas de finalização

___________

Sobre o treinador não saber da venda do Gonçalo....

Vais-me dizer que se o SC quisesse ficar com o Gonçalo ou o achasse importante ele seria vendido por 3M?? Não foram 30M...foram 3M

Ele praticamente foi dispensado pelo clube

Caso seja verdade é só mais um processo amador no clube... Nada que já não estejamos habituados
 

hawkeyes

Tribuna Presidencial
19 Julho 2006
21,912
16,547
Vila Nova de Gaia, 1975
Acho engraçado que quando mais nada serve, se fale em 4-3-3 ou 4-4-2.

Como se a disposição dos jogadores em campo fosse estática.

Disseste que o Klopp escolheria 5 jogadores, eu mostro-te um jogo em que o Sérgio escolheu esses 5 jogadores e vens falar-me em 4-2-2-2. Como é que não me vou rir?
Eu não me rio. Só acho triste a forma como distorces as coisas. Ou então são dificuldades de interpretação e aí tenho pena.

Puro desperdício de tempo.

Next!...
 

Tails

Tribuna Presidencial
6 Janeiro 2013
7,152
10,452
Deixa lá. Tu é que és o dono da verdade e tu e que sabes tudo.

Fica la com a tua verdade e com a tua sabedoria. O resto é tudo burro. Tu e que és o inteligente. Se fosse a ti até questionava o JN por tal noticia.

Ontem fizeste alusão à noticia da valorização do plantel, hoje tive o trabalho de ler o JN para ver a tal valorização.

Tendo em conta que aquilo é basicamente a opinião de uma pessoa, acho pouco.

Tivessem perguntado ao sr. Manuel do talho, provavelmente punha alguns jogadores a valer mais.

Convém é garantir o ponto que falta para sermos campeões o mais rápido possível, senao esta valorização vai logo a vida e eu quero o Ze Luis, o Manafa e o Loum a valer aquilo. E o Marcano e o Nakajima também nao está nada mau.
 
  • Like
Reações: Master

Mágico Deco

Bancada lateral
31 Agosto 2012
921
671
Muito menos fluidez na posse, sendo neste momento uma equipa que apressa os momentos de jogo, muito menos procura pelo jogo interior num futebol apoiado ( tendo sido muito mais priveligiado a bola longa no Soares por exemplo)

Laterais muito mais unidimensionais no seu jogo ( especialmente do lado direito)

Menos procura pelos médios no processo de criação e menos presença dos mesmos em zonas de finalização
Laterais unidimensionais? O que quer isso dizer?

Tens dados que sustentem isso da menor fluidez e das bolas longas?

Acho que não é muito lógico pensar que o Sérgio, no início da época 18/19, tenha dito aos jogadores: "Malta, até conseguimos chegar aqui a uma ideia de jogo engraçada, que explora o jogo interior, os flancos e a profundidade, mas agora quero que sempre que possam chutem a bola para o Soares disputar de cabeça"
 

b10nic

Sofá de casa
3 Agosto 2015
10,338
10,970
Hoje em dia o 6º momento do jogo, como disse o Sérgio, define muito mais jogos do que muitos sistemas tácticos ou modelos de jogo. Não tenho dúvidas que ter os melhores jogadores, ou jogadores melhores em comparação com os adversários, faz as suas equipas ganhar, ou estar mais perto de, muito mais vezes.

Alguém dúvida que o Sérgio com outro tipo de jogadores, e dou o exemplo concreto de ter avançados diferentes do que aqueles que temos, que proporcionava outro jogo? Mas era o Sérgio que proporcionava ou os avançados que pela sua maior qualidade faziam o "modelo" do Sérgio ser diferente?

Já agora, para mim como treinador que sou, os sistemas tácticos só existem nos matraquilhos. Aí é que os jogadores estão sempre na mesma linha e falar no "2x5x3" faz todo o sentido. Mais importante que isso são os processos e as dinâmicas colectivos e individuais. Se dentro de uma dinâmica colectiva houver uma dinâmica individual de um determinado jogador que possa fazer a diferença, volto a dizer, do outro lado pode estar um "modelo" ou sistema táctico muito forte que mesmo assim pode ser quebrado devido a essa qualidade.
Como treinador que és não te parece que as dinâmicas colectivas têm sido muito pobres (e falo até da pré-quarentena?)
 

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
68,817
40,777
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
Não achas que o Gonçalo era o AV ideal para fazer o papel de Aboubakar e foi desaproveitado pelo treinador?

É que o ano passado ainda tínhamos o Brahimi e o processo ofensivo começou a ser bastante rudimentar...

Este ano, a minha opinião é que temos um plantel com algumas lacunas ( principalmente nos Avs, faltando também um médio de categoria) mas com alguma qualidade...

Até acabaste por citar um dos melhores reforços dos últimos anos ( Luís Diaz)
Na altura que o Gonçalo saiu eu disse que era uma aberração o FCP estar a da-lo, agora se era o PDL de classe que o FCP precisava para substituir o Abou não acho, mas tinha lugar no plantel, tal como o Layun..

O FCP o ano passado não tinha o avançado nem o lateral direito, e com o Corona a lateral uma dessas lacunas era resolvida e a qualidade subia logo, mesmo sem ter avançado..

O Diaz foi um bom reforço, mas o que estava a dizer é que a maneira como ele joga é completamente distinta do Brahimi mesmo que querias o mesmo modelo.
 
  • Like
Reações: ALEX RQ7 e Flamma

Drago93

Tribuna Presidencial
19 Março 2012
8,753
3,078
Conquistas
2
  • André Villas-Boas
  • Lucho González
Laterais unidimensionais? O que quer isso dizer?

Tens dados que sustentem isso da menor fluidez e das bolas longas?

Acho que não é muito lógico pensar que o Sérgio, no início da época 18/19, tenha dito aos jogadores: "Malta, até conseguimos chegar aqui a uma ideia de jogo engraçada, que explora o jogo interior, os flancos e a profundidade, mas agora quero que sempre que possam chutem a bola para o Soares disputar de cabeça"
Se achas que o jogo da equipa é bom estás no teu direito... Não sou eu que te vou convencer do contrário... Já te apresentei as principais diferenças que vejo na equipa ( em comparação com a primeira metade da primeira época)

A minha opinião é muito simples, o futebol praticado principalmente nesta época foi fraco, rudimentar e pouco criativo

Deu um título? Sem dúvida...

Se acho que está tudo bem? Não, e são precisas muitas melhoras para no próximo ano sermos competitivos, sobretudo na Champions
 
  • Like
Reações: Master

Eclipsisboy

COMO NÓS, UM DE NÓS! 💙
25 Maio 2014
27,901
41,082
Conquistas
3
Porto
  • Pinto da Costa
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
Ontem fizeste alusão à noticia da valorização do plantel, hoje tive o trabalho de ler o JN para ver a tal valorização.

Tendo em conta que aquilo é basicamente a opinião de uma pessoa, acho pouco.

Tivessem perguntado ao sr. Manuel do talho, provavelmente punha alguns jogadores a valer mais.

Convém é garantir o ponto que falta para sermos campeões o mais rápido possível, senao esta valorização vai logo a vida e eu quero o Ze Luis, o Manafa e o Loum a valer aquilo. E o Marcano e o Nakajima também nao está nada mau.
Penso que quem deu a opinião será alguém habilitado para tal. Digo eu.

Quanto ao sublinhado, estamos de acordo. É exatamente isso que eu e todos nós queremos.
 

Drago93

Tribuna Presidencial
19 Março 2012
8,753
3,078
Conquistas
2
  • André Villas-Boas
  • Lucho González
Na altura que o Gonçalo saiu eu disse que era uma aberração o FCP estar a da-lo, agora se era o PDL de classe que o FCP precisava para substituir o Abou não acho, mas tinha lugar no plantel, tal como o Layun..

O FCP o ano passado não tinha o avançado nem o lateral direito, e com o Corona a lateral uma dessas lacunas era resolvida e a qualidade subia logo, mesmo sem ter avançado..

O Diaz foi um bom reforço, mas o que estava a dizer é que a maneira como ele joga é completamente distinta do Brahimi mesmo que querias o mesmo modelo.
Concordo

Em relação à alteração do modelo com a entrada do Diaz, também concordo que é diferente do Brahimi... Dá-te menos criatividade mas até te deu mais golos no plano individual... Obriga-te a mudar mas não quer dizer que seja para pior, vai-te dar algo diferente

E o modelo de jogo naturalmente é algo evolutivo, que vai se desenvolvendo com o passar dos anos... Apenas referi que está mais pobre ( quer por lacunas no plantel quer por algumas escolhas/insistências do SC)