TALENTO PARA DAR E RENDER
Sasa Borovnjak, o sérvio que sobressai na equipa de Moncho López, é fã de Tim Duncan e tem um irmão a jogar na Turquia
?Por Bruno Leite
Sasa Borovnjak foi o primeiro reforço anunciado pelo FC Porto para 2016/17 e chega ao plantel campeão nacional com uma dose considerável de créditos acumulados ao longo da temporada anterior. Ao serviço dos açorianos do Lusitânia, o poste sérvio protagonizou exibições de grande nível e entrou no radar azul e branco tendo em vista os desafios que se avizinham, rubricando com os Dragões um contrato válido por uma época, com mais uma de opção.
Com 27 anos e 2,06 metros, Sasa Borovnjak chegou a Portugal na antecâmara da temporada passada e foi tão-somente o grande destaque individual da fase regular da Liga Portuguesa de Basquetebol, apontando um total de 562 pontos. As médias de 20,7 pontos e 10 ressaltos por jogo impressionaram tudo e todos, inclusive o site Eurobasket.com, que o elegeu MVP da Liga.
Senti-me um privilegiado quando soube do interesse do FC Porto. Sabia que o treinador Moncho López gostava do meu trabalho e cheguei a trocar algumas impressões com ele durante a época passada, mas nunca imaginei que agora estivesse aqui. É um grande orgulho poder jogar na equipa campeã nacional, mas ao mesmo tempo é uma motivação e uma responsabilidade. Estou numa equipa vencedora e vou dar tudo para que continue a vencer na época que aí vem. Queremos voltar a ser campeões e lutar por todos os outros troféus a nível nacional, começou por dizer à Dragões o basquetebolista formado na Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos.
O sérvio, que jogou o campeonato universitário com a camisola dos Penn State e que iniciará a quarta época como profissional ao serviço do FC Porto, já passou por clubes como o Ikaros (Grécia), Zornotza (Espanha), Gran Canaria (Espanha) e Slask Wroclaw (Polónia), além do já referido Lusitânia.
206 centímetros de versatilidade
Sasa Borovnjak destaca-se não só pela qualidade que lhe é reconhecida, mas também pela variedade de opções que oferece à equipa. O próprio crê fugir ao estereótipo do jogador alto e justifica-o voltando atrás no tempo para explicar a origem da apetência para jogar em zonas mais afastadas do cesto:
Sou um jogador grande diferente do habitual, pois consigo fazer muitas coisas diferentes dentro do jogo. Não jogo apenas nas posições interiores, posso trazer a bola para fora, lançar ou até jogar 1x1. Tenho muita versatilidade para a minha estatura e procuro rentabilizar isso ao máximo dentro do campo, oferecendo assim mais opções aos meus colegas e à própria equipa. Sinto-me confortável a jogar em posições mais exteriores e nunca terei problema em fazê-lo sempre que o treinador me pedir ou o jogo assim o exigir. Ao longo da minha formação joguei muitas vezes na posição 3, pelo que não é novidade para mim jogar em zonas mais longe do cesto. Sinto-me capaz de o fazer, pois sou rápido para a minha estatura e tenho um bom controlo de bola. Sei que também posso criar desequilíbrios dessa forma, jogando em posições exteriores.
Já identificado com a realidade nacional, Sasa Borovnjak enfrenta a partir de agora desafios diferentes e mais exigentes do que os que abraçou no Lusitânia, entre os quais o de lutar por títulos. Enaltecendo a forma como foi recebido no FC Porto e as condições que encontrou, o poste sérvio prometeu dedicação máxima, sempre com os objetivos coletivos à frente dos individuais:
Vai ser o meu segundo ano a jogar na Liga portuguesa e já me sinto perfeitamente adaptado ao campeonato, pois tive uma experiência muito positiva ao serviço do Lusitânia. Agora vou ter a possibilidade de lutar pelo título e por todos os outros troféus, e isso é entusiasmante. Já me sinto confortável aqui, fui muito bem recebido por todos e as condições de treino são fantásticas. Não nos falta nada e só temos de nos preocupar em fazer o nosso trabalho. Quero fazer o melhor possível e dar o máximo em cada treino, em cada jogo, de forma a ajudar a equipa a concretizar os objetivos coletivos. Procuro apenas trabalhar e melhorar todos os dias de maneira a poder dar o meu contributo à equipa. É óbvio que tenho os meus objetivos, mas a equipa é o mais importante.
O jogo perfeito
A 27 de fevereiro deste ano, na jornada inaugural da segunda fase da LPB, Sasa Borovnjak conseguiu um jogo perfeito, não tendo falhado qualquer lançamento no triunfo do Lusitânia sobre o Elétrico (92-85), após prolongamento.
Em 45 minutos de utilização, que é o mesmo que dizer que jogou todo o tempo regulamentar e o tempo extra, o poste sérvio registou 13/13 de lançamentos de campo e 10/10 da linha de lance livre, terminando o encontro com números assombrosos: 36 pontos, 13 ressaltos, 2 assistências, 1 roubo de bola, 1 desarme de lançamento, 8 faltas provocadas e uns estratosféricos 51.5 de valorização, registo que lhe permitiu ser o óbvio MVP dessa ronda.
Foi a primeira e única vez em toda a minha carreira que consegui não falhar um único lançamento num jogo inteiro, que até teve prolongamento. Só me apercebi no final do jogo, quando o treinador me mostrou as estatísticas, confessou Sasa Borovnjak.
O basquetebol está-lhe no sangue
A relação de Sasa Borovnjak com o basquetebol começou aos 11 anos, mas com um pai ex-jogador e um irmão mais velho ainda a jogar, seria difícil imaginá-lo como profissional de outra modalidade.
O meu pai jogou basquetebol na Bósnia e tenho um irmão mais velho que neste momento está a jogar no Bursaspor (Turquia). A minha família tem uma grande ligação ao basquetebol e não foi difícil criar essa paixão. Além da influência natural do meu pai e do meu irmão, o facto de sempre ter sido alto também ajudou, afirmou Sasa Borovnjak, confessando ainda que aproveita o tempo livre para matar saudades da família e dos amigos, além de ser um grande consumidor de cinema:
Passo muito tempo no Skype a falar com a minha família e com os meus amigos, alguns deles ainda do tempo que passei nos Estados Unidos. Gosto de me manter em contacto com a minha família e com os meus amigos quando tenho tempo livre, mas também sou um apreciador de cinema e vejo muitos filmes. Como é óbvio, também sou um fã da NBA e vejo o máximo de jogos que posso durante o ano.
Os Spurs de Tim Duncan
Enquanto basquetebolista profissional e depois de alguns anos a viver nos Estados Unidos, Sasa Borovnjak é um fã da NBA, o campeonato mais vibrante e espetacular do planeta:
A minha equipa preferida são os San Antonio Spurs, pois têm um estilo de jogo diferente de todos os outros. Têm um grande treinador (Gregg Popovich), que sabe muito sobre o basquetebol europeu, e jogam sempre de forma coletiva, algo que não se vê muito na NBA. Em relação a jogadores, sempre admirei o Tim Duncan [recentemente retirado], não só pela sua qualidade humana e basquetebolística, mas pelo grande competidor e vencedor que foi. É uma referência e sempre acompanhei a sua carreira, procurando aprender e assimilar as coisas que ele fazia. Atualmente, diria que a minha referência é o Dirk Nowitzki [jogador alemão dos Dallas Mavericks].
Texto publicado na edição de setembro da Dragões, a revista oficial do FC Porto, disponível nas bancas e mediante subscrição.
http://www.fcporto.pt/pt/noticias/Pages/sasa_borovnjak_entrevista_revista_dragoes.aspx