Selecção AA

tripeiro_de_gema

Pinto da Costa vai-te embora
26 Maio 2014
12,958
7,025
Conquistas
5
  • Taça de Portugal 19/20
  • Deco
  • Lucho González
  • Campeão Nacional 19/20
Portugal tem actualmente sem sombra de dúvidas uma geração prometedora, a actual geração apresenta mais qualidade que a geração campeã europeia, penso que FS tem noção disso. O problema aqui parece-me que não é a falta de talento, mas sim saber pôr esta equipa a funcionar, FS parece-me muito preso a ideias passadas, ideias essas que até lhe garantiram sucesso, mas chega-se a uma certa altura que é preciso mais e também exige-se mais, parece-me que essas ideias passadas não são compatíveis com os jogadores que compõem actualmente a selecção.

O Euro 2016 foi algo único, mas também beneficiamos das circunstâncias, pois houve alterações nas regras com a competição alargar-se a mais selecções e as regras do apuramento também mudaram, fazendo com que o terceiro lugar desse possibilidades para passar à fase seguinte, porque o terceiro lugar em condições normais daria eliminação garantida.

O Mundial 2018 por exemplo foi um fracasso, apenas 1 vitória em 4 jogos, o mesmo registo de Carlos Queiroz no Mundial de 2010, com uma convocatória que a verdade se diga desastrada, jogávamos com Raphael Guerreiro a lateral esquerdo que nessa época apenas jogou 5 jogos, ainda jogávamos com Cédric que pouco ou nada oferecia, havia o William que chegou ao mundial sem ritmo, encontrando-se a recuperar de uma lesão contraída há 1 mês, o Adrien mal jogou nessa época, Moutinho também tinha jogado pouco, João Mário que teve uma época terrível, o José Fonte que só metia água, lá está uma convocatória que demonstra como FS se encontrava agarrado a ideias passadas e depois engoliu o seu próprio veneno frente ao Uruguai.

O problema que vejo com FS é que a equipa joga demasiado com o medo de sofrer, mas isso exige uma disciplina táctica e defensiva muito robusta, talvez a equipa de 2016 fosse capaz de suportar isso, porque lá está o talento não era abundante, olhando para esta equipa esse mesmo modelo de jogo já não é comportável com os jogadores que temos, as nossas alternativas a defesa central não são grandes e os dois laterais também são de cariz ofensivo. Esta equipa precisa de se soltar, uma equipa como temos devia ser uma equipa que fosse capaz de golear os seus adversários. Basta olhar pelo modelo de jogo da Bélgica que é um modelo realista para os jogadores que a selecção tuga possui, uma equipa que não tem problemas em assumir a sua superioridade e golear os seus adversários, a Bélgica sabe que se jogar na retranca expõe substancialmente as suas fragilidades defensivas. E como disse é preciso mais e exige-se mais, porque o modelo que resultou em 2016 não voltará a funcionar nas próximas competições.

Depois também não entendo certas convocatórias, o Trincão quando estava no Braga não era convocado e agora que joga no Barcelona é convocado, e depois vamos olhar o tempo de jogo o Trincão nem 90 minutos de jogo tem pelo Barcelona, ainda encontra-se numa fase de adaptação e de amadurecimento, mas ainda assim FS acha que o deve colocar em jogos de grande importância como por exemplo a França, ainda quando estávamos a perder. O Trincão pouco ou nada acrescentou, demonstrou ainda não estar preparado para este nível de exigência. Contra a Croácia, como era um jogo que nada contava aí sim fazia sentido meter os jogadores com menos tempo de jogo, mas mesmo assim o Trincão não aproveitou a oportunidade, demonstrou mais uma vez muito pouco. O Trincão deve continuar a actuar pelos sub-21. Agora a minha dúvida é perceber se FS convoca os jogadores pelo estatuto, estou a achar que é cada vez mais evidente que exista algum estatuto entre certos jogadores.

Quanto aos centrais, como disse anteriormente é o sector onde estamos mais carenciados, neste momento só mesmo Rúben Dias e Pepe é que são os indiscutíveis, se algum deles não poder jogar vai ser um problema. Rúben Semedo não é mau como o pintam aqui, mas existe uma diferença enorme entre o Rúben Semedo e o Pepe. O Fonte já teve o seu tempo. Eu sei que as alternativas não são grande coisa, por isso que a selecção encontra-se sempre condicionada nesta posição, mas talvez a alternativa a longo prazo será colocar o Danilo outra vez a central, aliás no PSG está ser adaptado para essa posição. No entanto meter Danilo a central é sinónimo de levar com o pastelão de William como 6. Nota-se também em William que as suas capacidades estão em degradação e cada vez mais apresenta dificuldades em jogar em espaços fechados. O Rúben Neves seria uma alternativa a explorar, no entanto para este jogar mais tinha que se transferir para um Liverpool, ou um Barcelona, ou um Shitty, ou uma Juve, pois visto que o emblema do clube pesa sempre na decisão de FS e talvez aí ganharia a titularidade. No entanto, a verdade que se diga o Rúben Neves nestes últimos anos tem estado estagnado, esperava-se maior evolução em comparação à época 2018/2019.
 
Última edição:

Ovechkin

Bancada lateral
27 Agosto 2020
629
1,254
O Trincao anda a ter oportunidades porque:

1. Jogador Mendes, é preciso tentar valorizar sempre que possivel.

2. Joga numa posiçao em que estamos à rasca de alternativas. Alias, com a baixa de forma brutal de Bernardo Silva neste ultimo ano, nem sequer um titular em condiçoes temos neste momento.
Os que estao em forma e/ou tem estatuto (alem de BS) nao jogam bem à direita. Ou nao jogam, simplesmente, à direita.
Dai abrir-se uma brecha para o Trincao conseguir ter estes minutos todos.
 
  • Like
Reações: Moreira

Almadedragao

Tribuna Presidencial
16 Julho 2018
8,973
9,292
Conquistas
9
  • Reinaldo Teles
  • Bobby Robson
  • Paulinho Santos
  • Jorge Costa
Eu continuo a achar que sem Pepe, a dupla de centrais devia ser Dias e Danilo. Não faz sentido jogar com Fonte ou Semedo e deixar de fora médios que estão em boa forma
 
  • Like
Reações: Moreira e Dias_21

njsilva84

Bancada central
10 Junho 2013
2,394
1,472
Portugal tem actualmente sem sombra de dúvidas uma geração prometedora, a actual geração apresenta mais qualidade que a geração campeã europeia, penso que FS tem noção disso. O problema aqui parece-me que não é a falta de talento, mas sim saber pôr esta equipa a funcionar, FS parece-me muito preso a ideias passadas, ideias essas que até lhe garantiram sucesso, mas chega-se a uma certa altura que é preciso mais e também exige-se mais, parece-me que essas ideias passadas não são compatíveis com os jogadores que compõem actualmente a selecção.

O Euro 2016 foi algo único, mas também beneficiamos das circunstâncias, pois houve alterações nas regras com a competição alargar-se a mais selecções e as regras do apuramento também mudaram, fazendo com que o terceiro lugar desse possibilidades para passar à fase seguinte, porque o terceiro lugar em condições normais daria eliminação garantida.

O Mundial 2018 por exemplo foi um fracasso, apenas 1 vitória em 4 jogos, o mesmo registo de Carlos Queiroz no Mundial de 2010, com uma convocatória que a verdade se diga desastrada, jogávamos com Raphael Guerreiro a lateral esquerdo que nessa época apenas jogou 5 jogos, ainda jogávamos com Cédric que pouco ou nada oferecia, havia o William que chegou ao mundial sem ritmo, encontrando-se a recuperar de uma lesão contraída há 1 mês, o Adrien mal jogou nessa época, Moutinho também tinha jogado pouco, João Mário que teve uma época terrível, o José Fonte que só metia água, lá está uma convocatória que demonstra como FS se encontrava agarrado a ideias passadas e depois engoliu o seu próprio veneno frente ao Uruguai.

O problema que vejo com FS é que a equipa joga demasiado com o medo de sofrer, mas isso exige uma disciplina táctica e defensiva muito robusta, talvez a equipa de 2016 fosse capaz de suportar isso, porque lá está o talento não era abundante, olhando para esta equipa esse mesmo modelo de jogo já não comportável com os jogadores que temos, as nossas alternativas a defesa central não são grandes e os dois laterais também são de cariz ofensivo. Esta equipa precisa de se soltar, uma equipa como temos devia ser uma equipa que fosse capaz de golear os seus adversários. Basta olhar pelo modelo de jogo da Bélgica que é um modelo realista para os jogadores que a selecção tuga possui, uma equipa que não tem problemas em assumir a sua superioridade e golear os seus adversários, a Bélgica sabe que se jogar na retranca expõe substancialmente as suas fragilidades defensivas. E como disse é preciso mais e exige-se mais, porque o modelo que resultou em 2016 não voltará a funcionar nas próximas competições.

Depois também não entendo certas convocatórias, o Trincão quando estava no Braga não era convocado e agora que joga no Barcelona é convocado, e depois vamos olhar o tempo de jogo o Trincão nem 90 minutos de jogo tem pelo Barcelona, ainda encontra-se numa fase de adaptação e de amadurecimento, mas ainda assim FS acha que o deve colocar em jogos de grande importância como por exemplo a França, ainda quando estávamos a perder. O Trincão pouco ou nada acrescentou, demonstrou ainda não estar preparado para este nível de exigência. Contra a Croácia, como era um jogo que nada contava aí sim fazia sentido meter os jogadores com menos tempo de jogo, mas mesmo assim o Trincão não aproveitou a oportunidade, demonstrou mais uma vez muito pouco. O Trincão deve continuar a actuar pelos sub-21. Agora a minha dúvida é perceber se FS convoca os jogadores pelo estatuto, estou a achar que é cada vez mais evidente que exista algum estatuto entre certos jogadores.

Quanto aos centrais, como disse anteriormente é o sector onde estamos mais carenciados, neste momento só mesmo Rúben Dias e Pepe é que são os indiscutíveis, se algum deles não poder jogar vai ser um problema. Rúben Semedo não é mau como o pintam aqui, mas existe uma diferença enorme entre o Rúben Semedo e o Pepe. O Fonte já teve o seu tempo. Eu sei que as alternativas não são grande coisa, por isso que a selecção encontra-se sempre condicionada nesta posição, mas talvez a alternativa a longo prazo será colocar o Danilo outra vez a central, aliás no PSG está ser adaptado para essa posição. No entanto meter Danilo a central é sinónimo de levar com o pastelão de William como 6. Nota-se também em William que as suas capacidades estão em degradação e cada vez mais apresenta dificuldades em jogadores em espaços fechados. O Rúben Neves seria uma alternativa a explorar, no entanto para este jogar mais tinha que se transferir para um Liverpool, ou um Barcelona, ou um Shitty, ou uma Juve, pois visto que o emblema do clube pesa sempre na decisão de FS e talvez aí ganharia a titularidade. No entanto, a verdade que se diga o Rúben Neves nestes últimos anos tem estado estagnado, esperava-se maior evolução em comparação à época 2018/2019.
É um bocado isto o que eu penso.
Há pessoal que acha que, só porque ganhamos um Europeu com todas as estrelas alinhadas a nosso favor, devemos ser observientes e dizer amém a tudo o que o FS diz e faz, como se tivesse deixado de ser um treinador mediano.

Temos 3/4x talento a mais do que em 2016 mas jogamos de maneira muito parecida, não dá para compreender, ainda para mais quando nos damos ao luxo de ter gajos como o Moutinho, Jota ou Ruben Neves no banco.
O Mundial de 2018 veio provar que aquele estilo de jogo resultou uma vez, é até um crime ter tanto talento e ter os laterais sempre muito recuados, jogar com dois 6 e obrigar o melhor marcador de sempre da selecção a defender.
A Croácia não tem melhor individualidades que nós e hoje fartei-me de ver os tugas a correr atrás da bola como se estivessem a jogar ao "meinho".
Não trocamos a bola como deve ser, não aproveitamos a capacidade técnica dos extremos e do Félix e não compreendo como é que ainda jogamos com dois 6, principalmente com o William que embora segure bem a bola, demora uma eternidade a soltá-la.

A questão do Trincão é curiosa mas fácil de perceber, eu pergunto-me porque é que o André Silva não foi convocado, tem mais golos na Bundesliga que o Paulinho e o Neto juntos. André Silva esse que sempre se deu muito bem na Selecção A, de repende desapareceu da convocatória.

Atrevo-me a dizer que nestes dois jogos, o Pepe fez mais falta que outro jogador qualquer, não sei se perderíamos contra a França se ele tivesse jogado.
É, de longe, bem melhor que o Rambo, por muito que custe a aceitar aos encarnados.

Com isto tudo não quero dizer que o FS merecia sair, mas eu gostava de ver outro seleccionador menos conservador pois a nossa equipa tem muito talento que não está, de todo, a ser aproveitado, e tal como foi dito no comentário citado, sem Pepe (e sem Rambo) o sector da defesa fica banal.
Não podemos recuar toda a equipa e achar que o tempo irá passar até conseguirmos mais um empate.
 

Luís casals

Tribuna
6 Junho 2016
3,709
1,081
Reforma te FS.Ainda bem que acabou as seleções,rebentam os jogadores.
Não posso falar do jogo porque não vi ,mas é sempre bom ganhar .
 

Kandinsky

Tribuna Presidencial
11 Abril 2016
5,520
5,481
Conquistas
4
  • Taça de Portugal 19/20
  • Deco
  • Campeão Nacional 19/20
  • Jorge Costa
Rúben Semedo ontem foi um buraco autêntico. Bruno Fernandes jogou sequer?
Por outro lado, mesmo com um jogo que não foi brilhante, é impressionante ver a diferença no nosso meio-campo com e sem João Moutinho.
Neste momento entre João Moutinho, Sérgio Oliveira e até Renato Sanches, um tem de jogar, para termos a mínima capacidade de construção. William e Danilo no mesmo meio-campo é só ridículo.
 
  • Like
Reações: njsilva84

Dias_21

Tribuna Presidencial
17 Janeiro 2018
27,065
33,480
Conquistas
5
Maia
  • Alfredo Quintana
Até que enfim que acabou.
Consegui não ver nenhum dos 3 jogos da A, apenas lances. E ver o dos sub 21 que quase adormeci...
É um crime termos umas das melhores 5 seleções do mundo em termos de qualidade e jogar taaaaaao pouco!
Fernando Santos parece já estar sem unhas para aquela guitarra. Respeito Eterno ao Mister. Sem palavras pelo que fez mas está na hora de ou muda ou chip ou está a mais. As escolhas têm sido simplesmente surreais
 

John Wick

Tribuna
31 Outubro 2019
3,805
7,979
Conquistas
2
  • Novembro/19
  • Deco
Esta selecção já muito pouco futebol joga e quando joga um futebol medonho lá vem o Engenheiro dizer que o problema foi terem tentado jogar bonito. Teve mérito na forma como conseguiu unir os jogadores em 2016, teve o chouriço de ter passado em 3º do grupo, se as regras não tivessem mudado, teria sido o europeu mais humilhante da história. Depois ainda tivemos o chouriço de ter acabado em 3º e de termos apanhado o caminho mais acessível de todos até à final, Polónia, Croácia e País de Gales. Não há dúvida que a crença naquele grupo era muito, muito alta, mas o futebol foi sempre um futebol à Grécia, à equipa pequena, tudo muito organizadinho atrás e jogar sempre no contra-ataque e para o Ronaldo. Tem sido anos e anos disto.

A mescla de gerações que Portugal tem neste momento é extraordinária e muitos destes jogadores ainda vão evoluir. Não podemos ser apenas uma selecção que defende bem e joga para o Ronaldo.

O tempo de Fernando Santos já passou.
 

ruipsousa8

Tribuna Presidencial
9 Julho 2013
9,450
8,402
Conquistas
1
  • Alfredo Quintana
Rúben Semedo ontem foi um buraco autêntico. Bruno Fernandes jogou sequer?
Por outro lado, mesmo com um jogo que não foi brilhante, é impressionante ver a diferença no nosso meio-campo com e sem João Moutinho.
Neste momento entre João Moutinho, Sérgio Oliveira e até Renato Sanches, um tem de jogar, para termos a mínima capacidade de construção. William e Danilo no mesmo meio-campo é só ridículo.
O Sanches é mais um jogador de queimar linhas, box-to-box do que construtor... aliás o próprio Moutinho é um jogador desse género. E o Sergio Oliveira também já está mais formatado para um futebol de músculo que outra coisa. Parece-me óbvio que falta um jogador que construa bem no meio, o único que me vem à cabeça é mesmo o Neves.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 
  • Like
Reações: momentgod

Kandinsky

Tribuna Presidencial
11 Abril 2016
5,520
5,481
Conquistas
4
  • Taça de Portugal 19/20
  • Deco
  • Campeão Nacional 19/20
  • Jorge Costa
O Sanches é mais um jogador de queimar linhas, box-to-box do que construtor... aliás o próprio Moutinho é um jogador desse género. E o Sergio Oliveira também já está mais formatado para um futebol de músculo que outra coisa. Parece-me óbvio que falta um jogador que construa bem no meio, o único que me vem à cabeça é mesmo o Neves.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Para mim o ideal será William, Neves ou Danilo + SO, Sanches ou Moutinho
 

miguel1000

Tribuna Presidencial
30 Agosto 2017
14,901
9,112
Vou só escrever isto...só ganharemos mais um título quando o Ronaldo deixar de jogar.

Toca a criticar please.
 

MONDragão

Tribuna
2 Junho 2016
3,309
3,442
Minho
Contra a França houve dois jogadores que estavam a mais o Félix e o Bernardo, ontem tivemos o Semedo a enterrar.
Se me dissessem ao fim do jogo para escolher um central entre o Semedo e o Leite eu escolheria de imediato o Leite.
 

super82

Tribuna Presidencial
25 Maio 2013
18,516
8,144
Quando tivermos um treinador com tomates e que não seja uma marioneta nas mãos ao Mendes, muitos jogadores das últimas convocatórias, desaparecem das opções. Deixa de haver favores.
 

tripeiro_de_gema

Pinto da Costa vai-te embora
26 Maio 2014
12,958
7,025
Conquistas
5
  • Taça de Portugal 19/20
  • Deco
  • Lucho González
  • Campeão Nacional 19/20
Outra coisa que já li muito por aqui, é sobre o facto do conservadorismo ser visto como se fosse um defeito. Ser-se conservador não é de todo um defeito, por exemplo o Deschamps é extremamente conservador, mas a verdade é que o seu modelo funciona e sabe adaptar-se às condicionantes do jogo e que o seu adversários também impõe, não quer dizer que o Deschamps esteja livre de falhar.

É possível ser-se conservador, mas ao mesmo tempo é preciso ter qualidades do ponto de vista técnico como ter uma boa leitura de jogo e também qualidade táctica. Por isso o problema de FS não é de todo o seu conservadorismo, mas sim a sua falta de inteligência do ponto de vista técnico e táctico, os exemplos mais claros disso, são por exemplo a forma como FS mexe na equipa ou faz as substituições, outro exemplo também disso foi a forma como foi papado por um treinador inexperiente como Shevchenko, a forma como o meio-campo foi montado para este jogo. Porque já se sabia que a Ucrânia era uma equipa que jogava constantemente em transições rápidas, ou seja, era preciso de um meio-campo com músculo, que soubesse pressionar a primeira fase de construção e também alguma velocidade, o problema é que FS montou um meio-campo com WC, João Mário e Moutinho, era sem dúvida um meio-campo com pouco músculo, porque os três jogadores não são propriamente jogadores de pressão e recuperação, e os três não são propriamente conhecidos pela rapidez, daí porque a Ucrânia conseguia ganhar quase a sempre as bolas divididas e para não ter que piorar FS actuou com dois laterais(Nélson Semedo e Guerreiro foram os titulares desse jogo) que também subiam bastante, ou seja, Portugal encontrava-se principalmente na primeira parte com sectores descompensados. Mais grave nisso tudo é o João Mário ter estado quase um ano sem ser convocado e depois no jogo de grande importância passa à frente de todos, mas isso já é outro assunto.

É bom fazer a diferença entre os termos conservadorismo, inflexibilidade e uni-dimensionalismo, mas os três termos também podem ser relacionados entre si.
Por exemplo o FS é um treinador/selecionador de perfil conservador, mas não é inflexível, talvez um pouco uni-dimensional(por causa da sua obsessão em não sofrer). Paulol Bento é um exemplo de treinador que encaixa perfeitamente nesses três termos, conservador, inflexível e uni-dimensional. O Scolari também é outro tipo de treinador conservador, mas não era uni-dimensional, no entanto era extremamente inflexível.
No caso de SC também é um pouco à imagem de Paulol Bento, conservador, inflexível e uni-dimensional.
 
Última edição: