Selecção AA

A

Azul 77

Guest
O segredo para jogar com a Espanha é jogar com a defesa subida e com as duas linhas ( defesa e meio campo) juntas.

Para além disso, jogava com o Azeiteiro, o Nani e Silvestre lá na frente, com estes dois ultimos a recuarem para o meio campo quando não tivessemos a posse de bola para se fazer uma linha de 5.

 
B

Bluedream

Guest
Eu sinceramente preferia o Nelson Oliveira ao Hugo Almeida , se vamos jogar em contra ataque , ao menos o Nelson Oliveira é rápido. Já Hugo Almeida é óptimo a ficar em fora de jogo.
 

makuro

Superior
12 Maio 2012
27
6
Bluedream disse:
Eu sinceramente preferia o Nelson Oliveira ao Hugo Almeida , se vamos jogar em contra ataque , ao menos o Nelson Oliveira é rápido. Já Hugo Almeida é óptimo a ficar em fora de jogo.
O problema é que o Nelson Oliveira, embora seja muito, mas muito mais rápido do que o tartaruga Almeida, decide muito mal no ataque e o pior, para mim, é que quando decide rematar, o remate sai sempre fraco, ou mal direccionado. Para isso e sabendo que o Almeida é mais lento e até pode falhar golos feitos, prefiro tê-lo a ele em campo, ao menos estorva os defesas espanhóis. Bem se viu no Mundial de 2010 o que aconteceu com ele em campo e o que aconteceu depois e não me parece que tenha sido coincidência.
 
B

Bluedream

Guest
makuro disse:
O problema é que o Nelson Oliveira, embora seja muito, mas muito mais rápido do que o tartaruga Almeida, decide muito mal no ataque e o pior, para mim, é que quando decide rematar, o remate sai sempre fraco, ou mal direccionado. Para isso e sabendo que o Almeida é mais lento e até pode falhar golos feitos, prefiro tê-lo a ele em campo, ao menos estorva os defesas espanhóis. Bem se viu no Mundial de 2010 o que aconteceu com ele em campo e o que aconteceu depois e não me parece que tenha sido coincidência.
Eu acho que neste Europeu o Hugo Almeida está mais pesado que em 2010 , parece gordissimo , dá uma corrida fica a transpirar abundantemente. E que tal o Varela ? Certamente que a Espanha vai estar atenta ao Ronaldo e talvez um Varela super motivado possa ser muito útil para ganhar em velocidade.
O unico aspecto positivo que o Hugo Almeida pode ter é mesmo no jogo de cabeça , mas mesmo aí não o acho nada demais . Sinceramente acho que a velocidade tem de ser a nossa principal arma
 
L

Larry David

Guest
Ultrapassa-me sempre como quando se joga contra X ou Y se pensa em inventar. Resulta muito poucas vezes em algo positivo. Geralmente o que acontece é o que vimos com a França. Deu um exemplo cabal de uma equipa que se transfigurou por jogar contra a Espanha e fez um jogo absolutamente deprimente. Foi embaraçante ver aquele jogo.

Se o Paulo Bento até agora nunca abdicou desta táctica e jogadores, espero bem que não o faça agora. A fazer algum alteração seria a entrada do Varela e não do Nelson Oliveira que é claramente um jogador que está completamente fora deste nível de competição, como mostrou na primeira fase. O Hugo Almeida oferece maior poder de choque e pode servir de alvo nas bolas longas a que Portugal tem recorrido em demasia neste Euro por não conseguiu ligar o jogo com o meio campo. Pode causar algum caos na defesa Espanhola devido à sua envergadura.

Quanto à Espanha, sinceramente, são uma equipa que tem tido resultados impressionantes, mas que tem um 'hype' super exagerado. Basta ver o histórico desde o Euro 2008 e verificar como têm ganho os jogos, com que claridade e os diversos episódios de sorte que têm tido. Ganham tudo por 1-0 praticamente. Não são uma equipa capaz de esmagar Portugal e não acho que haja motivos para tantos receios. O futebol deles é bastante previsível sem avançados. Com tantos jogadores que afunilam o jogo, permitem que seja mais fácil de defender. No lado direito têm o Arbeloa que não tem grande capacidade ofensiva e têm o Silva que praticamente só sabe vir para dentro. Do lado esquerdo têm Iniesta e Alba... mas Portugal tem Nani. A Espanha seria bem mais perigosa se jogasse com o Llorente na frente.

Espero que Portugal não dê tiros nos pés, se isso não acontecer e estiverem concentrados, o mais provável será grande posse de bola para a Espanha, sem grandes oportunidades e rápidos contra-ataques para Portugal, dando sempre alguma sensação de perigo. Pelo que a Espanha tem mostrado, não acho que seja demasiado complicado fazer com que este jogo seja de 0-0 e depois tentar as tais transições rápidas para o ataque. A Espanha tem é imensas soluções no banco que poderão desequilibrar a balança, caso o resultado se mantenha em 0-0 e o Del Bosque mude a estratégia.
 

Onun

Bancada lateral
8 Março 2012
845
46
36
Barcelos
Larry David disse:
Mas porquê tantas invenções por causa de um jogo? A França deu um exemplo cabal de uma equipa que se transfigurou por jogar contra a Espanha e fez um jogo absolutamente deprimente.

Se o Paulo Bento até agora nunca abdicou desta táctica e jogadores, espero bem que não o faça agora. A fazer algum alteração seria a entrada do Varela e não do Nelson Oliveira que é claramente um jogador que está completamente fora deste nível de competição, como mostrou na primeira fase. O Hugo Almeida oferece maior poder de choque e pode servir de alvo nas bolas longas a que Portugal tem recorrido em demasia neste Euro por não conseguiu ligar o jogo com o meio campo. Pode causar algum caos na defesa Espanhola devido à sua envergadura.

Quanto à Espanha, sinceramente, são uma equipa que tem tido resultados impressionantes, mas que tem um 'hype' super exagerado. Basta ver o histórico desde o Euro 2008 e verificar como têm ganho os jogos, com que claridade e os diversos episódios de sorte que têm tido. Ganham tudo por 1-0 praticamente. Não são uma equipa capaz de esmagar Portugal e não acho que haja motivos para tantos receios. O futebol deles é bastante previsível sem avançados. Com tantos jogadores que afunilam o jogo, permitem que seja mais fácil de defender. No lado direito têm o Arbeloa que não tem grande capacidade ofensiva e têm o Silva que praticamente só sabe vir para dentro. Do lado esquerdo têm Iniesta e Alba... mas Portugal tem Nani. A Espanha seria bem mais perigosa se jogasse com o Llorente na frente.

Espero que Portugal não dê tiros nos pés, se isso não acontecer e estiverem concentrados, o mais provável será grande posse de bola para a Espanha, sem grandes oportunidades e rápidos contra-ataques para Portugal, dando sempre alguma sensação de perigo. Pelo que a Espanha tem mostrado, não acho que seja demasiado complicado fazer com que este jogo seja de 0-0 e depois tentar as tais transições rápidas para o ataque. A Espanha tem é imensas soluções no banco que poderão desequilibrar a balança, caso o resultado se mantenha em 0-0 e o Del Bosque mude a estratégia.
Acho que estás a subestimar demasiado a Espanha amigo. Se jogarmos como temos jogador acho que não passamos. Estamos a jogar contra a melhor selecção do mundo, é natural que hajam alterações, mesmo que mínimas. Eu jogaria com Custódio em vez do Meireles por exemplo, não podemos ter os sectores tão desligados como temos habitualmente.

Em teoria tens razão, contra a Espanha eu não faria isso but each one to his own. :)
 
J

jorgcastro

Guest
Larry David disse:
A Espanha tem é imensas soluções no banco que poderão desequilibrar a balança, caso o resultado se mantenha em 0-0 e o Del Bosque mude a estratégia.
Verdade, mas só podem entrar 3, pelo que assumindo que começa com o Fabregas e o resultado está 0-0, entram o Navas e o Torres e dificilmente foge disso...
 
J

jorgcastro

Guest
Larry David disse:
Quanto à Espanha, sinceramente, são uma equipa que tem tido resultados impressionantes, mas que tem um 'hype' super exagerado. Basta ver o histórico desde o Euro 2008 e verificar como têm ganho os jogos, com que claridade e os diversos episódios de sorte que têm tido. Ganham tudo por 1-0 praticamente. Não são uma equipa capaz de esmagar Portugal e não acho que haja motivos para tantos receios. O futebol deles é bastante previsível sem avançados. Com tantos jogadores que afunilam o jogo, permitem que seja mais fácil de defender. No lado direito têm o Arbeloa que não tem grande capacidade ofensiva e têm o Silva que praticamente só sabe vir para dentro. Do lado esquerdo têm Iniesta e Alba... mas Portugal tem Nani. A Espanha seria bem mais perigosa se jogasse com o Llorente na frente.
Ganham por 1-0 é certo e não são um bicho papão, mas normalmente, ganham...
O problema é sofrer um golo...esse medo é que tolda as equipas que jogam contra a Espanha, pois existe a consciência (verdadeira?) que sofrer um golo contra a Espanha é perder o jogo, simplesmente porque a posse de bola da Espanha, é avassaladora, mas sem qualquer risco...Xavi, X. Alonso, Busquets, Piqué e assim sucessivamente...
A nós mudar a história!
 
L

Larry David

Guest
Onun disse:
Acho que estás a subestimar demasiado a Espanha amigo. Se jogarmos como temos jogador acho que não passamos. Estamos a jogar contra a melhor selecção do mundo, é natural que hajam alterações, mesmo que mínimas. Eu jogaria com Custódio em vez do Meireles por exemplo, não podemos ter os sectores tão desligados como temos habitualmente.

Em teoria tens razão, contra a Espanha eu não faria isso but each one to his own. :)
"Melhor selecção do mundo". Começa logo ai a condescendência. :) Os Franceses(jogadores e treinadores) estavam totalmente tranquilos com a derrota... perdemos contra "a melhor selecção do mundo". Enquanto isso, no estúdio, Wenger, Ginola, Dacourt... questionavam-se... como é possível uma equipa Francesa jogar tão pouco, ficar tão acomodada com um resultado. "A Espanha parecia vulnerável e nós fomos incapazes de tentar algo...". É essa a sensação que fica, que há imenso respeito, talvez demasiado, ao jogar com a Espanha.

A Espanha neste Euro tem feito grandes jogos? A Itália e Croácia em diversas partes dos jogos controlaram a Espanha. A Croácia em particular, não tivesse sido o 'gamanço', poderia ter causado sensação. O sistema Espanhol de posse de bola é muito bom, mas também os torna bastante previsíveis e por vezes perdem-se no seu próprio sucesso, ao não terem grande objectividade no ultimo terço. Em particular com estes 'jugões' todos, Iniesta, Xavi, Silva, Alonso, Cesc... qual deles é vertical? Apenas o Cesc e o Iniesta em parte. Contra a França, fizeram uma boa primeira parte e na segunda não tiveram grande ligação de jogo.

Anyway, já tinhas sugerido o Custódio. Eu não o conheço demasiado bem, mas do que sempre vi nele, ele não tem grande ritmo de jogo. Destaca-se pelo posicionamento. Posicionamento esse actualmente ocupado pelo Veloso. Ou seja, ou jogaria ao lado do Veloso, ou o Veloso ocuparia uma outra parte do terreno. Ambos os jogadores podem ser chamados de lentos. Não acredito que esta mudança alterasse muito porque acho que o Meireles tem experiência e inteligência para fazer esse trabalho... e depois tem muito mais qualidade com a bola e também tem aquela capacidade de aparecer perto da área adversária. Mas o que sugeres não seria algo muito radical, para dizer a verdade.

Sugerir algo do género de retirar o Almeida, colocar o Custódio :). Isso sim, jogaríamos com 4 médios contra os 6 Espanhóis. Isso é que já seria radical. Mas olha que isto até poderia acontecer. O Paulo Bento não tem tido problemas em colocar o Rolando para segurar o resultado... e o "teu" Custódio também. Portanto, quem sabe, ele faça alguma alteração.

Confesso que eu sou fruto de diversos traumas sofridos ao longo dos anos por ver os treinadores Portugueses a inventarem tanto neste tipo de jogos. Quer ao nível do Porto, quer ao nível da selecção. Como sabemos, geralmente, o que acontece é que as invenções depois têm de ser corrigidas, quando já estamos a perder. 
 

Dragão_Aveiro

Bancada central
12 Abril 2012
2,238
0
33
Aveiro
O Paulo Bento vai apostar quase de certeza no Hugo Almeida.

Varela e Nelson Oliveira serão eventualmente trunfos para a segunda parte, se as coisas não estiverem a correr bem.
 

Onun

Bancada lateral
8 Março 2012
845
46
36
Barcelos
Larry David disse:
"Melhor selecção do mundo". Começa logo ai a condescendência. :) Os Franceses(jogadores e treinadores) estavam totalmente tranquilos com a derrota... perdemos contra "a melhor selecção do mundo". Enquanto isso, no estúdio, Wenger, Ginola, Dacourt... questionavam-se... como é possível uma equipa Francesa jogar tão pouco, ficar tão acomodada com um resultado. "A Espanha parecia vulnerável e nós fomos incapazes de tentar algo...". É essa a sensação que fica, que há imenso respeito, talvez demasiado, ao jogar com a Espanha.

A Espanha neste Euro tem feito grandes jogos? A Itália e Croácia em diversas partes dos jogos controlaram a Espanha. A Croácia em particular, não tivesse sido o 'gamanço', poderia ter causado sensação. O sistema Espanhol de posse de bola é muito bom, mas também os torna bastante previsíveis e por vezes perdem-se no seu próprio sucesso, ao não terem grande objectividade no ultimo terço. Em particular com estes 'jugões' todos, Iniesta, Xavi, Silva, Alonso, Cesc... qual deles é vertical? Apenas o Cesc e o Iniesta em parte. Contra a França, fizeram uma boa primeira parte e na segunda não tiveram grande ligação de jogo.

Anyway, já tinhas sugerido o Custódio. Eu não o conheço demasiado bem, mas do que sempre vi nele, ele não tem grande ritmo de jogo. Destaca-se pelo posicionamento. Posicionamento esse actualmente ocupado pelo Veloso. Ou seja, ou jogaria ao lado do Veloso, ou o Veloso ocuparia uma outra parte do terreno. Ambos os jogadores podem ser chamados de lentos. Não acredito que esta mudança alterasse muito porque acho que o Meireles tem experiência e inteligência para fazer esse trabalho... e depois tem muito mais qualidade com a bola e também tem aquela capacidade de aparecer perto da área adversária. Mas o que sugeres não seria algo muito radical, para dizer a verdade.

Sugerir algo do género de retirar o Almeida, colocar o Custódio :). Isso sim, jogaríamos com 4 médios contra os 6 Espanhóis. Isso é que já seria radical. Mas olha que isto até poderia acontecer. O Paulo Bento não tem tido problemas em colocar o Rolando para segurar o resultado... e o "teu" Custódio também. Portanto, quem sabe, ele faça alguma alteração.

Confesso que eu sou fruto de diversos traumas sofridos ao longo dos anos por ver os treinadores Portugueses a inventarem tanto neste tipo de jogos. Quer ao nível do Porto, quer ao nível da selecção. Como sabemos, geralmente, o que acontece é que as invenções depois têm de ser corrigidas, quando já estamos a perder.
Sinceramente qualquer selecção que perca com a Espanha não pode ficar chateada (salvo raras excepções). Concordo quando dizes que não são imbatíveis, eles estão abaixo do que já mostraram. O futebol deles tenta reger-se pelo do Barça mas não é a mesma coisa, mas não me vou estar a repetir já disse isto e torna-se chato sempre a ler a mesma coisa lol.

A Espanha não precisa de ter muitos jogadores de passe vertical (e eu até acho que eles têm vários muito bons nessa função), eles só precisam de ter jogadores com grande capacidade de passe e inteligência a jogar. Eles sabem esperar pelo momento certo para fazer o último passe, arte em que quase todos são exímios. Não te esqueças que vais apanhar com Xavi, Iniesta, Silva, Fàbregas na zona á frente da defesa e todos eles são fabulosos no último passe. O jogo da Espanha, principalmente quando se apanham a ganhar, fica chato, limitando-se a trocar a bola entre eles sem grande vontade nem sentido de baliza, mas mesmo assim são a melhor selecção a criar oportunidades claras frente ao guarda-redes, de caras.

Eu simplesmente acho que se jogarmos com o Meireles e Moutinho como temos vindo a jogar, o Veloso vai sentir muitas dificuldades quando apanhar pela frente tanto médio espanhol. E o Meireles é muito melhor que o Custódio com bola, totalmente de acordo, mas não te esqueças que nós vamos ter muita pouca bola, especialmente no meio campo. Preferia jogar com Veloso + Custódio bem perto dele, bloqueando a zona preferida da Espanha e soltar mais o Moutinho, que sendo tão bom como o Meireles com bola (melhor ainda digo eu), é melhor a pressionar e tem mais pulmão que bem vai ser preciso naquela zona.

E, para mim, o ideal teria sido utilizar desde o início o 4-4-2, com Ronaldo/ Nani na frente, mas o Paulo Bento não parece grande fan disso, por isso apenas faria essa alteração da entrada do Custódio, senão eu mudava mais! :)

E ele que não ponha o Hugo Almeida por amor de Deus, já pouca bola vamos ter por isso que ponha alguém rápido e que possa desequilibrar na velocidade/ drible. Para mim era o Nélson mas eu já nem peço esse, ao menos o Varela! O Almeida vai ser presa fácil, como sempre.
 
9 Março 2012
2,917
3,056
Conquistas
1
44
chaves
  • Alfredo Quintana
Onun disse:
E, para mim, o ideal teria sido utilizar desde o início o 4-4-2, com Ronaldo/ Nani na frente, mas o Paulo Bento não parece grande fan disso...
Fã acho que até é(ra)...não sei porque razão é que deixou de o ser...ainda para mais numa altura em que os desafios "pedem" tal estratégia.
 

Onun

Bancada lateral
8 Março 2012
845
46
36
Barcelos
dragão flaviense disse:
Fã acho que até é(ra)...não sei porque razão é que deixou de o ser...ainda para mais numa altura em que os desafios "pedem" tal estratégia.
Por acaso é verdade, o homem adorava o losango! :)

Provavelmente não o usa porque tem o Nani e o Ronaldo, que jogam quase sempre como alas e a selecção é quase como nós, FC Porto, quase sempre jogou em 4-3-3. Dificilmente irá mudar tão cedo. Mas é pena porque, sem um ponta de lança em condições, o 4-4-2 dava um jeito enorme.
 

FC Porto 79

Bancada lateral
16 Abril 2012
868
1,560
Conquistas
7
  • André Villas-Boas
  • José Maria Pedroto
  • Lucho González
  • Alfredo Quintana
Foi dado a conhecer que Portugal abdicou de jogar com a camisola principal e vai jogar de branco deixando a Espanha jogar com a camisola tradicional da "Roja".

*Não entendo tal medida tomada agora temos complexo de vestir as nossas cores padrão?

**Enfim...
 

A Lenda continua

Bancada central
9 Março 2012
1,065
0
Onun disse:
E, para mim, o ideal teria sido utilizar desde o início o 4-4-2, com Ronaldo/ Nani na frente
... não podendo ser, entre o Varela (**lugar de PL no 4x3x3, numa frente atacante móvel mas também de elevada mobilidade entre os 3 da frente).

(**aditei)
 
L

Larry David

Guest
O Ronaldo precisa de alguém na zona central... que sirva de distração para os centrais. É isso que o Postiga e Almeida são, meros "decoys". O Ronaldo, se fosse o único homem da frente não conseguiria fazer os mesmos movimentos de rotura que faz quando está lá um ponta de lança. Ou melhor, faz, mas é muito mais marcado. O jogo dele de costas para a baliza não é o melhor e estaríamos a retirar-lhe espaço para algumas cavalgadas dele. Ele deve ter é liberdade de se movimentar e diversas vezes aparecer naquele espaço entre os centrais e médios Espanhois.

O Ferguson, tinha a 'tara' de nas provas Europeias, chegar a jogar fora contra equipas boas com o Ronaldo na frente e o Rooney e Tevez como gregários a jogarem a médios direito e esquerdo. Mas ele perde bastante ao estar mais fixo lá na frente. Toda a gente deve ter memória das vezes que ele foi adaptado lá por Portugal para se recordar que desapareceu dos jogos.

Se o Almeida for titular, vamos lá ver se o usam como alvo em jogo directo para a frente, com o Ronaldo e Nani a aproveitarem os 'flick ons' dele.
 

Onun

Bancada lateral
8 Março 2012
845
46
36
Barcelos
A Lenda continua disse:
... não podendo ser, entre o Varela (**lugar de PL no 4x3x3, numa frente atacante móvel mas também de elevada mobilidade entre os 3 da frente).

(**aditei)
Continuo a preferir o Nélson Oliveira, mas está visto que não vai ser ele, por isso sim antes Varela que Hugo Almeida!
 

Diogo Silva

Tribuna Presidencial
30 Agosto 2007
22,511
1
Porto, 1987
Amanhã será o Almeida a titular, mas mal visto por um lado, na minha opinião.

Os espanhóis gostam de sair a jogar na defesa e os centrais frequentemente saem com a bola dominada e aventuram-se em lances ofensivos, muitas vezes individuais. Caso percam a bola, o espaço nas costas é muito, pois nem o Busquets nem o Alonso cobrem tudo.

E assim sendo, precisamos de alguém com explosão de arranque e que saiba jogar com a bola dominada: coisa onde o Almeida não é forte.

Assim apostava num ataque móvel com Varela a titular.
 
B

Bluedream

Guest
FC Porto 79 disse:
Foi dado a conhecer que Portugal abdicou de jogar com a camisola principal e vai jogar de branco deixando a Espanha jogar com a camisola tradicional da "Roja".

*Não entendo tal medida tomada agora temos complexo de vestir as nossas cores padrão?

**Enfim...
Eu acho a camisola branca a mais bonita de sempre e fico feliz por optarmos por ela . O vermelho da nossa principal é horrível .
 

BluenWhite

Arquibancada
9 Março 2012
337
7
Dragão_Aveiro disse:
O Paulo Bento vai apostar quase de certeza no Hugo Almeida.
Se pudesse, o Paulo Bento jogava com o Postiga mesmo ao pé coxinho. A posição dele é muito fácil. Poucos esperavam tanto e menos ainda esperam mais. Por isso, tem toda a lógica fugir o menos possivel do caminho seguido. E, sinceramente, antes isso que os tiques de treinador do Blanc que retirou qualquer hipótese de sucesso à França e no processo fez uma péssima figura.

Há uma enorme vantagem psicológica em alterar o menos possivel para este jogo, mesmo que a equipa não seja a perfeitamente indicada. Todas as selecções condicionaram a sua equipa em função daquilo que a Espanha apresenta. Todas alteraram a sua forma, o seu estilo até a sua matriz quase histórica como aconteceu com a França. Mesmo assim foram todas dominadas.

Manter a equipa contra todos os prognósticos, todas as previsões dos analistas, é um autêntico salto de fé, um enorme voto de confiança em todos os jogadores normalmente utilizados de inicio. Nestas fases da competição, nesta altura da época, com um enorme cansaço acumulado (nós até temos a vantagem de dois dias a mais de descanso), uma injecção de confiança desta natureza não é despicienda.

Se fosse eu a fazer a equipa, a unica duvida seria mesmo a posição central do ataque. O Hugo Almeida é lento e pouco móvel. Era necessário alguém que não desse descanso aos centrais na saida de bola e que conseguisse arrastar a equipa quando em posse, permitindo jogar em bloco curto. Não colocava o Ronaldo no meio porque seria limitar os movimentos em que pode magoar mais o adversário. Talvez optasse pelo Varela a falso pdl. A realidade é que não temos muitas soluções. A dimensão de um europeu é claramente demasiada para o  N. Oliveira.

Não tocava no meio campo. A equipa portuguesa está habituada a jogar com pouca bola, a Espanha dominar o jogo não será uma novidade. O meio-campo portugues já é algo conservador, certamente não é "demasiado" ofensivo, por isso não vejo a necessiade de acrescentar o Custódio. O M. Veloso tem sido uma das grandes surpresas da equipa. Vai ter aqui o seu teste de fogo.