Selecção AA

RXavier10

Tribuna Presidencial
25 Maio 2013
13,126
4,996
Há 2 meses ninguém se lembrava do Tiago. Depois da eliminatória para a Champions toda a gente quer o Tiago na selecção. O Tiago era dos melhores médios que tínhamos, mas tomou a decisão dele em abandonar e por isso mesmo acho que não fazia sentido voltar agora para jogar o Mundial.

De resto, os nomes eram mais ou menos os esperados. Só tenho 3 coisas a apontar (em relação aos 30 iniciais, claro):

1- A explicação para a não convocatória do Quaresma foi ridícula.
2- Não vejo a necessidade de levarmos 3 Pontas-de-Lança. Jogam no máximo 2 por jogo e há sempre a hipótese de recurso de desviar o Ronaldo para o meio.
3- Agradeço tudo o que o Eduardo fez pela selecção (principalmente o Mundial de 2010) mas penso que está na altura de começar se ir fazendo uma renovação na selecção. Por isso penso que o Anthony Lopes deveria ser o 3º GR. Não é que faça muita diferença em termos práticos, uma vez que o 3º GR dificilmente jogará. Mas poderia motivar um jovem GR com dupla nacionalidade que agarrou a oportunidade que teve no Lyon e foi um dos destaques da Liga Europa para o site da UEFA.

Por fim, quero apenas dizer que também eu sou um grande portista (nas vitórias e nas derrotas) mas acima de tudo sou um orgulhoso português. Com mais ou menos jogadores nossos, com mais ou menos interesses por detrás de certas convocatórias, não entendo como há pessoas que ficam indiferentes a algo que deveria unir o país.
 
S

sinal

Guest
A convocatória do Jorge Mendes foi a esperada, não vejo onde esteja o espanto.

3 ou 4 jogadores de qualidade, o resto é a banalidade completa.

Gostei muito da conferência de Imprensa do acessor de imprensa do Jorge Mendes, principalmente nas justificações, o homem além do penteado altamente fashion, também articulou bem as palavras e teve um discurso muito fluído.
 

dortmund

Tribuna
10 Março 2012
3,681
5,413
Conquistas
3
  • André Villas-Boas
  • Alfredo Quintana
  • Jardel
Até quando seremos gozados pela federação ?
Já scolari deixou Baia de fora e levou Bruno Vale, agora este infeliz , deixa o Quaresma e leva o Varela.
Mas, também podia ser pior, imaginem que em vez do RQ levava  o Licá ?
 

helderg

Superior
18 Setembro 2013
88
0
Esta convocatória mostrou mt o que é a FPF e o Paulo Bento...
Como é possivel convocar o André Almeida? Não será o Diogo Figueiras melhor e mais polivalente?
Nani? Quantos jogos completos e seguidos fez este jogador em dois anos?
Vieirinha????

Ficam de fora por razões extra futebol:
Tiago
Danny
Manuel Fernandes
Quaresma

Pode ser que entretanto seja preciso substituir algum dos lesionados que foram convocados...
 

Alves

Bancada central
21 Abril 2013
1,450
140
Nuno Martins disse:
Digam-me, porque é ou para que é que serve a pré convocatória dos 30 jogadores? Alguma regra obriga a isso?
Os outros 7 ficam de reserva para o caso de lesões. Foram assim chamados o Hugo Viana em 2012 e o Amorim(?) em 2010.
 

Hangyodon

Tribuna Presidencial
15 Maio 2009
6,744
0
pelos visto ao contrário de muitos, não acho esta convocatória nenhum escândalo.
eu faria algumas modificações, mas nada de especial, e acima de tudo, fruto de opiniões pessoais que é normal que o seleccionador não partilhe.

o que eu mudava:
- Anthony Lopes em vez do Eduardo
O Eduardo será sempre a 3º opção atrás do Patrício e do Beto. As possibilidades de jogar são quase iguais a zero. É um jogador que, em princípio, participa na última grande competição de selecções. Por mim iria um GR com mais futuro na selecção. Devia-se olhar um pouco para a frente.

- Antunes em vez do Hugo Almeida
Com o Postiga e o Éder na equipa a utilização do Hugo Almeida estará reservada aos últimos minutos de um jogo em que seja preciso um golo salvador. A questão é que, nesta situação, vejo como melhor alternativa uma aproximação do Ronaldo ao(s) PL que esteja(m) em campo. A saída do Hugo Almeida permitiria que tivessemos um DE semelhante ao Coentrão, para uma substituição directa sem que a equipa se tivesse de adaptar minimamente por ter outro DE em campo. O André Almeida, o Ricardo Costa e o Veloso (cruz credo!!!) também fazem a lateral esquerda mas com perfis totalmente diferentes do Coentrão e do Antunes.
E porquê o Hugo Almeida e não o Postiga ou o Éder? Estes dois sempre são mais versáteis, tanto jogam na área como um pouco mais longe. O Hugo Almeida é um corpo estranho para o estilo da selecção.

- Rolando em vez do Neto
para uma, em princípio, terceira opção (apenas atrás do Pepe e do Bruno Alves) para o centro da defesa apostaria num jogador com mais experiência. Se bem que neste caso aceito perfeitamente a ida do Neto visto que não acredito que o Rolando esteja num patamar substancialmente acima deste. E o Neto ainda tem uns anos na selecção, por isso o raciocínio que me levaria a preferir o Anthony Lopes ao Eduardo também se coloca um pouco. A única diferença é mesmo que o 3º GR não vai jogar, mas o 3º central vai. Enfim, preferia o Rolando, mas aceito na boa a escolha pelo Neto.

em relação ás ausências..
o Danny portou-se mal. é perfeitamente aceitável que o PB não o queira premiar. É uma pena pois, caso o Nani não esteja em condições para render ao mais alto nível, seria ele a primeira alternativa, e não acredito que ficássemos a perder.
o Tiago é uma pena que se tenha retirado à uns anos. tirava o lugar ao Veloso de caras. a polivalência do Veloso não seria essencial visto que as outras posições que pode fazer (DC e DE) estariam bem cobertas com o Pepe, Bruno Alves, Rolando, Ricardo Costa, Coentrão e Antunes.
o Quaresma.. alguém sinceramente acreditava que ele estaria na lista? o PB deu-lhe oportunidade no último CE e ele, pelo que dizem, não correspondeu nos treinos, daí não ter calçado. O ridículo disto tudo é ter sido colocado na lista dos 30 quando não era, realisticamente, opção. E é nisto que eu critico o PB, a incapacidade para assumir as opções, opções essas que ele é pago para tomar. Ninguém o poderia criticar por ele dizer "Gosto mais deste do que daquele". É ele o seleccionador, é ele, Paulo Bento, a pessoa Paulo Bento, com todas as suas idiossincrasias, que escolhe. Pode dizer as coisas como elas são. Porque não? Que assuma o que pensa. O absurdo é tentar explicar as coisas sem o fazer. Com razões obscuras que nunca são totalmente concretizadas/explicadas.

de resto, a polivalência do André Almeida e do Ricardo Costa fazem deles boas opções num grupo tão curto.
o Varela vai mais por não haver melhor, ou havendo, ou estão "castigados" (Danny), lesionados (Bruma) ou não são da confiança do PB (Quaresma). o Postiga e o Éder são o melhor que temos numa posição em que a formação tuga teima em falhar. o Rafa é um jogador com um perfil único no grupo. Com a ausência do Danny a sua presença tornou-se mais importante por nos permitir outro tipo de opção para as alas ou mesmo para #10, caso seja necessário.
 

Nuno Martins

Tribuna Presidencial
5 Novembro 2006
13,193
7
45
Trofa
Ah, é por isso. Mesmo assim não concordo. São 7 jogadores que criam a expectativa e depois vem a desilusão. Se fosse eu que depois fosse chamado não aceitaria. Não aceitaria "rapar o tacho".
 

Hangyodon

Tribuna Presidencial
15 Maio 2009
6,744
0
Alves disse:
Os outros 7 ficam de reserva para o caso de lesões. Foram assim chamados o Hugo Viana em 2012 e o Amorim(?) em 2010.
também tinha essa dúvida mas quando confrontado com o facto de outras selecções terem divulgado listas de 26, 27, 28 jogadores e não de 30 (até acho que algumas apenas deram os 23 definitivos!), não acho que os possíveis substitutos (até à véspera do primeiro jogo de cada equipa) apenas possam sair destes 7.
 

Hangyodon

Tribuna Presidencial
15 Maio 2009
6,744
0
há alguém que me possa explicar o seguinte..?

a FIFA determina que 3 dos 23 jogadores têm de ser GR.. mas não define o que é um GR.
o único "género" de jogador que pode jogar à baliza? e se 1 semana depois do início do Mundial se lesionarem os 3GR, temos de entrar em campo sem GR? não pode jogar lá outro jogador qualquer?
um "género" de jogador que a equipa apenas pode usar um "exemplar" em campo de cada vez? e se uma semana depois do Mundial se lesionarem 8 jogadores de campo, passamos apenas a poder fazer 2 substituições por jogo? não pode entrar um GR para jogar noutra posição qualquer sendo que já está um na baliza?

sem haver esta definição do que é, para a FIFA, um GR, parece-me fácil de dar a volta a isto.
convocava-se um jogador de campo a quem se atribuía o título de GR mas depois cagava-se nisso e jogava na posição que se quisesse. se é pouco cauteloso ou não é outra questão. parece-me é que isso deveria ser deixado ao critério de cada seleccionador.
 

Nuno Martins

Tribuna Presidencial
5 Novembro 2006
13,193
7
45
Trofa
Penso que cada jogador deve jogar onde o treinador quiser, se quiser que o Ronaldo jogue a guarda redes problema dele, afinal nao ha tantos casos de defesas a pontas de lança ou outros?
 

Hangyodon

Tribuna Presidencial
15 Maio 2009
6,744
0
Nuno Martins disse:
Penso que cada jogador deve jogar onde o treinador quiser, se quiser que o Ronaldo jogue a guarda redes problema dele, afinal nao ha tantos casos de defesas a pontas de lança ou outros?
exacto. deveria ser deixado ao critério de cada seleccionador. nem que seja pela dificuldade na definição do que é um GR no papel, sem que seja uma definição redutora e eventualmente impeditiva para com o rendimento da equipa.
levando ao extremo, daqui a bocado obrigam a que sejam 3GR, 8 defesas, 6 médios e 6 avançados.
não percebo a regra.
 

PipoGonzalez

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
6,452
3,665
Conquistas
2
37
  • Reinaldo Teles
  • José Mourinho
Tanta gente chateada para quê? Quaresma precisa de férias para chegar em grande na próxima época.. Vamos precisar muito dele para a Champions.
 
V

VictorSD

Guest
Doriva disse:
Certo. Pela minha parte fico-me mesmo pelos votos sinceros de felicidade à Colômbia. Talvez um dia volte a desejar o mesmo à selecção portuguesa.
A Culpa é do Paulo Bento???? Nós não temos um, UM PORTOGUÊS no plantel e a culpa é do Paulo Bento??
Culpem a direcção por vender jogadores que para mim não tinham preço por 5M e afins.... e estamos como estamos sem identidade, sem raça, sem paixão pelo clube!

Não temos mais jogadores na nossa selecção porque assim a nossa direcção quis...
Abraço e força PORTUGAL!!!!!!!!
 
D

Doriva

Guest
VictorSD disse:
A Culpa é do Paulo Bento???? Nós não temos um, UM PORTOGUÊS no plantel e a culpa é do Paulo Bento??
Culpem a direcção por vender jogadores que para mim não tinham preço por 5M e afins.... e estamos como estamos sem identidade, sem raça, sem paixão pelo clube!

Não temos mais jogadores na nossa selecção porque assim a nossa direcção quis...
Abraço e força PORTUGAL!!!!!!!!
E achas que eu estou muito preocupado com isso? Dá-me perfeitamente igual ter um plantel de portugueses ou equatorianos, desde que cumpram os desígnios do clube: honrar a camisola, competir até à exaustão e ganhar. Bem sei dos pressupostos que a UEFA impõe e, por via disso, há serviços mínimos que temos que cumprir. Da mesma maneira que a probabilidade de termos na equipa alguém que sinta o nosso escudo é tanto maior se o jogador for algum portista desde o berço, o que geralmente acontece com quem vem da formação. Só que eu defendo a qualidade e defendo a qualidade da formação não para benefício da selecção nacional, mas para proveito do FCP. Se depois a equipa da FPF usufrui muito ou pouco com isso é-me quase irrelevante.

Quero lá saber do senhor Paulo Bento ou de quem quer que o ature! Não mexe minimamente comigo aquilo que vierem a fazer de bom ou de mau no Brasil.
 
L

LiveForever

Guest
Doriva disse:
E achas que eu estou muito preocupado com isso? Dá-me perfeitamente igual ter um plantel de portugueses ou equatorianos, desde que cumpram os desígnios do clube: honrar a camisola, competir até à exaustão e ganhar. Bem sei dos pressupostos que a UEFA impõe e, por via disso, há serviços mínimos que temos que cumprir. Da mesma maneira que a probabilidade de termos na equipa alguém que sinta o nosso escudo é tanto maior se o jogador for algum portista desde o berço, o que geralmente acontece com quem vem da formação. Só que eu defendo a qualidade e defendo a qualidade da formação não para benefício da selecção nacional, mas para proveito do FCP. Se depois a equipa da FPF usufrui muito ou pouco com isso é-me quase irrelevante.

Quero lá saber do senhor Paulo Bento ou de quem quer que o ature! Não mexe minimamente comigo aquilo que vierem a fazer de bom ou de mau no Brasil.
Concordo na integra com o que disseste mas isso não explica o porquê de apoiares a Colômbia e não o teu país, isto partindo do pressuposto que és português.
 
D

Doriva

Guest
LiveForever disse:
Concordo na integra com o que disseste mas isso não explica o porquê de apoiares a Colômbia e não o teu país, isto partindo do pressuposto que és português.
Porque a selecção nacional me passa ao lado por completo e porque apreciei a forma calorosa e simpática como fomos e somos tratados por um país, neste caso, da América do Sul. Extraordinário que tenhamos tido mais reconhecimento lá em dois ou três anos do que se calhar cá em 120. Já para não falar nos jogadores e ex-jogadores nossos que representam ou poderão vir a representar a Colômbia e que fizeram, fazem e provavelmente farão parte da nossa fantástica história. Também não me esqueço dos nossos belíssimos ex-atletas a actuar por Portugal, nem do Varela, mas lá está: torcer pela mesma equipa que benfiquistas e sportinguistas é uma barreira muito grande para mim. Respeito porém quem, entre nós, a consegue ultrapassar.

Também não escondo que não tenho níveis elevadíssimos de patriotismo. Gosto muito do meu país, mas a minha afeição por ele não se manifesta em relação ao futebol e à equipa nacional. Bem sei que para alguns, que acredito não ser o teu caso nem o de ninguém daqui, isto devia ser motivo de exílio.
 

Drago93

Tribuna Presidencial
19 Março 2012
8,753
3,078
Conquistas
2
  • André Villas-Boas
  • Lucho González
Disse no tópico do Quaresma que provavelmente ainda o vamos ver na seleção. Não me acredito que quer o Nani quer o Vierinha estejam bem fisicamente. (Isto claro se o PB não decidir chamar o Cavaleiro para os substituir)

Adorava ver o RQ7 a recusar a chamada, se por acaso isso acontecesse...