Tó Neves

otilious

Tribuna Presidencial
Staff
21 Março 2007
113,120
49,650
Conquistas
7
Horta
  • Alfredo Quintana
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
  • Supertaça 19/20
O Tó Neves é claramente uma lenda do clube a todos os níveis!

Esteve no Benfica - na altura foi tentado por um contrato milionário e a secção no nosso clube estava em risco de extinção - mas na época seguinte voltou ao FC Porto e depois disso conquistou inúmeros títulos e foi nosso capitão, representando o nosso clube como poucos e como tal, essa "traição" rapidamente foi esquecida...

Só fiquei com pena ele não ter acabado a carreira connosco como jogador. Quando saiu em 2004, recebeu convite para ser nosso treinador, no entanto ele optou por continuar a jogar e aí apareceu a Oliveirense.
Provavelmente numa fase inicial, podia-se pensar que ia jogar mais um ou dois anos e no final jogou sete épocas...

Um avançado de área, sempre ali pronto para o desvio à boca da baliza, foi um dos GRANDES desta modalidade!

Como treinador, a sua passagem pelo FC Porto foi tremida digamos assim, mas atenção que existiram momentos muito bons. Primeiro de tudo, a herança que herdou era bastante pesada, pegando numa equipa Deca.
Contrariamente ao que se passou por exemplo em 2009/2010 (sem qualidade para lutar pelo título), a época seguinte marcou uma viragem no hóquei encarnado e no ano que a nossa equipa foi Deca o campeonato já foi bastante suado, com ambas as equipas a terminarem com os mesmos pontos e não fosse aqueles dois grandes triunfos sobre o Benfica, o nosso rival tinha voltado aos títulos de campeão...

Como tal, 2011/2012, marcou o primeiro ano do Tó Neves no comando técnico e com um Benfica ainda mais forte em relação à temporada anterior, estava em perspectiva um campeonato bastante competitivo e assim foi, com o mesmo a ser decidido na última jornada. Depois de uma grande primeira volta - antes do jogo no Pico na primeira volta estávamos com cinco pontos de vantagem - poucas foram as ocasiões que se perderam pontos, mas aquele desaire em Espinho acabou por ser quase determinante, sem esquecer o "mítico" jogo ocorrido no Pavilhão da Luz, porque no restantes encontros somou-se sempre três pontos...
Primeira época onde só se venceu a Supertaça, sendo que a Liga Europeia foi a maior desilusão da temporada.
No segundo ano, tivemos um FC Porto quase perfeito, onde obteve o resgate e fez um campeonato ao nível de 11/12, com a diferença que o Benfica cedeu mais pontos, sendo que conseguimos vencer a Taça de Portugal e para ser mesmo um ano imaculado, só foi pena aquela final perdida no Dragão Caixa (aquele golo de ouro do Diogo Rafael ainda dá pesadelos...), mas devemos considerar como uma temporada bastante positiva e numa época onde o FC Porto fez diversas alterações no seu plantel.
Depois de um primeiro ano que deixou o benefício da dúvida ao Tó Neves, deu grande resposta na época seguinte e para 2013/2014 acho piada aqueles que diziam que tinha sido um erro a sua continuidade, quando vinha de uma temporada onde ganhou quase tudo e esteve próximo de ser campeão europeu.

Na sua terceira época, foi digamos a temporada do quase, ou seja, podia ter vencido tudo e no final foram outros a festejar. No campeonato, o terceiro lugar é enganador, porque na entrada da última jornada no jogo escaldante em Valongo, bastava um ponto e o FC Porto tinha alcançado o bicampeonato. Mas aí perdeu-se bastantes pontos, como por exemplo o empate em casa contra o Valongo ou a derrota com o Cambra, que no final, veio depois ter um peso tremendo nas contas finais.
Quanto à Taça de Portugal, mais uma final e perdida com justiça frente ao Benfica, num jogo atípico a todos os níveis...
Nas competições europeias, excelente participação, só perdendo na final perante o poderoso Barcelona.
Na sua última época como nosso treinador, no campeonato fez a sua pior prestação, enquanto o Benfica fez um campeonato brutal, só cedendo no total dois campeonatos ao longo de 26 jornadas. Taça de Portugal para esquecer (diga-se que contra a Oliveirense seria um encontro onde qualquer um podia vencer), enquanto na Liga Europeia, o FC Porto foi eliminado nas meias-finais, onde anteriormente tinha eliminado o Benfica.

Resumindo...faltaram claramente mais uns títulos na sua passagem como técnico principal do FC Porto e dos três campeonatos que perdeu, dois deles podiam perfeitamente ter sido conquistados por nós, mas os pequenos pormenores acabaram por fazer toda a diferença...

Será sempre um dos nossos!
 
  • Love
Reações: arya

Mustaine

Tribuna Presidencial
18 Junho 2007
12,544
1,105
Porto
O renascer do tópico do Hélder Nunes trouxe-me aqui, ao "cantinho" do Tó Neves. E ler o post do Otilious deixou-me com saudades.

Lembro-me de, certa vez, o nosso ex-capitão de basquetebol, Nuno Marçal, ter dito que o FC Porto era uma segunda pele. E era.
Quando me recordo do Tó Neves vem-me invariavelmente essa frase à memória. Via-se, literalmente, na cara dele a garra com que defendia a nossa camisola. Para mim, um miúdo doente pelo clube, era arrepiante. Mesmo.

Recordo ainda hoje com carinho um lance no pavilhão Rosa Mota junto às barreiras laterais, contra o rival de sempre, numa meia final da Liga dos Campeões. Eu tinha 9 anos e a sorte de possuir um convite que me deixou na primeira fila, colado a essas mesmas barreiras. A certa altura vejo o Tó Neves, qual foguete, num patinar desenfreado, vertiginoso, assertivo em direção ao jogador adversário (Fortunato ou Paulo Almeida, salvo erro); Olhos franzidos, a morder a língua, quase era capaz de jurar que o vi cuspir fogo como qualquer Dragão. Esbarram com estrondo na barreira a disputar a bola e meu corpo estremeceu a meio metro deles, com o entusiasmo. A bola ganhou-a o nosso Tó Neves, obviamente, e o pavilhão quase veio abaixo. Naquele momento, e noutros, ele era todos nós dentro do ringue.

O Tó Neves era isto. E é daqueles que me fez ter a certeza, desde sempre, que somos mesmo diferentes de todos os outros.
 

onurB

Tribuna Presidencial
8 Agosto 2015
5,003
7,240
42
Porto
O renascer do tópico do Hélder Nunes trouxe-me aqui, ao "cantinho" do Tó Neves. E ler o post do Otilious deixou-me com saudades.

Lembro-me de, certa vez, o nosso ex-capitão de basquetebol, Nuno Marçal, ter dito que o FC Porto era uma segunda pele. E era.
Quando me recordo do Tó Neves vem-me invariavelmente essa frase à memória. Via-se, literalmente, na cara dele a garra com que defendia a nossa camisola. Para mim, um miúdo doente pelo clube, era arrepiante. Mesmo.

Recordo ainda hoje com carinho um lance no pavilhão Rosa Mota junto às barreiras laterais, contra o rival de sempre, numa meia final da Liga dos Campeões. Eu tinha 9 anos e a sorte de possuir um convite que me deixou na primeira fila, colado a essas mesmas barreiras. A certa altura vejo o Tó Neves, qual foguete, num patinar desenfreado, vertiginoso, assertivo em direção ao jogador adversário (Fortunato ou Paulo Almeida, salvo erro); Olhos franzidos, a morder a língua, quase era capaz de jurar que o vi cuspir fogo como qualquer Dragão. Esbarram com estrondo na barreira a disputar a bola e meu corpo estremeceu a meio metro deles, com o entusiasmo. A bola ganhou-a o nosso Tó Neves, obviamente, e o pavilhão quase veio abaixo. Naquele momento, e noutros, ele era todos nós dentro do ringue.

O Tó Neves era isto. E é daqueles que me fez ter a certeza, desde sempre, que somos mesmo diferentes de todos os outros.
Eu tenho uma imagem muito presente do Tó Neves de um jogo em que foi agredido com um stick na cara, jogo parado, algum silêncio no pavilhão e ele a patinar pelo ringue em direcção ao árbitro, apontando para a cara toda ensanguentada e a dizer repetidamente "olha para esta merda!".
Eu tenho quase a certeza que foi num jogo da Liga dos Campeões jogado em Espanha e que o adversário era o Barcelona, mas não posso garantir.
Mas lembro-me de estar a assistir a isto e a pensar que o Tó Neves era monstruoso dentro do ringue.
 

otilious

Tribuna Presidencial
Staff
21 Março 2007
113,120
49,650
Conquistas
7
Horta
  • Alfredo Quintana
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
  • Supertaça 19/20
Era um excelente jogador.

Ali na área era mortífero.

Enviado do meu 2201117SY através do Tapatalk
 
  • Like
Reações: Moreira