"UEFA estuda reduzir a fase de grupos da LC para 16 equipas" - The Guardian

FCP 1893

Tribuna
26 Maio 2014
4,403
0
Aqui está o link da notícia:
http://www.theguardian.com/football/2016/mar/23/uefa-champions-league-revamp

O que está em cima da mesa é o seguinte:

- Alterações com efeito a partir de 2018/2019;
- 32 equipas participantes, mas todas disputariam um play-off antes da fase de grupos, com divisão em dois potes de acordo com o coeficiente da UEFA (no nosso caso, se em 2018 tivéssemos a mesma prestação nos 5 anos anteriores em relação ao que temos agora seríamos cabeças de série, mas à tangente - estamos em 15º lugar)
- Os 16 vencedores do play-off seriam divididos em dois grupos, cada um com 8 equipas, numa fase de grupos a duas voltas.

FCP 1893

Tribuna
26 Maio 2014
4,403
0
O que é evidente é que mais tarde ou mais cedo a tal Liga Europeia será realidade. Os clubes grandes da Europa começam a ficar fartos (basta ver as declarações do Rummenige), porque nos dias de hoje tanto a Liga Inglesa como a Liga Espanhola rendem mais e no caso da Liga Inglesa a diferença é gritante.

Para se gerar mais receitas na Liga dos Campeões terão de haver mais jogos entre os grandes, sob pena de a Liga dos Campeões passar a ser tratada como os clubes ingleses tratam a Liga Europa. Por outro lado, tenho algumas dúvidas que o tal play-off com todas as equipas antes da fase de grupos se venha a tornar realidade.

Para nós, isto seria bom no caso de conseguirmos chegar à fase de grupos. 14 jogos com os grandes da Europa seria um número assinalável, geraria uma fonte importante para o rendimento e 7 grandes equipas no Estádio do Dragão. Em contrapartida, tornaria a época muito desgastante e beneficiaria os nossos rivais na luta pelo título nacional caso estes não se apurem para a fase de grupos. E se hoje é praticamente impossível levantar uma Champions com este formato tornava-se mesmo impossível, porque teria de se ser melhor do que os tubarões em 14 jogos.

20 Março 2015
2,556
190
Totalmente contra. Agora vamos ter um futebol virado para clubes sem adeptos (chelsea) e de lavagem de dinheiro (pág).

deco macau

Tribuna
29 Outubro 2014
3,134
771
Conquistas
1
  • Campeão Nacional 19/20
Eu espero e que lhe mudem o nome pois deixa de ser uma liga dos campeoes para ser uma liga dos clubes mais ricos

grandeporto

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2006
20,666
1,368
Gaia
Neste caso as outras equipas devem organizar-se e criar outra liga paralela baseada no mérito desportivo e não no merito comercial.

Philipp

Tribuna Presidencial
25 Janeiro 2015
26,790
1,100
A acontecer é um atentado ao futebol europeu. A CL é a melhor prova de futebol que existe no mundo. Não há que mudar algo que é excelente. Já bastou todos estes anos do lunático Platini.

FCP 1893

Tribuna
26 Maio 2014
4,403
0
deco macau disse:
Eu espero e que lhe mudem o nome pois deixa de ser uma liga dos campeoes para ser uma liga dos clubes mais ricos
Já deviam ter mudado a partir do momento em que terceiros e quartos classificados têm hipóteses de entrar na competição. Vice-campeões ainda se toleram, mas acho que a prova devia ser para os campeões nacionais e vencedores da Taça. Esses, sim, é que são os verdadeiros campeões, uma prova formulada com estes respeitaria o nome da competição e daria mais chances de vencer a clubes de fora dos Big5. Mas, como hoje quem manda no futebol são o dinheiro e as transmissões, isso é impossível.

Soares

Tribuna
5 Janeiro 2015
2,903
188
Eu até acho uma ideia muito boa, com 2 ses. Se reduzirem o acesso das ligas top 3 e balançarem um pouco mais pelas outras. Se derem um boost considerável na liga europa.

João Lucho 2

Tribuna Presidencial
8 Maio 2008
8,021
0
Hugo Soares disse:
Eu até acho uma ideia muito boa, com 2 ses. Se reduzirem o acesso das ligas top 3 e balançarem um pouco mais pelas outras. Se derem um boost considerável na liga europa.
E tê-los no sitio para isso?

Sinceramente acho que a Liga dos Campeões está bem como está, só não concordo com a ida dos terceiros classificados para a Liga Europa. Acho ainda que não tem lógica as equipas da Liga Europa pontuarem tanto como as da Liga dos Campeões. Era interessante olhar um bocado para o modelo sul americano.

njsilva84

Bancada central
10 Junho 2013
1,523
155
João Lucho \"2\" disse:
E tê-los no sitio para isso?

Sinceramente acho que a Liga dos Campeões está bem como está, só não concordo com a ida dos terceiros classificados para a Liga Europa. Acho ainda que não tem lógica as equipas da Liga Europa pontuarem tanto como as da Liga dos Campeões. Era interessante olhar um bocado para o modelo sul americano.
Penso exactamente o mesmo...
Com umas pequenas mudanças e está bem como está...

João Lucho 2

Tribuna Presidencial
8 Maio 2008
8,021
0
Na América do Sul eu não sei até que ponto eles não estão mais certos do que nós(o que parece incrível). Lá não há cá sorteios, apenas na fase de grupos. 4 potes como na Europa, só que não há cá condicionantes, por exemplo poderia calhar Porto e boifica no mesmo grupo.
Nos oitavos não há sorteio, o emparelhamento até à final é feito pela fase de grupos: melhor equipa da fase de grupos contra a pior(pior segundo), segunda melhor equipa contra a segunda pior e assim sucessivamente. Nas meias finais é que já não sei se concordo, já que na Libertadores se duas equipas do mesmo País jogarem as meias finais, mesmo que o emparelhamento as separe, têm de se defrontar. Quem faz uma melhor fase de grupos, joga a segunda mão em casa, não há sorteio.

A título de curioidade, a parelha da Champions este ano ficaria assim:

Real
Roma

Wolfsburg~
PSG

Barcelona
Gent

Chelsea
boifica

Bayern
Arsenal

M. City