Volta a Portugal 2020

K92

Tribuna
4 Junho 2014
3,094
223
Porque as saudades do ciclismo são gigantescas!
Porque a Grandíssima é a nossa corrida e está a dois meses de se iniciar, esperamos!
Porque, fruto do que vivemos, estamos na iminência de ter um pelotão mais competitivo e consagrado do que o habitual!

Está aberto o tópico! :)

A juntar à Rally Racing, Burgos e Caja Rural parece, segundo OJogo, que a Delko (do Zé Azevedo) também participará. O jornal fala da possibilidade da Uno-X se juntar à festa o que elevaria para 5 equipas do 2º escalão...
Sei que os noruegueses manifestaram esse interesse ainda no Algarve mas que a sua ausência da Alentejana lhes retirava essa possibilidade. As coisas podem ter mudado...
Se juntarmos a Euskatel, Lokosphinx, Kern, Bike Aid e, talvez, a Medellin temos pelotão de bom nome para a nossa realidade!
A ver!

João Carvalho

Superior
6 Março 2018
57
51
Porque a Grandíssima é a nossa corrida e está a dois meses de se iniciar, esperamos!
Porque, fruto do que vivemos, estamos na iminência de ter um pelotão mais competitivo e consagrado do que o habitual!

A juntar à Rally Racing, Burgos e Caja Rural parece, segundo OJogo, que a Delko (do Zé Azevedo) também participará. O jornal fala da possibilidade da Uno-X se juntar à festa o que elevaria para 5 equipas do 2º escalão...
Sei que os noruegueses manifestaram esse interesse ainda no Algarve mas que a sua ausência da Alentejana lhes retirava essa possibilidade. As coisas podem ter mudado...
Se juntarmos a Euskatel, Lokosphinx, Kern, Bike Aid e, talvez, a Medellin temos pelotão de bom nome para a nossa realidade!
A ver!
Na teoria poderá ser um dos melhores pelotões dos ultimos tempos...

• Like
Reações: tfernandes e K92

Pedrix77

Tribuna Presidencial
6 Outubro 2016
7,934
3,590
Porto
(Quando for a apresentação da prova, edito esta mensagem com as etapas e as equipas que vão estar presentes... )

Pedrix77

Tribuna Presidencial
6 Outubro 2016
7,934
3,590
Porto

A Podium normalmente apenas convida as equipas para a Alentejana se as mesmas depois em Agosto, quiserem estar presentes na VP.

Fizeram isso com os noruegueses da Uno e iam fazer o mesmo que os americanos da Axeon. É uma medida um bocado estúpida.

Querem melhorar a competitividade da prova, mas estas medidas estúpidas acabam por condicionar as duas provas.

• Like
Reações: K92

K92

Tribuna
4 Junho 2014
3,094
223
A Podium normalmente apenas convida as equipas para a Alentejana se as mesmas depois em Agosto, quiserem estar presentes na VP.

Fizeram isso com os noruegueses da Uno e iam fazer o mesmo que os americanos da Axeon. É uma medida um bocado estúpida.

Querem melhorar a competitividade da prova, mas estas medidas estúpidas acabam por condicionar as duas provas.
É verdade...

Pedrix77

Tribuna Presidencial
6 Outubro 2016
7,934
3,590
Porto
É verdade...
É uma medida absurda. Condicionam as duas provas.

A Medellin por exemplo não tem interesse nenhum em estar no Alentejo. Uma equipa de trepadores não vem fazer nada ao sul.

Mas tem interesse em estar na VP. Tem mais montanha. É um percurso que os favorece mais.

A Podium com ou sem propósito, acaba por estragar as duas competições.

K92

Tribuna
4 Junho 2014
3,094
223
É uma medida absurda. Condicionam as duas provas.

A Medellin por exemplo não tem interesse nenhum em estar no Alentejo. Uma equipa de trepadores não vem fazer nada ao sul.

Mas tem interesse em estar na VP. Tem mais montanha. É um percurso que os favorece mais.

A Podium com ou sem propósito, acaba por estragar as duas competições.
E vai totalmente contra aquela que era a ideia da Federação de atrair e manter as equipas por cá o máximo de tempo possível...
A ponte entre a Algarvia e a Alentejana era excelente para esse propósito...
Enfim...

Pedrix77

Tribuna Presidencial
6 Outubro 2016
7,934
3,590
Porto
E vai totalmente contra aquela que era a ideia da Federação de atrair e manter as equipas por cá o máximo de tempo possível...
A ponte entre a Algarvia e a Alentejana era excelente para esse propósito...
Enfim...
A ideia na teoria é boa, mas na prática, dificilmente vai funcionar, porque a Volta ao Alentejo, já está altura das clássicas do Pavé, e é difícil segurar aqui algumas equipas entre o Algarve e o Alentejo.

Essa ideia dificilmente vai ter resultados práticos.

Mais vale tentar potenciar as duas competições da melhor maneira, individualmente e não criar condicionalismos desnecessários...

K92

Tribuna
4 Junho 2014
3,094
223
A ideia na teoria é boa, mas na prática, dificilmente vai funcionar, porque a Volta ao Alentejo, já está altura das clássicas do Pavé, e é difícil segurar aqui algumas equipas entre o Algarve e o Alentejo.

Essa ideia dificilmente vai ter resultados práticos.

Mais vale tentar potenciar as duas competições da melhor maneira, individualmente e não criar condicionalismos desnecessários...
A ideia não seria segurar o esquadrão do pavé da Quick Step, Lotto, Trek ou outra dessas, certamente...
A ideia seria criar um calendário que fixasse algumas equipas por Portugal durante algum tempo e a Uno-X é um bom exemplo disso já que queria participar em ambas.

Não acredito que quem o pensou estivesse a pensar nos de topo mas em muitas das outras. Os de topo já é muito bom estarem cá em Fevereiro... ;)

Pedrix77

Tribuna Presidencial
6 Outubro 2016
7,934
3,590
Porto
A ideia não seria segurar o esquadrão do pavé da Quick Step, Lotto, Trek ou outra dessas, certamente...
A ideia seria criar um calendário que fixasse algumas equipas por Portugal durante algum tempo e a Uno-X é um bom exemplo disso já que queria participar em ambas.

Não acredito que quem o pensou estivesse a pensar nos de topo mas em muitas das outras. Os de topo já é muito bom estarem cá em Fevereiro... ;)
Ok. Entendi mal então.

Mesmo para segurar as PCT não é preciso grandes provas entre Algarve e Alentejo. Há uns anos existiam uns troféus da Liberty na Costa Vicentina, uma prova de 2 dias e outra prova, que não me lembro do nome agora, que também era de 2 dias. Se existirem melhor, mas se não existirem não é por aí.

Sabes que às equipas portuguesas não interessam que venham grandes equipas ao Alentejo, porque senão não brilham.

O mesmo se aplica à Volta a Portugal.

• Like

tfernandes

Arquibancada
27 Outubro 2017
111
5

A ver!
Não esquecer que a agora Euskaltel-Euskadi este ano também é do 2º escalão. Nesse caso já seriam 6 ;)

• Like

Morais

Tribuna Presidencial
4 Maio 2017
16,753
2,747
Conquistas
2
54
Porto
  • Artur Jorge
  • Cubillas
Que equipas de elite já manisfestaram interesse em participar em nossa Volta?

Pedrix77

Tribuna Presidencial
6 Outubro 2016
7,934
3,590
Porto
E as etapas ou percurso já são conhecidos?
Oficialmente ainda não apresentaram a prova. Mas o que se fala nos bastidores é o seguinte:

Prólogo Inicial em Castelo Branco;
Dia de descanso em Viseu
Possibilidade de regressar a etapa de Fafe com passagem no Troço de terra batida utilizado no Rali de Portugal
3 etapas com chegada em Alto: Sra da Graça, Serra da Estrela e uma chega inédita na zona Centro do País, na Serra de Lousã
Final em Lisboa com um CRI de aproximadamente 20 Km

Antes do covid estes eram os pontos chave da Volta. Vamos ver se alguma coisa entretanto se vai alterar ou não.

K92

Tribuna
4 Junho 2014
3,094
223
Não esquecer que a agora Euskaltel-Euskadi este ano também é do 2º escalão. Nesse caso já seriam 6 ;)
Pois, caro amigo, tinha que os bascos ainda estivessem no Conti... Parece-me que o apoio e empenho do Landa ainda é maior do que imaginava... :)

P.S. Época atípica... na verdade nem lembro de uma prova em que os tenha visto competir este ano... terão estado na Valenciana e na Andaluzia certamente mas não lembro! ;)

• Like
Reações: tfernandes

K92

Tribuna
4 Junho 2014
3,094
223
Oficialmente ainda não apresentaram a prova. Mas o que se fala nos bastidores é o seguinte:

Prólogo Inicial em Castelo Branco;
Dia de descanso em Viseu
Possibilidade de regressar a etapa de Fafe com passagem no Troço de terra batida utilizado no Rali de Portugal
3 etapas com chegada em Alto: Sra da Graça, Serra da Estrela e uma chega inédita na zona Centro do País, na Serra de Lousã
Final em Lisboa com um CRI de aproximadamente 20 Km

Antes do covid estes eram os pontos chave da Volta. Vamos ver se alguma coisa entretanto se vai alterar ou não.
Também tinha lido isso há dias.
Concordo com a troca de semanas entre a Srª da Graça e a Torre e estou muito curioso em conhecer o perfil da nova subida que irá substituir Montalegre (Larouco)..

Já o Crono em Lx não me agrada nada, tal como não me agradou no ano do Vinhas.
Felizmente correu tudo bem, Deus queira que desta vez também!

Na minha opinião, a última etapa seria sempre de consagração seguindo o modelo francês e que já foi, também, repetido por todas as outras provas mas não de forma consistente.
Um penúltimo dia com crono ou subida difícil (conforme onde termine a Volta) era para mim o ideal.

Pedrix77

Tribuna Presidencial
6 Outubro 2016
7,934
3,590
Porto
Também tinha lido isso há dias.
Concordo com a troca de semanas entre a Srª da Graça e a Torre e estou muito curioso em conhecer o perfil da nova subida que irá substituir Montalegre (Larouco)..

Já o Crono em Lx não me agrada nada, tal como não me agradou no ano do Vinhas.
Felizmente correu tudo bem, Deus queira que desta vez também!

Na minha opinião, a última etapa seria sempre de consagração seguindo o modelo francês e que já foi, também, repetido por todas as outras provas mas não de forma consistente.
Um penúltimo dia com crono ou subida difícil (conforme onde termine a Volta) era para mim o ideal.
A nova chegada em alto vai ser bem dura. A etapa não sei como vai ser, mas a chegada em alto, dependendo de onde começarem a contabilizar o prémio de montanha, vai ser aproximadamente de 10Km a 8,5%. Isto são valores aproximados.

A montanha em si, tem dureza suficiente para fazer estragos. Vamos ver como desenham a etapa. Mas ali na zona da Serra da Lousã há potencial para fazerem uma etapa bem dura.

O Crono de Lisboa deverá ter entre 15 e 20km. É o ideal para uma prova como a VP. Vai ser maioritariamente junto ao rio Tejo, mas tem algumas zonas mais técnicas. A meta deve ser no Terreiro do Paço.

Em relação a etapas de consagração, de vez em quando não me oponho, mas todos os anos uma etapa de consagração, como vemos no Tour, para mim torna-se cansativo.

• Like
Reações: Paolitik

K92

Tribuna
4 Junho 2014
3,094
223
A nova chegada em alto vai ser bem dura. A etapa não sei como vai ser, mas a chegada em alto, dependendo de onde começarem a contabilizar o prémio de montanha, vai ser aproximadamente de 10Km a 8,5%. Isto são valores aproximados.

A montanha em si, tem dureza suficiente para fazer estragos. Vamos ver como desenham a etapa. Mas ali na zona da Serra da Lousã há potencial para fazerem uma etapa bem dura.

O Crono de Lisboa deverá ter entre 15 e 20km. É o ideal para uma prova como a VP. Vai ser maioritariamente junto ao rio Tejo, mas tem algumas zonas mais técnicas. A meta deve ser no Terreiro do Paço.

Em relação a etapas de consagração, de vez em quando não me oponho, mas todos os anos uma etapa de consagração, como vemos no Tour, para mim torna-se cansativo.
Eu gosto de última etapa de consagração e de dar voz aos sprinters.
Em provas longas, claro, e a nossa pode ser considerada como tal.

Quanto ao Crono de Lisboa a minha preocupação é outra, como já foi há anos, mas prefiro nem pensar quanto mais falar!

Muito, muito curioso como a etapa que substitui o Larouco e agora ainda mais com esses números que falas.
Confesso que não conheço a região, só me lembro de andar por esses lados quando foi para assistir ao Rally em Arganil e já lá vão décadas...

P.S. Se calhar Arganil nem é na Serra da Lousã... :unsure:

Pedrix77

Tribuna Presidencial
6 Outubro 2016
7,934
3,590
Porto
Eu gosto de última etapa de consagração e de dar voz aos sprinters.
Em provas longas, claro, e a nossa pode ser considerada como tal.

Quanto ao Crono de Lisboa a minha preocupação é outra, como já foi há anos, mas prefiro nem pensar quanto mais falar!

Muito, muito curioso como a etapa que substitui o Larouco e agora ainda mais com esses números que falas.
Confesso que não conheço a região, só me lembro de andar por esses lados quando foi para assistir ao Rally em Arganil e já lá vão décadas...

P.S. Se calhar Arganil nem é na Serra da Lousã... :unsure:
Também não conheço a subida em si, mas os valores que me passaram são bons indicadores para a subida que vamos ter.

A Podium tem de começar a inovar, senão é sempre arroz. Sempre as mesmas subidas cansa. Portugal tem muito potencial. É preciso saber explorar. A zona do Alto Minho, tem montanha que nunca mais acaba e não é aproveitada por exemplo.

Arganil é a Serra do Açor. É um pouco ao lado. Serra da Lousã é nos concelhos de Penela, Góis, Miranda do Corvo, etc. "São zonas vizinhas"

• Like
Reações: Paolitik e K92