Xadrez

bertobrb

Tribuna Presidencial
25 Maio 2019
14,097
19,297
Conquistas
6
  • Alfredo Quintana
Fica aqui o tópico. Comecei a interessar-me pelo xadrez e estou curioso para ver se alguém aqui partilha o hobby.
 
  • Like
Reações: PDuarte e Vlk

andremaisfcp

Tribuna Presidencial
25 Maio 2014
18,525
11,875
Conquistas
7
29
  • Alfredo Quintana
  • Supertaça 19/20
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
Fica aqui o tópico. Comecei a interessar-me pelo xadrez e estou curioso para ver se alguém aqui partilha o hobby.
Quando no liceu cheguei a integrar o Clube de Xadrez, adorava. Mas, é algo muito pouco explorado em Portugal, não jogo deste então... tenho pena.
 
  • Like
Reações: paul93

paul93

Tribuna Presidencial
11 Outubro 2017
6,852
11,417
Conquistas
32
  • José Maria Pedroto
  • Bobby Robson
  • André Villas-Boas
  • Deco
Está visto que a malta daqui é mais para cerveja tremoço e a mítica dama.
Guilty af! Uma boa parte das noites da minha adolescência foi no tasco a jogar damas, acompanhado do clássico fino e a fumar como se fosse o Chappelle.

O Paulo de 17 teria vergonha do de 27...

Bem, terminou o nosso tempo, não é, doutor? Pago à saída e marco nova consulta para a semana então.
 
  • Like
Reações: Czarli9

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
37,590
25,423
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
Guilty af! Uma boa parte das noites da minha adolescência foi no tasco a jogar damas, acompanhado do clássico fino e a fumar como se fosse o Chappelle.

O Paulo de 17 teria vergonha do de 27...

Bem, terminou o nosso tempo, não é, doutor? Pago à saída e marco nova consulta para a semana então.
Aposto, que estavas num processo de cura espiritual do vício da dama. Até que, e à semelhança de imensos casos existentes em Portugal, saiu esta tragédia de série chamada Gambito de Dama. Uma série que fez ressurgir novos fantasmas na malta entusiasta pelas Damas. Primeiro, uma frustração subjacente ao facto de nunca terem tido a capacidade de jogar xadrez, e outra, e essa muito mais grave, os anos de vida desperdiçados a descascar tremoço e a jogar Damas em sedes de clube de futebol manhosos.
E logo agora que a malta estava a começar a curar-se desse vício horrível.
Mas eu digo-te, não tenhas vergonha, lembra-te só deste conselho deste pobre velho.
"As damas de hoje são o jogo da malha de amanhã"
 
  • Love
  • Like
Reações: Czarli9 e paul93

Jorge_Bruno

Lugar Anual
7 Maio 2016
17,100
16,427
Conquistas
7
  • Pinto da Costa
  • José Maria Pedroto
  • Bobby Robson
  • Alfredo Quintana
Sempre joguei xadrez desde que tinha os meus oito anos. Na escola tínhamos aulas de xadrez 1 a 2 vezes por semana. Cheguei a ir a torneios, era totalmente fã.
Ainda hoje em dia gosto de jogar sempre que tenho oportunidade mas não encontro muita gente que partilhe desse gosto.
Numa altura em que os jogos de tabuleiro estão em extinção, a série veio reviver um jogo que acaba por nunca ter tido o valor que merece.
 
  • Like
Reações: Czarli9

Cherife

82/83/86(2)/87(3)/90/94/96/03/04(2)/11/21/23(2)
8 Março 2012
9,491
15,378
Conquistas
7
62
Porto
Se gostas procura por Nezhmetdinov vs Polugaevsky de 1958 no RSFSR. Vais começar a gostar ainda mais.
 
  • Like
Reações: Vlk e Jorge_Bruno

paul93

Tribuna Presidencial
11 Outubro 2017
6,852
11,417
Conquistas
32
  • José Maria Pedroto
  • Bobby Robson
  • André Villas-Boas
  • Deco
Aposto, que estavas num processo de cura espiritual do vício da dama. Até que, e à semelhança de imensos casos existentes em Portugal, saiu esta tragédia de série chamada Gambito de Dama. Uma série que fez ressurgir novos fantasmas na malta entusiasta pelas Damas. Primeiro, uma frustração subjacente ao facto de nunca terem tido a capacidade de jogar xadrez, e outra, e essa muito mais grave, os anos de vida desperdiçados a descascar tremoço e a jogar Damas em sedes de clube de futebol manhosos.
E logo agora que a malta estava a começar a curar-se desse vício horrível.
Mas eu digo-te, não tenhas vergonha, lembra-te só deste conselho deste pobre velho.
"As damas de hoje são o jogo da malha de amanhã"
Sinto-me despido. É exactamente isto, sem tirar nem pôr. Quer dizer, só a parte do tremoço, para mim vai com casca.

Os duelos bem regados, em que quem perdesse pagava a conta; o nick no MSN de KasparovFromHell69; o luto da derrota a ouvir a My Immortal dos Evanescence,...

Bons tempos, mas esta série trouxe o fantasma de volta. Sinto que posso ter uma recaída a qualquer momento.
 

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
37,590
25,423
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
Sinto-me despido. É exactamente isto, sem tirar nem pôr. Quer dizer, só a parte do tremoço, para mim vai com casca.

Os duelos bem regados, em que quem perdesse pagava a conta; o nick no MSN de KasparovFromHell69; o luto da derrota a ouvir a My Immortal dos Evanescence,...

Bons tempos, mas esta série trouxe o fantasma de volta. Sinto que posso ter uma recaída a qualquer momento.
A my immortal é a minha kryptonite.
Foi um golpe vingativo, mas justo :(
 
  • Love
Reações: paul93

Vlk

Tribuna Presidencial
3 Junho 2014
15,801
5,903
45
Lisboa
Sinto-me despido. É exactamente isto, sem tirar nem pôr. Quer dizer, só a parte do tremoço, para mim vai com casca.

Os duelos bem regados, em que quem perdesse pagava a conta; o nick no MSN de KasparovFromHell69; o luto da derrota a ouvir a My Immortal dos Evanescence,...

Bons tempos, mas esta série trouxe o fantasma de volta. Sinto que posso ter uma recaída a qualquer momento.
Tenho muita pena de te dizer que as damas já foram "resolvidas" em 2007. O jogo acabou nessa altura.

 

Vlk

Tribuna Presidencial
3 Junho 2014
15,801
5,903
45
Lisboa
Joguei muito xadrez, principalmente na universidade. Na altura em que apareceu o Deepblue que conseguiu ganhar ao Kasparov. E como as coisas mudaram. Neste momento qualquer telemóvel com o stockfish dá uma tareia no Carlsen que é só provavelmente o melhor de sempre.
Já não jogava há uns anos e agora com uma conta no lichess passo lá umas horitas por semana.
Fico agarrado nos bullets apesar de ser bem melhor em rápidas. Mas aquela ânsia e adrenalina de fazer merda atrás de merda e mesmo assim evitar uma derrota é impagável. Isso e o facto destes jogos não darem tempo aos batoteiros.
 
Última edição:

TesseracT

Bancada central
4 Agosto 2016
1,350
2,066
Conquistas
1
  • Deco
Também me comecei a colar recentemente, só faço 1 ou 2 jogos por dia e vejo algumas streams/vídeos de Youtube. Se quiserem aprender e evoluir aconselho o canal GothamChess (tem stream na Twitch e canal no Youtube), com conteúdo para qualquer nível, seja iniciado, intermédio ou avançado.
 
  • Like
Reações: MeteOMarega

WaywardPines

Tribuna Presidencial
11 Julho 2016
7,047
5,543
Conquistas
1
  • Reinaldo Teles
Também me comecei a colar recentemente, só faço 1 ou 2 jogos por dia e vejo algumas streams/vídeos de Youtube. Se quiserem aprender e evoluir aconselho o canal GothamChess (tem stream na Twitch e canal no Youtube), com conteúdo para qualquer nível, seja iniciado, intermédio ou avançado.
👍👍
 
  • Like
Reações: TesseracT

grandeporto

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2006
30,334
20,765
Gaia
Eu desde os 10 anos que gostei do Xadrez.
Aprendi sózinho e mais tarde ensinei as filhas.

Nos anos 70 o Xadrez na guerra fria Rússia-USA tomou proporçoes fantásticas. Os duelos Bobby Fischer-Spassky e Fischer-Karpov foram épicos e com consequencias politicas.

Mais tarde os duelos Karpov versus Kasparov.

Gosto de jogar, o meu problema é o tempo. Na Faculdade fazia jogos com colegas da FEUP em que faziamos jogadas apontavamos e havia partidas em que ninguem mexia no tabuleiro.

Gostava de jogar on line mas o tempo é lixado, ou melhor a falta dele.
 
Última edição:

paul93

Tribuna Presidencial
11 Outubro 2017
6,852
11,417
Conquistas
32
  • José Maria Pedroto
  • Bobby Robson
  • André Villas-Boas
  • Deco
Tenho muita pena de te dizer que as damas já foram "resolvidas" em 2007. O jogo acabou nessa altura.

Vocês estão a dar cabo da minha adolescência.

Rip KasparovFromHell69.
1993-2007

Só falta me dizerem que eu não tinha ossos largos, mas sim, era efectivamente gordito.
 

Czarli9

Tribuna Presidencial
23 Julho 2017
6,274
5,203
Jogo xadrez desde os meus 8-10 anos, quando o meu tio ofereceu-me um tabuleiro de viagem e passado uns meses já lhe dava tareias.

Cheguei a participar em torneios quando andava no secundário, não só porque gostava mas principalmente porque podíamos faltar às aulas.

Infelizmente, já não jogo há (muitos) anos.
 
  • Like
Reações: Vlk e paul93

bertobrb

Tribuna Presidencial
25 Maio 2019
14,097
19,297
Conquistas
6
  • Alfredo Quintana
Também me comecei a colar recentemente, só faço 1 ou 2 jogos por dia e vejo algumas streams/vídeos de Youtube. Se quiserem aprender e evoluir aconselho o canal GothamChess (tem stream na Twitch e canal no Youtube), com conteúdo para qualquer nível, seja iniciado, intermédio ou avançado.
Se quiseres um mais avançado recomendo o Hanging Pawns. Para mim o melhor canal para quem quiser avançar no xadrez.