Autor Tópico: Prof. Jesualdo Ferreira  (Lida 50657 vezes)

Offline Johann

• Bancada central
Re: Prof. Jesualdo Ferreira
27/Fev/20, 01:10 • #49075
Há quem seja capaz de renegar toda a história, jogadores e treinadores vitoriosos do FC Porto para defenderem o gajo que é atualmente treinador. Doentio.

😂 ãããã What?... parece é que o Prof. Jesualdo fez magia com paus de vassoura contra o Sporting de Djaló e Romagnoli.

Online simao977

• Tribuna Presidencial
27/Fev/20, 10:17 • #86069
Há quem seja capaz de renegar toda a história, jogadores e treinadores vitoriosos do FC Porto para defenderem o gajo que é atualmente treinador. Doentio.
Há quem seja capaz de muito mais e pior para denegrir o atual treinador do FC Porto. Estes segundos são muito piores. Doentio é pouco.
O Professor Jesualdo teve o seu mérito. Estou-lhe grato. Não me recordo muito bem de ver a equipa do FC Porto dele jogar, mas lembro-me de dizerem que o futebol dele era chato, chato, chato. Isso não me interessa, mas há alguns que criticam o atual treinador por causa disso. Talvez esses deviam pensar e tirar as suas ilações, antes de criticarem e atacarem (isto sim é que é grave) uma pessoa que, quer queiram quer não, ainda os representa enquanto portista.

Offline Y_Chippo

• Tribuna
27/Fev/20, 11:57 • #80028
Há quem seja capaz de muito mais e pior para denegrir o atual treinador do FC Porto. Estes segundos são muito piores. Doentio é pouco.
O Professor Jesualdo teve o seu mérito. Estou-lhe grato. Não me recordo muito bem de ver a equipa do FC Porto dele jogar, mas lembro-me de dizerem que o futebol dele era chato, chato, chato.

Lembro-me eu. Era chato, chato, chato.
Pouco ambicioso. Defensivo.

Mas muito organizado. Lá isso era. Raramente havia desconcentraçoes e reviravoltas no resultado a nosso "desfavor" como agora.

Mas os planteis eram bem melhores nessa altura. Tinhamos jogadores bem acima da média europeia, que podiam fazer parte de qualquer plantel. Lucho, Lisandro, Hélton, Pepe, Bruno, Quaresma...até o Anderson durante aquela meia-época.

Isto para nao falar do seu último ano (túnel), com Hulk, Falcao, Belluschi, etc. Mais ou menos o mesmo plantel que o AVB transformou numa máquina destruidora no ano seguinte.

Offline pedromanuelmorei

• Arquibancada
  • *
27/Fev/20, 11:58 • #13067
😂 ãããã What?... parece é que o Prof. Jesualdo fez magia com paus de vassoura contra o Sporting de Djaló e Romagnoli.

Infelizmente nós perdemos 2 ou 3 troféus para um zbording ainda mais ridículo...

Offline Jorge Pacino

• Bancada central
27/Fev/20, 12:43 • #32070
O Professor Jesualdo teve o seu mérito. Estou-lhe grato. Não me recordo muito bem de ver a equipa do FC Porto dele jogar, mas lembro-me de dizerem que o futebol dele era chato, chato, chato. Isso não me interessa, mas há alguns que criticam o atual treinador por causa disso. Talvez esses deviam pensar e tirar as suas ilações, antes de criticarem e atacarem (isto sim é que é grave) uma pessoa que, quer queiram quer não, ainda os representa enquanto portista.
Que grande resposta!

Offline Ric_Sousa

• Bancada central
27/Fev/20, 13:13 • #18045
^Eu já disse... tu sabes que o Pepe foi jogador do Jesualdo certo? Só não foi ao Mundial 2006 com Portugal porque ainda não foi a tempo, porque sentava o Meira com uma pinta...

O Pedro Emanuel lesionado na época final? Esteve lesionado e jogou mais 2 épocas com o Jesualdo.

O Bosingwa campeão pelo Porto com 31 jogos na época era um pobre coitado. O Saravia campeão na argentina com 25 jogos era o novo Cafu.

Já o “estatuto” do Stepanov com os factos que dei não conta porque não conhecias o Trabzonspor que andava perto do topo da Liga Turca. 6 jogos oficiais seguidos a fazer os 90 minutos pela Sérvia A até sentar por não jogar no Porto não contam. Só contam as duas vergonhas do Saravia na Copa América.

O Bruno Alves perdeu o lugar depois do vermelho e só fez 11 jogos com o Adriaanse, mas tinha outra tarimba e provas dadas como esteio de uma equipa num patamar muito acima de uma equipa B do Porto, mais experiência, e mais anos em cima, que os imberbes Diogos. Mas se quiseres continua lá a análise para ver o que dizes de outro “Diogo” (com a prova de ter virado jogador com grande carreira, e não se ter ficado por promessa).

Não sei se esqueci alguma coisa porque tive de refazer o post por ter feito logout.

Eu sei que o Pepe foi treinado com o Jesualdo 1 ano. E até evoluiu com ele, para ser transferido para onde sabemos. Não esqueci dele. Simplesmente nem falei porque é um dos jogadores que já estavam mais "feitos" quando o JF entrou (junto com Helton, Assunção e Lucho).
Mas até podemos considerar e comparar com o Militão em jogadores que ambos evoluiram para dar o salto para o real Madrid. O problema é que depois o SC fica sem mais cromos para a troca :)

Qual é a DÚVIDA que o Bosingwa não era "ninguém" antes do JF? O máximo que tinha conseguido nas selecções foi o mesmo que o Fernando Fonseca do Gil Vicente (da nossa formação)
"Ah e tal já tinha bastantes jogos no Porto!" O Manafá também tem! Então vamos considera-lo como matéria-prima à disposição do SC tão boa ou melhor que o Bosingwa!

Volto a dizer... fico à espera de algum defesa da altura que tivesse o estatuto do Saravia quando chegou.

O Stepanov era sub21 sérvio e tinha feito um bom Euro sub21 cá em 2006. É o estatuto que tinha. É este que queres comparar com o Saravia? lol
Ou com Mbemba, por exemplo.

A sério que insistes no Bruno Alves? Jogador na altura com 11 jogos no clube (bem menos que o Diogo Leite actualmente), sem internacionalizações aos 25 anos... sem sequer ter sido uma referência nas selecções jovens... simplesmente nada!

É então para continuar para o meio-campo? Ou ainda alguma dúvida pendente?
Se quiseres em alternativa mais fácil fazemos um levantamento dos jogadores que evouiram e deram/perspectivam dar lucro ao clube com o SC... e depois fazemos comparação com o JF

Offline Drago93

• Tribuna Presidencial
27/Fev/20, 15:02 • #12038
Sinceramente, a meu ver, mesmo a nível do futebol jogado foram poucas as equipas do Porto das que eu vi jogar que superaram por exemplo a equipa do Jesualdo da epoca 08/09.

Concordo

E mesmo a equipa do ano anterior fez exibições fantásticas

Offline Olavo

• Bancada central
27/Fev/20, 15:09 • #65094
Concordo

E mesmo a equipa do ano anterior fez exibições fantásticas

Só para situar e falando um pouco de cor: a época 08/09 foi aquela onde foi dada uma reviravolta em Kiev e que no domingo seguinte o Hulk pega na mota e deixa o Rochemback a bufar, certo? Lembro-me de termos começado pessimamente e de até termos perdido com o Leixões do Zé Mota no Dragão. Também é a época da oferta do Bruno Alves ao Rooney em Manchester e do penalty do Yebda ao Lisandro (aquele!), certo? 

Online simao977

• Tribuna Presidencial
27/Fev/20, 15:19 • #86070
Só para situar e falando um pouco de cor: a época 08/09 foi aquela onde foi dada uma reviravolta em Kiev e que no domingo seguinte o Hulk pega na mota e deixa o Rochemback a bufar, certo? Lembro-me de termos começado pessimamente e de até termos perdido com o Leixões do Zé Mota no Dragão. Também é a época da oferta do Bruno Alves ao Rooney em Manchester e do penalty do Yebda ao Lisandro (aquele!), certo?
Sim, certo.

Offline PDuarte

• Tribuna
27/Fev/20, 15:27 • #42047

Esse sprint do Hulk ainda hoje me deixa paneleiro dos olhos.

Ainda me lembro do comentário na tv: "Rochemback a correr em marcha atrás"

Offline d_white_blue

• Bancada central
27/Fev/20, 15:37 • #88088
Lembro-me eu. Era chato, chato, chato.
Pouco ambicioso. Defensivo.

Mas muito organizado. Lá isso era. Raramente havia desconcentraçoes e reviravoltas no resultado a nosso "desfavor" como agora.

Mas os planteis eram bem melhores nessa altura. Tinhamos jogadores bem acima da média europeia, que podiam fazer parte de qualquer plantel. Lucho, Lisandro, Hélton, Pepe, Bruno, Quaresma...até o Anderson durante aquela meia-época.

Isto para nao falar do seu último ano (túnel), com Hulk, Falcao, Belluschi, etc. Mais ou menos o mesmo plantel que o AVB transformou numa máquina destruidora no ano seguinte.

Temos boas recordações de J. Ferreira porque foi campeão várias vezes. No entanto, lembro-me bem das críticas que lhe eram feitas, tal como ao V. Pereira, por exemplo, e pela mesma razão, o tal futebol chato. Lembro-me do Nuno André Coelho a 6 em Londres, contra o Arsenal e outras invenções na Europa.

Offline Drago93

• Tribuna Presidencial
27/Fev/20, 15:38 • #38058

Sim, o momento chave da época foi mesmo em kiev

Ainda hoje acho, que nesse ano podíamos ter chegado à final da Champions em Roma

Fomos bastante superiores ao United nos Quartos de final
« Última modificação: 27/Fev/20, 15:40 por Drago93 »

Offline Olavo

• Bancada central
27/Fev/20, 15:59 • #82026
Sim, o momento chave da época foi mesmo em kiev

Ainda hoje acho, que nesse ano podíamos ter chegado à final da Champions em Roma

Fomos bastante superiores ao United nos Quartos de final

Não foi também o ano daquela bicicleta do Cebola na Madeira? Não foi também o ano da lesão do Lucho, onde o Mariano teve que andar a jogar na médio centro quase até ao final do campeonato?

Penso que será arriscado afirmar que fomos bastante superiores, mas foi pena o brinde do Bruno Alves em Manchester. Mas se calhar sem este, não teríamos o golo do Mariano.

Offline benHur78

• Arquibancada
  • *
27/Fev/20, 16:08 • #28077

Colega, concordo inteiramente consigo. Já vejo o Porto a jogar, com atenção, início dos anos 90s. E já aqui pedi, para dizerem quando é que o Porto jogava bem! Continuo à espera! Houve periodos e para mim, o tempo do Mourinho foi o melhor, na minha definição de "jogar bem".

Agora, vejo muito o recurso ao argumento do não jogamos nada, mas quando vejo os números (é a única coisa na vida que separa um doente de um sadio) algo não bate certo. Quem recorre a argumentos altamente subjetivos, fazem-no, precisamente porque são subjetivos e podem dizer e desdizer, o que bem entenderem. Olham para aquilo e vêm uma couve, depois já é uma batata e acaba numa cenoura!

Quem é contra o SC, não consegue objectivar porquê. Como estão tão fartos do homem porque sim, mas não podem dizer isso, são incapazes de serem honestos e dizerem, epa, ok, admito, estou farto do tipo, quero mudar, quero coisas novas, mesmo correndo o enorme risco de ser para ter resultados piores; é como nas namoradas, estou farto dela, quero uma nova!.

Voltando ao argumento do jogar bem, o FC Porto nunca jogou como o Barcelona, nem de perto! E para mim o "nunca" é a partir dos anos 90s. O nosso futebol ou o nosso ADN, era baseado no trabalho, no espírito de sacríficio, no mantra todos por um e um por todos, trabalho, dar tudo e morrer dentro de campo. Foi precisamente por causa disso, que hoje sou portista. Mas recordo-me perfeitamente, de haver jogos, muitos deles, em que adormeci, especialmente para o campeonato português, que não tem interesse nenhum! Só que na altura,lá está, ganhavamos! E a malta, estava-se cag** para isso do "jogar bem".

Se calhar, foi por isso que o Lopetegui veio para o Porto. Para colocar o Porto a jogar como o Barcelona. Todos sabemos como a história acabou (aliás, ainda está a decorrer).

O ADN de um clube não se muda. É como o ADN de uma pessoa. Quando mudar, a pessoa morreu.

Para mim, gostar ou não do SC, é secundário, o que não vejo e ainda ninguém o demonstrou, é como é possível no estado em que estamos hoje (completamente falidos), fazer melhor! Não é qualquer um, que tem estaleca para treinar o Porto! Nos últimos 5 anos foram feitas muitas experiências, todas elas falharam!

E se me vem com o JJ, os brasileiros já começam a ficar fartos do homem! Não tenho dúvidas que hoje, aqueles que aqui estão fartos do SC, iriam se fartar da personalisade egocêntrica do homem! Mas esses iludidos, se ainda acham, que o problema do Porto se resolve apenas com um único homem...o problema do Porto é estrutural mas por mais que se repita isto, há pessoal que não entende mesmo. Não adianta.

Online sirmister

• Tribuna Presidencial
  • Membro do Mês Abril/2019
27/Fev/20, 16:43 • #83034

Era uma altura em que segundo os entendidos a Naval e o Leixões eram grandes equipas, e o campeonato super competitivo, na 7 jornada estávamos em 7.  O leixões estava em primeiro.