Autor Tópico: Fabiano Freitas  (Lida 85158 vezes)

marcol09

• Visitante
« Última modificação: 01/Set/17, 11:15 por administrador »

marcos_fcp

• Visitante
Re: Tópico sobre o Fabiano
24/Mai/12, 13:50
http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=332976
gostei deste tipo de atitude.

Offline PipoGonzalez

• Bancada central
24/Mai/12, 13:53
Bem-vindo Fabiano!!Acredito que terás muito futuro...

Matias8

• Visitante
24/Mai/12, 13:54
a clausula de rescisão assusta um bocado...

Offline Invictus

• Bancada central
24/Mai/12, 13:54
Sê bem-vindo e boa sorte!

Offline superdino

• Bancada lateral
  • **
24/Mai/12, 14:09
Independentemente de ter ou não sido uma boa contratação (acho que boa), fiquei contente pois demonstra que Helton continua. Fiquei triste pois Beto não deverá regressar. Eu a constatar.

COLOSSO_FCP

• Visitante
24/Mai/12, 14:15
Grande contratação. força Fabiano

El_Comandante

• Visitante
24/Mai/12, 14:19
muito bem vindo fabiano! espero que cumpras o que o NGC pede, profissionalismo e entrega, porque qualidade não te falta
boa contratação!

Offline Jester

• Tribuna Presidencial
24/Mai/12, 14:37
Sê bem-vindo, Fabiano! Uma dúvida: Este jogador não poderia ser incluído já no tópico dos jogadores emprestados? Pelo que li, ficará no Olhanense mais um ano.

Athena_FCP

• Visitante
24/Mai/12, 14:38
Espero que melhore nas saídas,dentro dos postes é bastante bom.Bem-vindo Fabiano!

porto1893

• Visitante
24/Mai/12, 14:40
Bem vindo Campeão!

Offline mack

• Bancada lateral
  • **
24/Mai/12, 14:43
Sê bem-vindo, Fabiano! Uma dúvida: Este jogador não poderia ser incluído já no tópico dos jogadores emprestados? Pelo que li, ficará no Olhanense mais um ano.

Ia escrever isto.

Offline Tiquiss

• Arquibancada
  • *
24/Mai/12, 14:47
Sim, fala-se que será emprestado mais 1 ano ao Olhanense, e que irão mais 2 jogadores do FCP para lá.

Offline Bruno

• Bancada lateral
  • **
24/Mai/12, 14:57
Não é a minha escolha para o lugar.
Agora que está cá, é o segundo melhor do mundo :-)

Força grande(!) Fabiano!!!

porto1893

• Visitante
24/Mai/12, 14:57
Entrevista de Fabiano ao maisfutebol:

A surpresa inundou a vida de Fabiano Freitas. «Nem os meus pais sabiam que eu ia para o F.C. Porto», diz o guarda-redes, em entrevista ao Maisfutebol. Lá longe, na cidadezinha de Mundo Novo, Estado da Bahía, a notícia da transferência chegou só na quarta-feira à noite.

A reação dos familiares resume a sensação que tomou de assalto o coração de Fabiano. «Antes de assinar não lhes tinha dito nada. Não queria estragar a surpresa. Pensavam que eu estava a brincar», conta o jovem de 24 anos, ainda mal refeito do estrondo emocional da véspera.

«É um dos momentos mais felizes da minha vida. Estou muito orgulhoso. Nasci numa família humilde, com poucas perspetivas e tive de lutar até ao limite para chegar aqui. Isto é apenas o início. Vou manter os pés no chão, sempre com tranquilidade», conta o filho de seu Genivaldo e dona Maria Luíza.

Rogério Ceni e Marques, as grandes referências

Ao contrário dos cúmplices da infância, Fabiano não sonhava jogar à frente e fazer muitos golos. O instinto levou-o de mão dada para a baliza. Devidamente enquadrado pelos três ferros, encontrou o porto de abrigo. Aos 15 anos meteu na cabeça que seria profissional de futebol.

«Sempre adorei voar, agarrar a bola e cair. Apaixonei-me pela posição de guarda-redes ainda menino e é uma relação para toda a vida. Adoro ser guarda-redes», sublinha Fabiano Freitas ao nosso jornal, numa visita rápida às tardes de bola em Mundo Novo.

Fabiano Freitas: todos os números

«Sempre fui dos mais altos, mas era magro, demasiado magro. Tive de reforçar a massa muscular nos últimos anos e atingi um bom nível.»

Fabiano Freitas mede 1,97 metros e pesa 90 kgs. A principal referência? Rogério Ceni.

«Gosto muito de observar o trabalho dos outros guarda-redes. O Ceni foi meu colega no São Paulo e passei a admirá-lo muito. Aprendi bastante com ele. Posso mesmo dizer que ele é uma das minhas grandes inspirações. Ele e o Marques, antigo goleiro do Palmeiras.»

«Tenho de aperfeiçoar algumas coisas»

Até aos 13 anos, os dias de Fabiano dividiam-se entre a escola e a fazenda dos pais. Teve uma pequena experiência no futsal e em 2003, com 15 anos, começou a jogar no Clube Social Independente, emblema de Cruz das Almas.

Em três meses conquistou a atenção dos perscrutadores locais. Mudou-se para o Rio Branco, na cidade de Americana, e mudou radicalmente de vida. «Vivia no hotel do clube, treinava duas vezes por dia e estudava à noite», recorda Fabiano Freitas.

Chamou a atenção no Campeonato Paulista e o São Paulo contratou-o em 2007. Começou a ser conhecido por Mondrágon, pelas parecenças físicas com o antigo guarda-redes colombiano.

Estreou-se a 13 de Outubro de 2007, contra o Fluminense, e defendeu uma grande penalidade. A juventude aconselhou vários empréstimos (Santo André, Toledo e América), até que surgiu o Olhanense.

«Fiz uma boa temporada, mas estou longe do meu máximo. Acho que me falta melhorar em alguns aspetos do jogo, tenho de aperfeiçoar algumas coisas.»

O regresso a Mundo Novo e ao abraço dos pais está marcado para o fim-de-semana. «Há uma festa à minha espera. Tenho muitas saudades. Nem eles vieram cá, nem eu fui lá ao longo da época.»

O contrato de Fabiano Freitas com o F.C. Porto é válido até 2016. No acordo de transferência está prevista a permanência do guarda-redes no Olhanense por mais uma temporada, além da cedência de dois dragões aos algarvios.

Apesar de aceitar «sem problemas» jogar outra época em Olhão, Fabiano faz questão de referir, em entrevista ao Maisfutebol, sentir-se já com «capacidade para ser útil ao F.C. Porto».

«Vou crescer mais um ano no Olhanense, penso eu. Não interferi nas conversações e, por isso, aceito a decisão dos dois presidentes», começa por referir o guardião brasileiro.

«No entanto, já me sinto capaz de chegar ao F.C. Porto e lutar pela baliza. Confio em mim e no meu trabalho. Quando o clube achar que me deve chamar, estarei totalmente à disposição.»

Fabiano Freitas: todos os números

Além de Helton, os bicampeões nacionais têm Bracali, Beto, Kadú, Ventura e Kieszek. Muitas opções e apenas três vagas no plantel. Apesar do desejo de Fabiano ser óbvio, a paciência sugere o prolongar da experiência no Algarve.

«Talvez seja melhor. O Porto tem o Helton, um guarda-redes que admiro já desde os tempos no Brasil. Ele tem uma grande história no Vasco da Gama. O Bracali também é muito bom. Vamos ver o que vai suceder. Esses dois nomes só me dão força para continuar a melhorar», adverte.

Fabiano Freitas está, de resto, convencido que as exibições nos dois jogos contra o F.C. Porto foram «decisivas» para convencer os azuis e brancos a avançarem para a contratação.

«Penso que foram as minhas duas melhores atuações nesta época. No Dragão fiz grandes defesas e em Olhão até parei um penalty do Hulk. Tenho também de destacar o meu jogo de estreia, em Alvalade. Correu-me muito bem.»