Título de 1985/86 - Imagens inéditas!

lucho

Tribuna Presidencial
11 Abril 2008
13,568
3,305
Vila do Conde, 1974
Situem-se. Abril de 1986. O FC Porto de Artur Jorge ainda corre pelo bicampeonato...
O FC Porto parte parte para a penúltima jornada do campeonato a 2 pontos do benfica.
Nessa jornada Setúbal 0-1 FC Porto e benfica 1-2 Sporting... Grande festa em Setúbal com o magistral golo de Futre a valer a liderança Portista à entrada da última jornada, pois com a derrota do benfica em casa os dragões têm os mesmos pontos e vantagem no confronto directo.

Na última ronda o FCP só tem que ganhar e lá ganhou ao Covilhã por 4-2 com um golo soberbo de Gomes! BICAMPEÕES quando a 2 jornadas do fim o cenário estava negro...

Posts que encontrei sobre estas duas jornadas gloriosas de 86:


http://www.reflexaoportista.pt/2008/12/setbal-13-de-abril-de-1986.html

http://bitri.blogs.sapo.pt/6166.html


vídeo benfica 1-2 sporting
Benfica - 1 Sporting - 2 de 85/86

vídeo histórico (vénia ao nosso deco10) com os resumos do setubal-Porto e Porto-covilhã e toda a festa Portista que se seguiu...
Festa do título - 85-86

As imagens do Setubal-Porto é a 1ª vez que aparecem na net.

Tenho um carinho especial por estes 2 jogos, foi a partir deles que começei a ser "doente".
 
J

jorgcastro

Guest
Grande título!
Dos mais improváveis na nossa história!
E ainda acabámos com 2 pontos de vantagem sobre o 2.
Se bem me recordo, houve uns 10 min na última jornada em que estávamos em 2, porque o Covilhã, já despromovido, nos ganhava nas Antas e o outro jogo estava 0-0; pouco depois, o Boavista marcava e mesmo a perder seríamos campeões!
Aos mais novos, vejam bem o brilhantismo e a qualidade do grande Gomes!
300 e tal golos pelo FCP ... E muitos penaltis falhados!
 

plcf

Bancada central
8 Março 2012
1,279
389
35
2670
Aprender cada vez mais sobre o nosso FC Porto.
Infelizmente, não era nascido quando o bibota jogava, e estes videos mostram o poder ofensivo do Gomes!
Tive o prazer de conhecer o Paulo Futre, e contava histórias dos golos e dos grandes momentos que passou no Porto e podem ter a certeza... ele é lagarto, mas é muito grato ao nosso clube.

Obrigado lucho!
 

Ferjo

Tribuna Presidencial
18 Julho 2006
5,061
39
Perth Australia
Acrescentar que este titulo ganho in extremis possibilitou a grande caminhada na epoca seguinte ate Viena na Taca dos Campeoes Europeus.

Tambem Gomes o meu "unico" idolo.
 

lucho

Tribuna Presidencial
11 Abril 2008
13,568
3,305
Vila do Conde, 1974
a minha 1ª memória como criança Portista é a tarde desse 13 de abril de 86 com o meu pai a ouvir o relato e a contar-me tudo, do manuel fernandes que silenciava a luz, do futre que encantava os dragões em setúbal e do final dos 2jogos com o pinto da costa a chorar como uma criança...

saudades...
 

Nuno Martins

Tribuna Presidencial
5 Novembro 2006
13,193
7
45
Trofa
Fantástico video! É tão bom voltar aos meus tempos de infancia e ver o "nascimento" deste Porto vintage que temos agora!
 
F

Francisco Oliveira

Guest
lucho disse:
a minha 1ª memória como criança Portista é a tarde desse 13 de abril de 86 com o meu pai a ouvir o relato e a contar-me tudo, do manuel fernandes que silenciava a luz, do futre que encantava os dragões em setúbal e do final dos 2jogos com o pinto da costa a chorar como uma criança...

saudades...
Na ultima jornada perdiamos ao intervalo 2-1 com o Covilhã com as Antas a rebentar pelas costuras. O intervalo foi "longo" tal era a ansiedade nas bancadas... Mas a gloriosa máquina de jogar de futebol de Artur Jorge na segunda parte rebentou com o Covilhã. O resto já sabes como foi.
 
J

jorgcastro

Guest
Francisco Oliveira disse:
Na ultima jornada perdiamos ao intervalo 2-1 com o Covilhã com as Antas a rebentar pelas costuras. O intervalo foi "longo" tal era a ansiedade nas bancadas... Mas a gloriosa máquina de jogar de futebol de Artur Jorge na segunda parte rebentou com o Covilhã. O resto já sabes como foi.
invasão de campo, jogadores em cuecas ...
 
F

Francisco Oliveira

Guest
Disse que ao intervalo perdiamos 2-1 mas não. Equivoquei-me e peço desculpa. Perdiamos por 2-1 sim mas no inicio da sofredora 2ªparte.
 

ssm

Bancada central
6 Maio 2007
2,088
0
lembro-me que neste jogo era aquela figurinha ridícula de Palmela quem estava a orientar a equipa. o Artur Jorge estava castigado pela federação
 

ruifcpsempre

Tribuna Presidencial
25 Março 2012
17,489
8,496
30
Porto
ssm disse:
lembro-me que neste jogo era aquela figurinha ridícula de Palmela quem estava a orientar a equipa. o Artur Jorge estava castigado pela federação
suponho que estejas a falar do farmville machado...
 
N

Nathan Muir

Guest
Muito obrigado é óptimo recordar esta saborosa época que ficou marcada pela excelência do valor do nosso plantel e treinador.
 
M

Mike_Walsh

Guest
lucho disse:
Situem-se. Abril de 1986. O FC Porto de Artur Jorge ainda corre pelo bicampeonato...
O FC Porto parte parte para a penúltima jornada do campeonato a 2 pontos do benfica.
Nessa jornada Setúbal 0-1 FC Porto e benfica 1-2 Sporting... Grande festa em Setúbal com o magistral golo de Futre a valer a liderança Portista à entrada da última jornada, pois com a derrota do benfica em casa os dragões têm os mesmos pontos e vantagem no confronto directo.

Na última ronda o FCP só tem que ganhar e lá ganhou ao Covilhã por 4-2 com um golo soberbo de Gomes! BICAMPEÕES quando a 2 jornadas do fim o cenário estava negro...

Posts que encontrei sobre estas duas jornadas gloriosas de 86:


http://www.reflexaoportista.pt/2008/12/setbal-13-de-abril-de-1986.html

http://bitri.blogs.sapo.pt/6166.html


vídeo benfica 1-2 sporting
Benfica - 1 Sporting - 2 de 85/86

vídeo histórico (vénia ao nosso deco10) com os resumos do setubal-Porto e Porto-covilhã e toda a festa Portista que se seguiu...
Festa do título - 85-86

As imagens do Setubal-Porto é a 1ª vez que aparecem na net.

Tenho um carinho especial por estes 2 jogos, foi a partir deles que começei a ser "doente".
O Mike Walsh neste jogo nem no banco. :)
 

ssm

Bancada central
6 Maio 2007
2,088
0
uns a chegar outros a partir. Mlynarczyk estreia-se em Janeiro de 1986, na Luz, e o Walsh faz a última época ao serviço do FC Porto.
 
M

Mike_Walsh

Guest
Lembro-me tão bem deste Campeonato, mesmo que já tenham passado quase 30 anos...
Partimos como favoritos, porque tínhamos ganho com facilidade o campeonato anterior. Reforçámo-nos com o Celso, um bom defesa-central brasileiro; o Laureta, defesa-esquerdo; e com o Juary, que vinha do Inter de Milão.
Logo na primeira jornada, contra o Benfica, o Eurico partiu a perna em 2 sítios. Foi o fim da carreira de um dos melhores centrais da nossa história. E foi a primeira de 20 lesões nessa época, quase todas traumáticas. Devido às lesões, entraram durante a época o Madjer e o Mlycnarzic, ambos da II Divisão Francesa, e o brasileiro Eloy.
O fim do Campeonato, para os mais novos terem uma ideia, foi tão dramático como o do Kelvin. Estava dentro do carro com os meus pais, a ouvir o relato, quando o Porto ganhou em Setúbal com aquele golo lindíssimo do Futre - e o Benfica perdeu em casa com o Sporting - onde jogava o Gabriel, que foi nosso defesa-direito durante 8 anos; o Morato, que veio a ser nosso central; e o Sousa e o Jaime Pacheco, que o Sporting nos tinha roubado mas que na época seguinte voltariam para nós. O nosso jogo acabou antes e os nossos jogadores não festejaram, ficaram dentro do relvado na expectativa. Mas pouco depois foi a loucura. Os carros todos a apitar,  a festa. Tinha eu 15 anos.
Na semana seguinte, ainda mais dramático. Estivemos a perder com o já desclassificado Covilhã, treinado por Vieira Nunes, cunhado do Artur Jorge. Mas eis que o Gomes deu a volta com 2 golos, ele que já há 8 jogos não marcava. Pelo meio, o golo do Boavista contra o Benfica no Bessa... e a festa louca. Invasão de campo habitual, também lá fui buscar um bocadinho de relva do Estádio - ainda a tenho!
Era a caminhada para Viena. Começou aí...
 

Vlk

Tribuna Presidencial
3 Junho 2014
15,801
5,903
45
Lisboa
Não me recordo desta época (curiosamente a minha 1ª memória é bastante anterior a esta, a final da Taça das Taças) mas recordo-me de tudo o que veio a seguir, Viena, Tokyo, anos 90 de domínio quase absoluto, Penta, Sevilha, Gelsenkirshen, Tetra, Dublin.

Mas voltando a este ano, há jogos que são muito mais do que um jogo e podemos pensar o que seria a nossa História se não tivéssemos vencido esse jogo em Setúbal ou o seguinte nas Antas? Não tínhamos Viena, etc... Mas como quem ganha como nós não o faz por acaso não ganhávamos em Viena mas ganhávamos no ano seguinte, ou no seguinte, mais tarde ou mais cedo aquela taça e todas as que se seguiram iam ser nossas!