Autor Tópico: Arquitectura  (Lida 8324 vezes)

Offline Nuno Costa, 1984

• Arquibancada
  • *
Re: Arquitectura
08/Fev/19, 14:01 • #59024
Eu explico a pergunta, eu tenho 2 artigos, um com 300 e tal metros, que tem 200 metros de construção.
Eu sempre quis fazer a casa no outro artigo que tem 700 m2. Mas com tudo isto tenho colocado a hipótese de remodelar a minha casa antiga. Ficava mais em conta possivelmente.
A obra seria essencialmente de remodelação interior, o que precisa de alguma obra em termos exteriores é em termos de reforçar um pouco a sustentabilidade da estrutura em si, mas sem ter que "construir" nada de raíz.
E quanto à isenção do pagamento de taxas é verdade? E do iva? da diferenciação entre construção nova e remodelação? Li isto algures e gostava de confirmar.

Sim, ha isenção de taxas (não sei exatamente quais porque depende de câmara para câmara), do IVA e mais importante do IMI. Acabei de fazer isso para um cliente, é um processo simples mas compensa.

Pelo que dizes, assim muito por alto, não me parece que tenhas de submeter projecto se for só isso que dizes.

Offline MiguelDeco

• Tribuna Presidencial
  • Membro do Mês Dezembro/2018
08/Fev/19, 14:08 • #97080
Sim, ha isenção de taxas (não sei exatamente quais porque depende de câmara para câmara), do IVA e mais importante do IMI. Acabei de fazer isso para um cliente, é um processo simples mas compensa.

Pelo que dizes, assim muito por alto, não me parece que tenhas de submeter projecto se for só isso que dizes.

Eu tinha essa ideia de facto, obrigado pela ajuda.
Eu tenho que considera e tenho que tomar um decisão rapidamente.
Estou é cansado desta tentativa constante de sacrifício do cordeiro que existe em relação a quem tenta fazer alguma coisa.. Irei meter um aditamento agora para me baixarem o valor das obras no domínio público. Se não foi aceite mando toda a gente *****-se.

Offline Nuno Costa, 1984

• Arquibancada
  • *
08/Fev/19, 14:27 • #22035
Eu tinha essa ideia de facto, obrigado pela ajuda.
Eu tenho que considera e tenho que tomar um decisão rapidamente.
Estou é cansado desta tentativa constante de sacrifício do cordeiro que existe em relação a quem tenta fazer alguma coisa.. Irei meter um aditamento agora para me baixarem o valor das obras no domínio público. Se não foi aceite mando toda a gente *****-se.

As câmaras não são esse bicho papão de 7 cabeças. Se os processos forem bem instruídos e fundamentados não há como dar a volta e apenas há que cumprir o que está na lei. Ninguém pode cobrar ou indeferir só porque sim.

Não estou a dizer que é o teu caso mas infelizmente cada vez mais me apercebo que às vezes as entidades licenciadoras não tem mais remédio que indeferir processos e parar obras. Há processos que são submetidos com muitos erros e obras que muitas vezes sao mal desenvolvidas com alterações ao projecto do porque sim e às vezes não há mais remédio que indeferir ou embargar...

Offline MiguelDeco

• Tribuna Presidencial
08/Fev/19, 14:38 • #95095
As câmaras não são esse bicho papão de 7 cabeças. Se os processos forem bem instruídos e fundamentados não há como dar a volta e apenas há que cumprir o que está na lei. Ninguém pode cobrar ou indeferir só porque sim.

Não estou a dizer que é o teu caso mas infelizmente cada vez mais me apercebo que às vezes as entidades licenciadoras não tem mais remédio que indeferir processos e parar obras. Há processos que são submetidos com muitos erros e obras que muitas vezes sao mal desenvolvidas com alterações ao projecto do porque sim e às vezes não há mais remédio que indeferir ou embargar...

Eu não falo pelas câmaras todas, porque não conheço todas as realidades.
Todavia posso dizer-te, por exemplo, que sei de uma estrutura de enorme dimensão, já em funcionamento, e que ainda não tem a questão das licenças resolvida. Sabes porquê? Porque trouxe emprego para a região.
Se eu fizer o mesmo a título individual (cheguei a pedir isso aquando de um pedido de isenção que fiz) ameaçam-te com embargos e afins.
Por exemplo, faça-se o levantamento das piscinas existentes à beira mar e compara-se o nº delas que estão em projeto...
Ainda assim, o meu caso é um caso mais grave porque se trata de uma questão com laivos de incompetência gritante a roçar o crime. E que não posso resolver como gostaria porque infelizmente não posso.

Offline André Farinha

• Tribuna Presidencial
28/Fev/19, 16:30 • #84073
Chegou a arquitetura personalizada e com desperdício zero

Offline André Farinha

• Tribuna Presidencial
05/Mai/19, 20:23 • #13046
Projetos para a reconstrução de Notre Dame

Offline MiguelDeco

• Tribuna Presidencial
24/Mai/19, 18:06 • #92058
Bem, passados quase 3 anos da criação deste tópico, hoje é o dia nº 1 da construção da minha casa.

Com o tempo vou partilhando por aqui alguns desabafos e alguns pedidos de ajuda..

Online Lucho75

• Tribuna Presidencial
24/Mai/19, 18:08 • #39079
Bem, passados quase 3 anos da criação deste tópico, hoje é o dia nº 1 da construção da minha casa.

Com o tempo vou partilhando por aqui alguns desabafos e alguns pedidos de ajuda..
Boa sorte Miguel,
E muita paciência.
Vai mostrando o avançar das obras .

Offline Sakamoto

• Tribuna Presidencial
24/Mai/19, 18:13 • #14045

Crlh, custou mas foi!

Boa sorte nisso!

Online Dragon_92

• Lugar Anual
  • Tribuna Presidencial
24/Mai/19, 18:15 • #26058

Boa sorte, amigo!

Offline MiguelDeco

• Tribuna Presidencial
24/Mai/19, 18:21 • #69085
Pelo que tenho visto será preciso mesmo sorte :)

Offline André Farinha

• Tribuna Presidencial
28/Mai/19, 21:30 • #83062
Siza Vieira vai ter arranha-céus em Nova Iorque

« Última modificação: 28/Mai/19, 21:32 por André Farinha »

Offline MiguelDeco

• Tribuna Presidencial
13/Jun/19, 13:25 • #93012

Depois das escavações, o início do início.

Não vou dizer nomes técnicos das etapas porque não os sei dizer. Já recebeu betão hoje. Depois, se conseguir, ainda lhe tiro umas fotos.

Online rubickus

• Bancada central
17/Jun/19, 22:05 • #31033
Boas malta,

alguem sabe se em Portugal ha alguma legislacao/codigo de construcao que especifique quais as normas para criar uma muro de divisao entre casas vizinhas. Se ha alguma medida especifica/alturas e materiais permitidos.

obrigado

Offline MiguelDeco

• Tribuna Presidencial
28/Jun/19, 17:49 • #99036
Boas malta,

alguem sabe se em Portugal ha alguma legislacao/codigo de construcao que especifique quais as normas para criar uma muro de divisao entre casas vizinhas. Se ha alguma medida especifica/alturas e materiais permitidos.

obrigado

normalmente isso está previsto nos regulamentos da câmara municipal onde resides..
Vê se isto ajuda.

https://forumdacasa.com/discussion/18467/muro-e-vizinhos-posso-subir/