Autor Tópico: Óliver Torres  (Lida 415814 vezes)

Offline MISTICAPORTISTA

• Tribuna
Re: Óliver Torres
04/Fev/17, 16:09 • #20028
O que entendes por segundo medio?
Em 4-3-3 é o medio do equilibrio que tem de ajudar a recompor o sistema defensivo e a trabalhar no momento quando n tem a bola.
É uma tarefa que desgasta imenso porque exige muito em termos de raio de acção.

Oliver é jogador de bola no pé, não de andar a fazer piscinas a defender

Offline Drago93

• Tribuna Presidencial
04/Fev/17, 16:10 • #56039
Jogadores como Oliver precisam de ter liberdade para criar sem grandes exigencias defensivas.
E para isso tem de ter jogadores atrás dele para compensar isso.
As exigencias de um segundo medio ou medio de transição são maiores que as exigencias de um 3º medio ou medio ofensivo.

Exigencias essas que Oliver não consegue colmatar.

Oliver tem de ser o medio mais ofensivo em 4-3-3....SEMPRE

Eu sinceramente gosto mais de ver o Oliver a jogar a partir de trás, dando liberdade ao terceiro médio para ser ele a aparecer em zonas de finalização.

A cultura tática, inteligência e capacidade de passe do espanhol fazem com que ele possa assumir essas funções.

Agora, uma coisa é ele jogar só com o Danilo ( aí concordo,ele não tem a liberdade necessária para assumir o seu jogo... tem de ter mais precauções a nível defensivo ), outra coisa totalmente diferente é ele jogar num meio campo a 3.

Por exemplo, no ano do Lopetegui, quem muitas vezes assumia o papel de médio mais ofensivo era o Herrera, o Oli quase sempre funcionou como 8... criava para os outros

Offline MISTICAPORTISTA

• Tribuna
04/Fev/17, 16:15 • #48024
Eu sinceramente gosto mais de ver o Oliver a jogar a partir de trás, dando liberdade ao terceiro médio para ser ele a aparecer em zonas de finalização.

A cultura tática, inteligência e capacidade de passe do espanhol fazem com que ele possa assumir essas funções.

Agora, uma coisa é ele jogar só com o Danilo ( aí concordo,ele não tem a liberdade necessária para assumir o seu jogo... tem de ter mais precauções a nível defensivo ), outra coisa totalmente diferente é ele jogar num meio campo a 3.

Por exemplo, no ano do Lopetegui, quem muitas vezes assumia o papel de médio mais ofensivo era o Herrera, o Oli quase sempre funcionou como 8... criava para os outros
Mas a equipa era muito mais compacta, os sectores eram muito mais proximos e isso fazia com que a equipa fosse mais efectiva com posse de bola.
Ainda assim um dos pecados mortais de Lopetegui foi ter permitido a Herrera ser quase 2º avançado deixando o Oliver mais atrás.
Especialmente quando flanqueavamos demais o jogo.
Quando se perdia a bola era um ai jesus

Offline Dunham

• Bancada central
04/Fev/17, 16:18 • #24095
Para mim o Oliver é muito mais um segundo médio (8) do que terceiro (10).
Para 10 quer-se verticalidade, olhos na baliza, agressividade a atacar, o Oliver não tem isso, para mim os unicos jogadores que temos que podem fazer isso é o Otavio e talvez o João Teixeira.

Offline Drago93

• Tribuna Presidencial
04/Fev/17, 16:20 • #78078
Mas a equipa era muito mais compacta, os sectores eram muito mais proximos e isso fazia com que a equipa fosse mais efectiva com posse de bola.
Ainda assim um dos pecados mortais de Lopetegui foi ter permitido a Herrera ser quase 2º avançado deixando o Oliver mais atrás.
Especialmente quando flanqueavamos demais o jogo.
Quando se perdia a bola era um ai jesus

E na minha óptica esse é um dos erros do NES, com os jogadores que tem no meio campo, está forma de jogar não faz sentido, e vai se disfarçando porque temos o Danilo que seca tudo.

Em relação ao Oliver, concordo que em jogos de grau de dificuldade mais elevado, podia jogar com um médio com características mais de equilíbrio ao lado, mas por regra acho que não é necessário.

Veja -se o melhor jogo da época até ao momento ( contra o benfica )... Jogou Danilo, com Otávio e Oliver e o Jota praticamente a extremo esquerdo.

Offline Jack Bauer

• Bancada central
04/Fev/17, 16:21 • #97074
Com o Benfica jogamos assim, com a excepção do Brahimi que não jogou e no lugar dele esteve o Jota
E demos banho de bola :) Talento > Músculo

Offline MISTICAPORTISTA

• Tribuna
04/Fev/17, 16:21 • #76032
E na minha óptica esse é um dos erros do NES, com os jogadores que tem no meio campo, está forma de jogar não faz sentido, e vai se disfarçando porque temos o Danilo que seca tudo.

Em relação ao Oliver, concordo que em jogos de grau de dificuldade mais elevado, podia jogar com um médio com características mais de equilíbrio ao lado, mas por regra acho que não é necessário.

Veja -se o melhor jogo da época até ao momento ( contra o benfica )... Jogou Danilo, com Otávio e Oliver e o Jota praticamente a extremo esquerdo.
Foi um jogo....existem uma amostra de 10 ou 11 jogos que mostra que n resulta.

Offline Jack Bauer

• Bancada central
04/Fev/17, 16:22 • #81037

Subscrevo totalmente, partilho esta visão. A qualidade de passe do Oliver na saída de jogo é fundamental para um 4-3-3 forte.

Offline Drago93

• Tribuna Presidencial
04/Fev/17, 16:22 • #52098
Para mim o Oliver é muito mais um segundo médio (8) do que terceiro (10).
Para 10 quer-se verticalidade, olhos na baliza, agressividade a atacar, o Oliver não tem isso, para mim os unicos jogadores que temos que podem fazer isso é o Otavio e talvez o João Teixeira.

É isso que penso, ele é fantástico a criar jogo mas não lhe peçam para jogar atras dos avançado ( onde vai ter menos vezes a bola e vai estar numa zona mais congestionada) e jogar mais perto da baliza.

Resumindo, é um Xavi, não é um Iniesta
« Última modificação: 04/Fev/17, 16:23 por Drago93 »

Offline Drago93

• Tribuna Presidencial
04/Fev/17, 16:26 • #79053
Foi um jogo....existem uma amostra de 10 ou 11 jogos que mostra que n resulta.

Mas não foi um jogo, foi O jogo...

Talvez o jogo de maior grau de exigência

Offline MISTICAPORTISTA

• Tribuna
04/Fev/17, 16:27 • #29097
É isso que penso, ele é fantástico a criar jogo mas não lhe peçam para jogar atras dos avançado ( onde vai ter menos vezes a bola e vai estar numa zona mais congestionada) e jogar mais perto da baliza.

Tendo o Brahimi a jogar na esquerda podia se reproduzir algo como Moutinho - James.
Moutinho não precisava de jogar nas entrelinhas porque James saia da direita e varria as entrelinhas na perpendicular entre o meio campo e o ataque.

Mas ai se calhar tou a pedir demais ao NES colocar em pratica uma dinamica dessass...

Offline Dunham

• Bancada central
04/Fev/17, 16:27 • #66035

Não acho que este sistema seja o adequado ao Oliver, acho que funciona melhor num 4-3-3 em que ele assuma esse papel de construtor de jogo.

Mas por acaso, acho o Iniesta também mais um 8 que um 10, mas isso é o Iniesta que é um medio completíssimo, e podes po-lo a 6 que ele continua a escrever como ninguem.

Offline MISTICAPORTISTA

• Tribuna
04/Fev/17, 16:28 • #25035
Mas não foi um jogo, foi O jogo...

Talvez o jogo de maior grau de exigência
Se tens uma amostra de 17 jogos em que repetes a formula e apenas em 3 ou 4 funciona e em 12 ou 13 não funciona, há que tirar conclusões...

Offline MISTICAPORTISTA

• Tribuna
04/Fev/17, 16:31 • #22023
Um segundo medio não pode ser tão pezinhos de lã nem com as dificuldades defensivas do Oliver.

Se não pode em 4-3-3 então em 4-4-2 potencia exponencialmente os problemas
« Última modificação: 04/Fev/17, 16:31 por MISTICAPORTISTA »

Offline Jack Bauer

• Bancada central
04/Fev/17, 16:33 • #58022
Eu salivei com aquele meio campo a três contra o Benfica... Os vermes nem cheiraram a bola... Se não temos um esquema tático forte, tem de ser (e tem sido) o talento puro dos nossos jogadores a fazer a diferença. Oliver, Jota, Otávio, JCT, André Silva, Brahimi, Corona, temos MUITO talento nos pés dos nossos jogadores. Não podem jogar todos, é certo. Mas a função do treinador é pôr o maior número de jogadores a jogar no melhor esquema em geral para a equipa. Temos sete médios, dois trincos (Danilo e Ruben), dois oitos (Oliver e André André) e três "oito e meio" (Otávio, Herrera e João Carlos Teixeira),mas os oito e meio acabam sempre colados a uma ala, não dando a superioridade numérica no meio campo e a troca de bola com critério, que tira a bola ao adversário e evita mais oportunidades de golo aos mesmos. Odeio estes treinadores que se acham visionários e mudam o esquema tático que tantos e tantos anos resultou aqui no Porto, o 4-3-3. Só houve um que fez do 4-4-2 uma maravilha no nosso clube e calha de ser um dos melhores treinadores da história do futebol, Mourinho, e fê-lo porque tinha muita versatilidade no meio campo.