Autor Tópico: Tecnologia  (Lida 10933 vezes)

Offline André Farinha

  • Tribuna Presidencial
  • *****
  • Mensagens: 7.715
  • Desde: Abr 2018
Re: Tecnologia
17/Mai/18, 16:00 • #97044
Tecnologia criada no Porto calcula fadiga dos condutores analisando os rostos


Investigadores do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC) estão a desenvolver um demonstrador facial que permite extrair informação a partir dos rostos dos condutores, para avaliar o seu estado de fadiga.

O objetivo do Facial Analytics é extrair informação sobre a orientação da cabeça, pontos característicos na face - e valores calculados a partir destes pontos -, batimento cardíaco (obtido pelas variações na cor da pele) e a direção do olhar, avaliando de seguida o estado de fadiga do condutor, disse à Lusa o investigador do INESC TEC Jaime Cardoso, um dos responsáveis pelo projeto.

Segundo indicou, caso existam sensores adicionais nos veículos (no volante ou no assento) que permitam medir a atividade elétrica do coração (eletrocardiograma ou ECG), essa tecnologia pode estar integrada, "para caracterizar com mais robustez o estado de fadiga".

Este tipo de funcionalidades pode ser aplicado em qualquer veículo no futuro, referiu o investigador, salientando que a análise do estado físico do condutor permite aumentar a segurança rodoviária.

"Combinando o reconhecimento do condutor com a análise da fadiga, podemos personalizar e otimizar os algoritmos para cada condutor, particularmente interessante em empresas de transportes em que os condutores trabalham por turnos e o condutor de um dado veículo muda constantemente", explicou o docente da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP).

De acordo com o investigador, a informação visual do condutor é recolhida a partir de um vídeo, capturado através de uma câmara colocada na parte superior do para-brisas. Essa informação é então analisada, automaticamente e em tempo real, pelo demonstrador facial.

Para transformar a informação extraída dos sensores em informação com significado semântico (fadiga, emoção e identidade, por exemplo), os responsáveis utilizam metodologias de inteligência artificial e de 'machine learning' (algoritmos de aprendizagem automática).

Além da análise do estado físico, a equipa trabalha noutras duas linhas de investigação em análise facial: reconhecimento biométrico (potenciando aplicações de controlo de acessos) e análise do estado emocional (com aplicações em sistemas de interação homem-máquina, realidade virtual e impacto de eventos nas audiências, entre outros).

Jaime Cardoso referiu que, embora já exista algum trabalho na análise da fadiga dos condutores, este é ainda embrionário.

Ao associar as informações do ECG (obtida de forma transparente para o condutor, através de um sensor no volante), do vídeo (conseguida de forma não intrusiva) e do próprio veículo (como a evolução da posição angular do volante ao longo do tempo), a equipa espera melhorar todo o processo de avaliação do estado físico do condutor.

Este trabalho, que se encontra numa fase inicial, está a ser realizado em colaboração com a empresa Cardio-ID e inclui os investigadores do INESC TEC Licínio Oliveira (na análise da fadiga), Pedro Ferreira e Filipe Marques (na análise das emoções) e Ana Rebelo.


>>>> https://24.sapo.pt/atualidade/artigos/tecnologia-criada-no-porto-calcula-fadiga-dos-condutores-analisando-os-rostos

Offline cccmonteiro

  • Tribuna
  • ****
  • Mensagens: 3.942
  • Desde: Jun 2014
    • Facebook
Re: Tecnologia
19/Mai/18, 11:26 • #96080

Offline André Farinha

  • Tribuna Presidencial
  • *****
  • Mensagens: 7.715
  • Desde: Abr 2018
Re: Tecnologia
20/Mai/18, 13:04 • #13076
Aparelho criado no Porto ajuda piloto a decidir se aterra em caso de passageiro doente


Uma equipa de estudantes do Porto está a desenvolver um aparelho medidor de sinais vitais que visa ajudar pilotos de avião a decidir se devem ou não aterrar de emergência quando um passageiro se sente mal durante um voo.

"Geralmente, em situação de emergência relacionada com a saúde de um passageiro, o comandante do avião não possui muito tempo para discernir sobre se deverá ou não aterrar de emergência, nem para contactar alguém em terra para pedir aconselhamento", disse à agência Lusa Tiago Gonçalves, finalista de Bioengenharia na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP).

Segundo o cofundador do projeto ‘FlySafe’, as aterragens de emergência possuem "consequências muito graves" para o ambiente e para a manutenção do avião, acarretando ainda custos para a companhia aérea.

No sentido de solucionar esse problema, a equipa está a desenvolver um dispositivo móvel que auxilia a uma decisão mais fundamentada sobre a aterragem de emergência.

Esta tecnologia inclui um conjunto de sensores para medir os sinais vitais do passageiro, como a temperatura corporal, a pressão sanguínea, a oximetria (quantidade de oxigénio no sangue) e um eletrocardiograma (ECG).

Além dessas informações, o dispositivo móvel permite o registo de observações por parte do membro da tripulação responsável pela recolha dos sinais vitais, dando origem a um relatório que o sistema envia para um hospital.

No hospital, o médico de serviço analisa o relatório recebido e estabelece contacto com o voo, podendo pedir fotos ou acesso ao vídeo do dispositivo para visualizar o paciente.

O último passo é o contacto entre o médico e o comandante do voo, para que este último decida sobre a necessidade de aterrar de emergência, referiu Tiago Gonçalves.

Nos casos em que essa necessidade se verifica, a interface do sistema estabelece contacto direto com o aeroporto mais próximo, fazendo-se o pedido para a aterragem, acrescentou.

Para uma fase seguinte, a equipa começou a desenvolver uma bracelete para ‘smartwatch’, com vários sensores que medem a temperatura ambiente, a temperatura corporal, a pressão sanguínea, a oximetria e o ECG.

Essas informações são depois enviadas para uma aplicação do ‘smartwatch', onde o utilizador pode consultar os dados, bem como ter acesso a notificações relacionadas com saúde e bem-estar.

No projeto participam ainda Vítor Minhoto, também estudante do mestrado integrado em Bioengenharia, da FEUP, e Abhishek Chatterjee, doutorado em design pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e mentor do projeto.

O ‘FlySafe’ integrou a 3.ª edição do Business Ignition Programme (BIP), programa que decorreu entre fevereiro e abril deste ano, financiado pelo Norte 2020, Portugal 2020 e União Europeia e organizado pela U.Porto Inovação, pelo Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Porto (CIIMAR) e pelo INESC TEC.

O objetivo deste programa passa por auxiliar equipas na estratégia de valorização dos seus projetos de investigação.


>>>>>  https://24.sapo.pt/tecnologia/artigos/aparelho-criado-no-porto-ajuda-piloto-a-decidir-se-aterra-em-caso-de-passageiro-doente


Offline André Farinha

  • Tribuna Presidencial
  • *****
  • Mensagens: 7.715
  • Desde: Abr 2018
Re: Tecnologia
24/Mai/18, 14:02 • #30066

Offline André Farinha

  • Tribuna Presidencial
  • *****
  • Mensagens: 7.715
  • Desde: Abr 2018
Re: Tecnologia
26/Mai/18, 18:05 • #49015
Instituto do Porto cria solução tecnológica que torna cartão de cidadão mais seguro


O Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC), do Porto, desenvolveu um algoritmo biométrico para ser incorporado nos cartões de cidadão, que guarda e compara informações do titular de forma "mais rápida e segura".

"O cartão de cidadão contém uma parte visível, com toda a identificação civil, e uma componente eletrónica - um chip que engloba os dados biométricos dos titulares, como as impressões digitais, a fotografia e a altura, para além de outras informações, como a morada", disse à agência Lusa a investigadora do INESC TEC Ana Rebelo, uma das responsáveis pelo projeto.

Segundo explicou, essa componente permite que o utilizador do cartão de cidadão faça a sua identificação perante os sistemas informáticos e assine documentos eletrónicos, possibilitando ainda que seja feita a correspondência entre o portador e o titular do cartão de cidadão, através da impressão digital.

Esta tecnologia, continuou a investigadora, desenvolvida pelo INESC TEC a pedido da Imprensa Nacional Casa da Moeda (INCM) - entidade responsável pela produção de documentos de segurança -, já está incorporada nos cartões de cidadão que estão a ser emitidos.

Até ao momento da incorporação desta nova tecnologia, a INCM utilizava nos cartões de cidadão "uma solução de uma empresa que obrigava ao uso de determinados equipamentos proprietários", contou Ana Rebelo.

De forma a "garantir custos mais reduzidos na utilização da funcionalidade do cartão, a INCM precisou de um algoritmo próprio de biometria", uma "solução nacional para a identificação biométrica, através das impressões digitais".

Ana Rebelo acrescentou que esta nova tecnologia, que demorou cerca de dois anos a ser desenvolvida, foi "validada exaustivamente", em conjunto com a INCM, tendo apresentado melhores resultados quando comparada com a solução anterior, tanto ao nível da rapidez como da segurança.

De acordo com a investigadora, o INESC TEC foi escolhido pela INCM para desenvolver esta solução devido ao conhecimento que o instituto detém na área de visão por computador e de engenharia de ‘software', algo "que é já reconhecido internacionalmente, com diversas parcerias e projetos com outras empresas".


>>>>> https://24.sapo.pt/tecnologia/artigos/instituto-do-porto-cria-solucao-tecnologica-que-torna-cartao-de-cidadao-mais-seguro

Offline André Farinha

  • Tribuna Presidencial
  • *****
  • Mensagens: 7.715
  • Desde: Abr 2018
Re: Tecnologia
28/Mai/18, 17:07 • #76064
Como evitar que as gotas de água se transformem em gelo nas superfícies dos aviões?



Offline André Farinha

  • Tribuna Presidencial
  • *****
  • Mensagens: 7.715
  • Desde: Abr 2018
Re: Tecnologia
28/Mai/18, 23:43 • #25034
Governo alemão pede explicações à Mercedes



Offline MaximusInvictus

  • Arquibancada
  • *
  • Mensagens: 378
  • Desde: Ago 2015
Re: Tecnologia
01/Jun/18, 13:13 • #89012
EUSSR! E.U  The Ultimate Authoritarian Tyranny! Espero que Itália dê um estouro no 4TH REICH! Grécia não conseguiu, foi logo estrangulada, U.K já lhes estão a fazer a cama., com a reviravolta da "vendida" Theresa May! Oh Theresa, olha para a Noruega, sua estúpida! Vê como se faz! George Orwell tinha razão. 1984 Is Real! Welcome to The Big Brother!

EU Parliament to Wreck Internet with Copyright Law Reform Article 13 & 11



EU Directive SPELLS DISASTER for Internet Freedom




Já enviei vários e-mails para estes "trafulhas" sobre esta matéria.   

http://www.europarl.europa.eu/meps/pt/search.html?country=PT

E pedi à Julia Reda para não parar de lutar contra esta m****!

https://juliareda.eu/eu-copyright-reform/

O último "tweet" da deputada Julia Reda sobre as "manobras" por trás desta tremenda golpada que vão impingir aos povos europeus, deixa-me ainda mais convicto de que a minha luta contra adesão de Portugal em 1986 à CEE, fez todo o sentido. Era tão óbvio que isto ia virar uma EUSSR!   



Tenho que parabenizar a "esquerda.net", por estar do lado correcto neste assunto, do qual muitos outros assuntos discordo. Se fosse a "direita.net" ou "cima/abaixo,net" diria o mesmo.

https://www.esquerda.net/artigo/franca-espanha-e-portugal-querem-maquinas-de-censura-para-conteudos-na-internet/51609

https://www.publico.pt/2018/01/22/tecnologia/noticia/membros-do-parlamento-europeu-comparam-filtros-online-a-maquinas-de-censura-1800332

How the EU's Copyright Reform Threatens Open Source—and How to Fight It

https://www.linuxjournal.com/content/how-eus-copyright-reform-threatens-open-source-and-how-fight-it

Quase não se ouve os MSM e classe política falar sobre um assunto tão "melindroso", como este. Portugal, pois claro está a favor desta pouca vergonha! 20/21 de Junho o "JÚRI" vai votar na matéria. Um silêncio ensurdecedor. Aposto que nem 1% da população europeia está a par desta pouca vergonha!

UE nunca foi a “Europa dos Povos”! O sistema de Bruxelas só conseguiu articular-se como uma burocracia kafkiana, não eleita. Além do mais, os representantes desta Europa sem povo em Bruxelas, são a maior m**** à face da Terra.


THEY LIVE!

« Última modificação: 01/Jun/18, 13:24 por MaximusInvictus »

Offline André Farinha

  • Tribuna Presidencial
  • *****
  • Mensagens: 7.715
  • Desde: Abr 2018
Re: Tecnologia
01/Jun/18, 14:13 • #84015

Offline André Farinha

  • Tribuna Presidencial
  • *****
  • Mensagens: 7.715
  • Desde: Abr 2018
Re: Tecnologia
04/Jun/18, 18:45 • #31018
Investigadores europeus desenvolvem aparelho para a segurança nuclear



Offline André Farinha

  • Tribuna Presidencial
  • *****
  • Mensagens: 7.715
  • Desde: Abr 2018
Re: Tecnologia
07/Jun/18, 10:44 • #64032
O futuro da iluminação pública



Offline André Farinha

  • Tribuna Presidencial
  • *****
  • Mensagens: 7.715
  • Desde: Abr 2018
Re: Tecnologia
07/Jun/18, 19:26 • #96063
Mulheres dominam Prémio Europeu do Inventor



Offline MaximusInvictus

  • Arquibancada
  • *
  • Mensagens: 378
  • Desde: Ago 2015
Re: Tecnologia
09/Jun/18, 10:43 • #94088
Primeiro foi aplicação desastrosa do GDPR... que para quem vive na "EUSSR" é simplesmente a coisa mais autoritária e confusa da era digital! E agora está a confirmar-se que a "EUSSR" Copyright Law Reform Article 13 & 11, é simplesmente a legislação mais "Orwelliana" de todos os tempos.

Memes 'will be banned' under new EU copyright law...

https://news.sky.com/story/memes-will-be-banned-under-new-eu-copyright-law-warn-campaigners-11398577

EU wants to ban online memes, because why spread humour and joy?

http://www.trustedreviews.com/news/eu-wants-ban-memes-internet-spread-humour-joy-3483221

Update on EU’s Copyright Reform Proposal #DeleteArt13



EU Directive SPELLS DISASTER for Internet Freedom




BBC Reports on Article 13 - The EU Copyright Directive







A ironia... Letra profética... Nunca tais palavras fizeram tanto sentido...



Offline André Farinha

  • Tribuna Presidencial
  • *****
  • Mensagens: 7.715
  • Desde: Abr 2018
Re: Tecnologia
09/Jun/18, 12:26 • #28034
Telemóveis banidos das escolas de França



Offline xinigami

  • Arquibancada
  • *
  • Mensagens: 233
  • Desde: Jun 2013
Re: Tecnologia
09/Jun/18, 13:01 • #55015
Boas pessoal, nao sei se estou no topico certo mas alguem sabe a melhor loja de informatica para montar um computador, na zona de porto ou gaia, obrigado