Autor Tópico: Sérgio Conceição - Treinador  (Lida 810889 vezes)

Offline Mastermonkey

• Tribuna
Comete erros e devia dar mais soluções de jogo à equipa mas é um líder e um treinador do crl!

Offline VisceraEater

• Bancada central
"Mas quando confrontados com comentários ou questões mais técnicas dão respostas super vagas, ou dizem um qualquer cliché do tipo "isso é parte da identidade da nossa equipa" ou "isso é o trabalho diário" ou ainda "tem haver com o plano tecnico tático". "

Ainda meia hora atrás na conferência de imprensa acerca do Leixões-Porto o SC não deu "respostas super vagas" sobre várias questões que lhe foram colocadas:
exemplos;
Pepe é também médio (há semanas que ando aqui a dizer isso e parece que a pregar no deserto mas o SC que sabe 1000% mais que eu disto corroborou o que eu pensava).
Mbemba é central e lateral.
Sobre Militão deu uma explicação muito técnica do que pode fazer como lateral (não há melhor que ouvir o que ele disse).
Sérgio Oliveira não foi para o banco porque segundo SC não trabalhou o suficiente durante a semana (não é surpresa para mim mas como é um ativo do Clube limito-me a repetir o que ele disse, e se disse...).
Ainda sobre o que pensava que Pepe podia trazer à equipa disse que o Pepe nos treinos é que o tinha que convencer - e não apenas ele mas qualquer um.

Comparar SC com JJ na minha opinião é um exagero. JJ sabe da poda mas "excita-se" demasiado com o seu ego e não tem a mesma energia que SC, embora isso seja normal porque JJ tem a minha idade e muitos anos de treinador e já não tem aquela vontade ou energia de se afirmar - tem carreira feita - Mourinho igual.
Nem todos são Ferguson ou Robson que com a idade melhoravam.

Eu não comparei. Eu gosto do SC e não suporto o JJ.

O que disseste é concreto, sim senhor e são bons contra exemplos ao meu argumento inicial.

Mas no que toca ao jogo com o Sporting, por exemplo, disse coisas tão concretas como:

"Militao pode jogar no meio ou na direita.", "Mbemba pode jogar no centro e nas laterais". "Bruno Fernandes é importante porque é um jogador inteligente e porque é um jogador importante na equipa do Sporting".

Sobre o jogo: "Há jogos assim".

Eu queria saber mais da vertente técnica, mas alguns treinadores, colocam tudo que é técnico num casulo demasiado fechado.

É isso que queria dizer. Por exemplo o AVB era mais concreto.

Offline sirmister

• Tribuna Presidencial
Sirmister,

Eu não comparei os dois. Nem comparo. Nem compararei. Nem compararia. Porque não há comparação.
Um espero que se mantenha por muitos anos e outro que nunca cá ponha os pés.

O que disse é que ambos mistificam/exageram um pouco quando confrontados com questões relacionadas com o seu trabalho.

Eu não estou a dizer que o Sérgio é mau ou que é um bronco como diria do JJ. Estou isso sim a dizer, que ao contrário de outros treinadores (que não são melhores ou piores),  muitas vezes regam um pouco relativamente ao seu trabalho.

O Porto tem jogado mal algumas vezes e o Sérgio responde sempre com o "há jogos assim", "não se joga sempre bem", "vinho da tasca sabe bem", ou "fomos melhores que o adversário".  Eu, enquanto adepto, não entendido na vertente técnica gostaria de perceber o que se passa sob outro ponto de vista do tipo: "o adversário conseguiu anular a nossa profunidade e tentamos inicialmente entregar alguma iniciativa para que pudessemos atacar na resposta a uma recuperação de bola alta", ou "O nosso jogo exterior não funcionou porque...".

É isto que queria dizer. Podemos concordar ou não sobre se ele o faz ou se o devia fazer. Mas concordamos de certeza que JJ e SC são bem diferentes e ainda bem.

Tu incluíste os dois na mesma legião..

Há coisas que tu em quanto adepto para perceber terias que ser treinador ou algo do género, ou podes simplesmente perceber não ter a conirmação, não cabe ou treinador estar a desmontar isso em detalhe nas conferencias de imprensa, isso seria até contra producente, mas há algum treinador que faça isso?...  Isso fica para os jornalistas, e se tu não consegues ver que o adversario anulou a profundidade tambem de nada serve para ti que o treinador o diga.(sendo que curiosamente por acaso o SC até disse isso ainda que por outras palavras no final do ultimo jogo)

Offline meireles

• Superior
  • *
Tanto jornalista e ninguém lhe pergunta sobre o João Pedro. Não percebo a pouca atenção que se dá a isto na imprensa. E com isto não estou a criticar a opção, gostava simplesmente de ser esclarecido pela aposta nula num jogador que nunca pareceu tão mau assim, seja em técnica ou em entrega.

Gostava mesmo de saber.

Offline kal-el

• Tribuna Presidencial
Tanto jornalista e ninguém lhe pergunta sobre o João Pedro. Não percebo a pouca atenção que se dá a isto na imprensa. E com isto não estou a criticar a opção, gostava simplesmente de ser esclarecido pela aposta nula num jogador que nunca pareceu tão mau assim, seja em técnica ou em entrega.

Gostava mesmo de saber.

Offline VisceraEater

• Bancada central
Tu incluíste os dois na mesma legião..

Há coisas que tu em quanto adepto para perceber terias que ser treinador ou algo do género, ou podes simplesmente perceber não ter a conirmação, não cabe ou treinador estar a desmontar isso em detalhe nas conferencias de imprensa, isso seria até contra producente, mas há algum treinador que faça isso?...  Isso fica para os jornalistas, e se tu não consegues ver que o adversario anulou a profundidade tambem de nada serve para ti que o treinador o diga.(sendo que curiosamente por acaso o SC até disse isso ainda que por outras palavras no final do ultimo jogo)

Sim incluí ambos na legião de treinadores que mistificam um pouco o seu trabalho. Isso não faz com que os ache parecidos ou comparaveis. Acho que ambos têm essa característica.

Sobre o ser contraproducente, eu entendo e não peço que o treinador fale antes do jogo sobre como pretende atacar e defender ou como é que vai contrariar o adversário. Peço algumas explicações para ajudar a que os adeptos sigam melhor a modalidade e tenham conversas mais interessantes.

Sim há treinadores que o fazem. Mas não vou enunciar, porque corro o risco de que pensem que estou a traçar paralelismos ou comparações por oposição.

Offline COTADRAGÃO

• Tribuna Presidencial
Mais uma excelente CI, hoje.

Joao Pedro ? Ainda há dias respondeu a isso numa entrevista e resumidamente : "Nao está pronto", agora até salvo erro, está lesionado.

SC, aproveita tudo (em termos de jogadores) que veja pode ajudar a equipa .

E convem nao esquecer o PASSIVO que o FCP, tem.....

Offline meireles

• Superior
  • *
Se está lesionado por que não aparece no boletim clínico há vários dias?

Offline Jovetic8

• Tribuna Presidencial
Mais uma excelente CI, hoje.

Joao Pedro ? Ainda há dias respondeu a isso numa entrevista e resumidamente : "Nao está pronto", agora até salvo erro, está lesionado.

SC, aproveita tudo (em termos de jogadores) que veja pode ajudar a equipa .

E convem nao esquecer o PASSIVO que o FCP, tem.....
Em relação ao João Pedro, vendo os jogos que fez na equipa B é díficil acreditar que o Corona é solução mais segura que ele a lateral direito... o João Pedro não é um produto acabado mas também não esta assim tão verde para o Corona ser melhor solução.

O grande defeito do SC como treinador é não dar mais oportunidades à segunda linha nas taças, depois as lesões começam a acumular...

Offline Jovetic8

• Tribuna Presidencial
Se está lesionado por que não aparece no boletim clínico há vários dias?
Não esta lesionado, antes do natal sofreu um toque mas foi coisa de dias.

Offline meireles

• Superior
  • *
Em relação ao João Pedro, vendo os jogos que fez na equipa B é díficil acreditar que o Corona é solução mais segura que ele a lateral direito... o João Pedro não é um produto acabado mas também não esta assim tão verde para o Corona ser melhor solução.

O grande defeito do SC como treinador é não dar mais oportunidades à segunda linha nas taças, depois as lesões começam a acumular...

É isso mesmo. Depois de Alvalade viu-se que Corona não é lateral direito para grandes jogos. Há uma abordagem a uma simulação de cruzamento do Jefferson que é o perfeito exemplo.

Para além disso, o João Pedro tem rotinas na posição. Sem ser lançado em jogos menores, deixa de ser alternativa para jogos importantes. E depois lá vêm os remendos.

Offline kal-el

• Tribuna Presidencial
Às vezes também fico com a sensação que o nosso jogo brilhante sem bola e quem tem dado tantas alegrias e resultados consistentes com SC, o maior dos quais o uníssono do Universo Porto, podia ter outra expressão no jogo com bola.

Por exemplo, se a prioridade fosse o critério na posse de bola obviamente o Oliver jogaria sempre...

... mas para ele jogar sempre o Sérgio teria de fechar a algumas vezes que o Oliver entra de pijama e pantufas em campo...

... quanto custaria esse fechar de olhos? Teríamos uma equipa comprometida da mesma forma? O Herrera daria a vida em campo? O Danilo? O Militão? O Brahimi? O próprio Corona, daria o que tem e o que não tem a defesa direito?

É um balanço difícil - não sou treinador mas também se fosse o Guardiola seria um abajur ao invés de decorador de interiores - às vezes falta uma harmonia e articulação à equipa que deixam um gajo triste, mas os resultados são consistentes, sempre que jogamos no Dragão é uma festa e isto não tem preço, este ano jogamos melhor do que o ano passado, o repertório do treinador tem melhorado, se ele for humilde e sábio fica aqui mais um par de anos e canaliza aquele impete raivoso dele para uma cena mais Klopp ao invés de Mourinho cada vez mais azedo, para uma cena mais vinho do Porto que melhora com a idade...

Se o SC conseguir aplicar a qualidade de jogo com bola na equipa como consegue sem bola, um dia destes somos campeões europeus, :)
« Última modificação: 14/Jan/19, 15:49 por kal-el »

Offline kal-el

• Tribuna Presidencial
O João Pedro com uma mentalidade competitiva a sério seria um Carvajal ou um Kimmich, ou seja, já não seria para os nossos bolsos...

... foi um excelente investimento, não podemos comprar a papa feita, temos de comprar material com defeito numa de corrigir e alavancar o seu valor... se vamos a gerir o risco das nossas contratações ajustado à nossa posição na cadeia alimentar, não saímos da mediania...

Fosse a SAD assim tão acutilante em todas as matérias...
« Última modificação: 14/Jan/19, 15:50 por kal-el »

Offline joaoalvercafcp

• Tribuna Presidencial
https://www.fcporto.pt/pt

"TEMOS DE DAR O MÁXIMO PARA CONSEGUIR PASSAR"

Sérgio Conceição alertou para as dificuldades que o FC Porto vai enfrentar no Estádio do Mar, reduto do Leixões
Sérgio Conceição fez ao final da manhã a antevisão do Leixões-FC Porto, encontro referente aos quartos de final da Taça de Portugal. O jogo realiza-se no Estádio do Mar, em Matosinhos, a partir das 19h30 de terça-feira.

Os campeões nacionais têm o firme objetivo de marcar presença no Estádio do Jamor, palco da final da Taça de Portugal. Para isso, precisam de ultrapassar um adversário tradicionalmente difícil, sobretudo a jogar no seu reduto.

A Taça de Portugal é um objetivo
“Espera-nos um jogo difícil, contra uma equipa do escalão inferior, mas isso não é sinónimo de facilidades. Vai ser um jogo extremamente complicado, contra uma equipa muito apaixonada, aguerrida, com muita vontade de satisfazer os exigentes adeptos que tem. Temos de dar o máximo para conseguir passar às meias-finais. A Taça de Portugal é um objetivo para nós.”

A gestão da equipa
“Nós olhamos sempre para o jogo, que sendo o próximo é sempre o mais importante. O estado físico dos jogadores é um dado importante. A estratégia para o jogo, o adversário, tudo isso é metido na balança para depois escolher o melhor onze.”

Maxi e Danilo de fora
“O Maxi está fora, o Danilo está fora, o Brahimi vamos ver. Os outros estão em condições. A partir daí vamos ver qual é o melhor onze para amanhã. O Maxi ia hoje fazer um exame mais conclusivo, o Danilo é sempre uma incógnita, depende da recuperação do próprio jogador. Vamos ver, ainda não temos um período de paragem definido.”

Jogo perigoso no Estádio do Mar
“É um jogo perigoso, um jogo a eliminar, e num jogo tudo pode acontecer. Temos de estar precavidos para isso. Às vezes, sendo de um escalão inferior, quanto o árbitro apita isso nota-se pouco, em função de outros fatores.”

Um adversário com qualidade
“O Leixões vale pelo seu coletivo e tem um ou outro jogador perigoso na frente. Tem o Erivaldo na direita, tem o Evandro Brandão na esquerda, tem o Bura atrás que nas bolas paradas é importante. Tenho plena consciência do que o Leixões pode fazer coletivamente e individualmente. Depois, o jogo é num estádio mítico, o Estádio do Mar. Já tive a oportunidade de lá jogar e é sempre um estádio difícil.”

Sobre a possível estreia de Pepe
“O Pepe esteve seis semanas parado, vinha de trabalhar com uma equipa técnica com ideias diferentes das minhas. Precisa de conhecer um pouco melhor o que nós queremos. Mas ele é experiente e percebe mais rapidamente que um jovem. O Pepe esteve no banco em Alvalade, se esteve no banco é porque estava disponível para jogar.”

Éder Militão já treinou com lateral direito?
“O Militão já treinou como lateral direito, assim como o Mbemba. É importante eles terem um conhecimento grande daquilo que são outras as posições em campo. Conhecendo as rotinas e as movimentações nas outras posições, todos os jogadores pensam da mesma forma. É dessa forma que se trabalha. Eles conhecem o que queremos para a equipa e estão bem identificados com o processo da equipa.”

Treinador sem tempo para descansar
“Por vezes não há descanso, mas é isto que nos move, esta paixão. Aligeirava um bocado se por vezes não ouvisse tantas barbaridades. Ouço coisas que nem tem a ver com críticas, são coisas fora do contexto, em relação à forma como estivemos em campo. Entrámos em Alvalade da mesma forma em que entrámos nos outros jogos, até para pressionar ainda mais alto. Mas jogámos sempre contra um adversário, e neste caso o adversário abdicou de pressionar e deu a iniciativa de jogo do FC Porto.”

Offline meireles

• Superior
  • *
O João Pedro com uma mentalidade competitiva a sério seria um Carvajal ou um Kimmich, ou seja, já não seria para os nossos bolsos...

... foi um excelente investimento, não podemos comprar a papa feita, temos de comprar material com defeito numa de corrigir e alavancar o seu valor... se vamos a gerir o risco das nossas contratações ajustado à nossa posição na cadeia alimentar, não saímos da mediania...

Fosse a SAD assim tão acutilante em todas as matérias...

Sim, mas por isso tem estado a ser trabalhado desde o verão, já lá vão 5/6 meses. Ninguém esperava que pegasse de estaca. No entanto, custa-me acreditar que o trabalho de moldagem deva ser feito apenas em treino e na equipa B. Não será preciso competir e mostrar que a porta está entreaberta?

Ele jogou contra o Chaves para a Taça da Carica, assim como contra o Varzim (apenas 65m). Depois jogou com o Vila Real.

Em nenhum destes jogos os golos sofridos foram por culpa dele. Em alguns mostrou bons pormenores. Atenção que jogou com adversários distintos  (1ª Liga, 2ª Liga e Campeonato Nacional).