Autor Tópico: Iniciados (Sub 15) - 2018/19  (Lida 25892 vezes)

Offline André Farinha

• Tribuna Presidencial
Sub-15 - Sporting-FC Porto, 3-3 (CNJC, fase final, 4.ª j, 14/04/19)

Offline Draco Atlantis

• Bancada lateral
  • **
Não pude ver o jogo em directo.
Vi o jogo, na íntegra, sem “stress” nenhum, pois já conhecia o resultado.
Antes de ver o jogo, 3-3 não era mau resultado em casa do nosso melhor opositor.
Sinceramente, estivemos muito bem na primeira parte, muito bem distribuídos pelo campo, todos a saberem bem o que fazer, em resumo, dominamos a primeira parte.
A 1.ª vez em que fomos à baliza, marcamos.
Uns minutos depois, a primeira vez que tiveram oportunidade de rematar à nossa baliza, marcaram.
Aos 12 m, 1-1.
O nosso golo melhor elaborado, grande trabalho do LD Luís Martins, qual extremo, já na área, centro atrasado, Joel leva o central de marcação, Umaro antecipa-se ao outro central.
O deles, bola em profundidade na lateral direita para o Chermiti (grande avançado de origem tunisina, que o Sporting foi “pescar” à pequena Ilha de Santa Maria, nos Açores), bom trabalho do Chermiti, mais veloz que o Gabriel Brás que foi fazer a “dobra” ao Marco Cruz (que não sei onde estava), bom centro para o Tiago Sousa, que não controla a bola, que sobra para o pequeno Luís Gomes que, de primeira, em arco, logo mais em colocação do que em força, bate o Daniel Gomes.
Quatro minutos depois, segunda vez que SCP se aproxima da nossa área, Chermiti “papa” o António Ribeiro, já próximo da pequena área desvia-se do Gabriel Brás (mais uma vez na “dobra”) e grande “mancha” de Daniel Gomes a impedir o 2-1.
Outros quatro minutos depois, grande trabalho do Jorge Meireles na faixa esquerda, na entrada da área, próximo da linha de fundo, faz a assistência para Umaro que se antecipa aos centrais (atrasados na jogada pela rapidez do Jorge Meireles).
A seguir, o Gonçalo Esteves, que até aí tinha estado algo perdido no meio do terreno, em uma posição médio ofensivo interior, procura a tabela com o Umaro, que provavelmente “embriagado/efusivo” pelos dois golos marcados remata de primeira, perto do poste direito de Diego Callai Silva, deixando o Gonçalo a “dar-lhe nas orelhas”.
Mesmo no último lance da 1.ª parte, Gonçalo, desta vez descaído para o lado menos provável (esquerdo), “tira um coelho da cartola” e dispara um remate, a uns 40 m da baliza, bem colocado e com grande potência, sem qualquer hipótese para o GR contrário.
1.ª Parte:
Domínio quase completo nos 35 minutos, posse de bola quase nossa, a maior parte do tempo no meio-campo contrário.
Quatro oportunidades para nós, duas para eles (mais um cabeceamento em falso do Chermiti).
As deles em ataque não continuado.
Vitória ao intervalo mais do que justa, se calhar mais justo por um golo de vantagem, por dois também aceitável.
No início da segunda parte, quase dez minutos em que estivemos muito mal, quase perdidos.
Só estes minutos, em todo o jogo, e não foi porque entramos “borrados de medo” como já li por aqui.
O Sporting faz duas substituições e “entra com tudo” à procura de recuperar o prejuízo.
Mas o que eu acho que nos fez perder a organização foi o jogo directo (já na parte final contra os orcs, mostramos que não nos sentimos à vontade com essa forma de jogar mais britânica à moda antiga).
3 oportunidades para o SCP, das quais verdadeiramente, só uma é perigosa, fica mais na memória pela desorganização/perdição da equipa.
Neste período, ao 6.º minuto da 2.ª parte, eles marcam o 2-3.
Tenho pena que não tenham repetido/querido repetir a jogada, pois tenho muitas dúvidas do primeiro passe do Samuel Justo para o Tiago Óctavio (para mim está em fora-de-jogo, mas não há VAR, do bom VAR…).
Depois, Chermiti, parece-me atrás da linha da bola aquando da assistência para golo do Tiago Óctavio.
A seguir, acalmamos, jogo dividido.
6 minutos após o 2-3, grande oportunidade nossa para o 2-4, Diego Callai Silva “faz a mancha” a Joel e a bola vai à barra.
4 minutos depois, expulsão do António Ribeiro.
Dois minutos para as substituições, tirando um ligeiro ascendente leonino nesse período, o jogo continua dividido.
Tanto que 3 minutos e meio depois da expulsão, temos nova oportunidade para o 2-4, talvez a maior oportunidade de todas as que “não deram golo”.
Grande abertura do Umaro para o Marco Cruz que, apertado pelo “cavalão de 14 anos” Dário Essugo permite a defesa a Diego.
Grande defesa de Diego Callai relatam na TV, faltou o pé direito a Marco Cruz, com o esquerdo era muito difícil marcar.
Há ainda uma jogada em que Jorge Meireles pede a bola em profundidade para dentro da área (penso que ao Bruno Pires), grande assistência e mais um lance do qual gostava de ter outra câmara para analisar o “fantástico” corte do Essugo, em que o árbitro hesita entre se marca ou não o pontapé de baliza e acaba por marcar o canto.
Da câmara central não se vê o toque na bola, mas vê-se o contacto do Essugo com o Jorge Meireles (que bem se queixou ao arbitro).
Do canto, resulta outra situação, mas aí parece-me apenas já “falta de pernas” do Jorge Meireles.
Depois de um jogo tão intenso, quase vinte minutos, nesta idade, com menos um, obviamente que deixa mossa.
Depois de aos 5 minutos da segunda parte, o Pedro Coelho ter colocado mais uma lebre no corredor direito (o que também terá contribuído para o 2.º amarelo do António Ribeiro, que passou a ter também Isnaba Mané, quando Chermiti já descaía muitas vezes para essa ala), faz a última substituição com Lucas Anjos a entrar aos 64 minutos, que acaba por ser bastante importante no golo do empate a dois minutos do final do tempo regulamentar.
Agora, foi um grande trabalho ofensivo do SCP, mas só resulta porque a equipa já estava “de rastos”.
Atento isto tudo, parece-me que a melhor equipa em campo durante mais tempo, com claro domínio durante mais tempo, com maior número de oportunidades, fomos nós.
Como tal, parecia-me mais justa uma vitória tangencial nossa.
Agora, antes de se saber que a marcha do resultado tinha sido de 1-3 para 3-3, alguém iria dizer que 3-3 era um mau resultado (não o ideal que é sempre a vitória)?
Penso que ficou provado que nós e o SCP somos as 2 melhores equipas (com um ascendente nosso), mas a verdade é que existe uma equipa que parece muito mais pragmática e que sendo a 3.ª melhor, está neste momento na liderança.
Gostei muito do nosso GR Daniel Gomes, boas intervenções e seguras, não tem qualquer culpa nos 3 golos.
Apesar de baixo, sai com muita segurança e assertividade aos cruzamentos e a segurar a bola.
Se crescer acima do 1,85, tem potencial para o futuro.
António Ribeiro tem 15 anos feitos no mês passado, se há seniores com experiência que cometem o mesmo erro de achar que vão cortar a bola e chegam tarde e só aí se lembram do primeiro amarelo…
Gostei de uma forma geral de todos os jogadores.
Umaro, acima de todos, pelos 2 golos marcados, mais uma assistência “de luxo” ao Marco Cruz.
Gonçalo Esteves, um bocado perdido em zonas diferentes onde costuma jogar.
Uma boa tentativa de tabela com o Umaro.
Grande golo.
Não sei se saiu porque rebentou (os relatadores é que disseram que sim).
Se calhar, já entrou em campo algo limitado fisicamente, daí também não ter ido para a ala.
A equipa técnica saberá, de certeza, melhor do que nós.
Joel não estará no seu melhor fisicamente, mas é ele quem arrasta a defesa e liberta o Umaro no 0-1.
Na oportunidade que teve, a bola vai com muita força, ele nunca foi rápido, se calhar agora estará menos, leva o central no lado interior, puxa a bola para fora para impedir a intervenção do central, com isto tudo já está demasiado próximo do GR, ainda a chuta mas já prensada com o GR.
Mesmo assim, sai bombeada, uns centímetros (poucos) mais abaixo e mais ninguém tinha tido hipótese de impedir o 2-4.
É “sacrificado” após a expulsão (52 minutos em campo).
Quem me desiludiu foi o Marco Cruz.
Não é pelo último livre que foi para o rio, nem pela oportunidade perdida só com o GR pela frente (pelos motivos que já acima referi).
Foi porque nunca se percebeu muito bem por onde é que andava, a LE é que não, mas também pouco tocou na bola a ME.
Coincidência, ou não, os 3 golos do SCP surgem todos pelo lado esquerdo da nossa defesa, mais um cruzamento, logo no início da 2.ª parte, que apanha o Luís Gomes isolado na nossa área (cabeceia defeituosamente, sendo certo que é um jogador baixo).

Offline Treinador de Bancada

• Tribuna Presidencial
Faltou referires a grande exibição do Pires, quer na recuperação da bola, quer a dar calma e critério á nossa circulação. De facto o Marco Cruz e o Joel têm sido duas desilusões nesta fase final. O Umaro só espero que não sofra do efeito Moretto que nos sub 15 era um predestinado, e depois foi desaparecendo gradualmente. Tecnicamente nunca um jogador tão forte nosso nos sub 15. Parece uma réplica do Brahimi.

Offline DeepBlue

• Tribuna Presidencial
  • Membro do Mês Janeiro/2019Membro do Mês Agosto/2018Membro do Mês Maio/2018Membro do Mês Julho/2017Membro do Mês Março/2017Membro do Mês Novembro/2016
E o que me dizem do Youssef Chermiti (14 anos)? Não vos parece que está ali uma espécie de Rafael Leão 2.0?

Não seria interessante "desviar" enquanto ainda não tem contrato profissional?

• Tribuna Presidencial
E o que me dizem do Youssef Chermiti (14 anos)? Não vos parece que está ali uma espécie de Rafael Leão 2.0?

Não seria interessante "desviar" enquanto ainda não tem contrato profissional?

Gostei muito dele. Na minha opinião o jogador mais interessante do SCP.  Falando em desviar o Bernardo da equipa deles sub 19 está a acabar contrato.

Offline Ivganovich

• Bancada central
Isso ia contra a "ética" dos nossos dirigentes. No nosso clube não se faz disso...

• Tribuna Presidencial
Isso ia contra a "ética" dos nossos dirigentes. No nosso clube não se faz disso...

Moretto Cassama e Idrisa Sambu fizeram like.

Offline Marcos

• Arquibancada
  • *
Gostei muito dele. Na minha opinião o jogador mais interessante do SCP.  Falando em desviar o Bernardo da equipa deles sub 19 está a acabar contrato.
Já que seria para desviar alguém preferia o Diogo Brás, esta muito aquém do potencial que tem mas seria um bom reforço.

Online Valtec

• Superior
  • *
Antonio Ribeiro castigado com 3 jogos.... todos viram o tipo de falta que foi e um segundo amarelo. Está tudo minado....

• Tribuna Presidencial
Antonio Ribeiro castigado com 3 jogos.... todos viram o tipo de falta que foi e um segundo amarelo. Está tudo minado....

Não acredito. Foi um segundo amarelo.

Online Valtec

• Superior
  • *
Ja confirmei e não é verdade, foi alguém que lançou essa noticia pra fomentar más ideias

Offline DeepBlue

• Tribuna Presidencial
  • Membro do Mês Janeiro/2019Membro do Mês Agosto/2018Membro do Mês Maio/2018Membro do Mês Julho/2017Membro do Mês Março/2017Membro do Mês Novembro/2016
Já que seria para desviar alguém preferia o Diogo Brás, esta muito aquém do potencial que tem mas seria um bom reforço.

Eles têm 3 jogadores em fim de contrato que podiam ser interessantes para a B:

» Abdu Conté - DE, 21 anos
     » Bernardo Sousa - MO, 19 anos
     » Diogo Brás - EE/ED, 19 anos

Offline Ivganovich

• Bancada central
Moretto Cassama e Idrisa Sambu fizeram like.
De lá, até cá, já muito se passou e mudou no nosso clube.

Offline miguel1000

• Bancada central
Eles têm 3 jogadores em fim de contrato que podiam ser interessantes para a B:

» Abdu Conté - DE, 21 anos
     » Bernardo Sousa - MO, 19 anos
     » Diogo Brás - EE/ED, 19 anos

Dos que conheço, gostava do Bernardo Sousa, Diogo Brás e Félix Correia...todos jogadores de equipa A no futuro.

Offline DeepBlue

• Tribuna Presidencial
Dos que conheço, gostava do Bernardo Sousa, Diogo Brás e Félix Correia...todos jogadores de equipa A no futuro.

O Félix é o que tem maior potencial, mas tem contrato até 2020. Os outros têm até 2019.