Autor Tópico: Liga Real - Raio X às Arbitragens da Liga NOS  (Lida 12566 vezes)

Online Fil

• Lugar Anual
  • Tribuna
Descrição e apreciação aos jogos dos 3 grandes na 31ª jornada da Liga NOS:

- Rio Ave 2-2 FC Porto

- Braga 1-4 Benfica

- Sporting 2-0 V. Guimarães

Contabilidade Geral - Liga Real, Penaltis, Foras de Jogo, Cartões amarelos e vermelhos, VAR, e Erros Graves:

---Estatísticas e Liga Real após a 31ª jornada

Online Fil

• Lugar Anual
  • Tribuna

Descrição e apreciação aos jogos dos 3 grandes na 32ª jornada da Liga NOS:

- FC Porto 4-0 Aves

- Benfica 5-1 Portimonense

- Belenenses 1-8 Sporting

Contabilidade Geral - Liga Real, Penaltis, Foras de Jogo, Cartões amarelos e vermelhos, VAR, e Erros Graves:

---Estatísticas e Liga Real após a 32ª jornada

Online Fil

• Lugar Anual
  • Tribuna
Descrição e apreciação aos jogos dos 3 grandes na 33ª jornada da Liga NOS:

- Nacional 0-4 FC Porto

- Rio Ave 2-3 Benfica

- Sporting 1-1 Tondela

---Estatísticas e Liga Real após a 33ª jornada

Offline Blue Special

• Superior
  • *
Grande trabalho @Fil .

Adorei ler as análises.

Online Fil

• Lugar Anual
  • Tribuna
Grande trabalho @Fil .

Adorei ler as análises.

Thanks Blue.

Online Fil

• Lugar Anual
  • Tribuna
Descrição e apreciação aos jogos dos 3 grandes na 34ª jornada da Liga NOS:

- FC Porto 2-1 Sporting

- Benfica 4-1 Santa Clara

---Estatísticas e Liga Real após a 34ª e última jornada

« Última modificação: 23/Mai/19, 14:57 por Fil »

Online Fil

• Lugar Anual
  • Tribuna
Mais tarde irei tecer as considerações e conclusões finais sobre a Liga Real.

Online Fil

• Lugar Anual
  • Tribuna
Ora bem, como prometido, esta é a minha conclusão à Liga Real que elaborei desde o início da Liga NOS, até ao seu epílogo.

Vou analisar em cada parâmetro, desde penaltis, cartões amarelos e vermelhos, e actuação do VAR, além da quantidade de erros graves que existiram a favor e contra cada um dos grandes do nosso futebol, e como isso influenciou, ou não, a pontuação final.

Comecemos pelos Penaltis,

- - - O FC Porto teve um prejuízo considerável no que concerne à marcação, ou não, de penaltis. Senão, vejamos,

Penaltis por assinalar a favor: 10, sendo 4 em casa e 6 fora.
Penaltis por assinalar contra: 4, sendo 3 em casa e 1 fora.

Logo, há aqui um prejuízo de 6 grandes penalidades.

Para que fique registado, no que respeita a penaltis bem assinalados, houve,

5 penaltis bem assinalados a favor do FC Porto, 3 em casa e 2 fora.
3 penaltis bem assinalados contra o FC Porto, 1 em casa e 2 fora.

- - - No caso do Benfica, a situação inverte-se.

Penaltis por assinalar a favor: 2, ambos na situação de visitado.
Penaltis por assinalar contra: 9, com 2 em casa e 7 fora.

Verifica-se um benefício assinalável de 7(!!!) penaltis.

Quanto aos penaltis bem assinalados,

8 penaltis bem assinalados a favor do Benfica, 3 em casa e 5 fora.
4 penaltis bem assinalados contra o Benfica, 2 em casa e 2 fora.

- - - Quanto ao Sporting, o panorama é o seguinte.

Penaltis por assinalar a favor: 1, fora de casa.
Penaltis por assinalar contra: 4, com 1 em casa e 3 fora.
Penaltis mal assinalados a favor: 4, com 3 em casa e 1 fora.

Tal como no caso do Benfica, verifica-se um largo proveito ilícito de 7 penaltis.

Quanto aos penaltis bem assinalados,

7 penalti bem assinalados a favor do Sporting, 4 em casa e 3 fora.
1 penalti bem assinalado contra o Sporting, fora de casa.

:. Se podemos concluir algo acerca dos penaltis, é que o FC Porto foi largamente prejudicado em relação aos seus rivais, sendo que isso traduz-se negativamente na pontuação final da Liga NOS, como é natural. Mas isso veremos mais à frente.

Passemos à frente, e vejamos a questão dos cartões, começando pelos amarelos.

- O FC Porto viu serem admoestados 57 jogadores, sendo que 10 ficaram por advertir com o respectivo cartão amarelo (27 - 5 em casa, e 30 - 5 fora).
- Já os adversários viram 82 cartões, e 26 ficaram por exibir (43 - 16 em casa, 39 - 10 fora).

- O Benfica viu serem admoestados 70 jogadores, com 29 a ficarem por advertir com o cartão amarelo (25 - 9 em casa, e 45 - 20 fora).
- Já os adversários viram 100 cartões, com 26 a ficar no bolso do árbitro (47 - 12 em casa, 53 - 14 fora).

- O Sporting viu serem advertidos 96 jogadores, sendo que 15 foram poupados ao cartão (41 - 9 em casa, e 55 - 6 fora).
- Já os adversários viram 113 cartões, com 10 a não serem devidamente punidos (51 - 7 em casa, 62 - 3 fora).

-Se por um lado o FC Porto foi, dos grandes, o que menos cartões viu, também foi o menos poupado, e os seus adversários foram os que sofreram menos admoestações, com um grande número de cartões a não ser exibido a esses adversários.

-O Benfica, por seu lado, não foi a equipa a quem mais cartões foram mostrados (mais que FC Porto, mas menos do que Sporting), mas foi, de longe, a que teve mais jogadores poupados à amostragem dos cartões amarelos, com mais do que FC Porto e Sporting em conjunto. Os seus adversários foram mais castigados do que os do FC Porto.

-O Sporting foi a equipa que viu mais cartões e cujos adversários sofreram mais advertências com amarelos.

:. Não se tira nenhuma conclusão em particular. Mas a estatística que revela que o Benfica teve 29 jogadores poupados a cartões amarelos, enquanto o FC Porto teve 10, e o Sporting 15, talvez mostre algo suspeito.

O seguinte parâmetro são as expulsões.

- Do FC Porto foi expulso apenas 1 jogador, e 2 não foram mas deviam tê-lo sido.
Quanto a adversários do FC Porto, os seus jogadores foram contemplados com 7 expulsões, e outros 7 escaparam a tal destino.

- No caso do Benfica foram expulsos 6 jogadores, mas 10 foram poupados ao vermelho.
Quanto aos seus adversários, foram contemplados com 2 expulsões, outros 2 ficaram em campo quando não deviam, 1 foi mal expulso.

- No caso do Sporting foram expulsos 4 jogadores, mas 5 foram poupados, com 2 a serem mal expulsos.
Quanto aos seus adversários, 4 foram bem expulsos, 1 vermelho foi mal exibido, e 5 ficaram por mostrar.

:. Neste particular, salta à vista o número de jogadores do Benfica poupados a expulsões. E mesmo assim, 6 mereceram a punição máxima disciplinar. De registar um unico jogador do FC Porto expulso, mas os seus adversários foram poupados num número relevante.

O VAR também não escapou a alguma mediocridade com muitos lances mal ajuízados e interpretados, também um pouco por culpa do protocolo vigente, mas não só, o que demonstra que esse protocolo tem de ser alterado para que os árbitros, seus assistentes e VAR tenham maior responsabilidade, e ao mesmo tempo mais autonomia para decidir.

Agora, os erros graves. Considerei erros graves, os penaltis, os golos, mal validados, ou mal anulados, as expulsões perdoadas e as não efectivadas, e livres perigosos, quando a falta era bastante evidente e muito próximo da grande área.

Portanto, segundo as minhas contas, o FC Porto foi beneficiado em,

- 4 lances de penalti
- 2 de expulsão
- 1 de golo
- 1 de livre perigoso

TOTAL: 8

e prejudicado em,

- 10 lances de penalti
- 5 de expulsão
- 1 de golo
- 2 de livre perigoso

TOTAL:18

Tudo isto, somado e subtraído dá um saldo negativo de 10 lances em que o FC Porto foi prejudicado.

No caso do Benfica, há benefício em

- 9 lances de penalti
- 11 de expulsão
- 4 de golo
- 3 de livre perigoso

TOTAL: 27

e prejuízo em,

- 2 lances de penalti
- 3 de expulsão
- 0 de golo
- 2 de livre perigoso

TOTAL: 7

O que dá um total de 20 lances em que o Benfica foi beneficiado. Comparar este número com o que apurei para o FC Porto, é como comparar o dia e a noite. Não há comparação possível.

No caso do Sporting, há benefício em

- 8 lances de penalti
- 7 de expulsão
- 1 de golo
- 1 de livre perigoso

TOTAL: 17

e prejuízo em,

- 1 lances de penalti
- 10 de expulsão
- 1 de golo
- 1 de livre perigoso

TOTAL: 3

Conclui-se que há benefício de 4.

--- Para concluir, a pontuação da Liga Real.

Com todos os números que acabei de apresentar, e dadas as circunstâncias dos jogos, os momentos em que aconteceram os benefícios e prejuízos, dentro da subjectividade e com a objectividade possível, considero que o FC Porto deveria ter sido o campeão, com 84 pontos, apenas menos 1 do que os 85 que conseguiu.

Em 2º lugar, ficaria o Benfica, com 77 pontos, menos 10 do que os 87 atingidos, e o Sporting faria apenas 65, menos 9 do que os que fez, não sendo certo que o 3º lugar estaria assegurado pois este exercício não é possivel fazer para o Braga.

Como se pode ver no abaixo exposto,

A propósito disto, e paralelamente, há um senhor, que dá pelo nome de Rui Santos, que elabora um exercício semelhante a este, mas na sua contabilidade pessoal, o Benfica era o justo campeão, tanto na Liga Real que o dito senhor elaborou, como na vertente em que soma os penaltis a essa Liga Real.

Para ele, o Benfica faria sempre 85 pontos, apenas menos 2 do que aqueles que fez.
O FC Porto faria apenas 79 na Liga Real, e 73 na Liga Real + Penaltis.

Devo confessar a minha estupefacção perante estes números. Na minha óptica não fazem qualquer sentido, pois os benefícios de que o Benfica dispôs toda a época, mais notórios na última parte do campeonato, mas que existiram durante toda a Liga, são por demais evidentes, e traduzem-se numa pontuação bem acima daquela que deveriam ter obtido.

Isto é inegável.

https://sicnoticias.pt/opiniao/2019-05-22-Benfica-ganha-a-Liga-Real-com-6-pontos-de-avanco-relativamente-ao-FC-Porto?fbclid=IwAR3TDmjCX3Xlz55GUqC5I9Xh5A9sC8yMI4rRtLJ5qmu8-ty4EG2DzsfMqR0

« Última modificação: 23/Mai/19, 17:32 por Fil »

Offline ptolomeu

• Superior
  • *
Esquece, eu acompanhei mais ou menos o tempo extra e o rui santos foi... nem sei que palavra melhor representa o que ele foi/fez.

Todos os lances duvidosos era contra o porto, ja no caso do benfica dava beneficio de duvida ao arbitro.

Foi fora de jogos, tipo um do felix acho que contra o moreirense, que davam a ideia de estar adiantado mas pq nao conseguia fazer o raio do 3D passava como golo bem marcado, ou seja, foras de jogo havia sempre a desculpa "certa" pra beneficiar o benfica.

Ainda nesta ultima jornada, tira mais 2 pontos ao porto no fora de jogo, diz ele "como se pode ver no 3D" e só apresenta o lance que se viu na transmissao do jogo apenas com uma nova linha traçada, que nem sei se estava diferente da dada pela transmissao e prontos toca a andar.

rio ave - slb consegue arranjar maneira de tirar o menor numero possivel e pontos ao benfica nao considerando penalti.

Mas existe um programa perfeito para demonstrar o que ele fez este ano... o da jornada rio ave - porto ; braga -slb... enterrou-se todo... nao sei se ele proprio teve ideia do que disse nesse programa, mas acho que se ele, chegando a casa, visse o programa que fez sentiria vergonha pq foi mau de mais pra ser verdade (ou entao vale msm tudo)... os 2 penaltis do slb foram bem assinalados, ja os 2 do porto nao eram lances de penalty

Ele que retirou pontos ao porto por um chega pra lá (segundo ele) do soares (nao me recordo do jogo) nao fez o msm no lance do 1º golo do slb contra nós no dragao.

Depois há a questao de por os nossos resultados serem por margem minima dar pra tirar pontos, ao contrario dos jogos do slb que mesmo que cheguem ao empate e/ou vantagem no marcador sendo favorecidos nao se passa nada (às vezes ate parece que o slb faz um forcing nos minutos finais pra marcar só pra que nao seja possivel retirar pontos na "liga real", nao acharia estranho pois por lá nao deixam nada ao acaso)

Ele que faça mas é um quadro resumo dos erros pra se ver quem foi mais beneficiado esta epoca, ja que pelas goleadas que deram escaparam sempre à retirada de pontos... pra lhes retirarem pontos só msm com o escândalo de vila do conde e msm assim...

tambem nao será por acaso que o quadro dos penaltis deixou de ser mostrado e que a "liga real+penaltis" este ano apareceu tantas vezes quando antigamente aparecia praticamente apenas na ultima jornada.

e isto é apenas o que me surgiu enquanto escrevia... termino com o seguinte:
- foi lhe dado a conhecer que sabiam podres acerca dele como sabiam dos árbitros?
- o "gabinete de crise" andou com ameaças de processos pelo que ele disse o ano passado e isto foi pra safar-se?
- houve ameaça que o televoto deixaria de ter os >80/85% da praxe na opçao favoravel ao slb? ia ver a vida a andar pra trás, no limite arriscava-se a perder o sustento ao fim do mês

Online Fil

• Lugar Anual
  • Tribuna
Esquece, eu acompanhei mais ou menos o tempo extra e o rui santos foi... nem sei que palavra melhor representa o que ele foi/fez.

Todos os lances duvidosos era contra o porto, ja no caso do benfica dava beneficio de duvida ao arbitro.

Foi fora de jogos, tipo um do felix acho que contra o moreirense, que davam a ideia de estar adiantado mas pq nao conseguia fazer o raio do 3D passava como golo bem marcado, ou seja, foras de jogo havia sempre a desculpa "certa" pra beneficiar o benfica.

Ainda nesta ultima jornada, tira mais 2 pontos ao porto no fora de jogo, diz ele "como se pode ver no 3D" e só apresenta o lance que se viu na transmissao do jogo apenas com uma nova linha traçada, que nem sei se estava diferente da dada pela transmissao e prontos toca a andar.

rio ave - slb consegue arranjar maneira de tirar o menor numero possivel e pontos ao benfica nao considerando penalti.

Mas existe um programa perfeito para demonstrar o que ele fez este ano... o da jornada rio ave - porto ; braga -slb... enterrou-se todo... nao sei se ele proprio teve ideia do que disse nesse programa, mas acho que se ele, chegando a casa, visse o programa que fez sentiria vergonha pq foi mau de mais pra ser verdade (ou entao vale msm tudo)... os 2 penaltis do slb foram bem assinalados, ja os 2 do porto nao eram lances de penalty

Ele que retirou pontos ao porto por um chega pra lá (segundo ele) do soares (nao me recordo do jogo) nao fez o msm no lance do 1º golo do slb contra nós no dragao.

Depois há a questao de por os nossos resultados serem por margem minima dar pra tirar pontos, ao contrario dos jogos do slb que mesmo que cheguem ao empate e/ou vantagem no marcador sendo favorecidos nao se passa nada (às vezes ate parece que o slb faz um forcing nos minutos finais pra marcar só pra que nao seja possivel retirar pontos na "liga real", nao acharia estranho pois por lá nao deixam nada ao acaso)

Ele que faça mas é um quadro resumo dos erros pra se ver quem foi mais beneficiado esta epoca, ja que pelas goleadas que deram escaparam sempre à retirada de pontos... pra lhes retirarem pontos só msm com o escândalo de vila do conde e msm assim...

tambem nao será por acaso que o quadro dos penaltis deixou de ser mostrado e que a "liga real+penaltis" este ano apareceu tantas vezes quando antigamente aparecia praticamente apenas na ultima jornada.

e isto é apenas o que me surgiu enquanto escrevia... termino com o seguinte:
- foi lhe dado a conhecer que sabiam podres acerca dele como sabiam dos árbitros?
- o "gabinete de crise" andou com ameaças de processos pelo que ele disse o ano passado e isto foi pra safar-se?
- houve ameaça que o televoto deixaria de ter os >80/85% da praxe na opçao favoravel ao slb? ia ver a vida a andar pra trás, no limite arriscava-se a perder o sustento ao fim do mês

Não vi nenhum programa do Tempo Extra, mas acredito que seja como dizes, porque para apresentar aqueles números tem que haver uma ginástica assinalável. E acho que desonestidade também, diga-se de passagem. Ou pelo menos deixar-se levar pela onda vermelha, e não ser capaz de opinar genuinamente, o que faria dele uma pessoa, e jornalista, o que ainda é pior, de má índole, e sem personalidade, nem moral para apresentar um programa desse género, onde mostra números que deviam ser fruto de uma análise séria a cuidada, mas é tudo menos isso. Mas também isso é o mais há neste país, está longe de ser caso único, logo ele é só mais um.