Caminho de Santiago / Pedestrianismo

Sakamoto

Tribuna Presidencial
25 Maio 2017
18,639
18,290
Conquistas
5
  • Bobby Robson
  • Março/20
  • José Mourinho
  • Jardel
Algum dos caros colegas foristas já fez o chamado "Caminho Português de Santiago" a pé?

Eu e mais uns amigos decidimos fazer o trajecto que vai de Tui a Santiago (~120 kms) e gostava de trocar conselhos, caso haja alguém que já o tenha feito, sobre como encarar isto a nível de material a levar, preparação necessária, etc.

A ideia é fazer em 6 dias, na média de 20 kms por dia. E será na semana antes da Páscoa por isso ainda falta mais de meio ano.
 

BestDragon

#AVB2024
22 Maio 2011
15,533
12,772
Penso que se faz +-5km por hora por isso ides ficar muito tempo para sem fazer nada, se andar umas 8h, vão fazer de 30 a 40Km por dia
 

Sakamoto

Tribuna Presidencial
25 Maio 2017
18,639
18,290
Conquistas
5
  • Bobby Robson
  • Março/20
  • José Mourinho
  • Jardel
Mas 40 kms por dia é capaz de ser muito violento. O problema não é fazê-lo num dia, é estar 3 dias seguidos com essa carga fisica.
 

WaywardPines

Tribuna Presidencial
11 Julho 2016
7,047
5,543
Conquistas
1
  • Reinaldo Teles
Por acaso nunca fiz, mas também gostava de saber conselhos de quem fez.

No meu caso é para ir a pé a Fátima

 

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
67,653
38,964
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
Um conselho é não se atirarem para a frente dos carros.

De resto 20 km por dia não é muito, o maior planeamento é o que vão fazer no resto do tempo ( se não regressarem a casa todos os dias que me parece que seria a melhor opção.. )
 

maisazul

Bancada central
30 Maio 2016
1,061
0
Sakamoto disse:
Algum dos caros colegas foristas já fez o chamado "Caminho Português de Santiago" a pé?

Eu e mais uns amigos decidimos fazer o trajecto que vai de Tui a Santiago (~120 kms) e gostava de trocar conselhos, caso haja alguém que já o tenha feito, sobre como encarar isto a nível de material a levar, preparação necessária, etc.

A ideia é fazer em 6 dias, na média de 20 kms por dia. E será na semana antes da Páscoa por isso ainda falta mais de meio ano.
Alguns conselhos:
1) calçado- compra já uns bons ténis de corrida e usa-os muito antes de ires. A saúde dos teus pés será o mais importante ao fim do 3 dia. É por ai que a maior parte das pessoas desiste ou sente muitas dificuldades. Não caiam na tentação de usar sapatos que nao estejam bem batidos. Se ja tiveres uns batidos e confortaveis usa esses
2) levem agulhas e linha para rebentarem as bolhas dos pés. Pesquisem online sobre como tratar de bolhas. Elas vao aparecer.
3) meias só de algodão.  De compressão até ao joelho como os maratonistas usam tb podem ser uteis. Pés secos é fundamental!!!
4)Andem sempre com coletes reflectores e iluminação à noite. TODOS!!!
5) Marquem com antecedencia os locais onde vao dormir
6) arranjem 1 pessoa para ir num carro de apoio. Qd algum estiver mesmo cansado ou indisposto que vá pata o carro. Mais vale fazer menos uns km num dia que ter um acidente fatal, nao é por fazer menos km que a fé ou a coragem é  menor.
A pessoa no carro deve tb carregar reservas de agua e comida para que vcs possam ir o mais leves possivel
7) compra paciência em pó.  Ao fim de 3 dias de esforço alguns amigos passam a parecer insuportáveis....

Enviado do meu SM-G930F através do Tapatalk

 

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
37,589
25,421
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
Em gaia, algumas partes desse caminho (falo em canelas, principalmente) foram um bocado abandonadas.. E cuidado que por vezes são zonas onde é preciso ter algum cuidado.
 

8down

Tribuna
9 Agosto 2006
4,562
1,522
Fiz o caminho de bicicleta (caminho frances + santiago-Porto).
De bicicleta faz-se o equivalente de 4 etapas a pé por dia.
Tenho uns flyers com as etapas Le Puy en Velay-Santiago e a media por etapa é uns 25km-30km. Posso te mandar um scan por MP para info, mas infelizmente nao tem as etapas Santiago-Porto.

A organisaçao e os caminhos em espanha+franca estao a leguas do que vi em Portugal, mas como de bicla foi só um dia, nao quero generalisar.

Nao te esquecas de fazer a credencial / creancial de forma a poderes dormir nos albergues.

Se precisares (e se te poder fornecer) mais info, apita.

@Sakamoto
 

Sakamoto

Tribuna Presidencial
25 Maio 2017
18,639
18,290
Conquistas
5
  • Bobby Robson
  • Março/20
  • José Mourinho
  • Jardel
Obrigado a todos pelo feedback!

MiguelDeco disse:
Em gaia, algumas partes desse caminho (falo em canelas, principalmente) foram um bocado abandonadas.. E cuidado que por vezes são zonas onde é preciso ter algum cuidado.
Como só vou fazer o caminho entre Tui e Santiago não passo aí. Mas, tanto quanto sei por alguma informação que colectei, os caminhos em Espanha estão muito bem conservados. Mas obrigado pela dica, o cuidado é sempre a ter em conta.

maisazul disse:
Alguns conselhos:
1) calçado- compra já uns bons ténis de corrida e usa-os muito antes de ires. A saúde dos teus pés será o mais importante ao fim do 3 dia. É por ai que a maior parte das pessoas desiste ou sente muitas dificuldades. Não caiam na tentação de usar sapatos que nao estejam bem batidos. Se ja tiveres uns batidos e confortaveis usa esses
2) levem agulhas e linha para rebentarem as bolhas dos pés. Pesquisem online sobre como tratar de bolhas. Elas vao aparecer.
3) meias só de algodão.  De compressão até ao joelho como os maratonistas usam tb podem ser uteis. Pés secos é fundamental!!!
4)Andem sempre com coletes reflectores e iluminação à noite. TODOS!!!
5) Marquem com antecedencia os locais onde vao dormir
6) arranjem 1 pessoa para ir num carro de apoio. Qd algum estiver mesmo cansado ou indisposto que vá pata o carro. Mais vale fazer menos uns km num dia que ter um acidente fatal, nao é por fazer menos km que a fé ou a coragem é  menor.
A pessoa no carro deve tb carregar reservas de agua e comida para que vcs possam ir o mais leves possivel
7) compra paciência em pó.  Ao fim de 3 dias de esforço alguns amigos passam a parecer insuportáveis....

Enviado do meu SM-G930F através do Tapatalk
Obrigado por todos os conselhos, são muito úteis e terei todos em consideração. É uma das coisas que me mete mais receio é a questão da saúde dos pés e como os tratar bem para sofrerem o menos possível. Principalmente a questão das bolhas e como tratar delas correctamente. Vou já este fim de semana comprar umas botas de caminhada para fazer os treinos com elas durante estes 6 meses. A ideia é ganharem a melhor cama possível para depois andar bem com elas. Recomendas alguma marca ou modelo em especial?

8down disse:
Fiz o caminho de bicicleta (caminho frances + santiago-Porto).
De bicicleta faz-se o equivalente de 4 etapas a pé por dia.
Tenho uns flyers com as etapas Le Puy en Velay-Santiago e a media por etapa é uns 25km-30km. Posso te mandar um scan por MP para info, mas infelizmente nao tem as etapas Santiago-Porto.

A organisaçao e os caminhos em espanha+franca estao a leguas do que vi em Portugal, mas como de bicla foi só um dia, nao quero generalisar.

Nao te esquecas de fazer a credencial / creancial de forma a poderes dormir nos albergues.

Se precisares (e se te poder fornecer) mais info, apita.

@Sakamoto
Engraçado que a ideia de fazermos isto veio exactamente depois de uma conversa com um rapaz amigo que fez, em Março deste ano, parte do caminho francês em bicicleta. Foi ele que nos meteu o bichinho para a aventura. E, pelo feedback dele, partilha da tua opinião que os caminhos em Espanha e França estão muito mais bem conservados e indicados do que em Portugal.

Sim, já estamos a tratar de saber o que é preciso e onde podemos fazer a credencial. Ainda não sabemos se vamos optar por ficar em albergues ou em residenciais nas mesmas cidades. Segundo o que falamos com o rapaz que fez de bicicleta, ele ficou em residenciais e achou que ele bocadinho mais de conforto que ganhou com isso, fez diferença no bem estar fisico com o passar dos dias.

Se não te der muito trabalho, manda-me esse scans, de certeza que terão algo que me será util.
 

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
67,653
38,964
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
PortoMDL disse:
Podem atirar-se que Deus protege... :)
Estamos a falar da fé das pessoas não devias gozar com isso, porque todos os anos morre gente na estrada, deus é grande mas não chega para salvar toda a gente que se atira.
 

Sakamoto

Tribuna Presidencial
25 Maio 2017
18,639
18,290
Conquistas
5
  • Bobby Robson
  • Março/20
  • José Mourinho
  • Jardel
Antes de mais, deixem-me estabelecer um ponto: não é pela fé que vou fazer a caminhada. Embora seja católico e tenha as minhas crenças, neste caso é pelo desafio, aventura, viagem, superação pessoal e acredito que haja alguma espiritualidade pelo meio, própria do contexto e do caminho.
 

maisazul

Bancada central
30 Maio 2016
1,061
0
Sakamoto disse:
Obrigado a todos pelo feedback!

Como só vou fazer o caminho entre Tui e Santiago não passo aí. Mas, tanto quanto sei por alguma informação que colectei, os caminhos em Espanha estão muito bem conservados. Mas obrigado pela dica, o cuidado é sempre a ter em conta.

Obrigado por todos os conselhos, são muito úteis e terei todos em consideração. É uma das coisas que me mete mais receio é a questão da saúde dos pés e como os tratar bem para sofrerem o menos possível. Principalmente a questão das bolhas e como tratar delas correctamente. Vou já este fim de semana comprar umas botas de caminhada para fazer os treinos com elas durante estes 6 meses. A ideia é ganharem a melhor cama possível para depois andar bem com elas. Recomendas alguma marca ou modelo em especial?

Engraçado que a ideia de fazermos isto veio exactamente depois de uma conversa com um rapaz amigo que fez, em Março deste ano, parte do caminho francês em bicicleta. Foi ele que nos meteu o bichinho para a aventura. E, pelo feedback dele, partilha da tua opinião que os caminhos em Espanha e França estão muito mais bem conservados e indicados do que em Portugal.

Sim, já estamos a tratar de saber o que é preciso e onde podemos fazer a credencial. Ainda não sabemos se vamos optar por ficar em albergues ou em residenciais nas mesmas cidades. Segundo o que falamos com o rapaz que fez de bicicleta, ele ficou em residenciais e achou que ele bocadinho mais de conforto que ganhou com isso, fez diferença no bem estar fisico com o passar dos dias.

Se não te der muito trabalho, manda-me esse scans, de certeza que terão algo que me será util.
Nao recomendo botas, pois têm mais pontos de contacto com os pés,  nomeadamente na canela e tendao de aquiles. Vê os tenis da Acsis tiger com gel Nimbus. Sao os melhores que há para grandes distancias e maratonas, na minha opiniao. Sao muito caros (por volta dos 160€) mas nota-se diferenca. Se o caminho for muito acidentado é melhor uns com a sola para "off road" mas sempre tenis. Eu dei-me mal com umas botas.

Enviado do meu SM-G930F através do Tapatalk

 

Sakamoto

Tribuna Presidencial
25 Maio 2017
18,639
18,290
Conquistas
5
  • Bobby Robson
  • Março/20
  • José Mourinho
  • Jardel
maisazul disse:
Nao recomendo botas, pois têm mais pontos de contacto com os pés,  nomeadamente na canela e tendao de aquiles. Vê os tenis da Acsis tiger com gel Nimbus. Sao os melhores que há para grandes distancias e maratonas, na minha opiniao. Sao muito caros (por volta dos 160€) mas nota-se diferenca. Se o caminho for muito acidentado é melhor uns com a sola para "off road" mas sempre tenis. Eu dei-me mal com umas botas.

Enviado do meu SM-G930F através do Tapatalk
Por acaso tenho uma Asics Gel-Pulse 5, bastante confortáveis e com poucos kms, que vão servir para fazer a preparação fisica para o caminho. O ideal seria chegaram à altura de ir ainda em bom estado, assim já tinham a cama feita. Entretanto já estava a pensar em comprar, durante o próximo mês, outro par de calçado e dar-lhe andamento antes de ir. Seriam os dois pares que ia levar. Vou ver essas que me disseste.
 

Sakamoto

Tribuna Presidencial
25 Maio 2017
18,639
18,290
Conquistas
5
  • Bobby Robson
  • Março/20
  • José Mourinho
  • Jardel
8down disse:





Desculpem a qualidade, mas estas folhas  jà fizeram uns km e têm uns anitos...
Obrigado eu pela paciência em por isto aqui. Vou imprimir isto a ver se tem informação que me possa ser útil.

Amanhã vou começar os treinos. Fazer 10 KMS a ver como é que o corpo reage. Enferrujado e pesado como estou, até aposto que vai chorar :D
 

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
67,653
38,964
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
Sakamoto disse:
Obrigado eu pela paciência em por isto aqui. Vou imprimir isto a ver se tem informação que me possa ser útil.

Amanhã vou começar os treinos. Fazer 10 KMS a ver como é que o corpo reage. Enferrujado e pesado como estou, até aposto que vai chorar :D
Se vais chorar por fazer 10 km a andar estás todo podre ;)

Podes aprender aqui com esta menina Courtney Dauwalter, , 385 km em 58 horas



https://www.youtube.com/watch?v=YseTVpI4R5U&t=
 

maisazul

Bancada central
30 Maio 2016
1,061
0
@Sakamoto

Fiz uma lista dos que eu compraria para esse efeito:

1)Em Gel semona - Gore-tex, transpiraveis e impermeaveis, todo o terreno misto, proteção contra pedras e excelente preço - https://www.deporvillage.pt/tenis-asics-gel-sonoma-3-gtx-cinzento-preto-laranja?source=igodigital


https://www.deporvillage.pt/tenis-asics-gel-sonoma-3-gtx-cinzento-preto-laranja?source=igodigital

2) São um pouco mais baratos que os nimbus, mas são muito bons. São impermeaveis, transpiraveis e têm uma sola que dá para todo o tipo de terreno.

https://www.deporvillage.pt/tenis-asics-gel-fuji-trabuco-6-gtx-cinzento-negro-laranja

3) Estes são para todo o terreno ( trail running), não são impermeaveis, mas se o terreno for muito acidentado a sola é melhor, e tem proteção contra pedras na sola sola, do genero de uma palmilha mais forte.

https://www.deporvillage.pt/tenis-asics-gecko-xt-preto-amarelo


4) Estes ultimos são os Nimbus, que pelo preço, devem ter uns motores a jacto que te vão ajudar imenso!
São para mim os melhores tenis de corrida do mercado.

https://www.deporvillage.pt/tenis-asics-gel-nimbus-20-lite-show-preto-cinzento-azul

Como em Abril na Galiza tens alta probabilidade de chuva, os pavimentos devem ser mistos e juntando a isso o preço mais em conta eu iria para a minha promeira sugestão, ou os trabuco 6 GTX

Esta loja online espanhola costuma ter bons preços, mas nada como ir a uma loja fisica para os ver e experimentar primeiro e depois encomendar o tamanho certo.

Espero ter ajudado!