Autor Tópico: Taça Intercontinental, Final: FC Porto-Barcelona 4-5 (a.p.)  (Lida 6198 vezes)

Offline André Farinha

• Tribuna Presidencial
Hóquei em Patins: FC Porto-Barcelona, 4-5 (Taça Intercontinental, final, 17/12/18)

Offline Ferjo

• Tribuna
A diferença está na forma como as equipas defendem. Para o Porto marcar um golo ao Barça tem de fazer a jogada perfeita ou esperar por uma bola parada. Tudo em esforço, mérito do Barça. Já o Barcelona aproveita os erros de marcação do Porto. O Hélder é um jogador com recursos ilimitados mas tem grandes falhas defensivas. O segundo e principalmente o terceiro golo sofrido foram da responsabilidade dele. Principalmente o terceiro, o Barça nunca ia ter uma falha defensiva daquelas. São estes pequenos pormenores que fazem com que o Porto perca sucessivamente com eles.

Convenhamos que marcar em inferioridade numerica nao abona muito a capacidade defensiva do Barcelona. Alias roca mesmo o ridiculo. Eu pelo menos o que eu nao escrevia se fosse ao contrario.

Se espremos o sumo deste jogo nao 'e normal o Barcelona falhar tantas bolas paradas, infelizmente tiveram estrelinha e mais alguma coisa que j'a sabemos o que 'e desde h'a muito tempo e venceram no prolongamento. Eu nao sei como ha que foristas que escrevem o obvio, entao o Barcelona no papel nao tem melhor plantel que o FC Porto, porque estao tao admirados?

Offline joaoalvercafcp

• Tribuna Presidencial
https://www.fcporto.pt/pt

"ESTAMOS NO CAMINHO CERTO PARA RECOLHER FRUTOS DESTE TRABALHO"

Guillem Cabestany satisfeito com o desempenho do FC Porto Fidelidade na Taça Intercontinental
O FC Porto Fidelidade já está a caminho de Portugal, com chegada prevista para esta terça-feira, depois de ter participado na Taça Intercontinental. Os Dragões apuraram-se para a final da prova, em San Juan (Argentina), mas perderam frente ao Barcelona no jogo decisivo, após prolongamento.

Guillem Cabestany admite que o grupo ficou triste com novo desaire numa final internacional mas salienta que o FC Porto fez tudo o que estava ao seu alcance para garantir o troféu na Argentina.

Poucas coisas a apontar à equipa portista
“Acho que poucas coisas temos a apontar à equipa. Tal como aconteceu na Taça Continental, fico extremamente satisfeito com o jogo que fizemos, com a exibição dos jogadores, com o espírito do grupo. Fizemos tudo para ganhar e vamos tentar já no sábado sermos ainda um pouco melhores.”

Dragões não desistem dos títulos internacionais
“Estamos no caminho certo para recolher frutos deste trabalho, para recolher títulos. Estamos tristes por não conseguir a vitória mas satisfeitos com o trabalho desenvolvido. São três finais perdidas com o Barcelona mas em qualquer um dos três jogos podíamos ter vencido, se não fosse o azar ou as decisões que por vezes podem ajudar a desequilibrar o jogo. Espero que, num futuro próximo, algumas dessas decisões não sejam contra nós e que possamos conseguir o título internacional que o clube merece, que os jogadores do passado e do presente merecem.”

Decisões da equipa de arbitragem prejudicaram o FC Porto
“Que apitem numa final tão importante dois árbitros argentinos que nem nós nem o Barcelona conhecíamos, que ainda não estão habituados a arbitrar de acordo com os novos regulamentos…era normal que surgissem algumas situações comprometedoras. Houve sobretudo três decisões importantes, à parte das pequenas faltas, que foram contra nós. Quero acreditar no fair-play, que toda a gente tenta fazer as coisas bem, e que algum dia o azar que temos tido nas finais contra o Barcelona se transforme em sorte e que nos ajude a conseguir o título.”

Offline Celta7

• Tribuna
Convenhamos que marcar em inferioridade numerica nao abona muito a capacidade defensiva do Barcelona. Alias roca mesmo o ridiculo. Eu pelo menos o que eu nao escrevia se fosse ao contrario.

Porquê? Os jogadores do Barcelona fizeram exactamente o que tinham de fazer... levar o Gonçalo para a tabela para fazer o 2 contra 1. O Gonçalo teve sorte no ressalto, ele até estava a tentar passar para o jogador que estava no meio campo. Depois teve classe a marcar.

Offline Ferjo

• Tribuna
Porquê? Os jogadores do Barcelona fizeram exactamente o que tinham de fazer... levar o Gonçalo para a tabela para fazer o 2 contra 1. O Gonçalo teve sorte no ressalto, ele até estava a tentar passar para o jogador que estava no meio campo. Depois teve classe a marcar.

Taparam todos os caminhos ao Goncalo excepto o mais importante - a baliza.

Offline Celta7

• Tribuna
Taparam todos os caminhos ao Goncalo excepto o mais importante - a baliza.

A menos que se ache que o desporto é uma ciência exacta em que factores como a sorte e o talento individual não contam, é possível sofrer golos sem que se cometa erros defensivos. Foi o caso.

Offline joaoalvercafcp

• Tribuna Presidencial

Offline Ferjo

• Tribuna
A menos que se ache que o desporto é uma ciência exacta em que factores como a sorte e o talento individual não contam, é possível sofrer golos sem que se cometa erros defensivos. Foi o caso.

Provavelmente estou a ser teimoso mas 'e assim tao normal facturar em Hoquei com um jogador a menos? Acho que 'e das coisas mais inverosimeis que existem no Hoquei Profissional. Tratando-se do Barcelona com o melhor plantel do Mundo nao 'e ainda mais estranho? Insistires que nao houve erro defensivo no golo do Goncalo junto 'a tabela, 'e como dizeres que 'e normal o FC Porto em nao sei quantas finais frente ao Barcelona perde-las todas. A comparacao 'e minha e nao tua mas para mim fica aqui a justificacao porque estou a ser teimoso e sim concordo que o desporto nao 'e uma ciencia exacta, mas tambem nao 'e uma de alinhamento de astros, o Goncalo ter passado pelo meio de dois jogadores catalaes quando estava encostado 'a tabela 'e para mim inconcebivel. Alia's diria o mesmo se estivesse 5 contra 5, aquilo foi um erro defensivo, aconteceu... (nao acho que volte mais a acontecer com o Barcelona) agora sou eu que digo que o desporto nao 'e propriamente uma ciencia exacta.
Somos inferiores mas tambem h'a algo mais que a simples superioridade desportiva e mental.
« Última modificação: 20/Dez/18, 01:49 por Ferjo »

Offline bluevertigo

• Tribuna Presidencial
O tático individual e o laboratório coletivo.
E, globalmente, a forma "robotizada" como todos defendem. Sistematizar perfil mental, potenciar e agilizar o físico, para entrar naquela graduação especial.   

Offline Celta7

• Tribuna
Provavelmente estou a ser teimoso mas 'e assim tao normal facturar em Hoquei com um jogador a menos? Acho que 'e das coisas mais inverosimeis que existem no Hoquei Profissional. Tratando-se do Barcelona com o melhor plantel do Mundo nao 'e ainda mais estranho? Insistires que nao houve erro defensivo no golo do Goncalo junto 'a tabela, 'e como dizeres que 'e normal o FC Porto em nao sei quantas finais frente ao Barcelona perde-las todas. A comparacao 'e minha e nao tua mas para mim fica aqui a justificacao porque estou a ser teimoso e sim concordo que o desporto nao 'e uma ciencia exacta, mas tambem nao 'e uma de alinhamento de astros, o Goncalo ter passado pelo meio de dois jogadores catalaes quando estava encostado 'a tabela 'e para mim inconcebivel. Alia's diria o mesmo se estivesse 5 contra 5, aquilo foi um erro defensivo, aconteceu... (nao acho que volte mais a acontecer com o Barcelona) agora sou eu que digo que o desporto nao 'e propriamente uma ciencia exacta.
Somos inferiores mas tambem h'a algo mais que a simples superioridade desportiva e mental.

Não, não é habitual mas acontece várias vezes e é tanto mais provável quanto melhores forem os jogadores. O Barcelona fez o que tinha de fazer, levar o jogador com bola para uma das tabelas, fazer o 2 x 1 enquanto os outros 2 defesas fechavam as linhas de passe para os outros 2 jogadores do Porto. O Gonçalo não passou pelos 2 jogadores, ele tentou em desespero passar a bola para o meio campo e a bola ressaltou para a tabela de fundo.

Eu ainda não percebi qual é o erro defensivo que tu vês ali. Achas que deviam ter feito 3 x 1 no Gonçalo? Ou 4 x 1? Ou achas que deviam ter feito falta num jogador que se ia isolar e com isso levar um azul? Porque me parece que o teu argumento é apenas que não deviam sofrer golos porque tinham mais um jogador.

Há equipas pequenas que se contentam em meter os 4 jogadores no próprio meio campo e deixam equipas como o Porto circular a bola com apenas 3 jogadores a passar o tempo. Mas as equipas grandes não fazem isso, pressionam no campo inteiro e obviamente deixam muito espaço nas costas. É um risco que correm. O Porto teria feito o mesmo. Desta vez tiveram azar num ressalto.

Offline Ferjo

• Tribuna
Eu ainda não percebi qual é o erro defensivo que tu vês ali. Achas que deviam ter feito 3 x 1 no Gonçalo? Ou 4 x 1? Ou achas que deviam ter feito falta num jogador que se ia isolar e com isso levar um azul? Porque me parece que o teu argumento é apenas que não deviam sofrer golos porque tinham mais um jogador.

J'a o escrevi em comentario anterior mas posso voltar a repetir, barraram todos os caminhos excepto o mais importante a baliza.

Tal como dizes taparam todas as linhas de passe conseguiram interceptar a bola, mas depois nao souberam reagir e fechar o caminho mais importante. Pronto j'a percebi que nao ves nisto um erro defensivo. Atencao eu nao estou  a discutir a estrategia se calhar 'e isto que referes o Barcelona fez bem a pressao mas os executantes sobre o Goncalo interpretaram mal o seu papel, na minha opiniao se eu fosse treinador despedia-os na hora, mas pronto nao sou expert no desporto mas 'e esta a minha filosofia. Para mim aquele golo s'o pode acontecer porque os dois jogadores do Barcelona dormiram no ponto, ouviram o Treinador mas nao reagiram ao momento.

Mas pronto ainda bem, o Goncalo foi excelente 'e um grande jogador e deu um alento enorme para no ser desta. Infelizmente veio o empate que permitiu o prolongamento paciencia, o Barcelona merecia ter perdido s'o por causa deste lance. Nao foi o Barcelona rigoroso a que estamos acostumados e que apelidaste neste jogo, chamas azar, para mim nao.

Por desconhecimento meu e j'a que referes "...acontece varias vezes e 'e tanto mais provavel quanto melhores forem os jogadores." isto j'a aconteceu anteriormente com o Barcelona, sofrer golos em "Power Play"? Bem em finais da Taca dos Campeoes tenho quase a certeza que foi a primeira vez e muito provavelmente a ultima. Mas estou curioso em saber em que outros jogos aconteceu.

Offline Celta7

• Tribuna
J'a o escrevi em comentario anterior mas posso voltar a repetir, barraram todos os caminhos excepto o mais importante a baliza.

Tal como dizes taparam todas as linhas de passe conseguiram interceptar a bola, mas depois nao souberam reagir e fechar o caminho mais importante. Pronto j'a percebi que nao ves nisto um erro defensivo. Atencao eu nao estou  a discutir a estrategia se calhar 'e isto que referes o Barcelona fez bem a pressao mas os executantes sobre o Goncalo interpretaram mal o seu papel, na minha opiniao se eu fosse treinador despedia-os na hora, mas pronto nao sou expert no desporto mas 'e esta a minha filosofia. Para mim aquele golo s'o pode acontecer porque os dois jogadores do Barcelona dormiram no ponto, ouviram o Treinador mas nao reagiram ao momento.

Mas pronto ainda bem, o Goncalo foi excelente 'e um grande jogador e deu um alento enorme para no ser desta. Infelizmente veio o empate que permitiu o prolongamento paciencia, o Barcelona merecia ter perdido s'o por causa deste lance. Nao foi o Barcelona rigoroso a que estamos acostumados e que apelidaste neste jogo, chamas azar, para mim nao.

Por desconhecimento meu e j'a que referes "...acontece varias vezes e 'e tanto mais provavel quanto melhores forem os jogadores." isto j'a aconteceu anteriormente com o Barcelona, sofrer golos em "Power Play"? Bem em finais da Taca dos Campeoes tenho quase a certeza que foi a primeira vez e muito provavelmente a ultima. Mas estou curioso em saber em que outros jogos aconteceu.

Eu não vejo assim tantos jogos do Barça para te responder a isso. Quando dizia que é tanto mais provável acontecer quanto melhor forem os jogadores, referia-me à equipa em under-play. Já vi o Porto sofrer golos do Nicolia com um jogador a mais. O problema daquele lance é que a bola sobrou para um dos jogadores mais talentosos do mundo. Um qualquer outro jogador de um qualquer Valença naquela situação provavelmente não tinha marcado e ninguém falava daquele lance...

Não discordamos assim tanto quanto isso, apenas acho que aquilo foi um lance de puro azar do Barça e tu achas que os 2 jogadores deviam ter feito mais.