Computador portátil

J

JPMF80

Guest
Boas pessoal
Eu quero comprar um PC portátil e queria opiniões visto que não percebo muito, vai ser usado maioritariamente para trabalho. Já me falaram em comprar tem de ser SSD e possuir uma memória RAM no mínimo de 8 gigas e uma placa gráfica NVIDIA e possuir o i5 .. que acham ?
 

VisceraEater

Bancada central
28 Maio 2016
1,612
633
36
JPMF80 disse:
Boas pessoal
Eu quero comprar um PC portátil e queria opiniões visto que não percebo muito, vai ser usado maioritariamente para trabalho. Já me falaram em comprar tem de ser SSD e possuir uma memória RAM no mínimo de 8 gigas e uma placa gráfica NVIDIA e possuir o i5 .. que acham ?
Que tipo de trabalho fazes com o PC? Algumas das coisas que disseste fazem sentido e algumas talvez não. Se pudesses adiantar qual o orçamento podia ser útil. Por fim, o tamanho/aspecto conta? E a autonomia?

Sent from my A0001 using Tapatalk

 
J

JPMF80

Guest
VisceraEater disse:
Que tipo de trabalho fazes com o PC? Algumas das coisas que disseste fazem sentido e algumas talvez não. Se pudesses adiantar qual o orçamento podia ser útil. Por fim, o tamanho/aspecto conta? E a autonomia?

Sent from my A0001 using Tapatalk
Maioritariamente trabalho com o Word, Excel power point .. máximo até 700 / 750 . Aspeto não conta desde que dê para o que quero.. autonomia não precisa de ser alta
 

VisceraEater

Bancada central
28 Maio 2016
1,612
633
36
JPMF80 disse:
Maioritariamente trabalho com o Word, Excel power point .. máximo até 700 / 750 . Aspeto não conta desde que dê para o que quero.. autonomia não precisa de ser alta
Vou ser muito sincero contigo. Para o tipo de trabalho que fazes práticamente qualquer computador serve. Tenta algo que te agrade a baixo preço e metes algum ao bolso.
Em vez de tentares o melhor computador até 750 Euros, considera comprar um por volta dos 500 porque vai chegar e sobrar e ainda guardas 250 que dão jeito para outras coisas.

Contúdo ficam aqui algumas sugestões:

- Compra um ecrã de 15 polegadas. Se usares o ecrã do portátil (não tivereres monitor externo) para usares o Office 15 polegadas é confortável e são os mais amigos do bolso.

- Discos SSD são muuuito mais rápidos mas mais caros. Pensa que com o teu orçamento se fores para SSD vais comprar um disco 5x mais pequeno do que se fores para suporte magnético. Ou seja, se não precisares de muito espaço no computador, porque usas a cloud, serviços de armazenamento externo ou um disco externo, vai em frente e tenta 256SSD. Caso contrário, se preferires um disco maior vai para magnético. Se é mais lento? Sim é. Se se vai reflectir em productividade Word e Excel? Não.


- Processadores - O minimo ser um i5 é mito urbano. Neste site de benchmarking: https://www.cpubenchmark.net/ vais ver que há i5 com melhor performance do que i7 e que há i3 mais rapidos que i5.

Lá no fundo o que interessa não é o modelo mas os cores, as threads e a cache. A arquitectura tem claro impacto. Lá no fundo tu podes ter um Ford Fiesta mais rápido que um Ford Focus certo? Ou mais económico? É um caso parecido.

Finalmente sobre a placa gráfica. Eu gosto de NVIDIA. Gosto muito. E agora comprei um lenovo que custou cerca de 1000 Euros que gosto muito, mas não creio que para a tua utilizacao seja um requisito muito importante. Na verdade acho que é um "nice-to-have".


Com o teu orçamento tenta maximizar um ecrã confortável (porque vais escrever bastante), um computador bem acabado (com chassis que nao seja deamaisado plastico).

Pessoalmente eu evitaria ACER mas é meio que pessoal.

Boa sorte.
 
J

JPMF80

Guest
Obrigado vou seguir esses conselhos.. e Acer não presta ? E que já não é a primeira pessoa que me diz isso ..
 

killermartins

Tribuna Presidencial
23 Abril 2012
13,505
7,334
Não tenhas pressa, perde o tempo que for necessário, porque o pc é suposto acompanhar uns anos..

A marca é opção pessoal, eu tenho excelentes resultados com Asus, neste momento tenho várias pessoas que aconselhei em termos de modelo e estão satisfeitas..

Quando referes Nvidia, depende do que queres, jogos, vais ter de ir para uma gtx 1050 para andar em baixo orçamento.. Se o teu trabalho principal for office, browser e afins, acho que deves preferir a possibilidade de expansão de Ram e ligação ssd M.2, porque em termos de longevidade te vai permitir dar um boost..

Exemplo, um portátil com 8gb de ram, com possibilidade de expansão para 16gb, DDR4 já agora e que traga um HDD de 500gb, mas com ligação M.2 que te permita no futuro passar a correr o SO no SSD.. Este portátil tem muito mais longevidade do que outro que tendo mais força bruta em termos gráficos, falhe noutros aspectos..

Quanto ao i5, é relativo porque um i5 mais antigo poderá ser inferior a um i3, eu tenho um mínimo que é preferir um quad-core, opinião pessoal..

Por fim, o tamanho, depende da portabilidade que queres, e, essencial, grande parte dos monitores não são full hd..

Muito resumidamente, é isto.. Posso ser mais directo a dar opinião se me disseres exactamente para que queres a gráfica nvidia, se gostavas de um ecrã full HD e se pretendes longevidade ou um todo o terreno para o presente sem grandes planos de o manter mais de 4/5 anos..
 

VisceraEater

Bancada central
28 Maio 2016
1,612
633
36
JPMF80 disse:
Obrigado vou seguir esses conselhos.. e Acer não presta ? E que já não é a primeira pessoa que me diz isso ..
A Acer oferece preços muito competitivos e consegues melhores specs normalmente com marcas como essa, mas no caso, julgo que os acabamentos de computadores low end são francamente maus. Aqueles problemas do computador aquecer bastante e começar a deteorar o plástico. O ecrã com o abrir e fechar começar a ficar danificado e baterias que deixam de funcionar são regulares no caso.

Mas como disse podes comprar um computador por cerca de 500 euros que te ofereça conforto e productividade e dure aí uns 4/5 anos de forma bem aceitável. Claro que se tentares jogar e fazer ediçao de video isso não vai correr bem.

Para uma parte do que faço eu uso um Raspberry PI 3 Model B
https://www.raspberrypi.org/products/raspberry-pi-3-model-b/

:)

Por isso com 5xx euros consegues um excelente computador para trabalhar com office.
 
N

Noventa e Nove

Guest
JPMF80 disse:
Obrigado vou seguir esses conselhos.. e Acer não presta ? E que já não é a primeira pessoa que me diz isso ..
Existe essa ideia geral, e eu se calhar tenho tido sorte, mas os únicos portáteis que nunca me avariaram foram Acer. Aliás ainda tenho um portátil Acer em funcionamento que vai fazer em Março 9 anos que o comprei. A única coisa que precisou até hoje foi de uma limpeza interna devido ao aquecimento.
 

VisceraEater

Bancada central
28 Maio 2016
1,612
633
36
Noventa e Nove disse:
Existe essa ideia geral, e eu se calhar tenho tido sorte, mas os únicos portáteis que nunca me avariaram foram Acer. Aliás ainda tenho um portátil Acer em funcionamento que vai fazer em Março 9 anos que o comprei. A única coisa que precisou até hoje foi de uma limpeza interna devido ao aquecimento.
Sem duvida que varia com a experiencia de cada um. Ja tive um toshiba brutal e um péssimo. Um Asus que supostamente era incrivel e foi o pior pc que tive em toda a minha vida. E agora tenho um lenovo que ainda é muito novinho para tecer comentários. Mas até ver gosto.
 

PortoMDL

Tribuna Presidencial
31 Outubro 2014
27,635
759
Conquistas
1
  • Campeão Nacional 19/20
Fundamental ter disco SSD, bom processador e no mínimo 8gb de memória RAM.
 

killermartins

Tribuna Presidencial
23 Abril 2012
13,505
7,334
JPMF80 disse:
Pessoal e HP?
Impressoras..

Edit: Se alguém for adepto dos pc's deles, compreendo porque sei que têm feito coisas melhores nos últimos tempos, mas os portáteis da hp eram uma miséria no boom dos portáteis..
 

killermartins

Tribuna Presidencial
23 Abril 2012
13,505
7,334
PortoMDL disse:
Fundamental ter disco SSD, bom processador e no mínimo 8gb de memória RAM.
Não é fundamental o ssd, as marcas normalmente têm uns ssd básicos, se tiveres um hdd, durante 1/2 anos não sentes grande diferença de desempenho, ao fim desses 2 anos, a garantia vai ao ar, compras um ssd para a entrada M.2 que quase todos trazem, passas o SO para lá e ficas com um portátil "novo".. O hdd normalmente dura uma vida..

Quanto à Ram, 8gb para mim é o mínimo, assim como mínimo de expansão para 16gb..
 

PortoMDL

Tribuna Presidencial
31 Outubro 2014
27,635
759
Conquistas
1
  • Campeão Nacional 19/20
killermartins disse:
Não é fundamental o ssd, as marcas normalmente têm uns ssd básicos, se tiveres um hdd, durante 1/2 anos não sentes grande diferença de desempenho, ao fim desses 2 anos, a garantia vai ao ar, compras um ssd para a entrada M.2 que quase todos trazem, passas o SO para lá e ficas com um portátil "novo".. O hdd normalmente dura uma vida..

Quanto à Ram, 8gb para mim é o mínimo, assim como mínimo de expansão para 16gb..
Não é obrigatório o SSD mas se quiser que o PC se ligue em poucos segundos ou que seja mais rápido a fazer certas acções é fundamental. Eu tinha um normal, mudei para um ssd e em 7/8 segundos o pc está ligado e pronto a trabalhar. Não quero outra coisa. ;)
 

killermartins

Tribuna Presidencial
23 Abril 2012
13,505
7,334
PortoMDL disse:
Não é obrigatório o SSD mas se quiser que o PC se ligue em poucos segundos ou que seja mais rápido a fazer certas acções é fundamental. Eu tinha um normal, mudei para um ssd e em 7/8 segundos o pc está ligado e pronto a trabalhar. Não quero outra coisa. ;)
Pois, é isso, ficaste com um pc "novo" com vários anos e com os pc's novos nem tens de trocar, dá para ter hdd e ssd, é um fartote.. Mas foi o que disse no início, não pode ter pressa porque esses são pormenores muito pessoais, tenho alguns portáteis aqui que maior parte das pessoas já os tinha partido ao meio :D
 

kal-el

Tribuna Presidencial
12 Agosto 2006
8,134
136
42
Porto, 1982
Asus é muito bom mesmo. É barato, tem boas características e é material de guerra mesmo.

Comprei recentemente um portátil Asus depois do meu antigo também da Asus ter durado quase 10 dez anos e continuar perfeitamente atual, corria tudo sem pestanejar, Windows 10, etc... só troquei porque o monitor partiu depois de levar uma pancada inadvertida... Tenho telemóvel, tudo da Asus e recomendo-os fortemente...

Mas dá também uma vista de olhos à Clevo, conheço zero, mas malta minha amiga e entendida em tecnologia está a ir por aqui, pelos barebones ou lá como se chama..



 
J

JPMF80

Guest
Eu tenho uma torre so que ja e antiga .. Mas pretendia aumentar a ram e se possivel mudar o disco para ssd seria possivel?
 

d4rc92

Tribuna Presidencial
18 Dezembro 2014
9,757
5,763
Porto
Visto que é para utilizacao profissional, e que queres utilizar browser + ferramentas do office, eu aconcelharia um i5 e ate 8GB de ram.

Nos dias de hoje o I5 ainda nao é obrigatorio, mas ajuda, e no futuro quando os requisitos aumentarem vais necessitar de um I5.
Considera tambem olhares para estes novos processadores ryzen da amd(escolhendo o equivalente ao i5), que segundo o feedback que obtive, tem-se portado muito bem e nao sofrem do mesmo problema de aquecimento como os anteriores modelos.

Deste modo, tens N lojas com lenovos e afins. Creio que consegues algo a rondar os 500€, ou ate possivelmente menos.
Quanto ao SSD. Para as tuas exigencias talvez nao seja necessario. Se algum dia quiseres fazer um upgrade ao pc, podes colocar o SSD... Se colocares ja, tens o inconveniente de os teus requisitos subirem, e nesse caso, quando achares que a maquina ta lenta e a precisar de uma reforma ja nao tens o trunfo de colocar um SSD... (é uma maneira de enganares o teu cerebro)
 

quintero

Tribuna Presidencial
4 Julho 2013
9,006
4,554
Conquistas
2
  • Sérgio Conceição
  • Hulk
JPMF80 disse:
Eu tenho uma torre so que ja e antiga .. Mas pretendia aumentar a ram e se possivel mudar o disco para ssd seria possivel?
sim

mas faz 1º ao ssd ...vais notar uma diferença...rescusssitei um portatil com 20 anos que ficou maravilha...