Autor Tópico: Wilson Manafá  (Lida 24599 vezes)

Offline RuiDias

• Bancada central
Re: Wilson Manafá
14/Abr/19, 12:45
Ainda é muito fraco para a nossa equipa. Pode ser um bom suplente.

Offline Ginjeet

• Bancada lateral
  • **
14/Abr/19, 13:59
Já encontraram mais um patinho feio?

Compreendo a crítica negativa ao jogador numa perspetiva de visão para 19/20, onde o planeamento da época pode integrar um outro lateral direito oriundo do mercado. Especialmente se considerarmos o passado recente dos nossos laterais, com Danilo, Ricardo e Dalot, posso aceitar que Manafá possa estar abaixo do desejado. Numa perspetiva focada no presente, o Manafá é o melhor lateral direito no plantel do FC Porto.

É um lateral ofensivo e foi isso que chamou a atenção e certamente motivou a sua contratação. Oferece verticalidade, drible, overlapping. Gosta de cruzamentos atrasados e do 1 para 1 no ataque. Tem dificuldades defensivas como é normal neste tipo de jogador, especialmente porque no Portimonense não estava tão exposto às transições defensivas rápidas. Em defesa organizada, não apresenta grandes lacunas e demonstra escola no posicionamento tático, provavelmente a área principal em que foi trabalhado quando o Folha o adaptou à lateral.

As deficiências técnicas na receção já existiam no Portimonense e nos primeiros jogos que fez com a nossa camisola, lembro-me de o ter mencionado mal ele chegou. São áreas em que o trabalho compensa, e pode facilmente melhorar essa vertente do seu jogo. A resistência, ou falta dela, para aguentar os 90 minutos, pode ter a ver com a vertente mental de saber que acabou de chegar e quer impressionar, mas também advém do facto de não se poupar a sprints durante o jogo, e isso é algo que vai aprendendo com a experiência. Falamos de um extremo adaptado a lateral, ou seja, cada ataque coletivo significa 30 ou 40 metros mais nas pernas do que aquilo a que o jogador se habituou na sua formação. Aprenderá a gerir o esforço jogando mais, sendo também essa área da responsabilidade do preparador físico.

Offline Martinez1950

• Bancada lateral
  • **
14/Abr/19, 17:44
O Manafá dá uma dinâmica boa do lado direito/esquerdo, mas quando lhe é exigido algo mais tecnicamente, uma receção, um cruzamento, ou até um passe com algum grau de dificuldade, ele falha.

Defensivamente penso que já se viu as lacunas que tem...

Acho que pode ser um bom suplente, mas não mais que isso. Isto na minha opinião, claro.

Plenamente de acordo. Esperemos que evolua, pode ser que sim...não creio muito mas pronto...haja fé.

Offline miguel1000

• Bancada central
15/Abr/19, 03:17
Plenamente de acordo. Esperemos que evolua, pode ser que sim...não creio muito mas pronto...haja fé.

E não esquecer que Danilo chegou com 20 anos, Ricardo com 19 anos e Dalot sempre teve aqui...todos em clubes com boas escolas.
Manafá chega quase com 25 anos e nunca teve formação de clube grande logo é complicado.

Offline tsilva12

• Bancada central
20/Abr/19, 22:31
Ainda não percebi em que é que ele é melhor que o João Pedro mas tá bem. Mais vale cair em graça do que ser engraçado.

Offline Jules Winnfield

• Tribuna
20/Abr/19, 22:58
É melhor que o João Pedro, melhor que o Maxi.... por isso é que está a jogar!

Online Mr.Ribeiro 46

• Bancada central
20/Abr/19, 22:59

Na forma em que está, duvido que seja melhor que qualquer um desses.

Offline tsilva12

• Bancada central
20/Abr/19, 23:02

É capaz de ser isso, afinal de contas o José Sá também era melhor que o Casillas.

Online Celsius

• Arquibancada
  • *
20/Abr/19, 23:11
Manafá é um jogador útil no plantel pro ano numa perspectiva de rotação e posições que pode fazer..
24 anos, português, acabou de chegar a um grande, tenham calma, não crucifixem já o homem, pois já mostrou alguma qualidade, hoje esteve mal, como 90% da equipa e nem comprometeu defensivamente em lance nenhum.

Menos se faz favor..

Offline Pedro R.

• Tribuna Presidencial
20/Abr/19, 23:55
Poderá ser uma excelente opção de plantel, mas não me sossega atacar uma época com ele a titular no lado direito. O posicionamento dele é tenebroso

Offline Sangue Azul

• Tribuna Presidencial
Hoje às 10:38 am
É de mim, ou vai piorando de jogo para jogo ?

Offline PDuarte

• Bancada central
Hoje às 10:40 am
Encarava como um bom projecto de jogador, infelizmente pelo que já mostrou apenas me parece ser um tipo rápido.

Online Dragon_92

• Tribuna
Hoje às 01:14 pm
Aquele lance em que está em posição de fora-de-jogo é de levar as mãos à cabeça...

Eu aqui em casa tive quase a mesma reação que o Sérgio.

Offline Branco

• Tribuna Presidencial
  • Membro do Mês Junho/18
Hoje às 02:00 pm
Ainda defende mal, mas recordo que o Ricardo demorou 2 épocas até voltar ao Dragão sabendo defender, isto de adaptar alguém a lateral não é um processo automático, é sempre necessário assumir alguns riscos durante algum tempo, de preferência em jogos contra adversários mais fracos.

A minha dúvida em relação ao Manafá prende-se mais com a capacidade que ele possa ou não ter de ser titular em quase todos os jogos fazendo 90 minutos, ele tem tido algumas dificuldades mas não sei se isso se deve a ter estado condicionado fisicamente ou não ter tido uma boa preparação na pré época, se não tiver limitações fisicas a seu tempo acredito que se torne um bom jogador, mas obviamente até lá vai fazer alguns disparates.

Offline Hulk27

• Tribuna
Hoje às 03:43 pm
Ainda defende mal, mas recordo que o Ricardo demorou 2 épocas até voltar ao Dragão sabendo defender, isto de adaptar alguém a lateral não é um processo automático, é sempre necessário assumir alguns riscos durante algum tempo, de preferência em jogos contra adversários mais fracos.

A minha dúvida em relação ao Manafá prende-se mais com a capacidade que ele possa ou não ter de ser titular em quase todos os jogos fazendo 90 minutos, ele tem tido algumas dificuldades mas não sei se isso se deve a ter estado condicionado fisicamente ou não ter tido uma boa preparação na pré época, se não tiver limitações fisicas a seu tempo acredito que se torne um bom jogador, mas obviamente até lá vai fazer alguns disparates.
Sem falar da idade existe uma enorme diferença entre o Ricardo e o Manafa. O último jogou num clube com um orçamento de 3M(30 vezes inferior ao nosso). O primeiro jogou num dos melhores Nice da historia. Lutaram até quase o  fim do campeonato com  o PSG e o semi-finalista da Champions.  O problema do Manafá e de muitos jogadores vindos de clubes pequenos do nosso campeonato é que como é óbvio com orçamentos de 3M é muito dificil de trabalhar e de se afirmar em clubes grandes como o Porto ou o Benfica sem passar por uma etapa intermediária.