Autor Tópico: Taça Hugo dos Santos, 1/2 Final: Oliveirense-FC Porto 86-82  (Lida 4492 vezes)

Offline Dragao_man

• Tribuna
Já que estes gajos são assim tão bons então porquê que não estão na Euro Liga contra Real Madrid, CSKA, Fenerbahce, FC Barcelona, Panathinaikos e afins?

Offline STEMPIN

• Bancada central
Já que estes gajos são assim tão bons então porquê que não estão na Euro Liga contra Real Madrid, CSKA, Fenerbahce, FC Barcelona, Panathinaikos e afins?

Não sei se o comentário era suposto ser sério, mas Portugal não tem vaga nenhuma na Euroliga. Nem há de ter tão cedo (se é que algum dia poderá ter, com o modelo atual).

Podiam ter ido jogar a FIBA Champions League e rejeitaram, enfim. É triste para o basquetebol nacional, mas devem estar mais interessados em limpar tudo cá dentro. Que no próximo ano sejam punidos se repetirem a graça

Offline STEMPIN

• Bancada central
De qualquer maneira, o nível deles é de FIBA CL ou Europe Cup.

Dependendo do ponto de vista de cada um, há 3 ou 4 patamares de competição europeia de clubes, que não se regem apenas por mérito e qualidade.

Manhas como as licenças da Euroleague, interesses de patrocinadores da Euroleague, guerra entre FIBA e Euroleague, entre outras, só atrasam o basquetebol europeu. Num cenário ideal, acabava-se com a Euroleague Basketball e deixava-se a FIBA organizar 2/3 competições de clubes, como queria há uns anos. Como alternativa, extinguir a Eurocup (da Euroleague Basketball) já seria um grande passo em frente.

Até lá, continuamos a viver na sombra da NBA e sempre sujeitos à inferioridade pelo seu poderio financeiro e imagem global, com a saída de (quase) todos os melhores jogadores europeus para lá.

Até aqui no fórum, nesta secção, não falta quem ache que Basquetebol = NBA e ignore o do FC Porto e da Euroleague.
Nem sei o que faz o tópico da NBA nesta secção, quando podia/devia estar em "Assuntos Gerais - Outras Modalidades".

« Última modificação: 11/Fev/19, 18:13 por STEMPIN »

Offline Ninja67

• Arquibancada
  • *
A ideia que tenho é que enquanto o Porto e a oliveirense tiverem estes treinadores será sempre assim.. Ate podem ter melhor plantel mas não justifica este numero de derrotas seguidas.. A maior diferença das equipa é o treinador.. Se o moncho fosse para a oliveirense e o norberto para nós mantendo exactamente os mesmos planteis gostaria de ver se iriamos ter esta quantidade de derrotas seguidas..

Já agora faríamos o exercício de colocar o Norberto Alves  a treinar a selecção espanhola e ver se faria melhor que o Moncho fez..

Offline Ninja67

• Arquibancada
  • *
Confio no Moncho mas tem que reconhecer o erro de casting e mudar rapidamente. Não há $?

Não. O erro de casting como chamamos custa pagamento dos jogadores dispensados até final da época e pagamento da inscrição de nos jogadores à Liga.
Ou então arranjar clube para os dispensados...

Offline Miller da Ribeira

• Superior
  • *
posso estar enganado, ate pq nao vivo em portugal e so posso acompanhar os jogos pela tv, mas da-me ideia q o estagnar (e mm decrescimo claro e preocupante de rendimento do miguel queiroz se deve ao facto de ter passado de 4 (epoca em q fomos campeoes = bom rendimento, solido, ate uns triplos metia :) para 5 (ultimas 2 epocas = desempenho desastrado. pedradas inolvidaveis 'a tabela a 1 metro do cesto)..
e tanto qt sei na selecao tb passou a 5..

alguem sabe a q se deve esta mudanca? opcao do moncho ou pedido pessoal do jogador devido a alguma mudanca de morfologia / disponibilidd?
ou sou eu q estou a ver mal (admito q sim, mas se bem me lembro os dois 5 qd fomos campeoes eram o washburn e o fontet..dp na epoca a seguir mudamos o washburn para 4 e na final foi um desastre pq apanhou um 4 de raiz pela frente, o hollis..)

Offline Fuzila

• Arquibancada
  • *
Até pode ter havido essa mudança de posição mas em nada afeta o seu lançamento.
Ele nunca lançou bem e não

• Superior
  • *
Até pode ter havido essa mudança de posição mas em nada afeta o seu lançamento.
Ele nunca lançou bem e não

e' verdade que ele nc foi um primor tecnico, mas epa na epoca em que fomos campeoes ele metia uns triplos, 'a tabela e' certo, mas entravam :) (mm contra o illiabum qd vencemos a proliga)
ja nas ultimas 2 epocas aconteceu-me ter pesadelos com ele a fazer tapinhas a 1 metro do cesto em q em vez de afundar ou entao acariciar a bola dava umas safanadas na bola..ou melhor dito, mandava umas pedradas 'a tabela :)

era mais por curiosidade, porque alguns de vcs ate os treinos acompanham. e para mim ele faz mt mais sentido a 4 q a 5..

Offline Pombal

• Tribuna Presidencial
  • Membro do Mês Setembro/16
Posição 4 e 5 são semelhantes, é um mito fazer uma grande distinção entre elas.

Offline Blackadder

• Tribuna Presidencial

A diferença nos dias de hoje é se for um stretched 4....

Offline Pombal

• Tribuna Presidencial
  • Membro do Mês Setembro/16
A diferença nos dias de hoje é se for um stretched 4....

Certo.

Fora isso, tradicionalmente o 5 poderá ser um jogador mais pesado, ou mais forte. Mas até isso está a desaparecer.

Não é por nada disto que o Miguel, ou outro gajo qualquer, está a lançar melhor/pior. A tabela continua a ser igual, o aro também, e a bola idem.

Offline LimaPereira

• Bancada central
Queiros nunca teve lançamento capaz para ser um stretched 4... Metia uns triplos porque lhe davam distância...
Mas na minha opinião Queiros da Dragon Force é a maior desilusão, caindo de rendimento desde a época de campeões.
Certo que não tem grande envergadura, mas um jogador na casa dos 2 metros e peso que tem ter a incapacidade que tem em concretizar debaixo do cesto, sistematicamente encolhendo-se e sujeitando-se a desarmes, sem capacidade de ganhar posição, quase me faz preferir um Loncovic. É que não sai do chão.
Mesmo em termos defensivos, que era onde poderia mais fazer a diferença deixa muito a desejar.
Daí as minhas espectativas no Diogo Araújo e no Relvao.
Provavelmente estou a ser demasiado duro, mas sempre o via como um futuro pilar da Equipa, que até  podesse de alguma forma fazer dispensar 2 vagas de estrangeiros mais caros nas posições interiores.
« Última modificação: 15/Fev/19, 19:40 por LimaPereira »

Offline Dragao_man

• Tribuna
Não sei se o comentário era suposto ser sério, mas Portugal não tem vaga nenhuma na Euroliga. Nem há de ter tão cedo (se é que algum dia poderá ter, com o modelo atual).

Podiam ter ido jogar a FIBA Champions League e rejeitaram, enfim. É triste para o basquetebol nacional, mas devem estar mais interessados em limpar tudo cá dentro. Que no próximo ano sejam punidos se repetirem a graça

Por acaso o meu comentário foi no sentido irónico que o fiz, porém não sabia de todo que o nosso país não tinha vaga para a Euro Liga. Mas faz sentido tendo em conta que o basquetebol nacional é muito fraco comparado com o resto da Europa. Mas fiz o comentário nesse sentido porque esta Oliveirense faz-me lembrar aquela Ovarense de 2006, 2007 e 2008 que se achavam um rolo compressor, uma equipa sobrenatural e depois na Europa foi o que se viu. São fortes porque tanto nós (sobretudo nós) como o toupeiral estamos mais fracos na modalidade comparado com o passado recente.

• Superior
  • *

Concordo que sao semelhantes. No fundo sao as 2 posicoes interiores e muitas vezes os jogadores pisam os mesmos terrenos.
No entanto, ha uma certa diferenca na dinamica e movimentacoes. Para alem de que um 5 deve ao menos saber ou ter os fundamentos para jogar de costas (veja-se o Sasa). E a mim parece-me q ele nao sabe jogar de costas (a questao e' se sabe sequer jogar "de frente"..:) mas sinceramente, apesar destas ultimas epocas continuo a acreditar que sim..).
E acho que faz mais sentido a 4, mm que nao mt streched :), pq ele ao menos sabe ler o jogo e poderia ter um papel importante a assistir..e ate quem sabe numa ou outra penetracao para para o cesto (mas sem abusar :)

Tambem acresce q me parece ser daqueles q tem uma pedrada ao cesto q tem maior probabilidd de entrar se efectuada 'a distancia, ja q perto do cesto parece nao saber dosear a forca :)

Por ultimo, e' diferente ter washburn (5) e queiros (4) ou sasa (5) e queiros (4) do q solucoes hibridas com dois 4 ao mm tempo com um a fazer de 5 mas q no fundo ng sabe mt bem quem e' quem: queiros (5) e monteiro (4) ou queiros (5) e barac (4). E especialmente isto a acontecer durante 15, 20 ou mm 25m por jogo: para ser campeao fica dificil.

Mas no fundo ficou claro q a ideia geral e' a de q a estagnacao dele se deve a ele proprio (mt provavelmente atingiu o auge ha 3 epocas e a partir dai' foi sp a descer: idade, condicao fisica, etc.). Esperemos q em breve volte a ter o rendimento q em tempos teve.

• Superior
  • *
Queiros nunca teve lançamento capaz para ser um stretched 4... Metia uns triplos porque lhe davam distância...
Mas na minha opinião Queiros da Dragon Force é a maior desilusão, caindo de rendimento desde a época de campeões.
Certo que não tem grande envergadura, mas um jogador na casa dos 2 metros e peso que tem ter a incapacidade que tem em concretizar debaixo do cesto, sistematicamente encolhendo-se e sujeitando-se a desarmes, sem capacidade de ganhar posição, quase me faz preferir um Loncovic. É que não sai do chão.
Mesmo em termos defensivos, que era onde poderia mais fazer a diferença deixa muito a desejar.
Daí as minhas espectativas no Diogo Araújo e no Relvao.
Provavelmente estou a ser demasiado duro, mas sempre o via como um futuro pilar da Equipa, que até  podesse de alguma forma fazer dispensar 2 vagas de estrangeiros mais caros nas posições interiores.

sim, ele quase nao sai do chao e qd vemos este video dele no illiabum da q pensar o que lhe tera' acontecido

sim, e' obvio q ele nc teve percentagens altas, mas olha q houve uma fase em q os comentadores do porto canal ate falavam no lancamento na zona de conforto de miguel queiros :) (hj em dia dificil de acreditar. mas realmente a bola batia na tabela e entrava direitinha :)

ele hj em dia destaca-se exclusivamente pelas tarefas defensivas (em q alterna o mt bom com o mt mau)

qt ao diogo araujo tinha grandes expectativas, o prob e' q no FCP nao tem a mm liberdd para lancar q tinha no illiabum (ja para nao falar no tempo de jogo). Realidades distintas, dificil de comparar. No essencial, parece claramente com falta de confianca e mt preso (la esta', falta de tempo de jogo).

o Relvao vai voltar ainda esta epoca? mas mm voltando deve ir para B..alias, esse era o plano inicial..

p.s.: estamos aqui tds a desconsiderar a capacidade de lancamento do homem e ele faz este "dream shake" com lancamento 'a retaguarda :)

« Última modificação: 16/Fev/19, 09:39 por Miller da Ribeira »