Autor Tópico: Formula 1 - 2019  (Lida 7689 vezes)

Offline Fil

• Lugar Anual
  • Tribuna
Re: Formula 1 - 2019
10/Jun/19, 16:41 • #38057
Portanto o Vettel voltou a trajectória ideal sem interferir com a corrida do Hamilton? Porque é por isso que ele foi punido. A opção era clara, levantar ele o pé e deixar passar o adversário. Se não fez isso está a infringir o regulamento.

O Max é outro idiota e deveria ter sido punido em múltiplas ocasiões.

O Vettel apareceu nas cerimónias porque existem regulamentos que o obrigam a aparecer. Se foi aconselhado ou não, é irrelevante. Seria mais uma criancice a juntar à colecção.

Interferiu!

Nunca disse que não o fez.

Mas, fê-lo porque não tem para onde ir, não porque o fez conscientemente.

Para mim, o cerne da questão é este.

E para mim, é incompreensível que gente que deve ser bastante competente a avaliar estas questões, não consiga discernir e separar as águas. Do que é inevitável, do que é intencional e com segundas intenções. E isso é visível e perfeitamente possível de avaliar nas imagens on board.

Mas para muitos, entre os quais tu, os stewards e o Rosberg, o motivo não interessa.

Para mim interessa e muito, porque o que deve ser punida é a intenção de prejudicar o adversário. Se ela não existe, não há punição, é circunstância de corrida. Mas isso só é avaliado dessa forma quando interessa aos stewards. Também há uma regra que pune quem atire o adversário para fora da pista, mas eu acho que nem todas as situações são iguais. Há casos de disputa de um lugar, onde é normal alguém acabar por sair da pista porque um deles está a proteger a posição, e não me parece normal que aí seja punível, mas já vi acontecer.

Isto não é futebol, em que mesmo que não queiras, tocas num adversário, fazes falta, e é penalty.

Offline cccmonteiro

• Tribuna
    • Facebook
10/Jun/19, 16:46 • #81029
....

Isto não é futebol, em que mesmo que não queiras, tocas num adversário, fazes falta, e é penalty.
Nisso tens razão, é bastante mais perigoso na F1. É por isso que existe a regra.

Offline Fil

• Lugar Anual
  • Tribuna
10/Jun/19, 17:10 • #16038
Nisso tens razão, é bastante mais perigoso na F1. É por isso que existe a regra.

Mas o problema é que eu fico sempre com a sensação que a FIA e os seus stewards aplicam as penas conforme as luas.

Se essa regra é aplicável independentemente da intenção, porque é que o Max não foi punido no ano passado no Japão por fazer o mesmo com o Kimi?

É isto que não dá para entender.

Sem querer ser mal interpretado pelo que vou dizer, mas tenho imensa curiosidade em saber o que fariam os senhores stewards se a situação fosse inversa.

Até posso vir a morder a língua, caso venha eventualmente a suceder, embora nesse caso possam aplicar a mesma pena só porque o fizeram agora e nunca saberemos se seria assim no Canadá, mas tenho sérias dúvidas que aplicassem a mesma punição.

Offline Fil

• Lugar Anual
  • Tribuna
12/Jun/19, 16:36 • #87081
E isto que eu digo.

Porquê que nenhum destes casos mereceu punição por parte da FIA e dos Stewards?

Que justiça é esta que grassa na F1?

É conforme os nomes e construtores envolvidos...

« Última modificação: 12/Jun/19, 16:36 por Fil »

Offline Ferjo

• Tribuna
13/Jun/19, 05:02 • #55064
Vou dar a minha opiniao.

"Lance" dificilimo de ajuizar mesmo com VAR. O que mais custa 'e a dualidade de criterio do "arbitro" e sempre involvendo a mesma "cor" da equipa. Neste aspecto solidario com o Fil.

E' assim h'a regras, mas as regras tem que ser aplicadas com bom senso, e neste caso nao houve de forma alguma. O Vettel sabe l'a se nao vai bater no muro, ele reentra em pista conforme pode ou 'e obrigado devido as circunstancias do "incidente" depois do erro, quer tivesse o Hamilton ou carros com volta em atraso ou ate nenhum carro a sua trajectoria estou convencido de que seria a mesma! 'E claro que influencia a trajectoria do Hamilton, mas qual seria a reaccao do Hamilton se o Vettel batesse no muro? Tambem iria para o buraco da agulha? Claro que nao. E 'e ai que se eu fosse Steward fechava os olhos 'a regra neste lance. Um "cartao amarelo" se calhar era mais justificado.

Certo h'a um erro grave do Vettel mas o Hamilton nao esta o suficientemente perto para fazer a ultrapassagem, nao esta sequer perto disso. Foi para o buraco da agulha para marcar territorio, (atencao nao estou a dizer que o fez de proposito para os Stewards castigarem o Vettel) foi para por mais pressao no alemao.

Voltando 'a regra e para o outro ponto de vista, de facto 'e uma reentrada perigosa em pista, e como tal passivel de ser punivel, o castigo minimo acaba por se aceitar.

Agora volto para debaixo do meu calhau.

PS: Boa corrida, das melhorezinhas esta epoca.

Offline Ferjo

• Tribuna
13/Jun/19, 05:13 • #64063
Ahn j'a agora estou deliciado com o Video do Nick, obrigado por partilhares imagens do escritorio do teu Pai. Foi algo bizarro ele 'a procura de um trofeu de primeiro lugar para mostrar e nao ter conseguido. :-D
Pois 'e o teu Pai era muito bom mas infelizmente nao ganhou muitas corridas, mesmo na epoca em que foi Campeao Mundial de F1 em 1982 so obteve uma vitoria, no GP da Suica. :-)

E eu que sou fa do Keke, para mim o maior piloto de F1 de toda a historia e arredores!

Offline cccmonteiro

• Tribuna
    • Facebook

Offline cccmonteiro

• Tribuna
    • Facebook
14/Jun/19, 21:33 • #56019

Offline Fil

• Lugar Anual
  • Tribuna
16/Jun/19, 16:25 • #45015
https://www.bbc.com/sport/formula1/48583803

É uma opinião, que é partilhada por ti. Aceito as opiniões diferentes. Da mesma forma que vi tantas outras que descrevem aquilo que eu penso, como por exemplo, estas, https://www.sportskeeda.com/f1/how-f1-drivers-and-motorsport-stalwarts-reacted-of-vettel-s-penalty-on-twitter, e há mais...

Mas sobre esse artigo, o Palmer podia ser um pouco mais imparcial. Ele até podia referir o mesmo, mas de outra forma. Fico com a sensação que estou a ler alguém que tem claramente um lado. E por mim falo, perde logo credibilidade. Não por ter opinião diferente da minha, mas pela maneira como se expressa, os exemplos que dá, etc.

Vai buscar a penalização ao Max no ano passado no Japão - confesso que pensava mesmo que ele não tinha sido penalizado por isso referi isso em posts anteriores, dái o meu mea culpa -, mas esquece-se de falar em outros casos, como aqueles que mostrei num tweet um pouco acima. Aí sim, ele seria honesto e completamente imparcial.

Além disso, há uma parte que ele diz o seguinte, que demonstra bem a qualidade do artigo dele,

"By the letter of the law, Vettel was guilty.

He either crowded another driver off the circuit - Hamilton into the wall on the exit of Turn Four, to the point where the Mercedes driver had to anchor on the brakes to avoid a collision.

Or, as his defence said, his natural momentum took him across the full width of the circuit. But in that case he is guilty of rejoining the circuit in an unsafe manner, as he was not in full control of his car, to the extent that he ran Hamilton off the road in an unsafe manner.

One of these scenarios has to be correct.
"

A respeito disso, o Wurz refere-se a esse argumento, aqui, dizendo que não é aceitável por basicamente estarem a penalizar erros, algo com o qual eu identifico-me a 100%, https://www.bbc.com/sport/formula1/48593772

Se algum dia num GP à chuva, alguém errar, pelo piso escorregadio e puser em risco a segurança de outro piloto, vai ser penalizado, é o que eu concluo que se vai defender... Ou será que nessa altura haverão ses, mas, e muitas desculpas?

Ele diz também que, as equipas andaram a querer penalizações por tudo e por nada e agora pagam a factura. Realmente, isto agora é só coninhas ao volante que miam por tudo e por nada... Mas o meu problema continua a ser o de sempre. Porquê penalizar isto, e não outras coisas? É o que me intriga de facto, além de não terem a minima duvida que o Vettel foi culpado.

O que a lei diz mesmo, é o seguinte,

(...)

38) INCIDENTS DURING THE RACE

38.1 The race director may report any on‐track incident or suspected breach of these Sporting
Regulations or the Code (an “Incident”) to the stewards. After review it shall be at the
discretion of the stewards to decide whether or not to proceed with an investigation.
The stewards may also investigate an Incident noted by themselves.

38.2 a) It shall be at the discretion of the stewards to decide if any driver involved in an Incident
should be penalised.
    Unless it is clear to the stewards that a driver was wholly or predominantly to blame for
an Incident no penalty will be imposed.

(...)

Ou seja, não diz em parte nenhuma que tem de haver punição por falta de segurança ou colisão, se a situação não for propositada, ou pelo menos feita conscientemente.

O que diz é que, a não ser que os stewards tenham certeza de que um dos pilotos é completa ou predominantemente culpado, não devem penalizar.

Portanto, tiveram certeza. Sem ponta de dúvida. É a conclusão que se tira.

É pena que não seja sempre assim. A F1 é que perde credibilidade.

Offline jfilipepereira

• Arquibancada
  • *
19/Jun/19, 14:55 • #91072
Horário

Sexta-Feira, 21 Junho
Treino livre 1 10:00 – 11:30
Treino livre 2 14:00 – 15:30

Sábado, 22 Junho
Treino livre 3 11:00 – 12:00
Qualificação 14:00 – 15:00

Domingo, 23 Junho
Corrida 14:10

Offline André Farinha

• Tribuna Presidencial
23/Jun/19, 16:05 • #78045

Offline JORGE ARAUJO

• Tribuna Presidencial
23/Jun/19, 17:32 • #13075
Foda-se,que época mais ridícula esta da F1 ... Agora nem o Bottas lhe morde os calcanhares!
Eu sempre gostei muito do Hamilton,mas quando o melhor piloto tem um carro muito melhor que os outros é bater em mortos!

Offline jfilipepereira

• Arquibancada
  • *
27/Jun/19, 12:21 • #52073
Sexta-Feira, 28 Junho
Treino livre 1 10:00 – 11:30
Treino livre 2 14:00 – 15:30

Sábado, 29 Junho
Treino livre 3 11:00 – 12:00
Qualificação 14:00 – 15:00

Domingo, 30 Junho