Violência doméstica e familiar

WaywardPines

Tribuna Presidencial
11 Julho 2016
7,047
5,543
Conquistas
1
  • Reinaldo Teles
Abro este tópico para saber o que a comunidade pensa sobre o flagelo da violência conjugal que têm afectado a nossa comunidade.

O que pensam sobre isso?

Quais as soluções?
 
  • Like
Reações: Conceição Santos

apostador87

Tribuna Presidencial
26 Novembro 2013
11,918
15,361
Conquistas
7
36
Lagos
  • José Maria Pedroto
  • Pinto da Costa
  • Deco
  • Sérgio Conceição
Deixar de ser lampião é a opção mais acertada.

Fora de gozos, é lamentável e acho que ta dentro de cada um,não há nmuito a fazer,quem o faz sem problema ,é certamente doente.

Penas pesadas.
 

WaywardPines

Tribuna Presidencial
11 Julho 2016
7,047
5,543
Conquistas
1
  • Reinaldo Teles
apostador87 disse:
Deixar de ser lampião é a opção mais acertada.

Fora de gozos, é lamentável e acho que ta dentro de cada um,não há nmuito a fazer,quem o faz sem problema ,é certamente doente.

Penas pesadas.
Mas o porquê dessas atitudes? O que leva alguém bater na sua parceira/o?

Estamos em Março e já temos 14 homicídios! Qual o motivo que origina tamanha violência?
 

Mary Antas

Tribuna
20 Abril 2018
2,783
4,230
Enquanto tivermos bestas como o neto da moura ou raio que o parta a fazer de juíz, não vamos longe.

É fundamental que as mulheres sintam que vale mesmo a pena falar e fazer queixa. Muitas vezes não o fazem porque têm medo de sofrer represálias ainda mais gravosas e não sentem que as autoridades as conseguem proteger. Penso que aquele caso em que o cabrão matou a sogra e a filha teve várias queixas da mulher que não tiveram a resposta devida.

Uma mulher que esteja neste momento a sofrer maus tratos e a considerar apresentar queixa, pensa nas dezenas de mulheres que já morreram este ano e desiste da ideia. Com filhos mais complicado ainda.

Depois há um complexo quadro psicológico.

Nunca começa logo com uma valente sova. Primeiro é um berro. Depois uma atitude agressiva. O controlo. O ciúme. Depois um estalo. O medo. A chantagem. O sentimento de culpa da vítima. As desculpas e o não volta a acontecer. A esperança fútil de isso ser verdade alimentada pela memória das coisas boas. Ele não é assim, ele é bom, é uma fase.
Quando as coisas estão realmente insustentáveis, a vítima já está num estado em que não sabe o que fazer, perdida e com medo da própria sombra. E se ele vem atrás de mim? E se ele vai ao meu trabalho? E se se vinga na minha família?

Por outro lado, há tendências que começam desde cedo. As pequenas coisas.
Há muitas raparigas que acham normal que o companheiro queira ter a pass do Facebook, ou acesso às SMS, por exemplo. Se não tens nada a esconder não há problema. Acham normal que não saiam à rua com um decote ou uma minisaia porque o namorado não quer. Que não conversem nem tenham programas com amigos porque o namorado tem ciúmes e por aí fora.
 
  • Like
Reações: BestDragon

jaco250

Tribuna Presidencial
1 Dezembro 2015
10,193
9,391
Conquistas
2
  • Reinaldo Teles
  • Pinto da Costa
Sempre existiu violência doméstica, o que difere de hoje para o antigamente é que as mulheres estão a deixar de ter problemas em divulgar.

È num futuro próximo os homens também vão deixar de ter vergonha e vão denunciar também.. Sim, as mulheres que se deixem de armar em únicas vítimas porque andam por aí muitas que são umas autênticas cabras e que dão portada nos maridos. Tal é qual como existem muitos cabroes também.
 

Regod

Tribuna Presidencial
21 Março 2015
17,527
4,872
Conquistas
2
  • Alfredo Quintana
  • Reinaldo Teles
jaco250 disse:
Sempre existiu violência doméstica, o que difere de hoje para o antigamente é que as mulheres estão a deixar de ter problemas em divulgar.

È num futuro próximo os homens também vão deixar de ter vergonha e vão denunciar também.. Sim, as mulheres que se deixem de armar em únicas vítimas porque andam por aí muitas que são umas autênticas cabras e que dão portada nos maridos. Tal é qual como existem muitos cabroes também.
E violencia psicologica? Quantos homens nao sofrem isto em silencio?
 
  • Like
Reações: BSilva

Flanders

Tribuna
11 Maio 2017
2,711
0
Mary Antas disse:
Enquanto tivermos bestas como o neto da moura ou raio que o parta a fazer de juíz, não vamos longe.

É fundamental que as mulheres sintam que vale mesmo a pena falar e fazer queixa. Muitas vezes não o fazem porque têm medo de sofrer represálias ainda mais gravosas e não sentem que as autoridades as conseguem proteger. Penso que aquele caso em que o cabrão matou a sogra e a filha teve várias queixas da mulher que não tiveram a resposta devida.

Uma mulher que esteja neste momento a sofrer maus tratos e a considerar apresentar queixa, pensa nas dezenas de mulheres que já morreram este ano e desiste da ideia. Com filhos mais complicado ainda.

Depois há um complexo quadro psicológico.

Nunca começa logo com uma valente sova. Primeiro é um berro. Depois uma atitude agressiva. O controlo. O ciúme. Depois um estalo. O medo. A chantagem. O sentimento de culpa da vítima. As desculpas e o não volta a acontecer. A esperança fútil de isso ser verdade alimentada pela memória das coisas boas. Ele não é assim, ele é bom, é uma fase.
Quando as coisas estão realmente insustentáveis, a vítima já está num estado em que não sabe o que fazer, perdida e com medo da própria sombra. E se ele vem atrás de mim? E se ele vai ao meu trabalho? E se se vinga na minha família?

Por outro lado, há tendências que começam desde cedo. As pequenas coisas.
Há muitas raparigas que acham normal que o companheiro queira ter a pass do Facebook, ou acesso às SMS, por exemplo. Se não tens nada a esconder não há problema. Acham normal que não saiam à rua com um decote ou uma minisaia porque o namorado não quer. Que não conversem nem tenham programas com amigos porque o namorado tem ciúmes e por aí fora.
Isso até é mais ao contrário. A ciumeira nessas merditas é mais das mulheres.

É uma situação complicada porque é difícil arranjar uma solução para isto. Penas pesadas têm de acontecer mas não resolve nada. Dar demasiado poder à mulher do género ela fazer uma queixa e prender logo o homem ou tirá-lo de casa também não faz muito sentido porque haveriam mulheres a aproveitar-se disso. É uma cena complicada mas tem de se arranjar solução. A este ritmo acaba-se 2019 com 50 mortes.
 

WaywardPines

Tribuna Presidencial
11 Julho 2016
7,047
5,543
Conquistas
1
  • Reinaldo Teles
Mary Antas disse:
Enquanto tivermos bestas como o neto da moura ou raio que o parta a fazer de juíz, não vamos longe.

É fundamental que as mulheres sintam que vale mesmo a pena falar e fazer queixa. Muitas vezes não o fazem porque têm medo de sofrer represálias ainda mais gravosas e não sentem que as autoridades as conseguem proteger. Penso que aquele caso em que o cabrão matou a sogra e a filha teve várias queixas da mulher que não tiveram a resposta devida.

Uma mulher que esteja neste momento a sofrer maus tratos e a considerar apresentar queixa, pensa nas dezenas de mulheres que já morreram este ano e desiste da ideia. Com filhos mais complicado ainda.

Depois há um complexo quadro psicológico.

Nunca começa logo com uma valente sova. Primeiro é um berro. Depois uma atitude agressiva. O controlo. O ciúme. Depois um estalo. O medo. A chantagem. O sentimento de culpa da vítima. As desculpas e o não volta a acontecer. A esperança fútil de isso ser verdade alimentada pela memória das coisas boas. Ele não é assim, ele é bom, é uma fase.
Quando as coisas estão realmente insustentáveis, a vítima já está num estado em que não sabe o que fazer, perdida e com medo da própria sombra. E se ele vem atrás de mim? E se ele vai ao meu trabalho? E se se vinga na minha família?

Por outro lado, há tendências que começam desde cedo. As pequenas coisas.
Há muitas raparigas que acham normal que o companheiro queira ter a pass do Facebook, ou acesso às SMS, por exemplo. Se não tens nada a esconder não há problema. Acham normal que não saiam à rua com um decote ou uma minisaia porque o namorado não quer. Que não conversem nem tenham programas com amigos porque o namorado tem ciúmes e por aí fora.
Concordo.

No entanto o que me faz confusão é como começa? Como se chega a este extremo de matar?
Dizes o seguinte;

"Nunca começa logo com uma valente sova. Primeiro é um berro."

Não acho que discutir leva a que se escale para agressão! Tem de existir outros factores.

Eu discuto ocasionalmente com a minha esposa e ela comigo, mas nunca me passou pela cabeça agredir.

Confesso que esse escalar de violencia me deixa triste. Então matar também os filhos...

jaco250 disse:
Sempre existiu violência doméstica, o que difere de hoje para o antigamente é que as mulheres estão a deixar de ter problemas em divulgar.

È num futuro próximo os homens também vão deixar de ter vergonha e vão denunciar também.. Sim, as mulheres que se deixem de armar em únicas vítimas porque andam por aí muitas que são umas autênticas cabras e que dão portada nos maridos. Tal é qual como existem muitos cabroes também.
Sim concordo,  actualmente as mulheres já começam a perceber que merecem ser tratadas com dignidade.
 

jaco250

Tribuna Presidencial
1 Dezembro 2015
10,193
9,391
Conquistas
2
  • Reinaldo Teles
  • Pinto da Costa
Regod disse:
E violencia psicologica? Quantos homens nao sofrem isto em silencio?
Pois... Um amigo meu foi levado ao extremo... Andou anos a sofrer, a ser corneado, e no final a gaja para safar a pele teve a lata de dizer que ele é que andava a trai-lá. E não é um caso de adolescentes, tou a falar de um casal adulto com uma filha e com a restantes obrigações.

Ela cagava tanto nele que ela saia todos os fins de semana e proibia-o de sair ou de procurá-la e ele ficava em casa com a filha, ela já não tinha problemas em entrar no quarto depois da noitada e a discutir com o amante ao telemóvel.

Estou a falar de uma mulher de 40 anos...

Não é fácil.
 

Flanders

Tribuna
11 Maio 2017
2,711
0
jaco250 disse:
Pois... Um amigo meu foi levado ao extremo... Andou anos a sofrer, a ser corneado, e no final a gaja para safar a pele teve a lata de dizer que ele é que andava a trai-lá. E não é um caso de adolescentes, tou a falar de um casal adulto com uma filha e com a restantes obrigações.

Ela cagava tanto nele que ela saia todos os fins de semana e proibia-o de sair ou de procurá-la e ele ficava em casa com a filha, ela já não tinha problemas em entrar no quarto depois da noitada e a discutir com o amante ao telemóvel.

Estou a falar de uma mulher de 40 anos...

Não é fácil.
Porque é que o teu amigo não lhe pôs os patins logo na primeira vez? Quem trai uma vez trai 10.
 

Flanders

Tribuna
11 Maio 2017
2,711
0
WaywardPines disse:
Mas as mulheres também!
Ele e todos sabemos disso. Só não se queira fazer da violência doméstica um problema só de culpa do homem e com a mulher como vítima. Maioritariamente é mas não é só.
 

WaywardPines

Tribuna Presidencial
11 Julho 2016
7,047
5,543
Conquistas
1
  • Reinaldo Teles
Flanders disse:
Isso até é mais ao contrário. A ciumeira nessas merditas é mais das mulheres.

É uma situação complicada porque é difícil arranjar uma solução para isto. Penas pesadas têm de acontecer mas não resolve nada. Dar demasiado poder à mulher do género ela fazer uma queixa e prender logo o homem ou tirá-lo de casa também não faz muito sentido porque haveriam mulheres a aproveitar-se disso. É uma cena complicada mas tem de se arranjar solução. A este ritmo acaba-se 2019 com 50 mortes.
Aqui não acho que se trate de dar demasiado poder as mulheres. Em caso de violência comprovada a lei têm de agir com mais dureza. Tem de agir antes que seja tarde demais...
 

Flanders

Tribuna
11 Maio 2017
2,711
0
WaywardPines disse:
Aqui não acho que se trate de dar demasiado poder as mulheres. Em caso de violência comprovada a lei têm de agir com mais dureza. Tem de agir antes que seja tarde demais...
Com uma queixa da mulher onde é que comprovas a violência?
 

WaywardPines

Tribuna Presidencial
11 Julho 2016
7,047
5,543
Conquistas
1
  • Reinaldo Teles
Flanders disse:
Ele e todos sabemos disso. Só não se queira fazer da violência doméstica um problema só de culpa do homem e com a mulher como vítima. Maioritariamente é mas não é só.
Não ponho isso em causa. Tenho consciência que sim.

Mas o que me deixa incrédulo é chegar ao extremo de matar e matar filhos e sogros...

Porquê desses extremos?
 

Um Portista

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2018
12,332
13,621
Conquistas
7
  • Dale Dover
  • José Maria Pedroto
  • Bobby Robson
  • Reinaldo Teles
Se o Pedro Ribeiro ou o Valdemar Duarte estiverem por aqui, sejam bem vindos e participem no tópico.
 

WaywardPines

Tribuna Presidencial
11 Julho 2016
7,047
5,543
Conquistas
1
  • Reinaldo Teles
jaco250 disse:
Pois... Um amigo meu foi levado ao extremo... Andou anos a sofrer, a ser corneado, e no final a gaja para safar a pele teve a lata de dizer que ele é que andava a trai-lá. E não é um caso de adolescentes, tou a falar de um casal adulto com uma filha e com a restantes obrigações.

Ela cagava tanto nele que ela saia todos os fins de semana e proibia-o de sair ou de procurá-la e ele ficava em casa com a filha, ela já não tinha problemas em entrar no quarto depois da noitada e a discutir com o amante ao telemóvel.

Estou a falar de uma mulher de 40 anos...

Não é fácil.
Porquê de não se ter separado? Porque aguentar esse vexame?

Já agora a idade não é factor.
 

Flanders

Tribuna
11 Maio 2017
2,711
0
WaywardPines disse:
Com as mazelas dessa violência...
Mas foi aí que quis chegar. Isso em alguns casos pode ser dar demasiado poder à mulher. No sentido em que facilmente f*dem o marido/companheiro à grande se quiserem...
 

jaco250

Tribuna Presidencial
1 Dezembro 2015
10,193
9,391
Conquistas
2
  • Reinaldo Teles
  • Pinto da Costa
Flanders disse:
Porque é que o teu amigo não lhe pôs os patins logo na primeira vez? Quem trai uma vez trai 10.
10, 50 ou 100... O problema é que havia uma filha além uma vida toda investida e obrigações para cumprir. Ele acabou por sair e agora nem pode pedir um empréstimo para comprar casa, porque a cabra apesar de ter ficado com a casa como queria, ele ficou com o nome no empréstimo, e o banco não deixa ele sair porque a gaja sozinha não consegue cumprir a taxa de esforço.

A única solução era vender a casa, mas ela chantagea-o com a filha e ele por isso mantém as coisas assim.

Resultado, ele agora está em casa dos pais e ela vive com o cabrao na tal casa....