Google Stadia - Revolução no mundo do gaming ou fracasso à vista?

Ignis Draco

Tribuna
26 Maio 2019
3,767
1,271
Conquistas
3
  • Março/21
  • Setembro/19
  • Vítor Baia
Creio que ainda não se falou sobre o Google Stadia aqui e acho que é interessante discutir o conceito.

De forma muito resumida, os jogos são instalados na cloud em vez de no computador e passam a ser acedidos online. A principal vantagem é a de se poder correr qualquer jogo sem ter preocupações com capacidades gráficas, processamento ou memória. Em tese, um computador mais antigo e/ou com recursos mais escassos pode correr um jogo moderno sem problemas. Assim como um tablet ou smartphone ou uma TV sem precisar de consola. É um serviço, tal como a Netflix ou o Youtube.

Tem condições para "pegar"?
 

PO

Tribuna Presidencial
24 Novembro 2013
17,160
17,310
É a primeira vez que estou a ouvir falar disto. Não parece ser muito diferente do Steam.
 

Aldoar

Arquibancada
26 Maio 2014
310
67
Ignis Draco disse:
Creio que ainda não se falou sobre o Google Stadia aqui e acho que é interessante discutir o conceito.

De forma muito resumida, os jogos são instalados na cloud em vez de no computador e passam a ser acedidos online. A principal vantagem é a de se poder correr qualquer jogo sem ter preocupações com capacidades gráficas, processamento ou memória. Em tese, um computador mais antigo e/ou com recursos mais escassos pode correr um jogo moderno sem problemas. Assim como um tablet ou smartphone ou uma TV sem precisar de consola. É um serviço, tal como a Netflix ou o Youtube.

Tem condições para "pegar"?
a latência é um problema grande. Mas deve funcionar bem para jogos pouco exigentes do ponto de vista grafico
 

Ignis Draco

Tribuna
26 Maio 2019
3,767
1,271
Conquistas
3
  • Março/21
  • Setembro/19
  • Vítor Baia
PO disse:
É a primeira vez que estou a ouvir falar disto. Não parece ser muito diferente do Steam.
O Steam tem a biblioteca online, mas instalas os jogos na tua máquina. É o teu processador, a tua memória e a tua placa gráfica, o teu disco rígido. Aqui a ideia é o jogo não estar na tua máquina, mas nos servidores deles.
 
R

rubickus

Guest
Ignis Draco disse:
O Steam tem a biblioteca online, mas instalas os jogos na tua máquina. É o teu processador, a tua memória e a tua placa gráfica, o teu disco rígido. Aqui a ideia é o jogo não estar na tua máquina, mas nos servidores deles.
O Steam é aquela coisa onde tenho 50 jogos e acabo sempre por jogar o mesmo (dota)
 

Ignis Draco

Tribuna
26 Maio 2019
3,767
1,271
Conquistas
3
  • Março/21
  • Setembro/19
  • Vítor Baia
rubickus disse:
O Steam é aquela coisa onde tenho 50 jogos e acabo sempre por jogar o mesmo (dota)
Eu sou o gajo que todos os anos compra o mesmo jogo e só joga o mesmo jogo. Football Manager.

 

killermartins

Tribuna Presidencial
23 Abril 2012
13,505
7,334
A ideia é boa, a execução é complicada, mas se há quem possa investir nisso é a Google e a Sony assim como a Microsoft que trabalhem para fazer frente..

Os problemas de latência são a principal dúvida, mas como eles começaram com isso em países selecionados, a ideia será minimizar os erros para dar uma boa imagem inicial, vi quando foi lançado mas desde aí que não tenho tido muito interesse nem tem aparecido muita informação nova..

De qualquer forma quando a Nvidia lançou o GeForce Now, parecia muito mais improvável de funcionar do que nos dias que correm..

Veremos como corre, tem alguns jogos interessantes já anunciados e rumores como o FM 20..
 

Ignis Draco

Tribuna
26 Maio 2019
3,767
1,271
Conquistas
3
  • Março/21
  • Setembro/19
  • Vítor Baia
killermartins disse:
Veremos como corre, tem alguns jogos interessantes já anunciados e rumores como o FM 20..
No caso do FM 20 posso dizer que não é rumor, está mesmo confirmado.
 

Dragon G

Tribuna Presidencial
28 Abril 2012
5,449
3,471
Os meus conhecimentos em informática são muito reduzidos, mas pelo que me apercebo parece-me uma excelente ideia principalmente para pessoas que não podem estar sempre na vanguarda da tecnologia.
 

Sakamoto

Tribuna Presidencial
25 Maio 2017
18,639
18,290
Conquistas
5
  • Bobby Robson
  • Março/20
  • José Mourinho
  • Jardel
O problema do Stadia, para já, pode ser o interesse. Basta ver que o Playstation Now está a ter uma adesão fraca e, embora a ideia seja incrivel, a verdade é que os itens fisicos no que a videojogos diz respeito, ainda têm algum peso. Basta ver que se a curto prazo fosse uma ameaça, a Playstation 5 não seria lançada para o ano e, normalmente, o tempo de vida de uma consola roda os 6/7 anos.

Mas daqui a 10 anos acredito que seja tudo baseado neste sistema, é o futuro. Quem não gostaria de um Netflix de videojogos? Eu gostava.