Autor Tópico: Covid-19  (Lida 126319 vezes)

Online Almadedragao

• Tribuna
Re: Covid-19
26/Mar/20, 02:01 • #40017
Eu vou ser sincero, se eu fosse velhinho com uns par de anos pela a frente preferia continuar a gozar o meu estilo de vida invés de levar com estas medidas todas, mesmo se tivesse que morrer.
Compreendo a preferência, mas isso é duma irresponsabilidade tremenda. O isolamento não é apenas para nos protegermos a nós mas também aos outros que podemos contaminar enquanto não temos sintomas. Se estivermos a falar de pessoas em grupos de risco então é ainda pior.

É por causa desse pensamento do "tenho pouco tempo de vida por isso tou-me a cagar" que se vê gerações mais velhas, que temos o Ambiente no estado em que está.

Online Vlk

• Tribuna Presidencial
26/Mar/20, 02:09 • #84084
------------------

Os lares estão a ser infetados por pessoal que vem de fora, pessoal auxiliar de limpeza, enfermeiros, medicos e etc.
Os velhotes estao lá enfiados nem têm visitas.

Na Espanha também foi assim, falharam os planos de CONTINGENCIA.

Em Espanha, em França, nos EUA, em todo o lado. Em todos os países há notícias dos dramas nos lares. Em França já anunciaram que não vão contar os números de mortos por COVID19 nos lares porque fora dos Hospitais é difícil estabelecer a verdadeira causa da morte, numa população que naturalmente já tem uma taxa de mortalidade muito alta. Estimam que o número possa chegar a 100.000 mortos nos lares.

Por alguma razão muitos países estão a ter dificuldades em tomar decisões em relação aos lares.

Online Vlk

• Tribuna Presidencial
26/Mar/20, 02:16 • #47074
E o mais dramático é que não basta importar ventiladores. É preciso pessoal especializado que saiba utilizar a máquina. Idem para os doentes que precisam de ser entubados, não é qualquer pessoa que faz aquilo.

Ontem ouvia na TSF uma enfermeira que foi contagiada e está em casa a dizer precisamente isso: mais do que comprar ventiladores, é preciso proteger o pessoal médico porque sem eles, pouco adianta comprar ventiladores porque os que sabem utilizar a máquina e os que sabem entubar um doente estão aos poucos a ir para casa de quarentena. No serviço dela, 3 das 4 enfermeiras apanharam o virus e estão em casa.

Desculpa lá mas essa conversa da falta de máscaras para já é um exagero, e é mais uma desculpa para quem começou por negligenciar a doença e esqueceu como sempre as boas práticas e as recomendações.
Eu sei por experiência própria de vários casos de profissionais de saúde infectados porque pura e simplesmente não não seguiram recomendações nenhumas nem utilizaram máscaras quando deviam. Ainda hoje muitos continuam a não fazê-lo mesmo que as tenham disponíveis.
E se há serviços onde possam faltar, ao dia de hoje não é verdade que isso seja generalizado. Pura e simplesmente não é.

Offline Celta7

• Tribuna
26/Mar/20, 02:20 • #17061
Desculpa lá mas essa conversa da falta de máscaras para já é um exagero, e é mais uma desculpa para quem começou por negligenciar a doença e esqueceu como sempre as boas práticas e as recomendações.
Eu sei por experiência própria de vários casos de profissionais de saúde infectados porque pura e simplesmente não não seguiram recomendações nenhumas nem utilizaram máscaras quando deviam. Ainda hoje muitos continuam a não fazê-lo mesmo que as tenham disponíveis.
E se há serviços onde possam faltar, ao dia de hoje não é verdade que isso seja generalizado. Pura e simplesmente não é.

Não é só mascaras, é todo o material de protecção. Em Coimbra andam a comprar fatos de pintor. No norte distribuíram acetatos. Tens ainda este testemunho (a parte relevante a partir dos 9.30):

https://www.tsf.pt/portugal/sociedade/senhor-primeiro-ministro-venha-ao-terreno-falta-muito-material-11978219.html?utm_source=dlvr.it&utm_medium=twitter

Online Neiva

• Tribuna
26/Mar/20, 02:22 • #29014

No Brasil, cervejeira produz etanol em gel para hospitais, em PT alguem se articulou com as cervejeiras? ou será que não precisamos ?

https://g1.globo.com/economia/noticia/2020/03/17/cervejaria-vai-produzir-500-mil-unidades-de-alcool-em-gel-para-doar-a-hospitais-publicos.ghtml

A cervejaria Ambev anunciou nesta terça-feira (17) que está produzindo 500 mil unidades de álcool em gel para serem doados a hospitais públicos dos municípios de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, cidades onde há o maior número de casos confirmados do coronavírus. Cada hospital receberá 5.000 unidades do produto e a própria empresa será responsável pela entrega.

A Super Bock está a ajudar na produção, isso foi notícia aqui há uns dias.

https://www.publico.pt/2020/03/20/economia/noticia/coronavirus-super-bock-destilaria-levira-convertem-alcool-cerveja-gel-desinfectante-1908711

Online Vlk

• Tribuna Presidencial
26/Mar/20, 02:36 • #50089
Não é só mascaras, é todo o material de protecção. Em Coimbra andam a comprar fatos de pintor. No norte distribuíram acetatos. Tens ainda este testemunho (a parte relevante a partir dos 9.30):

https://www.tsf.pt/portugal/sociedade/senhor-primeiro-ministro-venha-ao-terreno-falta-muito-material-11978219.html?utm_source=dlvr.it&utm_medium=twitter

Eu contraí em meio hospitalar, numa consulta externa, que é onde eu trabalho. Nós somos quatro enfermeiras, das quais três estão positivas ao Covid. Foi talvez - não sei - por não usarmos a máscara, porque as chefias, infelizmente, não gostam muito que as pessoas usem máscara. E em contexto de hospital privado, piora.

Não consigo perceber pela entrevista em que Hospital trabalha. É privado?

E em consultas externas?!?  É que foi mesmo aí nas consultas externas que a maioria se infectou, porque cagaram como fazem desde sempre nas mais básicas medidas de segurança. Só se preocupam quando a realidade lhes cai em cima.

E tenho muitas dúvidas que não usem só "porque os chefes não gostam". Acima dos chefes eles próprios, os profissionais, não gostam. Aliás, não tenho dúvidas nenhumas.

E ela queria EPI's para consultas externas? Não havia EPI's no mundo que chegassem, a não ser que fossem daqueles a fingir.
« Última modificação: 26/Mar/20, 02:40 por Vlk »

Offline Branco

• Tribuna Presidencial
  • Membro do Mês Junho/18
26/Mar/20, 02:38 • #25053
Se o regime Chinês fosse uma democracia a epidemia tinha-se espalhado muito mais depressa, isso parece-me inquestionável. Encobrindo ou não a situação os Chineses sempre tiveram como oobjectivo controlar imediatamente o contágio, e só o conseguiram porque têm meios não democráticos ao seu dispor.

É preciso aceitar que face a uma pandemia um regime democrático tem vulnerabilidades que uma ditadura não tem.

Se o regime chinês fosse uma democracia liberal, a discussão interna sobre as condições higiénicas do tal mercado provavelmente já tinha levado a que houvesse mais cuidados, porque esta é um zona que produziu imensas situações destas desde sempre.

Depois, logo no momento em que se notava que havia algo a acontecer, essa informação passava para todo o lado ajudando o resto do mundo a preparar melhor, e mesmo a nível interno em regra os países asiáticos que são democráticos tipo Coreia do Sul ou Japão, também conseguem ser eficazes em situações destas sem ser preciso regime autoritários, é uma soma de experiência adquirida a lutar contra pandemias com a tipica cultura asiática, acredito que também tivessem conseguido conter o vírus.

O espalhafato do lockdown de Wuhan é algo que tipicamente impressiona quem vê de fora, mas provavelmente nem seria necessário se a China fosse um país similar à Coreia do Sul ou Japão.
« Última modificação: 26/Mar/20, 02:39 por Branco »

Offline Celta7

• Tribuna
26/Mar/20, 02:40 • #50068

Não consigo perceber pela entrevista em que Hospital trabalha. É privado?

E em consultas externas?!?  É que foi mesmo aí nas consultas externas que a maioria se infectou, porque cagaram como fazem desde sempre nas mais básicas medidas de segurança. Só se preocupam quando a realidade lhes cai em cima.
E tenho muitas dúvidas que não usem só "porque os chefes não gostam". Acima dos chefes eles próprios, os profissionais, não gostam. Aliás, não tenho dúvidas nenhumas.

Foi isso que depreendi, trabalha num privado e foi contagiada porque não tinha máscara.

Offline Celta7

• Tribuna
26/Mar/20, 02:42 • #76081
E ela queria EPI's para consultas externas? Não havia EPI's no mundo que chegassem, a não ser que fossem daqueles a fingir.

Ela falou da questão das viseiras, não as tinham e eram imprescindíveis para entubar um doente.

Online Vlk

• Tribuna Presidencial
26/Mar/20, 02:46 • #25040
Se o regime chinês fosse uma democracia liberal, a discussão interna sobre as condições higiénicas do tal mercado provavelmente já tinha levado a que houvesse mais cuidados, porque esta é um zona que produziu imensas situações destas desde sempre.

Depois, logo no momento em que se notava que havia algo a acontecer, essa informação passava para todo o lado ajudando o resto do mundo a preparar melhor, e mesmo a nível interno em regra os países asiáticos que são democráticos tipo Coreia do Sul ou Japão, também conseguem ser eficazes em situações destas sem ser preciso regime autoritários, é uma soma de experiência adquirida a lutar contra pandemias com a tipica cultura asiática, acredito que também tivessem conseguido conter o vírus.

O espalhafato do lockdown de Wuhan é algo que tipicamente impressiona quem vê de fora, mas provavelmente nem seria necessário se a China fosse um país similar à Coreia do Sul ou Japão.

O resto do mundo a preparar-se melhor como? Desde quando é que o resto do mundo sabe da gravidade desta epidemia? Eu que sou só um curioso já tinha alguma noção do risco no início de Janeiro, todos os países ocidentais já sabiam do risco antes de isto se difundir nas notícias.

A Coreia e o Japão não podes usar como contraponto à China, porque não foi lá que o surto explodiu inicialmente, portanto já estavam prevenidos. Podes sim compará-los à inação ocidental (que nem acho que seja tanto inação mas mais uma relutância cultural a quarentenas e estados de de emergência).

Online Vlk

• Tribuna Presidencial
26/Mar/20, 02:49 • #14040
Foi isso que depreendi, trabalha num privado e foi contagiada porque não tinha máscara.

Então e queixa-se do António Costa? Não acho que faça muito sentido.

Ela falou da questão das viseiras, não as tinham e eram imprescindíveis para entubar um doente.

Numa consulta externa?!? Mesmo que fosse, 95% dos profissionais nunca estaria disposto a utilizá-la antes que lhe acontecesse um acidente destes.

« Última modificação: 26/Mar/20, 02:50 por Vlk »

Offline fgomes

• Tribuna
26/Mar/20, 02:50 • #94017
A melhor forma de combater o covid 19 é mudar geneticamente o ADN de 99% dos governantes e políticos do mundo que por falta de exercício físico, sedentarismo e falta de massa cerebral, são burros que nem portas, a inteligência não aumenta com a língua ou a abrir garrafas de água com lenços.

Offline Branco

• Tribuna Presidencial
  • Membro do Mês Junho/18
26/Mar/20, 03:49 • #34083
O resto do mundo a preparar-se melhor como?

O vírus foi supostamente identificado a 17 de Novembro mas só em Janeiro e depois de quase 2 meses a tentar conter a informação sobre o tema é que o governo chinês começou a levar a sério a situação, depois há ainda a questão do acesso e da qualidade de informação que disponibilizou nessas primeiras semanas, desde a questão da velocidade de propagação, periodo de contágio enquanto assintomático, à mortalidade efectiva.

Depois faz então o lockdown espalhafatoso mas só a 23 de Janeiro, obviamente que nessa altura já só mesmo dessa forma era possivel controlar algo assim pelo crescimento exponencial, naturalmente que a partir dessa data a responsabilidade já não é da China, mas antes disso poderia ter feito bem mais.

Online Vlk

• Tribuna Presidencial
26/Mar/20, 04:04 • #32068
O vírus foi supostamente identificado a 17 de Novembro mas só em Janeiro e depois de quase 2 meses a tentar conter a informação sobre o tema é que o governo chinês começou a levar a sério a situação, depois há ainda a questão do acesso e da qualidade de informação que disponibilizou nessas primeiras semanas, desde a questão da velocidade de propagação, periodo de contágio enquanto assintomático, à mortalidade efectiva.

Depois faz então o lockdown espalhafatoso mas só a 23 de Janeiro, obviamente que nessa altura já só mesmo dessa forma era possivel controlar algo assim pelo crescimento exponencial, naturalmente que a partir dessa data a responsabilidade já não é da China, mas antes disso poderia ter feito bem mais.

No fim de Dezembro já cá tinham chegado notícias.
E quanto tempo é que achas que seria viável para se fazer uma análise científica rigorosa e conhecer promenorizadamente as principais características do Virus? Eu não sei, mas dá-se a ideia de que isto é uma coisa que se faz de um dia para o outro.

Eles esconderam informação isso é evidente. Mas o desfecho para o resto do mundo não seria diferente se não o tivessem feito.

Offline Branco

• Tribuna Presidencial
  • Membro do Mês Junho/18
26/Mar/20, 04:47 • #38041

Eles esconderam informação isso é evidente. Mas o desfecho para o resto do mundo não seria diferente se não o tivessem feito.

É óbvio que ninguém pode garantir a 100% que seria diferente, porque isso é tentar garantir uma realidade alternativa como certeza, no entanto acho que fizeram mais que o suficiente para estarem sobre os holofotes neste momento, tenho quase a certeza que se o epicentro da doença fosse um país com outro tipo de abertura ao exterior e ao escrutínio, que dado o historial da zona como incubadora de pandemias, com um historial recente das mesmas que já fazia prever algo assim, teria sido mais fácil prevenir e/ou combater a situação actual.