Impacto económico do Covid-19

Sakamoto

Tribuna Presidencial
25 Maio 2017
18,639
18,290
Conquistas
5
  • Bobby Robson
  • Março/20
  • José Mourinho
  • Jardel
Bem sei que numa altura destas não é um assunto prioritário mas, no entanto, discuti-lo não tira seriedade ao assunto principal.

Lembrei-me de criar este tópico para que se possa discutir, num tópico à parte, as questões e impactos económicos desta pandemia deixando o outro tópico para a discussão mais das questões de saúde, medidas decretadas, etc.

Caso não aches pertinente a criação do tópico apaga, por favor, @administrador
 

PO

Tribuna Presidencial
24 Novembro 2013
17,160
17,310
É a meu ver um tópico bastante pertinente.

A meu ver vai ser difícil de antecipar o impacto económico porque vão ter que ser tomadas medidas para minimizar os mesmos. Caso contrário, estaríamos em mãos a uma crise muito superior à Grande Depressão!
 

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
37,590
25,424
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
Eu julgo que poderemos estar perante aquilo que terá sido a maior loucura económica alguma vez efetuada pela humanidade. E o argumento da defesa do valor da vida humana é risível quando falamos e vivemos numa era marcada pelo capitalismo selvagem onde se existe coisa que não interessa para nada (quando comparada com o lucro, claro está) é a vida humana. É o interesse individual.

Destruição completa e consciente de um sistema económico, baseada em decisões individuais, esquecendo-se que vivemos numa era de economia global. Posso e desejo imenso estar enganado, mas o efeito dominó de crise em alguns países irá despoletar uma crise com consequências humanitárias ainda mais graves do que o foco desta doença. Antes que me perguntem qual seria a outra solução, eu também não sei.. E também não quero ser o dono da verdade, veremos o que o tempo nos dirá.
 

Czarli9

Tribuna Presidencial
23 Julho 2017
6,274
5,203
Esta será a crise que os arautos da verdade pregoavam há 5 anos...

Tem de haver medidas a partir da instituições e mundiais a controlar isto. Os bancos, acima de tudo, terão de fazer muito para compensar todo os apoios que lhes foram dados ao longo dos últimos n anos sem parar!

As PMEs são quem mais vão sofrer, daí a obrigatória ajuda de quem está no topo. Duvido que em Portugal essa ajuda seja dada directamente, mais facilmente dão o dinheiro a quem não precisa ou aos clubes de futebol.
 

WaywardPines

Tribuna Presidencial
11 Julho 2016
7,047
5,543
Conquistas
1
  • Reinaldo Teles
Diz-me a experiência que vamos ter uma crise bem mais grave do que 2008

O após Covid-19 vai ser absolutamente demolidor para a nossa economia

Só de pensar nas consequências, fico doente...
 

Gelsenkirchen

Tribuna Presidencial
8 Junho 2016
15,801
20,594
Conquistas
4
41
Lisboa
  • Campeão Nacional 19/20
  • Deco
  • Lucho González
  • Madjer
Vou já a seguir pedir empréstimos, com garantias pessoais, para ficar com o futuro hipotecado sem saber sequer quais o prazos para isto regressar a algo perto da normalidade.
 

Devenish

Tribuna Presidencial
11 Outubro 2006
22,937
12,505
Conquistas
2
Porto
  • Reinaldo Teles
  • Março/19
O tópico tem lógica mas só de modo especulativo se podem prever as consequências para a economia mundial (e nacional claro) sem se saber quanto tempo vai durar o covid-19 "sem luz ao fundo do túnel".
É que de momento o tratamento para o covid-19 é mesmo uma miragem - 3, 6 meses, 1 ano?
A não ser que apareça aqui alguém tipo Trump com esperanças baseadas em nada de concreto.
Não estou nada otimista e só um maluco pode estar. E mais vale estar pessimista e levar com uma coisa boa que o oposto.
Imaginam, para só falar num caso, como está o turismo?
Aguentam 1 mês sim, aguentam 3 sim, aguentam 6 sim mas com perdas grandes e não sabemos se o efeito no restante da economia permitirá às pessoas voltar a viajar num futuro próximo (por falta de money).
Não volto a este tópico nos próximos 3 meses. Em inícios de Fevereiro em conversa com um dirigente do Turismo de Portugal alertei para a desgraça que viria na minha opinião. Resposta; "você é maluco. Isto é na China".
Viu-se...
 

Sakamoto

Tribuna Presidencial
25 Maio 2017
18,639
18,290
Conquistas
5
  • Bobby Robson
  • Março/20
  • José Mourinho
  • Jardel
BPI disponibiliza moratória de crédito

https://24.sapo.pt/economia/artigos/covid-19-bpi-disponibiliza-moratoria-de-credito-para-empresas-e-familias
 

Sakamoto

Tribuna Presidencial
25 Maio 2017
18,639
18,290
Conquistas
5
  • Bobby Robson
  • Março/20
  • José Mourinho
  • Jardel
Devenish disse:
O tópico tem lógica mas só de modo especulativo se podem prever as consequências para a economia mundial (e nacional claro) sem se saber quanto tempo vai durar o covid-19 "sem luz ao fundo do túnel".
É que de momento o tratamento para o covid-19 é mesmo uma miragem - 3, 6 meses, 1 ano?
A não ser que apareça aqui alguém tipo Trump com esperanças baseadas em nada de concreto.
Não estou nada otimista e só um maluco pode estar. E mais vale estar pessimista e levar com uma coisa boa que o oposto.
Imaginam, para só falar num caso, como está o turismo?
Aguentam 1 mês sim, aguentam 3 sim, aguentam 6 sim mas com perdas grandes e não sabemos se o efeito no restante da economia permitirá às pessoas voltar a viajar num futuro próximo (por falta de money).
Não volto a este tópico nos próximos 3 meses. Em inícios de Fevereiro em conversa com um dirigente do Turismo de Portugal alertei para a desgraça que viria na minha opinião. Resposta; "você é maluco. Isto é na China".
Viu-se...
Eu percebo o ponto em que falas da futurologia a que este tópico possa estar ligado mas, na verdade, também serve de discussão as medidas que vão sendo apresentadas nos dias de hoje na tentativa de combate ao que essa futurologia diz respeito.
 

Morais

Tribuna Presidencial
4 Maio 2017
17,127
3,065
Conquistas
2
57
Porto
  • Artur Jorge
  • Cubillas
Este tópico tem sentido sim mas é como fazer futurologia pois não sabemos a durabilidade disto mas já deu para ver que vai demorar.
Para o setor agro-pecuário pelo menos a nível de cadeia produtiva não hajam muitas alterações,bastantes industrias transformadoras também acredito que o impacto não seja muito relevante,mas num setor e que para nós tem uma relevância muito acentuada como é turismo não auguro nada de bom.Quem vai gastar dinheiro para passar férias para levar com um virús ruim por ruim pega o de casa que é mais barato e isso abrange setores de serviços como agências,transportes,restauração,comércio,industria hoteleira enfim a dimensão é assustadora para o nosso lado.
Mas vamos esperar que daqui a 1 mês isto já esteja pelo menos controlado ou perto disso,mas não se sabe.
 

ixnay

Tribuna
22 Julho 2006
3,887
317
A crise económica que aí vem só pode ser resolvida através de injeção direta de dinheiro nas contas bancárias das pessoas.

É precisamente o que irá acontecer se o vírus se continuar a espalhar nos próximos meses.
 

Morais

Tribuna Presidencial
4 Maio 2017
17,127
3,065
Conquistas
2
57
Porto
  • Artur Jorge
  • Cubillas
ixnay disse:
A crise económica que aí vem só pode ser resolvida através de injeção direta de dinheiro nas contas bancárias das pessoas.

É precisamente o que irá acontecer se o vírus se continuar a espalhar nos próximos meses.
Como eu não acredito no Pai Natal tem muito tempo não creio que isso ocorra nunca.Apenas uma opinião pessoal duma pessoa que até divide sua etapa de vida uma como na época em que acreditava e depois nada época que deixou de acreditar.
 

ixnay

Tribuna
22 Julho 2006
3,887
317
Morais disse:
Como eu não acredito no Pai Natal tem muito tempo não creio que isso ocorra nunca.Apenas uma opinião pessoal duma pessoa que até divide sua etapa de vida uma como na época em que acreditava e depois nada época que deixou de acreditar.
Acho que com uma crise tão grande que está aí à porta, eles serão obrigados a isso. Com grande parte da população enfiada em casa acabaremos por ter desemprego massivo, consumo completamente parado, dificuldades das empresas e das pessoas em pagar créditos, bancos a falir...

Não vejo outra opção. A única opção é mesmo arranjar uma cura para este vírus. Mesmo que saiamos em Junho desta situação, ficará sempre o receio de uma segunda vaga em Outubro/Novembro e as empresas e as pessoas estarão completamente retraídas em termos de investimento/consumo.
 

Jules Winnfield

Tribuna Presidencial
11 Abril 2016
17,997
9,494
O impacto económico deixa de ter sentido, quando um médico israelita a trabalhar no norte de Itália diz que não ajudam pessoas com mais de 60 anos! Não têm direito a ventilador!!

Será que vamos chegar a esse ponto? Ou será que não são os 60 anos mas a parte económica?

É calamitoso o que se passa em Itália, sendo que Espanha e França para lá caminham!

Na segurança guerra mundial existiu muita destruição, muito bombardeamento, a maioria das infra-estruturas foram destruídas. E o mais importante para ficar na memória morreram milhões de pessoas!

Por isso a questão económica deveria ser nada mais que secundária nesta altura, mas não parece. Aquilo que se está a fazer é um equilíbrio, para ver quanto vale cada vida humana que se poderia salvar e não se salvou em prol de salvar a ‘economia’? 

E Portugal nem teve impacto significativo económico com a 2a guerra mundial, aliás pelo contrário, de alguma forma foi motor de exportações!
 

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
37,590
25,424
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
Será que as pessoas só descobriram agora que a economia não é nada mais que pura especulação? Sempre?
Ás vezes parece que só se descobre o óbvio nestas alturas..