Jorge Nuno Lima Pinto da Costa

Nuno Martins

Tribuna Presidencial
5 Novembro 2006
13,193
7
45
Trofa
Amado por uns, odiado por outros. Mesmo para alguns portistas, Pinto da Costa devia não se candidatar à presidência do Porto, por já serem muitos os anos de chefia neste clube. Qual é a sua opinião, acha que ele deve abdicar, mesmo tendo feito deste clube o que ele é hoje, ou pelo contrário, deve continuar enquanto puder?
 

admin

Tribuna Presidencial
14 Julho 2006
38,239
13
Cascais, 1966
Já o estou a ver em pelo menos mais um mandato, pelo que o tópico (interessante, sem qq dúvida) não faz grande sentido ser discutido agora. Mas é só a minha opinião. Ele diz que fica até os sócios o quiserem. Numa eleição (se calhar já vou poder votar de «casa» ;-)), voto nele de caras.
 

Nuno Martins

Tribuna Presidencial
5 Novembro 2006
13,193
7
45
Trofa
Sim, administrador, eu tb o estou a ver em mais um, e espero q possa, em muitos mais mandatos. Ele tb é o meu candidato, sem dúvida. Apenas abri este tópico porque tenho curiosidade em saber o q os portistas pensam. Tb concordo c o Gaspar Santos quando diz que devem haver alternativas credíveis, principalmente pq sabemos q o nosso presidente já tem alguma idade. Imaginem ele agora c 30 anos... os clubes do sul fechariam as portas concerteza!!! :) Mas não quer dizer q com outro presidente, um dia, não continuemos a ser os melhores. Podemos e vamos ser, como somos agora! Viva o F.C. Porto!
 

Nuno Martins

Tribuna Presidencial
5 Novembro 2006
13,193
7
45
Trofa
Tripeiro Bxl, a democracia é isso mesmo, mas podes dizer pq votarias noutra candidatura q não a de Pinto da Costa. Trocar a certeza pelo talvez?...
 

Nuno Martins

Tribuna Presidencial
5 Novembro 2006
13,193
7
45
Trofa
Sim, em termos de gestão, cometeu alguns erros, mas ressalvo, \"alguns\". Mas em relação ao que ao plano desportivo diz respeito acho que nenhum portista poderá estar mais satisfeito, em especial nestes últimos 5 anos. E é acima de tudo no plano desportivo que eu quero ver o meu clube no top.
 
O

olduser-1

Guest
Faz hoje 25 anos que Jorge Nuno de Lima Pinto da Costa assumiu a presidência daquele que se viria a tornar por duas vezes, sob a sua liderança, o maior clube do mundo: o Futebol Clube do Porto. Por isso, hoje o Presidente está de Parabéns. Aliás estamos todos nós, que o temos acompanhado nesta luta ao longo de todos estes anos, uns mais próximos outros mais distantes, uns mais acérrimos outros mais discretos, mas sempre, sempre com esta enorme paixão que nos acompanhará ao longo da vida.

A seguir transcrevo o poema \"Cântico Negro\" de José Régio, um dos preferidos de Pinto da Costa, que já por várias vezes o declamou ao vivo, e que para mim espelha na perfeição a personalidade ímpar do maior líder de sempre da História do Futebol Clube do Porto:

Cântico Negro, José Régio

\"Vem por aqui\" - dizem-me alguns com os olhos doces
Estendendo-me os braços, e seguros
De que seria bom que eu os ouvisse
Quando me dizem: \"vem por aqui!\"
Eu olho-os com olhos lassos,
(Há, nos olhos meus, ironias e cansaços)
E cruzo os braços,
E nunca vou por ali...

A minha glória é esta:
Criar desumanidade!
Não acompanhar ninguém.
- Que eu vivo com o mesmo sem-vontade
Com que rasguei o ventre à minha mãe

Não, não vou por aí! Só vou por onde
Me levam meus próprios passos...

Se ao que busco saber nenhum de vós responde
Por que me repetis: \"vem por aqui!\"?

Prefiro escorregar nos becos lamacentos,
Redemoinhar aos ventos,
Como farrapos, arrastar os pés sangrentos,
A ir por aí...

Se vim ao mundo, foi
Só para desflorar florestas virgens,
E desenhar meus próprios pés na areia inexplorada!
O mais que faço não vale nada.

Como, pois sereis vós
Que me dareis impulsos, ferramentas e coragem
Para eu derrubar os meus obstáculos?...
Corre, nas vossas veias, sangue velho dos avós,
E vós amais o que é fácil!
Eu amo o Longe e a Miragem,
Amo os abismos, as torrentes, os desertos...

Ide! Tendes estradas,
Tendes jardins, tendes canteiros,
Tendes pátria, tendes tectos,
E tendes regras, e tratados, e filósofos, e sábios...
Eu tenho a minha Loucura !
Levanto-a, como um facho, a arder na noite escura,
E sinto espuma, e sangue, e cânticos nos lábios...

Deus e o Diabo é que guiam, mais ninguém.
Todos tiveram pai, todos tiveram mãe;
Mas eu, que nunca principio nem acabo,
Nasci do amor que há entre Deus e o Diabo.

Ah, que ninguém me dê piedosas intenções!
Ninguém me peça definições!
Ninguém me diga: \"vem por aqui\"!
A minha vida é um vendaval que se soltou.
É uma onda que se alevantou.
É um átomo a mais que se animou...
Não sei por onde vou,
Não sei para onde vou
- Sei que não vou por aí!
 

daniel Alexandre

Tribuna Presidencial
23 Janeiro 2007
22,473
6,536
Conquistas
3
Grande Porto
  • Alfredo Quintana
  • Lucho González
  • Hulk
Quando ouvi Pdc a declamar este poema de José Régio,até me arrepiei......foi logo a seguir q grande final da champions no canal 1.......emocionei-me porque por de trás da figura Pdc está o Homem Jorge Nuno...esse sim um grande ser humano e com bom coração!!

Força Presidente!! Lute com todas as forças,que consigo vamos até a morte!!
 
A

Azul 77

Guest
Não sei por onde vou, mas não vou por aí! o melhor é estar calado, neste tópico não escrevo mais!
 

ssm

Bancada central
6 Maio 2007
2,088
0
Foi este HOMEM que fez do FC PORTO, um FANTÁSTICO CAMPEÃO PORTUGUÊS.

Defeitos, quem não os tem que atire a 1ª pedra.
 
R

Reinaldo

Guest
Pinto da Costa
\"Merecemos a felicidade do título\"
CARLOS GONÇALVES


Pinto da Costa quebrou ontem o silêncio para revelar a sua confiança na conquista do campeonato nacional, prometendo lembrar-se das gentes de Resende na hora de festejar. \"Espero que os que não puderem estar no Dragão no domingo façam a festa e vivam a felicidade que todos nós desejamos e merecemos\", disse durante a recepção na Câmara Municipal, para recuperar a ideia no jantar com que foi agraciado pela Casa do FC Porto. \"Que domingo possamos festejar o segundo título dos próximos 25 anos, porque o primeiro foi ganho pelo hóquei em patins\". O presidente portista - que disse recusar \"aproveitar estes convívios para criticar os outros, como há quem faça\" - usou ainda da ironia para anunciar que \"o Kompensam esgotará nas farmácias, a confirmar-se a conquista de mais um título\".

Pinto da Costa aceitou ainda um repto lançado pelo autarca local, António Borges, que lhe pediu para fazer de Resende a casa de uma das modalidades do clube enquanto o \"Dragão Caixa\" não está pronto. \"Não posso prometer que venha para aqui jogar porque há acordos com outras autarquias, mas se for viável pelos regulamentos gostava que viéssemos cá fazer nem que fosse um jogo oficial para ficar marcada a nossa presença\". O povo aplaudiu a intenção.

Nesta quarta visita a Resende, em oito anos de existência da delegação, Pinto da Costa, que prometeu voltar, passou pelas modernas instalações à disposição dos dragões antes de se dirigir às piscinas municipais - que têm uma vista fantástica sobre o rio Douro - e ao auditório, onde foi recebido por António Borges. A simbólica cerimónia contemplou o visionamento de um resumo dos 25 anos de presidência que emocionou o líder portista. \"Ver as crianças sentadas atrás de mim a identificarem o que estavam a ver é sinal de que a história do FC Porto está bem assimilada por aqueles que um dia vão ter nas mãos os destinos do FC Porto\".

António Borges, portista convicto, também discursou e para além do pedido para que as modalidades se lembrem de Resende destacou o papel de Pinto da Costa no sucesso dos portistas. \"Se não tivesse incomodado ninguém com as vitórias provavelmente hoje o FC Porto e o seu presidente teriam uma vida menos atribulada. Mas é normal que as vitórias despertem um sentimento mesquinho\".

http://www.ojogo.pt/23-87/Artigo632745.asp

O homem anda mesmo \"mansinho\"...porra!!
 
D

davidfreitas

Guest
por mim so deixaria de ser o nosso presidente na hora da sua morte! e caso o seu estado de saude não o permita mantinha-se como presidente honorário,caso possa existir esse cargo. não consigo imaginar mais alguém no leme do nosso clube. e não me sinto mal por isso, é sinal que quem preside neste momento é GRANDE!! apertar a mão ao nosso presidente é um meu desejo que irei tentar ver cumprido nos próximos tempos.

PS: existe algum blog dedicado ao nosso presidente?
 
D

dragonbleu

Guest
Nestes 36 anos de vida que tenho,e portista que sou. Posso dizer que poucas pessoas( que nao os portistas) em todo o mundo, terao tido tantas alegrias como nós a familia portista. E isto tudo devemo-lo a este grande homen que é o nosso presidente. se temos que o homenagear, façamo-lo agora nao depois de ele morrer.
Ao nosso grande presidente ip ip hurra!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Sem mais saudaçoes portistas.
 
H

hast

Guest
Passaram-se 25 anos(17 de Abril de 1982) sob a primeira eleição de Pinto da Costa como presidente do F.C. Porto. Uma data que o dirigente irá assinalou com um jantar em Terras de Bouro, com os membros da primeira direcção. Um jantar que foi organizado, de resto, a nível pessoal, e que serviu sobretudo para assinalar a data e matar saudades do grupo que acompanhou Pinto da Costa na presidência do clube. Uma presidência iniciada apenas a dia 23 de Abril, quando Pinto da Costa tomou realmente posse como máximo dirigente do clube. O jantar contou as presenças de Óscar Cruz, Sardoeira Pinto, Álvaro Pinto, Júlio Marques e Ilídio Pinto. A oportunidade serviu também para recordar a memória de Armando Pimentel e Rui Baptista, antigos dirigentes já falecidos.
Datas mais importantes de Pinto da Costa no F.C. Porto
28 de Dezembro de 1937: Nascimento, no Porto.
Dezembro de 1952: Torna-se sócio do F.C. Porto.

1962: Torna-se chefe de secção de hóquei em patins e hóquei em campo, o primeiro cargo que ocupa no F.C. Porto.

1967: Acumula aquelas funções com a chefia da secção de boxe. Conhece Reinaldo Teles (actual responsável pelo futebol), na altura praticante da modalidade. 1969: É convidado por Afonso Pinto de Magalhães (presidente na época) para dirigir as modalidades amadoras. É eleito pela primeira vez e cumpre mandato até 71. 1971: É convidado e recusa fazer parte do elenco directivo de Américo de Sá. Maio de

1976: É eleito dirigente na lista de Américo de Sá, tornando-se chefe do departamento de futebol.

1980: Abandona o clube, juntamente com José Maria Pedroto e vários jogadores, em desacordo com a actual direcção, naquele episódio que ficou conhecido como o «Verão Quente».

17 de Abril de 1982: É eleito pela primeira vez presidente da Direcção.

23 de Abril de 1982: Tomada de posse.

16 de Maio 1984: O F.C. Porto chega à primeira final de uma competição europeia de futebol, perdendo a Taça das Taças para a Juventus, de Itália (2-1).

27 de Maio de 1987: O F.C. Porto vence Taça dos Campeões Europeus em futebol, batendo na final de Viena o Bayern Munique por 2-1
13 de Dezembro de 1987: O F.C. Porto vence a Taça Intercontinental, batendo na
final de Tóquio o Peñarol por 2-1.

13 de Janeiro de 1988: O F.C. Porto conquista Supertaça Europeia vencendo no estádio das Antas o Ajax por 1-0, depois de já ter vencido na primeira-mão em Amesterdão também por 1-0.

1997: O F.C. Porto torna-se Sociedade Anónima Desportiva e passe a ser cotado em Bolsa. Pinto da Costa passou a acumular a presidência do clube com a presidência da SAD.

22 de Maio 1999: Conquista o penta-campeonato, feito inédito na modalidade em Portugal, sob orientação de Fernando Santos, que concluiu o trabalho iniciado por Bobby Robson (94/95 e 95/96) e António Oliveira (96/97 e 97/98).

Janeiro de 2001: Contrata o treinador José Mourinho à União de Leiria.

5 de Agosto 2002: Inauguração do Centro de Treinos de Gaia, um projecto financiado pela Fundação Porto/Gaia, que inclui o F.C. Porto e a Câmara Municipal de Gaia.

21 de Maio de 2003: O F.C. Porto conquista a Taça UEFA, em Sevilha, batendo o Celtic Glasgow no prolongamento por 3-2.

16 de Novembro de 2003: O F.C. Porto inaugura o estádio do Dragão, o novo e moderno recinto desportivo do clube.

26 de Maio de 2004: O F.C. Porto conquista a Liga dos Campeões batendo na final, em Gelsenkirchen, o Mónaco por 3-2.

12 Dezembro de 2004: Já com o espanhol Victor Fernandez como treinador, o F.C. Porto vence a Taça Intercontinental, batendo os colombianos do Once Caldas na marcação de grandes penalidades, depois de um empate a zeros.


17 Abril de 2007: Pinto da Costa cumpre 25 anos sobre a primeira vez que foi eleito presidente do F.C. Porto.
..............................

Palavras para quê?
 

Mustaine

Tribuna Presidencial
18 Junho 2007
12,544
1,105
Porto
Então e no hoquei que vencemos tudo com ele? e já tamos quase a apnhar os mouros em nacionais..
temos aínda o Hexa(espero que Hepta este ano) que é recorde e 2 champions (clube portuga com mais)

É que dominamos em TUDO, não só no futebol.
 

Ferjo

Tribuna Presidencial
18 Julho 2006
5,061
39
Perth Australia
Tambem ja\' votei.

Resultados:
1 Pinto da Costa - 271 (15,2%)
2 Siza Vieria - 153 (8,6%)
3 D. Afonso Henriques - 129 (7,2%)
4 Infante D. Henrique - 126 (7,1%)
5 Rosa Mota - 104 (5,8%)