Autor Tópico: Dúvidas de informática  (Lida 49243 vezes)

Offline DanielCruz

• Tribuna
Dúvidas de informática
13/Jan/10, 14:12 • #66068
Como o nosso meio de encontro é a Internet, e para isso precisamos de um computador, e por vezes surgem problemas com esses bichinhos, gostaria de criar este tópico para podermos ajudar-nos uns aos outros, em pequenos detalhes que para alguns são grandes problemas.

Offline DanielCruz

• Tribuna
Dúvidas de informática
13/Jan/10, 14:19 • #55073
Por exemplo, eu tenho o meu disco rigido com sistema de ficheiros FAT32, após a última formatação, e não sei devo formatá-lo de novo e passar o sistema para NTFS? Parece que ficou mais lento, e ainda por cima mesmo com desfragmentações sucessivas, diz sempre que precisa de ser desfragmentado outra vez. Será que tenho de mudar de disco rígido?

Marco Sousa

• Visitante
Dúvidas de informática
13/Jan/10, 14:46 • #80054
O sistema de ficheiros NTFS (New Technology File System) utiliza um sistema baseado numa estrutura chamada “tabela de ficheiros soberana”, permitindo conter informações detalhadas sobre os ficheiros. Este sistema permite assim a utilização de nomes longos mas, contrariamente ao sistema FAT32, é sensível à ruptura, ou seja, é capaz de diferenciar nomes em maiúsculas e nomes em minúsculas.

No que diz respeito aos desempenhos, o acesso aos ficheiros numa partição NTFS é mais rápido que numa partição de tipo FAT, porque utiliza uma árvore binária eficiente para localizar os ficheiros. O limite teórico da dimensão de uma partição é de 16 exaoctets (17 mil milhões de To), mas o limite físico de um disco é de 2To.

É a nível da segurança que o NTFS ganha muita importância, porque permite definir atributos para cada ficheiro. A versão 5 deste sistema de ficheiros (em padrão no Windows 2000 com o pseudónimo NT 5) traz ainda novas funcionalidades, entre as quais desempenhos acrescidos, quotas de disco por volume definidas para cada utilizador. NTFS v.5 deveria também trazer a possibilidade de administração à distância.

Na minha opinião deves optar sempre pela formatação com sistema NTFS a não ser que o teu pc seja lento (Pentium III, Centrino, Celeron etc) mesmo que tenhas muita memória.

Nos pc´s actuais deves optar sempre por esta opção. No entanto, para o windows estar sempre a pedir nova desfragmentação há a hipótese de teres algum problema no disco duro, aconselho-te a correres este programa (http://hddguru.com/content/en/software/2006.01.22-HDDScan/) vai levar muito tempo a analisar mas vais ver que compensa.

Marco Sousa

• Visitante
Dúvidas de informática
13/Jan/10, 14:49 • #88098
Para manteres o pc em ordem aconselho-te o Pc Mark ou o Sandra.

Offline DanielCruz

• Tribuna
Dúvidas de informática
13/Jan/10, 14:57 • #89014
Obrigadão Marco Sousa! Apesar do computador ser antigo (Pentium IV com 512 megas de RAM), tenho estimado por ele, e não me queria desfazer dele ainda, e como ainda me permite ver os jogos do nosso Porto, ainda mais estima lhe ganhei lol. Vou experimentar o hdduru, e depois digo te os resultados!

Offline Nuno Martins

• Tribuna Presidencial
Dúvidas de informática
13/Jan/10, 15:53 • #48081
Excelente tópico!

Marco Sousa

• Visitante
Dúvidas de informática
13/Jan/10, 16:31 • #16036
Caro Daniel, se instalares uma boa gráfica e aumentares para 1 Gb de RAM farás um pequeno milagre. O PcMark ou o Sandra que te recomendei é para testares o PC e concluíres que tudo está a funcionar em pleno. Para melhorares o desempenho do teu pc há variadíssimas coisas que podes fazer. Vai a este site (http://www.tweakxp.com/performance_tweaks.aspx) e se fizeres 50% do que lá está acredita que vais ter excelentes resultados.

Ferramentas imprescendíveis a ter no pc:

Anti-virus - O AVG é grátis e potente ou o Avast.
Antí-spyware - Aqui há uma panóplia deles, aconselho-te o malwarebytes, Spyware Doctor ou o Spybot
Limpeza de ficheiros e optimização: CCleaner, Advanced Windows Care, Tune UP

E claro fazer backup´s de tudo o que tens importante para DVD ou disco externo. Hoje em dia nada está seguro.

Offline Nuno Martins

• Tribuna Presidencial
Dúvidas de informática
13/Jan/10, 16:38 • #57062
Já agora,alguém me pode dar uma opiniao: um colega meu tem um mini portatil asus p vender. Tá em bom estado,tem o xp, mas o disco é só de 4gigas. 135 euros, é uma boa compra? Esses minis mais baratos custam no minimo 230 euros novos..

Offline ultimate_dr4gon

• Tribuna
Dúvidas de informática
13/Jan/10, 17:05 • #16043
Disco 4 gb? Tens a certeza? Olha que duvido.... O Xp come 4 giga em updates enquanto o diabo esfrega um olho...

Marco Sousa

• Visitante
Dúvidas de informática
13/Jan/10, 17:10 • #11071
Caro Nuno, tudo vai depender para que fim o vais usar. De qualquer modo o portátil até é relativamente rápido para as características que possui e está até a um preço bom.

Para ver divx, ver youtube, videoconferência, firefox, ouvir musica e escrever é muito fixe, para jogos é que não chega lá porque a gráfica é partilhada.

As características dele são:

Processador 900MHZ Celerom M, mas a trabalhar a 630mhz de origem.
1 slot com 512 RAM DDR2 667Mhz
4GB SSD (novos discos rigidos)
Entrada para cartoes SD HC.
Ecran 7 Polegadas 800 x 480 de origem, mas da para meter 800 x 600 com driver modificado e fica sem scrool.
Webcam, microfone, wifi, porta ethernet, saida VGA, entrada de microfone e saida de som para ligar à TV.
Autonomia de 3,5 horas (com wifi e tudo ligado a puxar fica-se pelas 2 horas e tal)
Peso 920 gramas.

Para um uso mais puxado, é aconselhado comprar mais RAM, 2GB de RAM sao apenas 40 euros e um cartao SD HC de 4 ou 8 gb.

Offline Nuno Martins

• Tribuna Presidencial
Dúvidas de informática
13/Jan/10, 17:25 • #31076
Sim,é disco de 4gigas,o meu colega diz que o xp tá compactado,tb nao percebo. Outra coisa,Marco,para instalar programas tem que ser por pen,nao é? É que nao tem drive cd ou dvd. Ou dá para ligar ao outro pc e instalar através da sua drive?

Offline DanielCruz

• Tribuna
Dúvidas de informática
13/Jan/10, 20:07 • #33014
Obrigadão pelas dicas Marco, vou experimentar assim que chegar a casa, e depois dou feedback! Voces são formidáveis, e adoro aprender sempre mais nesta área.

Offline Ricasete

• Bancada central
Dúvidas de informática
13/Jan/10, 22:56 • #46099
Concordo quase em absoluto com o que escreveu o colega Marco, excepto no anti-virus.

No que diz respeito às opções gratuitas durante alguns anos os três A´s eram a melhor opção (Avira, Avast e AVG). No entanto surgiu há relativamente pouco tempo o Microsoft Security Essentials. Na minha opinião consegue ser um pouco melhor que os três que mencionei. É levezinho e não é somente um AV, uma vez que também protege contra spyware.

É importante referir que no âmbito dos AV´s não há opiniões unânimes...

P.S. Este tópico tem toda a razão de existir e pode dar muito jeito a imensos foristas.

Marco Sousa

• Visitante
Dúvidas de informática
14/Jan/10, 09:48 • #31026
Caro Nuno, para instalares qualquer programa tens a net!!! O maior armazém de software do mundo, são às paletes ;)) De qualquer forma poderás sempre instalar software no teu futuro portátil via USB CD-ROM drive ou via PEN. Poderás é ter problemas sérios caso precises de o formatar e reinstalar o XP de modo a ficar tudo em ordem a nível de drivers.

Encontrei um veredicto na net a este portátil que não abona muito a favor dele e no geral concordo em muito do que lá diz. É realmente limitado. (http://www.notebookcheck.info/Analise-do-Portatil-Asus-Eee-PC-Family.7972.0.html). Por mim optaria por outra solução. Há sempre forma de comprares portáteis baratos em 2ª mão em excelente estado. Existe o leiloes.net e olx em que encontrarás melhores oportunidades.

Marco Sousa

• Visitante
Dúvidas de informática
14/Jan/10, 09:56 • #12023
Exacto Ricasete, o Microsoft Security Essentials é de facto muito bom. De qualquer forma fica aqui um aviso a todos:

Não existe nenhum anti-vírus perfeito, façam frequentemente backup de todos os vossos documentos e tenham em mente que todas as semanas aparecem novos vírus e spywares que podem danificar gravemente o vosso pc.