Dúvidas de informática

DanielCruz

Tribuna
15 Janeiro 2007
3,572
348
Faro
Como o nosso meio de encontro é a Internet, e para isso precisamos de um computador, e por vezes surgem problemas com esses bichinhos, gostaria de criar este tópico para podermos ajudar-nos uns aos outros, em pequenos detalhes que para alguns são grandes problemas.
 

DanielCruz

Tribuna
15 Janeiro 2007
3,572
348
Faro
Por exemplo, eu tenho o meu disco rigido com sistema de ficheiros FAT32, após a última formatação, e não sei devo formatá-lo de novo e passar o sistema para NTFS? Parece que ficou mais lento, e ainda por cima mesmo com desfragmentações sucessivas, diz sempre que precisa de ser desfragmentado outra vez. Será que tenho de mudar de disco rígido?
 
M

Marco Sousa

Guest
O sistema de ficheiros NTFS (New Technology File System) utiliza um sistema baseado numa estrutura chamada “tabela de ficheiros soberana”, permitindo conter informações detalhadas sobre os ficheiros. Este sistema permite assim a utilização de nomes longos mas, contrariamente ao sistema FAT32, é sensível à ruptura, ou seja, é capaz de diferenciar nomes em maiúsculas e nomes em minúsculas.

No que diz respeito aos desempenhos, o acesso aos ficheiros numa partição NTFS é mais rápido que numa partição de tipo FAT, porque utiliza uma árvore binária eficiente para localizar os ficheiros. O limite teórico da dimensão de uma partição é de 16 exaoctets (17 mil milhões de To), mas o limite físico de um disco é de 2To.

É a nível da segurança que o NTFS ganha muita importância, porque permite definir atributos para cada ficheiro. A versão 5 deste sistema de ficheiros (em padrão no Windows 2000 com o pseudónimo NT 5) traz ainda novas funcionalidades, entre as quais desempenhos acrescidos, quotas de disco por volume definidas para cada utilizador. NTFS v.5 deveria também trazer a possibilidade de administração à distância.

Na minha opinião deves optar sempre pela formatação com sistema NTFS a não ser que o teu pc seja lento (Pentium III, Centrino, Celeron etc) mesmo que tenhas muita memória.

Nos pc´s actuais deves optar sempre por esta opção. No entanto, para o windows estar sempre a pedir nova desfragmentação há a hipótese de teres algum problema no disco duro, aconselho-te a correres este programa (http://hddguru.com/content/en/software/2006.01.22-HDDScan/) vai levar muito tempo a analisar mas vais ver que compensa.
 

DanielCruz

Tribuna
15 Janeiro 2007
3,572
348
Faro
Obrigadão Marco Sousa! Apesar do computador ser antigo (Pentium IV com 512 megas de RAM), tenho estimado por ele, e não me queria desfazer dele ainda, e como ainda me permite ver os jogos do nosso Porto, ainda mais estima lhe ganhei lol. Vou experimentar o hdduru, e depois digo te os resultados!
 
M

Marco Sousa

Guest
Caro Daniel, se instalares uma boa gráfica e aumentares para 1 Gb de RAM farás um pequeno milagre. O PcMark ou o Sandra que te recomendei é para testares o PC e concluíres que tudo está a funcionar em pleno. Para melhorares o desempenho do teu pc há variadíssimas coisas que podes fazer. Vai a este site (http://www.tweakxp.com/performance_tweaks.aspx) e se fizeres 50% do que lá está acredita que vais ter excelentes resultados.

Ferramentas imprescendíveis a ter no pc:

Anti-virus - O AVG é grátis e potente ou o Avast.
Antí-spyware - Aqui há uma panóplia deles, aconselho-te o malwarebytes, Spyware Doctor ou o Spybot
Limpeza de ficheiros e optimização: CCleaner, Advanced Windows Care, Tune UP

E claro fazer backup´s de tudo o que tens importante para DVD ou disco externo. Hoje em dia nada está seguro.
 

Nuno Martins

Tribuna Presidencial
5 Novembro 2006
13,193
7
45
Trofa
Já agora,alguém me pode dar uma opiniao: um colega meu tem um mini portatil asus p vender. Tá em bom estado,tem o xp, mas o disco é só de 4gigas. 135 euros, é uma boa compra? Esses minis mais baratos custam no minimo 230 euros novos..
 

ultimate_dr4gon

Tribuna Presidencial
27 Julho 2006
6,068
2,040
Disco 4 gb? Tens a certeza? Olha que duvido.... O Xp come 4 giga em updates enquanto o diabo esfrega um olho...
 
M

Marco Sousa

Guest
Caro Nuno, tudo vai depender para que fim o vais usar. De qualquer modo o portátil até é relativamente rápido para as características que possui e está até a um preço bom.

Para ver divx, ver youtube, videoconferência, firefox, ouvir musica e escrever é muito fixe, para jogos é que não chega lá porque a gráfica é partilhada.

As características dele são:

Processador 900MHZ Celerom M, mas a trabalhar a 630mhz de origem.
1 slot com 512 RAM DDR2 667Mhz
4GB SSD (novos discos rigidos)
Entrada para cartoes SD HC.
Ecran 7 Polegadas 800 x 480 de origem, mas da para meter 800 x 600 com driver modificado e fica sem scrool.
Webcam, microfone, wifi, porta ethernet, saida VGA, entrada de microfone e saida de som para ligar à TV.
Autonomia de 3,5 horas (com wifi e tudo ligado a puxar fica-se pelas 2 horas e tal)
Peso 920 gramas.

Para um uso mais puxado, é aconselhado comprar mais RAM, 2GB de RAM sao apenas 40 euros e um cartao SD HC de 4 ou 8 gb.
 

Nuno Martins

Tribuna Presidencial
5 Novembro 2006
13,193
7
45
Trofa
Sim,é disco de 4gigas,o meu colega diz que o xp tá compactado,tb nao percebo. Outra coisa,Marco,para instalar programas tem que ser por pen,nao é? É que nao tem drive cd ou dvd. Ou dá para ligar ao outro pc e instalar através da sua drive?
 

DanielCruz

Tribuna
15 Janeiro 2007
3,572
348
Faro
Obrigadão pelas dicas Marco, vou experimentar assim que chegar a casa, e depois dou feedback! Voces são formidáveis, e adoro aprender sempre mais nesta área.
 

Ricasete

Bancada central
15 Junho 2007
1,517
74
Concordo quase em absoluto com o que escreveu o colega Marco, excepto no anti-virus.

No que diz respeito às opções gratuitas durante alguns anos os três A´s eram a melhor opção (Avira, Avast e AVG). No entanto surgiu há relativamente pouco tempo o Microsoft Security Essentials. Na minha opinião consegue ser um pouco melhor que os três que mencionei. É levezinho e não é somente um AV, uma vez que também protege contra spyware.

É importante referir que no âmbito dos AV´s não há opiniões unânimes...


P.S. Este tópico tem toda a razão de existir e pode dar muito jeito a imensos foristas.
 
M

Marco Sousa

Guest
Caro Nuno, para instalares qualquer programa tens a net!!! O maior armazém de software do mundo, são às paletes ;)) De qualquer forma poderás sempre instalar software no teu futuro portátil via USB CD-ROM drive ou via PEN. Poderás é ter problemas sérios caso precises de o formatar e reinstalar o XP de modo a ficar tudo em ordem a nível de drivers.

Encontrei um veredicto na net a este portátil que não abona muito a favor dele e no geral concordo em muito do que lá diz. É realmente limitado. (http://www.notebookcheck.info/Analise-do-Portatil-Asus-Eee-PC-Family.7972.0.html). Por mim optaria por outra solução. Há sempre forma de comprares portáteis baratos em 2ª mão em excelente estado. Existe o leiloes.net e olx em que encontrarás melhores oportunidades.
 
M

Marco Sousa

Guest
Exacto Ricasete, o Microsoft Security Essentials é de facto muito bom. De qualquer forma fica aqui um aviso a todos:

Não existe nenhum anti-vírus perfeito, façam frequentemente backup de todos os vossos documentos e tenham em mente que todas as semanas aparecem novos vírus e spywares que podem danificar gravemente o vosso pc.
 

Nuno Martins

Tribuna Presidencial
5 Novembro 2006
13,193
7
45
Trofa
Obrigado,Marco.Nesse caso vou pensar melhor,ou entao dizer ao meu colega p baixar mais o preço! ;) Eu sei q na net se encontra todo o software,mas p o instalar nao tenho q baixar primeiro? Com 4 gigas nao dá p baixar grande coisa..
 

patitu

Bancada central
1 Junho 2007
1,552
275
Viana do Castelo
Não sei se posso mas,
Já agora aproveito este tópico tambem:
Ontem mandei o portatil para arranjar porque nem me deixava entrar na bios, e resultado é a board. Bem o portatil 2.0 centrino nao me parece boa escolha mandar reparar.

Alguem me indica (porque desde que comprei esse mesmo portatil nunca mais me interessei por saber e entretando ja evolui tanto) uma boa maquina.
Duo Core, Quad Core bla bla... Pouco percebo.

Por isso se alguem me poder ajudar a escolher um portatil economico para o efeito autocad e renderizações em 3d e pouco mais...
Fico a espera
Muito obrigado desde ja
 
M

Marco Sousa

Guest
Caro Nuno, como já referi esse Asus é realmente limitado e o espaço em disco é umas das graves lacunas que ele tem. A melhor opção seria comprares um disco externo de alta capacidade. Isso traria um inconveniente e que seria um autêntico contraste, ou seja, vais comprar um mini-portátil que tem a grande vantagem de o pores numa pequena mala de senhora mas depois tens que arranjar outra para o disco portáti. ;)

Depois começas a fazer contas: preço do portátil + disco externo + memória, etc etc (acho que não compensa) Por esse preço compras um bom desktop em 2ª mão. Mesmo que não queiras comprar na net por achares que não é seguro, podes sempre ir a uma loja de informática na tua zona que eles tem bons preços nos pc´s que ficam com as retomas.
 

Nuno Martins

Tribuna Presidencial
5 Novembro 2006
13,193
7
45
Trofa
Eu nao o quero p jogar,o q já nao necessita de uma grande máquina. Se meter um sd ele fica c esse espaço p instalar programas cm se do disco rigido se tratasse? É q se assim for por mais 25 euros compro um sd hd de 8 gigas,e ja fico c 12 gigas, q me chegam bem p o q quero.
 
M

Marco Sousa

Guest
Caro Nuno, se achas que 12 gigas chegam perfeitamente força! Avança.

Quando queremos comprar um pc, deveremos sempre pensar o seguinte: que uso lhe vamos dar?

É para estar só em casa? Vamos precisar do pc em viagem? Quero uma máquina para jogar? É só para trabalho?

No caso da patitu ela quer um portátil económico mas que funcione bem com Autocad e renderizações em 3D. Aqui há um problema, para se tirar o máximo rendimento para este tipo de software é preciso um bom portátil. E pôr económico na mesma frase que um bom portátil torna-se difícil. É como pedir que o FC Porto vença a Champions este ano ;) Vai ser muito complicado chegar ao caneco. ;)

Ou seja, vais ter que gastar uns euros para teres um bom portátil, além disso cada nova versão do Autocad precisa sempre de mais recursos por parte do pc, e se a tua profissão é lidar com este tipo de software aconselho-te a fazeres uma boa compra de modo a teres um portátil que fique dentro dos parâmetros requeridos por 3/4 anos. Muita memória e uma boa gráfica são obrigatórios.

O Duo Core e Quad Core que perguntas tem a ver com o núcleo do processador (o cérebro do pc). A tecnologia Quad Core de processadores da Intel faz com que ele obtenha 4 núcleos, aumentando a velocidade de processamento por pulso de clock distribuindo o processamento de dados entre todos os núcleos, ganhando assim um maior desempenho.

Asus, Toshiba, Fujitsu, HP são marcas de prestígio e robustas que aconselho.