Promessa feita, promessa cumprida: Frederico Varandas vai convidar André Villas-Boas para assistir ao aguardado Clássico da primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal, marcado para as 20h45 (hora de Portugal Continental) desta terça-feira, na tribuna presidencial do Estádio José Alvalade.
A informação foi avançada, esta terça-feira, pelo jornal A Bola, e fica agora por saber se o presidente do FC Porto aceitará o convite do homólogo leonino, numa sequência do ‘bate-boca’ entre ambos após o encontro disputado no Estádio do Dragão, a 9 de fevereiro, referente à 21.ª jornada da I Liga, que terminou empatado a um golo.
Recorde-se que, nas vésperas desse jogo, ocorreram episódios crispados: o plantel do Sporting foi despertado de madrugada pelo lançamento de fogo de artifício junto ao hotel onde pernoitava, em Vila Nova de Gaia, e já no relvado o capitão Morten Hjulmand foi alvo de provocações – chegou mesmo a ser-lhe atirada uma camisola do Atlético de Madrid, clube cujo interesse na sua contratação havia sido noticiado, o que levou à sua exclusão do jogo anterior frente ao Nacional.
Durante a partida no Dragão, Rui Silva foi várias vezes alvo de interrupções, e o episódio mais surreal deu-se após o golo inaugural de Seko Fofana, aos 76 minutos, quando os apanha-bolas retiraram do campo todos os esféricos e os pinos, numa tentativa clara de travar o andamento do jogo.
Luis Suárez acabaria por fixar o resultado final na recarga a uma grande penalidade cometida por Francisco Moura e inicialmente defendida por Diogo Costa, mas a polémica prosseguiu com acusações dos bicampeões em título de que os rivais teriam inflacionado a temperatura do balneário e decorado o mesmo com recortes de jornais alusivos a feitos passados.
Na semana seguinte, em Alcochete, Frederico Varandas respondeu aos jornalistas com as seguintes palavras: “Apenas posso dizer o que gostaria e o que controlo. O que controlo é que o FC Porto será muito bem recebido para poder fazer o que melhor sabe, competir dentro de campo”.
“O presidente do FC Porto tem o lugar institucional, onde sempre se sentou. Segundo ponto, gostaria que os adeptos do Sporting não fizessem o que os adeptos do FC Porto fazem, de interromper o sono. Os jogadores do Sporting não querem isso, nós não queremos isso. O FC Porto vai ser muito bem recebido, tal como qualquer equipa”, afirmou.
“Controlo as nossas ações, as do Sporting. Não é o Sporting que comenta nomeações antes dos jogos. Não é o Sporting que tem estes episódios num jogo que organiza. Custa muito quando as coisas acontecem e é muito fácil criticar o presidente. Não, porque o mal do futebol português está nos dirigente”, prosseguiu.
“O dirigismo assim não ajuda, todos têm telhados de vidro. Meus senhores, tenham coragem de meter nomes. Não somos todos iguais e não, não fazemos o mesmo”, completou.